• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

ummwiki

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
Um wiki é semelhante a uma enciclopédia a diferença é que é de certa forma aberta e várias pessoas podem colaborar para acrescenter informação ao que já existe e criar informação nova.

Existem diversas wikis especificas pelo mundo a fora, é um tipo de comunicação complementar a um forum; num forúm há perguntas e respostas, partilhas de ideias, etc...

num wiki há informação organizada e catalogada para fácil acesso.

fiz uma pesquisa no google e não encontrei nenhum wiki específico dos UMM's.

Alguém acha que pode ser interessante e estaria interessado em colaborar num projecto desse género?

CUMMprimentos,

Igor

ps. são quatro da matina, se a ideia for idiota n liguem :p

Registo
15 Fev 2009
done, http://pt.wikihow.com/UMM

agora falta o mais trabalhoso: criar as foto-reportagens e artigos de referencia com as ditas informações.
Como acabei de me registar e criar o artigo UMM, não me é permitido pelo filtro de SPAM deles colocar referencias externas, mas assim que me for possivel trato de colocar a devida referencia aqui ao forumm.

agora cheguem-me fogo...lol... trata-se de suprir uma necessidade inegavel e o serviço do wikihow.com é gratuito tal como o forum e acessivel a todos, editavel por todos.

Se alguém quiser colocar uma mediawiki a rolar e assumir a sua gestão, administração e alojamento, nada contra :)

http://pt.wikihow.com/Sobre-o-wikiHow
http://pt.wikihow.com/wikiHow:Regras
http://pt.wikihow.com/wikiHow:Guia-do-Escritor

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Excelente ideia.;)

Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
é uma boa ideia sim senhor!

Mas apenas vai dispersar mais a informação! Isto já foi discutido aqui no Forumm!

A idea deste forumm foi mesmo essa, juntar toda a informação possivel num só sitio, onde podemos colocar as nossas duvidas e ajudar a tirar duvidas a outros!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Eu ja me expressei em relacao a "espalhar" a informacao, e do ponto de vista pratico "eu pessoalmente"....prefiro ter numa pagina ou site com toda a informacao UMM mesmo que ela se repita, nao seja totalmente interessante ou factual.

Tambem sei que o cemiterio esta sempre a receber "insubstituiveis, ou "aves raras"....todos morrem um dia.

Concordo que a informacao deva de ser selectiva e cabe aos administradores "a comemorar aniversario do forum" contemplarem uma arrumacao a casa...talvez re-arranjar certos topicos mas acima de tudo passar a palavra a TODOS os novos membros e menos novos que sejam selectivos nas suas criacoes de topicos e nao vao repetir assuntos, pois cada vez mais poder-se-a evitar ter-mo-nos que repetir vez apos vez.

Talvez seja uma prenda que o forum possa ter, um "novo" membro ao registar-se receba um "pacote mensagem" a informar acerca de procedimentos "basicos" e de bom senso, ou senso do forum.

O Igor teve boa vontade em tentar colaborar com algo e "no meu ponto de vista pessoal" ideias novas deveria nunca ser postas de parte, mas vai do forum e membros verem a praticabilidade da coisa.
Pois postar algo a dizer que sao quatro da manha ...e vejam la se presta para alguma coisa o que estou para aqui a dizer...e se nao...bom so enchi com mais um topico este forum...
ai aiiiii :)
fica um topico ja a falar do assunto "semelhante" que o Igor deve de estar a falar.
https://for-umm.pt/oldthreads/6173

P.S. nao quero tirar o lugar a ninguem aqui no forum...mas ser "varredor de ruas" qualquer um pode ser.
(para bom entendedor meia palavra basta)

P.S. 2 se estamos simplesmente a falar de um apanhado UMM para ter como descricao breve acerca da UMM quando se faz uma pesquisa google, neste caso "estilo busca" wikipedia...bom isso resume-se a uma pagina...e tenho a certeza que nao faltarao membros ou ate mesmo o Clube UMM a colaborar com isso. claro sempre no final a remeter ...para mais interesse ligado a marca, favor ver em forum umm ou clube umm, etc...
pois passar a informacao toda existente no forum para outro "local na internet"....logisticamente e' cada dia apos dia mais impraticavel.

Boas leituras
Carlos Pires

Registo
15 Fev 2009
Ora bem, a ver se eu consigo expor os meus pensamentos e a minha perspectiva do problema sem ferir susceptibilidades e de modo a que todos compreendam as lacunas que identifiquei no decorrer destes dois meses de presença efetiva neste local(apesar de andar à espreita há vários meses...).

