• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

UMM 100% original ou alterado? Qual a tua opinião?

Registo
29 Abr 2010
Já que ninguém o fez e como pelos vistos é tema que dará pano para mangas, aqui relanço a discusão e deixo a minha opinião.

Sou adepto do 100% original. É uma mania que trago comigo desde os tempos em que restaurava verdadeiros clássicos. Penso que aumenta muito o grau de dificuldade no restauro de um carro. Eleva a pesquisa para saber como é o original e eleva a pesquisa na procura da peça em concreto.
Respeito na totalidade quem gosta de alterar o seu carro. Cada um faz o que quer com o que é seu. No entanto, admito que me custa muito ver alterações que poderão ser irreversíveis e as com mau gosto. Mas mais uma vez o gosto de cada um é muito pessoal.

Abraço,
Pedro Santa Bárbara

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
pronto... começa a guerra!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."
..." Conheciam tanto o Talisca como eu o D'artagnan..."

Registo
29 Abr 2010
Não é guerra André. É apenas uma discussão que poderá ser interessante. Quem não tem poder de discussão para falar sobre o tema de forma ordeira e educada, que se abstenha de postar.

Obrigado,
Pedro Santa Bárbara

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu sou adepto das alterações facilmente reversíveis, embora não desdenhe carros alterados. Apesar de ser incapaz de aplicar uma rebarbadora nos meus carros, tenho visto carros cortados com bom aspecto e trabalhos bem feitos. Falo desde pequenos cortes para optimizar os ângulos como trabalhos mais extensos como foi por exemplo o longo da Petertumble. Mas mais importante do que tudo isso, parece-me que se deve é prevalecer a memória. Para mim o essencial é o chassis, o resto fica em segundo plano. Toda a gente com dois olhos vê que o UMM da Serralharia AJoão ou o Facochero, de UMM já tem muito pouco. Mas qual é a sua marca? UMM! O do Filipe e do Mauro disfarçam um pouco melhor, mas continuam a ser UMM' à mesma.

Lembro-me que, já perto de chegar a Coruche para o aniversário do clube, acompanhei um UMM verde com capota de lona. Tinha um aspecto excelente e muito próximo ao original. Para mim foi um prazer observar as suas linhas, dá-me um gosto enorme ver carros assim.

Mais do que as alterações em si, choca-me a forma como algumas são feitas. Penso que esteja aí o "busílis" da questão. Anda por aí muito UMM "axanatado", quer seja por mau gosto, dificuldades económicas ou desleixo. Atenção que contra mim falo, tenho um UMM com problemas de corrosão e outro com bastantes marcas de "guerra". No meu caso a menor disponibilidade financeira afecta o estado dos meus UMM's e, de momento, procuro mantê-los 100% operacionais e quando houver um desafogo, partir para a sua recuperação.

Registo
19 Dez 2011
quote:Originally posted by Aldeia

Para mim o essencial é o chassis, o resto fica em segundo plano. Toda a gente com dois olhos vê que o UMM da Serralharia AJoão ou o Facochero, de UMM já tem muito pouco.

O UMM da Serralharia AJoão ainda tem o chassis UMM.

O do Facochero tem as dobradiças e pouco mais.

Registo
29 Abr 2012
Gosto de máquinas , qualquer tipo de máquinas , o meu trabalho é manter e otimizar máquinas, como poderia não gostar de um UMM que se possa considerar uma máquina ?Alterado ou por alterar para mim tanto faz desde que esteja em condições e não falo de pinturinhas ricócó que o meu ramo não é belas artes.Falo de engenharia (consultar sff)http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia.
Detesto as alterações feitas à martelada , sem ofensa para o utensílio , não pela cosmética ou pelo purismo ,nada disso.Detesto essas alterações porque eu também sou utente da via pública , embora a minha empresa me pague um bom seguro de saúde não gosto de usufruir dele.
Venham os UMM com a cagadela de mosca que trouxeram de fábrica ou com o motor de uma R520 e eixos do Pandur II, se for um trabalho bem feito , é espectacular.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Antes de falar dos dos outros, falo pelos meus:

- Linhas de escape alteradas;
- Backets Sparco, cintos Sparco, volante Sparco (caso do Troféu AC);
- Todos os meus jipes tem discos ás 4 rodas
- Aplicação de alguns manometros
- Aplicação de janelas alpinas originais UMM, mas montadas num carro de 1991...!

