• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Quem tem Snorkel e Guincho legais?

Registo
29 Abr 2014
Mensagens
672
Localização
Portugal
Quem é que tem um UMM com Snorkel artesanal com snorkel e guincho no livrete?

Pelo forum ha muita conversa mas nada em concreto.

 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
Boas

Estou a tentar junto de uma entidade conseguir homologar, guincho, snorkel, peliculas e backets. As medidas sei que eles fazem... mas como a UMM também faz não sei se justifica!

Assim que houver mais informações volto a comunicar aqui no Forumm! ainda não sei preços... mas estou a tentar fazer um group buy para nós!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
672
Localização
Portugal
Ok ok ..isso é bom. As peliculas nao precisas de ninguem, basta instalares homologadas num local certificado,inspecção B e de seguida ir kunto do imtt e pagar 132e
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
sim... mas se fizeres tudo no mesmo acto... só para um averbamento e não vários! era esse o intuito!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 
Registo
29 Abr 2012
Mensagens
894
Localização
Portugal
Pessoal isto á copia de um e-mail da LTA que eu recebi em Agosto do ano passado_O processo existe e é relativamente simples , basta falar com as pessoas competentes e ir à luta.
"
Boa tarde,

Em resposta ao solicitado, informo que é possível aprovar a aplicação de guincho frontal desde que sejam respeitados os seguintes requisitos:
- Colocado atrás do pára-choques original.
- Não interfira significativamente com a resistência do pára-choques (aplicado no mínimo a 50 mm atrás da parede do pára-choques)
- Não obrigue à criação de saliências agressivas sobre o pára-choques.
- Apresente uma fixação adequada.
- Não represente qualquer risco para os restantes utentes da via. - As guias do cabo montadas no pára-choques não poderão ser de rolos nem fazer saliência superior a 10mm. - Acessório com certificação CE

Custo de verificação e ensaio: 150,00 € + Iva

É também possível a aprovação da aplicação de snorkel desde que sejam respeitados os requisitos que se seguem:
- Não pode exceder os limites máximos da carroçaria do veículo.
- Não deve constituir qualquer tipo de aresta ou saliência agressiva.
- Deve apresentar uma fixação adequada.
- Não deve interferir com o campo de visão do condutor.
- Não deve interferir de forma significativa com o desempenho do motor.
- Não deve representar qualquer risco para os restantes utentes da via.

Custo de verificação e ensaio: 80,00 € + Iva

Com os melhores cumprimentos,
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
672
Localização
Portugal
eu ja tinha conhecimento destes ensaios...mas ainda não vi nenhum UMM com isto legalizado!!

Não sei se o snorkel pode ser artesanal ou tem de ser homologado, eles compreendem os limites máximos a contar com espelhos ou sem espelhos?
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
A largura máxima do UMM, pelo menos na ficha de homologação do meu que é de 89 é 1640mm,é sensivelmente a largura da carroçaria mais as abas de origem.
 

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
205
Localização
-
Boa noite,

preparando-me para voltar a colocar o UMM novamente na Estrada, pretend que esteja completamente legal, pelo que contactei uma entidade credenciadora no sentido de me facultar a informação necessária para o que pretendo efectuar.

No meu caso será: Guincho (frente e trás), Pneus de dimensões superiores (235/85R16, Snorkel e Backets. A resposta às minhas questões foi a seguinte:

- Os limites da carroçaria, neste caso, corresponderá à zona mais larga do recobrimento das rodas, que serão as abas, caso existam.

- Relativamente ao guincho, tanto à frente como atrás, as questões a ter em conta são as mencionadas na nossa lista de requisitos.

É possível a aprovação da aplicação de guincho frontal desde que sejam respeitados os requisitos que se seguem:

- Colocado atrás do para-choques original.

- Não interfira significativamente com a resistência do para-choques (aplicado no mínimo a 50 mm atrás da parede do para-choques)

- Não obrigue à criação de saliências agressivas sobre o para-choques.

- Apresente uma fixação adequada.

- Não represente qualquer risco para os restantes utentes da via

- As guias do cabo montadas no para-choques não poderão ser de rolos nem fazer saliência superior a 10 mm.

- Acessório com certificação CE

Custo de verificação e ensaio: 150,00€ + Iva



- O snorkel não necessita ser um elemento comercial, podendo ser de fabrico artesanal, facto que lhe permite adaptar o disposistivo às caracterísitcas do veículo.

É possível a aprovação da aplicação de snorkel desde que sejam respeitados os requisitos que se seguem:

- Não pode exceder os limites máximos da carroçaria do veículo.