Sou um simples informático, no meu dia-a-dia corro a net para traz e para diante, visito dezenas de websites. Trabalho com vários sistemas operativos, do meu trabalho depende de forma directa o trabalho duns quantos utilizadores que apenas sabem que se fizerem isto obtêm aquilo, se carregarem naquele botão despoletam aquela acção...

Tenho o tempo *extremamente* condicionado. Nos dias que correm melhorou um pouco, mas ainda assim está limitadissimo, daí que apenas tenha apontado uma solução e não tenha pegado logo de estaca a resolver o problema com as minhas proprias mãos...

Aqui creio que ninguém me conhece pessoalmente(ainda), mas há com efeito quem me conheça de um outro forum que nada tem a haver com este. E para essa comunidade tive o prazer e o privilégio de arregaçar as mangas e disponibilizar melhores condições de trabalho(para bom entendedor meia palavra basta). Os tempos são outros e nesta altura pouco tenho feito de adicional por essa comunidade, mas a minha contribuição permanece fiel.

A esta comunidade(forum umm) e por ela - com o tempo que tenho disponivel - pouco posso acrescentar ao que tenho feito, com os posts que coloco a tentar ajudar no pouco que sei e vou encontrando. Engraçado como os iniciados perguntam as mesmas coisas e como todos - e não só eles - tem dificultade em encontrar os temas.

Vou enunciar agora os problemas de que o forum sofre:

- media: as fotos não estão alojadas no forum mas algures nas ligações fornecidas pelos submissores, o que origina perdas de informação, muitos posts já não tem as fotos respectivas!!!
- pesquisa: a pesquisa é completamente disfuncional, não sei porquê, mas simplesmente não faz o que devia fazer(creio estar mesmo mal implementada)
- alojamento: o 'controlo' sobre o conteudo do forum está delegado a um serviço semi-gratuito e não há qualquer acesso à base de dados ou ao motor web, o que não é cataclismico, mas pode dar mau resultado(vejam-se os blackout's a que estamos sujeitos de vez em quando...)
- estrutura: a estrutura da informação é a de um forum de debate, o que é optimo para os debates, mas perverso para a organização/sistematização do conhecimento e mais, não permite um interrelacionamento das várias informações.

E agora as virtudes:

- uma comunidade vibrante, coesa e viva.
- um histórico rico
- um forum que funciona
- moderadores atentos e activos
- clubes com personalidade juridica que participam, animam e complementam com actividades

O Kingstar(Pedro Reis) colocou uma excelente solução(é mesmo 'A' solução) nesse topico que referes acima: uma base de dados e motor web patrocinada pela comunidade, no ambito dos clubes e com a colaboração de todos nós. Esse motor web deveria, no meu entender proporcionar um forum e uma wiki.

Depois de ter dado umas volteças por aqui e ali percebe-se que devem ter havido algumas cabeçadas entre os clubes e diversos movimentos relacionados com os UMM. Não digo isto para que alguém vá desenterrar o machado de guerra, mas simplesmente para colocar isto como argumento para justificar a razão de não mexer uma palha e deixar tudo como está... ninguém quer fomentar conflitos. Muito menos eu!!!

Apesar das suas limitações o forumm é com efeito 'O' farol na web para todos os donos e aficionados dos umm em portugal e no mundo.
Esse espaço que iniciei no wikihow não é mais do que um pequeno fósforo, um pequeno fosforo que gostava que desse algum fruto, quanto mais não seja o relançamento desta discussão no seio dos mais antigos destas andanças, no seio dos clubes e da comunidade aqui presente...

Seja como for eu vou deixar esta discussão à vossa apreciação em nome da coesão e da tranquilidade, até porque pouco posso fazer em função do esforço necessário para concretizar tudo isto. O Pedro Reis disse-o e bem, trata-se de uma tarefa pesada e apenas o conjunto dos pequenos esforços individuais poderá leva-la a bom termo.

Não me interpretem mal, sofro da inocencia dos iniciados que desconhecem as feridas do passado e afins... apenas queria melhorar a experiencia de todos nós de cada vez que procuram alguma coisa em especifico.

PS.: Missão cumprida :)

Registo
15 Fev 2009
acrescento o seguinte:

o wikihow também tem uma série de limitações dado que é uma wiki orientada a howto's ou em português "como fazer", mas foi o que encontrei em pouco tempo e ao preço certo...