Tudo o resto, está e vai ficar original!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."
..." Conheciam tanto o Talisca como eu o D'artagnan..."

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
UMM's 100% originais sou 100% a favor, desde que bem mantido, como referi noutro tópico também há cá em casa 1,no estado que sempre esteve era um crime alterar ou adaptar para outro uso que não seja umas saídas esporádicas, já se torna um clássico e é para manter assim.O meu azul a história é outra,como gosto também de todo terreno mais duro tive de o adaptar e como também tenho a pancada de andar a "inventar" está ali a minha cobaia e a tentativa de ter o Umm perfeito para meu usufruto. No trial também andam defender com eixos Gr e gr's com motores cabstar,mas cada um identifica-se com a Carroceria.E se pensam que é só os eixos e motor que faz a alma de um carro estão enganados. A vaca do Tucha também tem pouco ou nada de origem e não me digam que não é um Umm.
Ainda em "defesa" dos alterados se muita gente experimentasse alguns que já tive o prazer de experimentar tinha de dar o braço a torcer em que um Umm pode ser ainda muito mais agradável de conduzir e que realmente o Umm tinha uma excelente base de evolução. É como acontece muitas vezes a muitos ummistas quando tiram a capota de chapa só para experimentar e nunca mais a montam...:D
Em relação ao meu e às alterações que tem esta da noite para o dia, tanto em andamento, conforto e a manutenção que para mim é o mais importante, para terem uma ideia ao fim de 2 anos e muito TT com estes eixos montei bloqueio à frente e ao o desmontar todo e montar não precisou nem de 1 retentor novo sequer. O que interessa se os eixos são Nissan ou Toyota ou Dana todos têm um diferencial e semi-eixos, assim como os motores todos têm pistões e cambota...agora a qualidade de uns e outros a conversa é outra...e eu pelo menos tento lá por o melhor à imitação da carteira...

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Como este tópico está a ser construtivo... vou dar a minha opinião.

Eu gosto de trabalhos bem feitos! Originais ou alterados desde que sejam bem feitos! E gostos não se discutem! Posso gostar de A e B não gostar porque não gosto!

Gosto de ver um original mas gosto de ver um alterado com cabeça tronco e membros!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Gosto de um original para ser apreciado num qualquer evento da marca ou exposição de clássicos, gosto de um alterado que maximize o seu potencial TT, sem exageros e que comprometa a sua legalidade de circulação, para ir a um qualquer passeio organizado ou apenas uma incursão offroad para disfrutar da natureza em lugares menos acessíveis, e gosto de um alterado no que diz respeito ao interior/conforto/performance para ser conduzido como uma viatura familiar de uso diário evitando que se comprometa a saúde física dos ocupantes e financeira do dono. Tudo depende do objetivo das alterações e a forma como são feitas. Por muito que desejássemos, é muito difícil um compromisso entre estes gostos todos, ou temos capacidade financeira para ter 3 que satisfaçam estes gostos individualmente ou então temos 1 e fazemo-lo ao nosso gosto com o risco de ser apreciado ou criticado, mas sempre com o orgulho de ser nosso.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos

