• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

UMM ALVOR!!Finalmente Pronto!( Algumas fotos técnicas retiradas por receio de réplica)

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Para todos que como eu tinham dúvidas e curiosidade sobre um certo tipo de UMM, aqui está:

Finalmente vou começar a restaurar a minha prenda de anos de 2016!!! este belo exemplar...UMM ALTER TURBO ALVOR de 1992...

História deste raro UMM:

Posto à venda no OLX em 2015, rapidamente em minutos foi vendido e o anuncio apagado!! Para onde foi? Quem comprou?

Como no anuncio dizia sem documentos, assustei-me e pensei que o haviam adquirido para desmontar e vender às peças...

Em Dezembro de 2015, qual o meu espanto quando o meu amigo Passarinho me liga a dizer que o havia comprado, que havia conseguido o contacto do dono que tinha mandado cancelar a matricula por falta de registo de propriedade e que essa pessoa aceitava entregar os documentos e declaração...depois veio a proposta, ou seja como eu passo a vida de volta de UMM,s, tenho vários que nunca serão vendidos e a técnica e meios para assegurar a originalidade do modelo e não o iria vender de certeza, poder adquirir e restaurar esta máquina...é claro que fizemos logo negócio.

Posto isto, o Filipe preparou o jipe para uma inspecção B, de forma a reactivar a matricula e eu o poder registar em meu nome, o que aconteceu em Dezembro de 2015.

Depois esperei um mês, fiz o seguro e combinei no mês de Abril de 2016 ir a Cinfães passar o fds e vir para Santarém de Alvor!!!

No dia combinado arranquei para Cinfães, um fds maravilhoso, o Anho estava demais, o vinho verde, a posta... a companhia e o acolhimento da família do Filipe, espectáculo, só por isto valeu o negócio!!

No domingo arranquei no Alvor, piquei-me logo com 1 petroleiro( que levou a abada da vida dele) na subida para Castelo de Paiva, fiz a viagem sem qq problema a andar muito bem...ainda cheguei a Santarém a tempo de uma lavagem, ver níveis e mostrar à rapaziada!!Que claro ficaram encantados com a aquisição!!

Depois revi alguns pormenores, travões, sistema electrico, apliquei outra capota de lona, substitui os bancos que não eram originais pelos de origem( napa e tecido), inverti asjantes 16 e comprei 4 camac novos!!!

A partir daí comecei a usá-lo como UMM de dia a dia, dando descanso ao Ferragudo, de Julho a Outubro andei sempre com este, rodei 4.000 klms, está aprovadíssimo!!!

Até se atascou!!!

Depois esteve uns meses guardados e agora comecei a desmontar para restaurar a fundo...

A ideia é desmontar tudo, substituir tudo por material novo, pintar na integra da côr original, manter a decoração exclusiva( já fotografei à escala), alterando apenas as jantes( inverti)e os bancos da frente que vai levar recaro em vez dos originais, esses guardo-os no sótão, pois os de origem não se adequam à minha condução!!!

Brevemente já mostro pormenores únicos deste modelo!!!

Mas para já adianto que:

Tem vidros coloridos e tranca central de porta com comando à distância...

Umm abraço

Última edição:

Zatarra

Iniciado
Registo
18 Ago 2014
Bem me queria parecer que o entusiasmo com que escreveu no último post não poderia ser só a alteração que me falou na última vez que estivemos juntos. Muitos Parabéns e anseio por ver essa máquina a reluzir novamente!

Abraçumm

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Muitos parabens
Tambem Muita "IMBEIJA"
E que viva por muitos anos.
(espero que os "herdeiros" nao troquem os UMM's para "vinho" um dia)

Estava demorada a coisa...

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Obrigado Ivan por seres mais um cabeça dura que faz coisas espetaculares como estas!!!

a nossa história merece!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Olha ele!!

pouco haverá a acrescentar á descrição do Ivan, realço que realmente este UMM foi uma enorme surpresa.