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
Eu também sou super novato, nunca participei em nenhum forum relacionado com automóveis, os únicos q tenho participado são os relacionados com jogos, e nesse mundo há "belos" sites do tipo enciclopédia.

No que diz respeito à clubes e clubismos não tenho nada a dizer; não conheço nada não percebo nada.

Alias, ainda nem tenho um UMM estou em vias de obter um. Não percebo nada de mecânica, nem sequer me posso chamar um "curioso". Ando a ler o Auto Repairs for Dummies, a ver vamos se ao menos aprendo alguma coisa.

cUMMprimentos,

Igor

Registo
15 Fev 2009
Já li isto umas 10 vezes e estou com aquela sensação de estar definitivamente a meter a foice em seara alheia, mas no fim da linha gostava de saber o que pensam sobre isto, porque é um tédio ter de esgravatar horas a fio por coisas que sei que estão lá mas custam mesmo muito a encontrar. Claro que é evidente - mesmo para um fraco entendedor - que pela ausencia de comentário 'dos habituais' nas threads que referem estes problemas se demonstra que este é um assunto sensivel.

Pelas intervenções muito oportunas que vi nesta thread fico ainda mais convicto, portanto o desafio está (re)lançado, e se os administradores daqui da tasca quiserem resolver o imbróglio, então por Deus que o façam, porque pela inercia estamos a perder conteudos e esse é o unico argumento realmente gravissimo.

Registo
15 Fev 2009
Igor, força nisso!

Se precisares de alguma coisa apita que a malta por aqui habitua mal os iniciados com mimos e informações! E estou a falar de contente :)

Procura contactos de outros UMMistas ai na tua zona porque a união faz a força, e a proposito, faz a apresentação se ainda não a fizeste no local indicado.

Quanto a clubes, creio que há pelo menos 2, mas também ainda desconheço...

cumps

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas. malta!
Não desperdicem energias nem tempo!
Como tudo na vida no começo é tudo 5 estrelas e depois já nos cansamos!
Começar algo que depois náo tem pernas para andar é desperdício.
Pelo que tenho observado na net, informação sobre UMMs é vasta mas essa vastidão de informação dispersa morre em alguns sítios em datas como 2005, 2006 e 2007.
Há foruns com tópicos de UMMs cujo último deu entrada em Dez de 2006, e outros 2007.
Mesmo em França a informação está moribunda.
O único sítio onde a chama UMM continua viva e cada vez mais se vê dia a dia novos apaixonados pela máquinas e a registarem-se num forum, é este n/ cantinho.
Sugiro sinceramente a todos nós como um mero dono de 3 UMMs na vida que, trabalhemos em sintonia com todas as n/ experiências e entre ajuda para melhorarmos cada vez mais este forum e esqueçamos wikis ou diciopédias ou outra coisa qualquer que termine em pédia.
Valorizemos sim e batamos palmas ao criador e administradores deste forum que podem não fazer
ideia mas tem dispensado muito do seu tempo nisto.
Para todos os efeitos e friso, reintegro a minha valorização pela ideia acima descrita mas penso ser inadequada perante a realidade.

UMM bem haja e UMM abraço
Pedro Reis

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Em relação ao que aqui tem sido apresentado, considero importante a existência de outras maneiras de espalhar a mensagem - entenda-se: informações, fotografias, esquemas, etc... sobre os UMM.
Sobre Wikis pouco percebo, mas como diz o azulejo nas tascas, "se vem por bem, que seja bem-vindo".
Pelo que a ideia do Joãocarneiro é de aproveitar e não deve de ser vista como um concorrente, mas sim como um aliado.
Todo e qualquer meio tem sempre as suas limitações e vantagens. Se há alguém que sabe e quer tirar partido de um meio que domina, só temos é de aproveitar.

Acho que este fórum deve de ser como os UMM: forte, robusto, simples - nas suas versões mais simples, mas também com uns bocados de madeira de ébano, com um ar condicionado, com umas jantes especiais nas suas versões luxuosas - só assim se "agrada a gregos e a troianos".
Tal como houve UMMs de série, mas também o Ébano ou o Alvor, também este fórum deverá ganhar uns apêndices que o tornam mais completo. Sugestões: "garagens virtuais", "arquivos", "chat", "blogues", "wikis"...