- Não deve constituir qualquer tipo de aresta ou saliência agressiva.

- Deve apresentar uma fixação adequada.

- Não deve interferir com o campo de visão do condutor.

- Não deve interferir de forma significativa com o desempenho do motor.

- Não deve representar qualquer risco para os restantes utentes da via.

Custo de verificação e ensaio: 80,00€ + Iva



É possível aprovar a aplicação de backets desde que sejam respeitados os requisitos que se seguem:

- Os bancos se encontrem homologadas para circulação na via pública e utilização com cintos de três pontos.

- Mantenham todas as regulações do banco original.

- Mantenham todos os sistemas de segurança existentes nos bancos originais.

- Sejam aplicados nas fixações originais existentes no veículo, sem recurso a qualquer tipo de adaptador.

- Não interfiram com o campo de visão do espelho retrovisor interior para a retaguarda.

Custo de verificação e ensaio: (50,00€ + Iva) + Iva / banco



Perante este cenário, quero referir que a maior dificuldade é o preço das várias homologações, mas de resto não vejo grande problema. Haverá um pequeno senão quanto às backets, neste caso concreto, o facto de (pelo menos nas minhas) os apoios são mais largos que os originais, tendo colocado umas barras para que assentassem sobre os carris de origem. NEste caso terei de deslocar os carris para o banco assentar directamente sobre os mesmos o que não será fácil, pois devido à largura da base das backets, a lateral assentará sobre a tampa da caixa de velocidades. Not good...

Sendo esta empresa do norte, volta e meia sei que se deslocam à zona de santarém para efectuar testes em veículos quando o número assim o justifique. Tal como o Jagoz referiu, seria interessante fazer um "group buy" no sentido de tentar baixar os custos, mas não sei se tal será possível.

Quanto ao snorkel, tenho andado a pensar numa solução ligeiramente embutida no parabrisas de modo a não alterar o campo de visão. Talvez até ao fim do ano tenha o modelo construido (estou for a do país pelo que não consigo tartar de tudo em tempo)

Quem mais pretende ter tudo legal? Acho que este momento é o ideal para tentar legalizar o mais possível antes que alterações legislativas obriguem a mais dinheiro investido ou a um género de restrições que possam tornar este processo mais complicado.
 
Registo
9 Jul 2015
Mensagens
592
Localização
Portugal
Eu já tenho guincho colocado e gostaria de averbar, o snorkel gostava de colocar (e gostei de ouvir que não tem que ser nada de especial). Por mim podem contar com mais um.
Já agora quanto à velha história que por aí ainda dos mata vacas ficarem averbados há alguma maneira?

Cummprimentos
 

TomHuli

UMM
Registo
2 Jan 2013
Mensagens
543
Localização
Portugal
As vacas são para comer e não para matar!!! :D

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?
 

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Mensagens
1.470
Localização
Portugal
os mata-vacas de origem, não tem que estar averbados
fazem parte do veiculo
fiz inspeção em Julho e não tive qualquer problema, com isso
nem com o snorkel
 

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
543
Localização
-
boas preciso de legalizar o guincho no meu UMM alguém tem soluções?
obrigado
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Pelos vistos agora anda tudo com a carteira cheia para se preocuparem com guinchos e snorkels.
Em quase 20 anos de UMMs nunca vi ninguém preocupado e nem eu me preocupo com isso.
O guincho já estava lá quando o restaurei e está montado em conformidade com os requisitos. Eu penso até
que já tenha sido adquirido de origem pela forma como está instalado.
Sobre os snorkels : é para ir pró rio andar debaixo de água ou é só por ficar tipo navio na estrada ?
Se pensam andar em sitios com quase 1 mt de agua então é aconselhável mas se for para estilo só gastam dinheiro à toa.
Eu vejo na estrada jipes não UMM que não fazem qualquer TT com snorkels de 800 e 1000€ montados só pelo estilo e eu pergunto porque não me dão a mim o dinheiro.
No fim de contas os gostos não se discutem e até hoje os UMMs andaram com snorkels de PVC e afins e com toda a variedade de guinchos e andam por aí.

Faz-me lembrar aquela situação de há uns anos atrás do companheiro açoreano ou madeirense já nem me lembro que viu-se grego para passar o Cournil na inspecção porque
o inpector reprovava o mesmo por não ter sistema de abertura do capot dentro do habitáculo !!!
Só demonstra que dos nossos UMMs há muita ignorância da composição de elementos que fazem o veículo por parte dos CI.





UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!
 
Top Inferior