jmmf

UMMzito
Registo
19 Jan 2012
Boas,

Ora aqui está um tópico que pode dispultar uma boa discussão:devilish:, eu debato-me com este mesmo dilema gosto dos 2 mundos:p, os 100% originais mas também sou adepto de uma boa alteração, no meu caso tenho 2 UMM's um alter turbo 88 de livrete EM QUE o motor turbo morreu(n)NO QUAL estou a colocar outra mecânica e recentemente adquiri um alter II 93 que está quase totalmente original, assim sendo para já o alter II de 93 é para manter sem alteraçoes já o turbo de 88 é para alterar mas não desfigurando a imagem do UMM, pois não sou adepto de alterações com mau gosto que vão aparecendo felizmente muito pontualmente.
Como ainda existem vários UMM a rolar, é possível encontrar veiculos muito perto do original, começa a ser mais dificil é encontrar modelos mais raros originais, esses sim quem os tem deveria ponderar antes dos alterar, quem não gostaria de ter um alvor ou ebano 100% original, ok este modelos quase são uma miragem, mas e os longos com 4 portas ou pickup com 2 portas esses modelos tem tendência a desaparecer, felizmente ainda à quem os vá mantendo.
Dou um exemplo no aniversário do clube gostei de ver o cournil militar estava 5 estrelas, assim com o longo do aloevera ou o longo do mário são carros que já não vemos tão regularmente e em tão bom estado, no entanto também gostei de ver as máquinas alteradas do Mauro, do Filipe e do Ruben Faustino.

Um bem haja aos 100% purista e aos adeptos das alterações pois ambos mantêem a marca UMM viva.:p

AbraçUMM

João Fernandes

Melhor que um UMM são 2 UMM

Alter II Turbo 88
Alter II 93

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Ai se eu tivesse euros a estrovar a entrada da minha porta.....
O meu cournil iria adorar ter um motor e caixas do toy 3.0 VX e o conforto a nivel de suspenção do Range rover.
Por isso vou sonhando.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

A UMM fazia a chapa e o resto vinha de fora.. sendo que ja tive UMM's com eixos carraro, que existiram UMM's com diversos tipos de motores diferentess e que existiram centenas de diferenças entre UMM's... entao... a originalidade em certos aspectos é algo discutivel certo?

Por isso para mim onde os nosso jipes pecam é na falta de manutençao que deveria ter sido feito ao longo dos 30 anos ou mais que têm e na fragilidade de outros componentes. se posso ter um UMM mais fiavel potente robusto etc... porque nao?

Se gosto deless originais... sim adorava ter um Cournil curto original para estar na garagem fechado e sair uma vez por acaso mas... ja sei... nessa vez vou ter sempre problemas ehehe

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
então é assim :) lá em casa neste momento temos 5 UMM's a andar, o meu counil que considero "alterado", o Alter I que tem os retrovisores e as manetes dos piscas e luzes que não são de origem (pelo menos que me tenha apercebido) , um alter II (ainda não apresentado ao forumm) que presisa de uma intervenção mais funda de chapa, o Alter II do meu pai que tem os retrovisores que não são de UMM e o Alter II Turbo do meu pai que está de origem e agora vai ser restaurado.

ainda tenho lá mais dois chacis, com um tenho intenção de fazer um carro para estar pronto para o trial assim que houver possibilidad€.

alterados ou de origem? GOSTO DE UMM'S :D:D e sepre que ando neles fico muito contente ;)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Gosto muito de UMMs.
Gosto de os ver dentro do que se pode considerar original uma vez que nos dias de hoje já poucos são os que ainda conservam as características com as quais saíram de fábrica.
Falo por mim que já tenho UMMs há mais de 15 anos, claro que ao longo dos tempos acabei por ir alterando ou substituindo alguns componentes.
No entanto tudo o que foi alterado foi feito de maneira consciente sem que para isso comprometesse a segurança ou fiabilidade do jipe, antes pelo contrário o que foi alterado visou melhorar de forma significativa a segurança, fiabilidade e até conforto dos meus UMMs.
Ainda teria mais umas coisas que gostaria de alterar mas como gosto de poder voltar a usar o jipe com as peças originais fico-me pelas intervenções que se podem reverter facilmente.

Quando refiro tornar o jipe mais fiável falo no meu caso na intervenção que fiz nos travões pois alterei as bombas e coloquei discos a trás, desta forma tornei o jipe mais equilibrado em termos de travagem porque apesar dos UMMs terem bons travões, durante o tempo chuvoso e sobretudo em estradas de paralelos ou com pisos de pouca aderências travar era quase uma aventura por causa dos travões traseiros que algumas vezes me deram grandes sustos!!!