AbraçUMM

Se não nos actualizarmos, ainda nos acontece o que aconteceu à linha de produção dos UMM, vai fazendo cada vez menos, até que pode fechar.

www.rodasdeviriato.blogspot.com - O mundo sobre rodas em Portugal

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
Atenção que nenhum wiki é capaz de substituir um forum, são coisas completamente diferentes.

Registo
8 Jun 2006
Ao tópico

Nada será como dantes se quem de direito leu o que foi escrito e bem.
Não sei o que estará a fazer em prol do ForUMM, quem tem a responsabilidade disso, parados não deverão estar! Penso que é uma "direcção" activa com os males(n) de tempo livre, que uma pessoa vulgar:blush: e com um trabalho normal tem. Esse tempo não abundará e o ForUMM cresceu exponencialmente:astonished:. As duas coisas não deverão ser compatíveis, agravadas as circunstancias de terem de manter a ordem e um certo civismo.

Se a UMM ainda existisse, e se ainda fizesse carros, provavelmente já não poderia sobreviver sem este "nosso" ForUMM. Ele seria parte da sua memória, seria um seu arquivo vivo.

Mais uma vez, a quem o iniciou e para mais agora nos seus 3 anos de vida, deixo, o meu singelo "OBRIGADO". Vejamos que surpresas, num futuro breve, nos trarão.

Amigo Carneiro

Apesar de talvez não ser importante para si, gostei do que li:p. È português que se percebe e isso para mim basta. Adicionado a isso, não anda a perder tempo com banalidades ocas, coisas fúteis e sonhos, foi curto (na medida do possível(y)) e claro.

Sintetizou, deixando sublimadamente "nas coisas boas" e "nas coisas más" uma linha de rumo que poderemos experimentar. Naturalmente outras poderão existir.

Penso que o que foi escrito não deverá ser lido como um panfleto revolucionário:devilish:, ou de tomada de poder:devilish::devilish:. Será apenas uma visão de quem sofre ao procurar uma informação(n) ou um conselho para os males de que o seu carro sofre.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Registo
15 Fev 2009
Boas Pedro, e assim será :)

tenho estado a reflectir sobre isto e creio que o kingstar tem razão.
Nada na vida é perfeito. Nem mesmo os nossos umm's. Tão pouco o repositorio de informação sobre eles. É o que temos, valorizemo-lo!

Esta tarde, mesmo antes de fechar a minha workstation deixei um procedimento a fazer uma snapshot de todo o forumm, espero que apanhe tudo.
Desta forma não se perderão mais conteudos antigos. Ficam arquivados nos meus backups pessoais.

jbragança, agradeço o apoio, mas se reparares eu apenas acendi um pequeno fosforo, não disponho de tempo para mais... dei ferramentas a um iniciado cheio de energia da paixão para ele poder concretizar a lacuna que identificou... só isso.

Lancei o desafio a quem de facto poderá ter capacidade/elegibilidade de/para mobilizar a comunidade...

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
Se és desorganizado não parece nada, pois o forum está muito bem organizado, as secções que estão definidas estão bem dispostas e com tempo consegue-se achar a informação. E até muitas vezes (porque infelizmente o search não funciona muito bem)

Fica aqui uma propostas, quando alguém fizer uma pergunta que já foi respondida N vezes tenham lá paciencia.

Quanto à sala Mirc... epa aos anos que não entro nisso...

ps. desculpem lá pela ideia, realmente deve ter sido um pouco idiota, mas pronto é a falar q o povo se entente ;)
ps'. se não fosse o forum não teria encontrado o umm que devo comprar, e não poderia estar aqui a mandar postas de bacalhau
ps''. se alguém estiver interessado no pdf do "Auto Repair For Dummies" que diga eu posso enviar...

Registo
15 Fev 2009
Amigo João(verdes radios), é precisamente isso :) e acredite que é importante para mim. Ninguém me conhece e portanto isto poderia facilmente ser mal interpretado e descambar... E depois, onde é que eu ia tirar as minhas duvidas?! ein?!

Mas o seu post acertou na mouche.

Registo
15 Fev 2009
*******, assim o espero, que o forumm permaneça atestado de saude por muitos anos!

Parece-me util referir que esta será a segunda tentativa de fazer o backup, a primeira falhou porque me esqueci de colocar um parametro para ignorar o robots.txt que muitos portais usam para definir as exclusões e portanto muitos conteudos estavam a ficar de fora.