Um carro que estava parado há quase 4 anos, quando o fui ver pela primeira vez levei todo o arsenal de peças e ferramentas para o tentar por a trabalhar.

bateria nova ao sitio, gasoleo directo á bomba injectora, o motor rodava bem mas a bomba injectora original teimava em não injectar gasoleo.

tentamos com eter, o carro pegou mas a assim que deixava de queimar o eter ia-se abaixo por falta de gasoleo. Menos mal, pelo menos trabalhava.

Veio de reboque, mudou-se oleos, bomba injectora recondicionada Bosch de 9mm, e há que ir para a estrada. impressionante a pujança que este carro debitava. Sem alterar parametros de turbo, apenas com bomba estava um autentico canhão. O Ivan bem o pode atestarm bem como o gajo do Patrol que levou uma ratada a subir a variante de Paiva e que ainda hoje deve estar a pensar como é que tal foi possivel. Sem duvida foi o melhor UMM em que andei com turbo de origem.

Foi enorme o esforço para conseguir desbloquear a papelada para poder activar a documentação do carro, perdi as conta das inumeras vezes que tive que contar até 20 cá para dentro para não perder as estribeiras face á relutancia em me regularizarem a situação. Não é facil conseguir explicar a pessoas com 60 e tal anos que o que estamos a pedir não é nada de outro mundo, apenas uma assinatura e que não vai acarretar nenhum tipo de problema, mas com calma, paciencia, muitas viagens e lá se conseguiu desbloquear a coisa.

Posto isto, há que começar a definir o restauro. por onde começar, o que fazer, como deverá ficar... até que percebei "Esquece Passarinho, isto não é guerra para ti.. A tua paciência não o permite"

Quem melhor posicionado para agarrar o touro pelos cornos e dar conta do recado?

o resto já se sabe... ;)

força Ivan, não defraudes as expectativas! Boa sorte com o restauro!

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Aqui a meio do caminho para o acampamentumm tive que parar para conseguir ler o tópico. Parabéns pelo achado pela persistência e pela vontade. É disto que a nossa marca precisa... Parabéns

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Parabéns pelo achado! É este modelo que tem acabamentos interiores diferentes? Para além da decoração exterior, quais são as características que o diferenciam de um turbo normal?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

Registo
29 Abr 2014
Brutal! na altura pedi fotos ao passarinho e tudo1 fiquei babado com o carro! Depois deixas aqui fotos do sistema de tranca automático? gostava de ver qual a forma "original" que eles montavam o dito

Registo
29 Abr 2014
Grandes fotos!

Referente ao fecho central, parece-me um simples sistema universal. Tenho disso no meu ha anos. Encomenda-se da china com chaves, centralina e 3 pistolas por 20€.

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Uma excelente base de trabalho Ivan, com todo o teu habitual empenho essa máquina irá renascer novamente e ficar top.

Obrigado pela partilha desse restauro.
Esperamos poder rever a mesma ao vivo depois de finalizado o restauro no aniversário do Clube UMM.

cUMMprimenTTos

A Direcção do Clube UMM

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Este restauro vai ser longo, pois vou desmontar tudo e rever todos os pontos e montar tudo novo...não vai estar pronto em Novembro, ao Aniversário espero levar o meu CH já 100% funcional, espero...pois a coisa tá difícil...

Umm abraçoUMM ALVOR 1992

Registo
9 Jul 2015
Grande Ivan! Sempre com projectos "de deixar àgua na boca"! Uma bela máquina! Ficamos à espera dos resultados!!

Grande Abraço!

Registo
25 Jul 2006
Muito bom!!! É uma raridade vale a pena esse restauro.
Esse Bancos parecem de veludo??!!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Bom trabalho Ivan, esse menino merece! Não reconheço esse diferencial, parece um dana com respiro na tampa, mas depois junto à roda parece um Salisbury?

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Parabéns Ivan pela aquisição!!

Grande máquina!!
Vamos lá acompanhar esse restauro!;)

Quanto aos diferencial da foto = Diferencial Salisbury

UMM abraço,

Delgado

Top Inferior