Ora bem, a ver se eu consigo expor os meus pensamentos e a minha perspectiva do problema sem ferir susceptibilidades e de modo a que todos compreendam as lacunas que identifiquei no decorrer destes dois meses de presença efetiva neste local(apesar de andar à espreita há vários meses...).
Sou um simples informático, no meu dia-a-dia corro a net para traz e para diante, visito dezenas de websites. Trabalho com vários sistemas operativos, do meu trabalho depende de forma directa o trabalho duns quantos utilizadores que apenas sabem que se fizerem isto obtêm aquilo, se carregarem naquele botão despoletam aquela acção...
Tenho o tempo *extremamente* condicionado. Nos dias que correm melhorou um pouco, mas ainda assim está limitadissimo, daí que apenas tenha apontado uma solução e não tenha pegado logo de estaca a resolver o problema com as minhas proprias mãos...
Aqui creio que ninguém me conhece pessoalmente(ainda), mas há com efeito quem me conheça de um outro forum que nada tem a haver com este. E para essa comunidade tive o prazer e o privilégio de arregaçar as mangas e disponibilizar melhores condições de trabalho(para bom entendedor meia palavra basta). Os tempos são outros e nesta altura pouco tenho feito de adicional por essa comunidade, mas a minha contribuição permanece fiel.
A esta comunidade(forum umm) e por ela - com o tempo que tenho disponivel - pouco posso acrescentar ao que tenho feito, com os posts que coloco a tentar ajudar no pouco que sei e vou encontrando. Engraçado como os iniciados perguntam as mesmas coisas e como todos - e não só eles - tem dificultade em encontrar os temas.
Vou enunciar agora os problemas de que o forum sofre:
- media: as fotos não estão alojadas no forum mas algures nas ligações fornecidas pelos submissores, o que origina perdas de informação, muitos posts já não tem as fotos respectivas!!!
- pesquisa: a pesquisa é completamente disfuncional, não sei porquê, mas simplesmente não faz o que devia fazer(creio estar mesmo mal implementada)
- alojamento: o 'controlo' sobre o conteudo do forum está delegado a um serviço semi-gratuito e não há qualquer acesso à base de dados ou ao motor web, o que não é cataclismico, mas pode dar mau resultado(vejam-se os blackout's a que estamos sujeitos de vez em quando...)
- estrutura: a estrutura da informação é a de um forum de debate, o que é optimo para os debates, mas perverso para a organização/sistematização do conhecimento e mais, não permite um interrelacionamento das várias informações.
E agora as virtudes:
- uma comunidade vibrante, coesa e viva.
- um histórico rico
- um forum que funciona
- moderadores atentos e activos
- clubes com personalidade juridica que participam, animam e complementam com actividades
O Kingstar(Pedro Reis) colocou uma excelente solução(é mesmo 'A' solução) nesse topico que referes acima: uma base de dados e motor web patrocinada pela comunidade, no ambito dos clubes e com a colaboração de todos nós. Esse motor web deveria, no meu entender proporcionar um forum e uma wiki.
Depois de ter dado umas volteças por aqui e ali percebe-se que devem ter havido algumas cabeçadas entre os clubes e diversos movimentos relacionados com os UMM. Não digo isto para que alguém vá desenterrar o machado de guerra, mas simplesmente para colocar isto como argumento para justificar a razão de não mexer uma palha e deixar tudo como está... ninguém quer fomentar conflitos. Muito menos eu!!!
Apesar das suas limitações o forumm é com efeito 'O' farol na web para todos os donos e aficionados dos umm em portugal e no mundo.
Esse espaço que iniciei no wikihow não é mais do que um pequeno fósforo, um pequeno fosforo que gostava que desse algum fruto, quanto mais não seja o relançamento desta discussão no seio dos mais antigos destas andanças, no seio dos clubes e da comunidade aqui presente...
Seja como for eu vou deixar esta discussão à vossa apreciação em nome da coesão e da tranquilidade, até porque pouco posso fazer em função do esforço necessário para concretizar tudo isto. O Pedro Reis disse-o e bem, trata-se de uma tarefa pesada e apenas o conjunto dos pequenos esforços individuais poderá leva-la a bom termo.
Não me interpretem mal, sofro da inocencia dos iniciados que desconhecem as feridas do passado e afins... apenas queria melhorar a experiencia de todos nós de cada vez que procuram alguma coisa em especifico.
PS.: Missão cumprida