Esta primeira tentativa estava a correr à cerca de 48 horas quando me apercebi do problema e voltei à estaca zero. Coloquei o parametro para ignorar a exclusão e vim embora. Já tinha centenas de sites e respectivos conteudos em disco. Agora que penso nisso espero não ficar sem espaço em disco!

Sim, centenas de sites, e não centenas de páginas do https://for-umm.pt . Tal deve-se à natureza do forum e dos seus conteudos externos. Partindo do principio que desta vez apanha tudo, este backup poderá sempre ser consultavel, mas *mesmo* *muito* dificilmente alguma vez reposto de forma automatica.

Qualquer futuro backup terá de ser refeito do zero. Não há incrementos, pelo menos não no modelo de snapshot que estou a usar. E acredito que deve estar terminado não antes da proxima semana. Pelo menos a julgar pelo ritmo a que está a decorrer.

Voltando ao topico:

Sou um novato por aqui e estou a gostar imenso da experiencia e da comunidade, não obstante há sempre um papel de velho do restelo que alguém tem de assumir quando toma consciencia de certas realidades, leia-se "levantar a lebre" :) . Esse papel é não só um direito mas acima de tudo um dever. Um dever de zelar por aquilo que tem significado, e tudo isto que temos por aqui o tem! E por esse reconhecimento entendo que uma iniciativa desta envergadura terá de partir do amago e da coesão, de contrário não irá servir a comunidade, mas antes a dispersão.

Espero que encontrem uma formula adequada e que sirva a comunidade.

Ando a demorar muito tempo a escrever, LOL sempre que faço um post já lá está mais qualquer coisa!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Sem interferir muito neste assunto (o qual esta animado e civilizadamente discutido, os meus parabens)

so queria "sublinhar" algo que tambem partilho, e nao queria que realmente passa-se despercebido e fiquemos "fechados" sobre nos mesmos.

Assuntos que realmente dava jeito nao virar a cara:
- media: as fotos não estão alojadas no forum mas algures nas ligações fornecidas pelos submissores, o que origina perdas de informação, muitos posts já não tem as fotos respectivas!!!
- pesquisa: a pesquisa é completamente disfuncional, não sei porquê, mas simplesmente não faz o que devia fazer(creio estar mesmo mal implementada)
- alojamento: o 'controlo' sobre o conteudo do forum está delegado a um serviço semi-gratuito e não há qualquer acesso à base de dados ou ao motor web, o que não é cataclismico, mas pode dar mau resultado(vejam-se os blackout's a que estamos sujeitos de vez em quando...)
- estrutura: a estrutura da informação é a de um forum de debate, o que é optimo para os debates, mas perverso para a organização/sistematização do conhecimento e mais, não permite um interrelacionamento das várias informações.Convinha trocar impressoes, ideias, possiveis solucoes, conversar...

Agora so uma partilha com os novos membros, eu proprio tambem tive algumas das frustracoes e claro tentanto ser "pro-activo" fiz-me chegar a quem de direito expressando "sugestao de mudanca"....leiasse "tesao matinal"!! :)
Nao desisti..."adaptei-me"...diferente de "acomodei-me"..

Temos que entender que estamos num forum que pessoas "por carolice" o gerem...e obrigado por perderem parte do vosso tempo a fazerem isso. E quanto a isso nao podemos realmente "exigir" como que se de um servico estivessemos a pagar e dai entao podessemos "exigir" o verdadeiro servico. Seria injusto aos "administradores do forum".

Desde o codigo de cores, a estrutura dos topicos, a "indexacao" dos mesmo e a sua pesquisa eu achava quase irracional.
Joao Carneiro e restantes acreditem numa coisa, por quanto mais tempo andarem por ca, mas se vao familiarizar a "coisa", e acho que e' mesmo dentro desta linha que nos tornar-mos parte da familia UMM, todos de uma maneira ou outra passam pelo processo de "aprendizagem" ao forum, quase que como conduzir um UMM.

Eu pessolmente nas coisas que me rodeiam tento melhora-las a minha necessidade/praticabilidade, claro passando pelo meu UMM, agora em relacao ao forum...e' uma grande "familia" :)...temos gordos, magros, altos, baixos...etc.

Havendo vontade ha tudo, mas como disse e' uma questao de habito ao "quase tosco"...e acreditem que ate se passa a gostar das coisas mais "toscas".

P.S. a questao de imagens preocupa pois imaginem parte ou total perda de imagens do forum, a parte visual conta muito.

Top Inferior