Quanto à minha opinião sobre aos jipes com alterações mais profundas, digo que sou bastante a favor de que se faça.
Claro que como tudo há coisas que por vezes não correm como se esperava ou então são apenas questões de gostos.
Já vi jipes alterados que se fossem meus até teria vergonha de sair com eles à rua e já vi outros que fiquei a (roer-me) de inveja por não serem meus!
Isto porque para mim um jipe alterado profundamente tem de estar perfeitamente equilibrado e bem feito, já vi alguns que de UMMs não tinham quase nada mas que em tudo o que tinham estavam melhores do qualquer UMM.
Para terminar.
Gosto de UMMs, mas daqueles que apenas dignifiquem a marca.
Cumps

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Pessoal,

Um topico destes e' interessante e nao percebo como e' que se consegue ver "guerra" numa tema de conversa destes...
De volta da marca que nos tras a este espaco de encontro.

Para comecar este topico tem que ser movido para outra seccao que nao a seccao OFF TOPICS....pois tem tudo a ver com UMM's e nada com off topics.
Isto para por as coisas nos sitios certos. (portanto alguem da admin quando puder fazia a fineza)

Pegando nas palavras "sitios certos" que nao hajam duvidas que um veiculo ORIGINAL = como saida de fabrica / linha de montagem e' um veiculo EXEMPLAR. Querendo dizer que serve de exemplo e referencia demonstrando como era o veiculo na epoca quando finalizado e pronto para entrega ao cliente.

Tentar rematar o assunto dizendo que saiam UMM's de todo o tipo e feitio deixando ficar a porta aberta para acrescentar temas de TUDO e mais alguma coisa e' mera ilusao, ou conveniencia.

Para isso qualquer marca tem as suas brochuras / panfeletos / catalogos / manuais tecnicos e outros documentos impressos promovendo o veiculo A ou B.
No caso dos UMM's tambem nao foge a essa regra.

A ideia que por vezes alguem possa pensar que era algo estilo "sem rei nem roque" e se montavam UMM's de qualquer modo e feitio e' pura ficcao.
Qualquer marca tem que ter um caderno de encargos, planos, projecto do veiculo etc...etc...ate mesmo para poder lidar com todas as empresas subsidiarias ou perifericas que se relacionam com o fornecimento do projecto A ou B.
O desgoverno aconteceu bem ja numa fase mais final no caso MOVAUTO e fabricante Uniao Metalo Mecanica(anos 90).

Lembro que para quem nao tem presente na memoria a MOVAUTO era linha de montagem para algumas marcas/modelos de automoveis, incluindo os veiculos UMM e montava esses mesmos veiculos e veiculos UMM sob licenca dos respectivos constructores.

A minha opiniao pessoal:

Gosto e admiro trabalhos bem feitos. (o que tambem por si so e' tema de conversa e se deveria definir o que e' bem feito)
Gosto e admiro todos os veiculos que nos dias de hoje estejam no seu estado original.
...e tambem...
Gosto e respeito individuos que se dao a uma carga de trabalhos em alteracoes bem profundas e que envolvem engenharia "a seria" e normalmente gastos "a seria" em veiculos que teriam um fim de vida nao digno e vai dai os seus proprietarios resolveram dar a volta ao texto pela mais que positiva.
E' de notar que em quase todos os casos esse proprietario que resolveu alterar o veiculo A ou B e' possuidor tambem de um veiculo em estado ORIGINAL.

No caso de alguns proprietarios UMM actualmente e' pena irem parar a individuos que nao tem o minimo de respeito nem carinho por um veiculo que deveria de ser acarinhado por todos os portugueses independentemente das suas prestacoes serem boas ou menos boas.
O termo "charuto" ou "chasso" entre outros e' mero insulto a um veiculo e o termo demonstra o trato directo que e' dado por alguns proprietarios UMM "por acidente" ou forca das circumstancias economicas pois a ainda facil aquisicao deste veiculo ainda a custo acessivel tornam estes veiculos em meras MULAS de carga para alguns. Deformando ate a boa rep***cao de robustez que o veiculo tem ou tinha alem fronteiras.

