Pessoal,
Um topico destes e' interessante e nao percebo como e' que se consegue ver "guerra" numa tema de conversa destes...
De volta da marca que nos tras a este espaco de encontro.
Para comecar este topico tem que ser movido para outra seccao que nao a seccao OFF TOPICS....pois tem tudo a ver com UMM's e nada com off topics.
Isto para por as coisas nos sitios certos. (portanto alguem da admin quando puder fazia a fineza)
Pegando nas palavras "sitios certos" que nao hajam duvidas que um veiculo ORIGINAL = como saida de fabrica / linha de montagem e' um veiculo EXEMPLAR. Querendo dizer que serve de exemplo e referencia demonstrando como era o veiculo na epoca quando finalizado e pronto para entrega ao cliente.
Tentar rematar o assunto dizendo que saiam UMM's de todo o tipo e feitio deixando ficar a porta aberta para acrescentar temas de TUDO e mais alguma coisa e' mera ilusao, ou conveniencia.
Para isso qualquer marca tem as suas brochuras / panfeletos / catalogos / manuais tecnicos e outros documentos impressos promovendo o veiculo A ou B.
No caso dos UMM's tambem nao foge a essa regra.
A ideia que por vezes alguem possa pensar que era algo estilo "sem rei nem roque" e se montavam UMM's de qualquer modo e feitio e' pura ficcao.
Qualquer marca tem que ter um caderno de encargos, planos, projecto do veiculo etc...etc...ate mesmo para poder lidar com todas as empresas subsidiarias ou perifericas que se relacionam com o fornecimento do projecto A ou B.
O desgoverno aconteceu bem ja numa fase mais final no caso MOVAUTO e fabricante Uniao Metalo Mecanica(anos 90).
Lembro que para quem nao tem presente na memoria a MOVAUTO era linha de montagem para algumas marcas/modelos de automoveis, incluindo os veiculos UMM e montava esses mesmos veiculos e veiculos UMM sob licenca dos respectivos constructores.
A minha opiniao pessoal:
Gosto e admiro trabalhos bem feitos. (o que tambem por si so e' tema de conversa e se deveria definir o que e' bem feito)
Gosto e admiro todos os veiculos que nos dias de hoje estejam no seu estado original.
...e tambem...
Gosto e respeito individuos que se dao a uma carga de trabalhos em alteracoes bem profundas e que envolvem engenharia "a seria" e normalmente gastos "a seria" em veiculos que teriam um fim de vida nao digno e vai dai os seus proprietarios resolveram dar a volta ao texto pela mais que positiva.
E' de notar que em quase todos os casos esse proprietario que resolveu alterar o veiculo A ou B e' possuidor tambem de um veiculo em estado ORIGINAL.
No caso de alguns proprietarios UMM actualmente e' pena irem parar a individuos que nao tem o minimo de respeito nem carinho por um veiculo que deveria de ser acarinhado por todos os portugueses independentemente das suas prestacoes serem boas ou menos boas.
O termo "charuto" ou "chasso" entre outros e' mero insulto a um veiculo e o termo demonstra o trato directo que e' dado por alguns proprietarios UMM "por acidente" ou forca das circumstancias economicas pois a ainda facil aquisicao deste veiculo ainda a custo acessivel tornam estes veiculos em meras MULAS de carga para alguns. Deformando ate a boa rep***cao de robustez que o veiculo tem ou tinha alem fronteiras.
Vou ate mais longe em dizer que muitos dos proprietarios que assim tratam o veiculo UMM usam estes termos para na verdade esconder por DESLEIXO ou facilitarem a vida a si mesmo em nao caprichar no seu veiculo tanto a trazer o veiculo de volta ao seu ponto "como original" / de fabrica ou entao a efectuar alteracoes como devem de ser.
Ate desafio o pessoal em segredo criar esta "classe" ou estado de conservacao do veiculo UMM,
a classe Charuto = veiculo menosprezado, ignorado e usado pelo seu proprietario de forma egoista e em que nunca se dedicou a repor o veiculo nem que seja aos poucos cada vez mais perto do ponto original.
Nao confundir se o proprietario decidiu por outro caminho, o da "boa e eficaz alteracao" que seja harmoniosa, segura, e de admiracao e dedicacao do proprio. (esta ultima opcao e' muito relativa e discutivel pois para alguns aplicar molas helicoidais debaixo das longarinas UMM e' "aceitavel" entre outros exemplos)
Para que nao hajam duvidas ficam imagens de veiculos UMM em estado original:
(e que andam alguns por ai ate em cor original e tal e qual catalogos da altura)
Pode tambem acontecer o fabricante lancar certos modelos com determinada configuracao para certos paises, conhecemos muitos veiculos que tem nomes diferentes em diferentes paies (exemplo: Opel V Vauxhall)
Na imagem de cima um ou dois tipos de carrocaria sairam exclusivamente para o mercado ingles.