Boa noite,
preparando-me para voltar a colocar o UMM novamente na Estrada, pretend que esteja completamente legal, pelo que contactei uma entidade credenciadora no sentido de me facultar a informação necessária para o que pretendo efectuar.
No meu caso será: Guincho (frente e trás), Pneus de dimensões superiores (235/85R16, Snorkel e Backets. A resposta às minhas questões foi a seguinte:
- Os limites da carroçaria, neste caso, corresponderá à zona mais larga do recobrimento das rodas, que serão as abas, caso existam.
- Relativamente ao guincho, tanto à frente como atrás, as questões a ter em conta são as mencionadas na nossa lista de requisitos.
É possível a aprovação da aplicação de guincho frontal desde que sejam respeitados os requisitos que se seguem:
- Colocado atrás do para-choques original.
- Não interfira significativamente com a resistência do para-choques (aplicado no mínimo a 50 mm atrás da parede do para-choques)
- Não obrigue à criação de saliências agressivas sobre o para-choques.
- Apresente uma fixação adequada.
- Não represente qualquer risco para os restantes utentes da via
- As guias do cabo montadas no para-choques não poderão ser de rolos nem fazer saliência superior a 10 mm.
- Acessório com certificação CE
Custo de verificação e ensaio: 150,00 + Iva
- O snorkel não necessita ser um elemento comercial, podendo ser de fabrico artesanal, facto que lhe permite adaptar o disposistivo às caracterísitcas do veículo.
É possível a aprovação da aplicação de snorkel desde que sejam respeitados os requisitos que se seguem:
- Não pode exceder os limites máximos da carroçaria do veículo.
- Não deve constituir qualquer tipo de aresta ou saliência agressiva.
- Deve apresentar uma fixação adequada.
- Não deve interferir com o campo de visão do condutor.
- Não deve interferir de forma significativa com o desempenho do motor.
- Não deve representar qualquer risco para os restantes utentes da via.
Custo de verificação e ensaio: 80,00 + Iva
É possível aprovar a aplicação de backets desde que sejam respeitados os requisitos que se seguem:
- Os bancos se encontrem homologadas para circulação na via pública e utilização com cintos de três pontos.
- Mantenham todas as regulações do banco original.
- Mantenham todos os sistemas de segurança existentes nos bancos originais.
- Sejam aplicados nas fixações originais existentes no veículo, sem recurso a qualquer tipo de adaptador.
- Não interfiram com o campo de visão do espelho retrovisor interior para a retaguarda.
Custo de verificação e ensaio: (50,00 + Iva) + Iva / banco
Perante este cenário, quero referir que a maior dificuldade é o preço das várias homologações, mas de resto não vejo grande problema. Haverá um pequeno senão quanto às backets, neste caso concreto, o facto de (pelo menos nas minhas) os apoios são mais largos que os originais, tendo colocado umas barras para que assentassem sobre os carris de origem. NEste caso terei de deslocar os carris para o banco assentar directamente sobre os mesmos o que não será fácil, pois devido à largura da base das backets, a lateral assentará sobre a tampa da caixa de velocidades. Not good...
Sendo esta empresa do norte, volta e meia sei que se deslocam à zona de santarém para efectuar testes em veículos quando o número assim o justifique. Tal como o Jagoz referiu, seria interessante fazer um "group buy" no sentido de tentar baixar os custos, mas não sei se tal será possível.
Quanto ao snorkel, tenho andado a pensar numa solução ligeiramente embutida no parabrisas de modo a não alterar o campo de visão. Talvez até ao fim do ano tenha o modelo construido (estou for a do país pelo que não consigo tartar de tudo em tempo)
Quem mais pretende ter tudo legal? Acho que este momento é o ideal para tentar legalizar o mais possível antes que alterações legislativas obriguem a mais dinheiro investido ou a um género de restrições que possam tornar este processo mais complicado.