Vou ate mais longe em dizer que muitos dos proprietarios que assim tratam o veiculo UMM usam estes termos para na verdade esconder por DESLEIXO ou facilitarem a vida a si mesmo em nao caprichar no seu veiculo tanto a trazer o veiculo de volta ao seu ponto "como original" / de fabrica ou entao a efectuar alteracoes como devem de ser.

Ate desafio o pessoal em segredo criar esta "classe" ou estado de conservacao do veiculo UMM,
a classe Charuto = veiculo menosprezado, ignorado e usado pelo seu proprietario de forma egoista e em que nunca se dedicou a repor o veiculo nem que seja aos poucos cada vez mais perto do ponto original.

Nao confundir se o proprietario decidiu por outro caminho, o da "boa e eficaz alteracao" que seja harmoniosa, segura, e de admiracao e dedicacao do proprio. (esta ultima opcao e' muito relativa e discutivel pois para alguns aplicar molas helicoidais debaixo das longarinas UMM e' "aceitavel" entre outros exemplos)

Para que nao hajam duvidas ficam imagens de veiculos UMM em estado original:
(e que andam alguns por ai ate em cor original e tal e qual catalogos da altura)

Pode tambem acontecer o fabricante lancar certos modelos com determinada configuracao para certos paises, conhecemos muitos veiculos que tem nomes diferentes em diferentes paies (exemplo: Opel V Vauxhall)
Na imagem de cima um ou dois tipos de carrocaria sairam exclusivamente para o mercado ingles.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Um exemplo de veiculo nao original e bem conseguido:

Nao fazer confusao com qualquer outro veiculo que la por ter rodas e uns autocolantes e umas luzes tambem tem o merito de ser chamado UMM:

Em Dezembro de 2014 nenhuma desconsideracao por veiculos UMM alterados propriedade dos seguintes proprietarios UMM:

Petertumble (o longo na foto)
Filipe (filipeumm)
Helder (facochero)
Pedro Marques (markilhas)
Um dos veiculos do Ivan Frois (valedoumm)
Humberto (fenixreborn)
Um membro frances que nao me recordo o nome e tem ou tinha o seu alter cinza e com pouquissimas "laminas"
Um membro espanhol que anda por ai um topico e foi capa de revista em espanha (mecanica Jeep)
E tantos outros em que me falha a memoria neste instante e tem boas aplicacoes e demonstram empenho e tempo dedicado de volta das alteracoes, pois nada se faz numa noite.

Mas isto deveria ser sim tema de conversa e ate debate no encontro anual UMM (aniversario do clube)
Com exposicao de video ou videos ou compilacao de imagens da epoca para sensibilizar novos elementos da comunidade UMM.
Com acompanhamento de leitura ou audicao de pre gravacao de textos ou relatos na primeira pessoa, para uqe na verdade a comunidade seja menos ignorante e mais culta, porque andar a fazer kilometros de UMM qualquer um ja faz e faz quando quer.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
o Tiago (Volino) disse tudo: "alterados ou de origem? GOSTO DE UMM'S e sempre que ando neles fico muito contente"

eu não diria melhor!!

Gosto muito de ver um UMM todo direitinho, alcatifas originais, as pecinhas todas direitinhas no sitio sem acessórios inúteis.

Mas também gosto muito de pegar no meu Imperador, meter-me no meio dos tubarões que falam japonê e deixa-los de olhos em bico com a prestação da maquina em off road. o que não seria possível se ele estivesse 100% de origem. O ideal seria ter um UMM para ambos os conceitos, mas isso é o mais difícil (€€).

Depois há alterações e alterações!

Temos aquelas alterações que ninguém percebe muito bem porquê:

E depois temos aquelas alterações que, independentemente do retorno que proporcionam, devem dar cabo das pestanas a quem as idealizou:

Top Inferior