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Travões moles

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Ora bem, a questão é a seguinte, andava a notar que o umm estava a ficar sem travões, agora está mesmo sem travões.

Trava 1%, se der quatro bombadas até ao fundo, na quarta, quando encosto o pedal á chapa, pára se for a 5kmh, se for a mais já não pára.

Não há fugas de óleo em lado nenhum, os reservatórios estão cheios.

Desconfio que seja a bomba de travões, mas não tenho a certeza.

Alguém tem ideia do que seja?

Já agora, quanto custa uma bomba de travões nova? e onde posso comprar? para umm alter 1 de 1987 atmosférico.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

alex

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7 Dez 2006
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Isso tem ar no sistema... de certeza que está bem ferrado?


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
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batrakiu

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11 Jun 2009
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Olá.


Ar nos sistema como diz o Alex... Se entra ar, sai oleo, a não ser que tenha sido mal ferrado.

O circuito de travagem é relativamente simples, se tens fuga ela tem que aparecer.

De qualquer das formas, não perdes nada em sangrar o sistema todo, pelo menos despistas logo o que possa ser.

Como diz o Mário Conde, a maioria das avarias nos UMMs são coisas simples de resolver, por isso, começa por ai...

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
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..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."
 

Dr_Lion

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18 Jan 2008
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Pois, já tinha pensado em sangrar o sistema só para despistar. E vou fazer isso assim que tiver tempo, mas a verdade é que não vejo fugas e o nível do óleo não desce.. o que me faz pensar que seja a bomba.. ou outra coisa qualquer que não implique fugas.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Sr. DR, não há dúvida alguma de que há ar no circuito.
Se queres saber mesmo onde está o problema, começa por sangrar o circuito na roda trazeira esquerda (lado do condutor), se a minha teoria estiver certa e caso notes que sai ar logo na primeira sangradela é quase 100% garantido que a bomba principal está boa e que o problema reside apenas num ou nos dois bombites traseiros.
Se tiveres travões de disco atráz aí aponto para a bomba principal!
boa sorte com isso.
cumps
 

batrakiu

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11 Jun 2009
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quote:Sr. DR, não há dúvida alguma de que há ar no circuito.
Se queres saber mesmo onde está o problema, começa por sangrar o circuito na roda trazeira esquerda (lado do condutor), se a minha teoria estiver certa e caso notes que sai ar logo na primeira sangradela é quase 100% garantido que a bomba principal está boa e que o problema reside apenas num ou nos dois bombites traseiros.
Se tiveres travões de disco atráz aí aponto para a bomba principal!
boa sorte com isso.
cumps


Caro Mário
Não será a roda traseira direita por ser a que está mais longe da bomba central??

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
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MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Tens razão André, fiz uma confusão danada!
Estive a ler uma anedota de um fulano que bebeu 20 shotes há pressa e acho que o alcool dos shotes tambem fez efeito em mimm:D:D:D
Obrigado por estares atento;)

Sr. DR. sangre primeiro a roda do lado direito, (lado do pendura).;)
Cumps
 

batrakiu

UMM
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Sempre podias ter comprado um UMM ao Aloevera:D

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
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Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Vou seguir o seu conselho, mas agora uma pergunta de principiante, como se sangram os travões no umm? tem tambores ás 4 rodas.

Bicicletes com travões de disco, já sangrei muitas, é meter óleo no recipiente, abrir a purga em baixo junto á maxila, carregar no travão (no caso das bikes na manete), fechar a purga junto á maxila, aliviar o travão; e repetir o processo até que sinta que não sai ar mas apenas óleo.

È assim que se faz no UMM? outra questão, é que nas bikes, o circuito é independente, cada travão tem uma bomba, neste caso o pedal do travão trava 4 rodas (4 bombitos), ou há outro processo mais correcto de efetuar este procedimento?

Sinceramente a ideia que me dá é de estar ar no cirtuito, mas acho muito estranho o nível de óleo não descer, nem ver nada pingado. É que até fiz uma vistoria ás 4 rodas, e nenhum bombito apresentava qualquer sinal de mau estado, nem óleo escorrido, nem nada, já tenho tido em anos anteriores bombitos com muito pior aspecto e a verdade é que o jipe travava, mas vou então sangrar os travões e depois venho cá postar as diferenças.


Também gostava que o problema fosse simples de resolver, vamos lá a ver.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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Já vi que estás mestre na arte de sangrar travões.
O procedimento para sangrar os travões do UMM é exatamente o mesmo.
Para te facilitar a vida pede ajuda de alguem para travar e destravar sempre que tens que abrir e fechar a purga do bombite, enquanto vais executando o processo de purga só tens que estar atento ao nivel de fluido de travões para evitar que falte o óleo.
Agora que mencionas ter travões de tambor nas 4 rodas ainda fico mais convencido que problema é mesmo num bombite e se for vai ser no bombite que tiver ar, fica atento a este promenor.;)
cumps
 

batrakiu

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11 Jun 2009
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Cuidado!

Da ultima vez que troquei o oleo dos travoes ao rasteirinho ficou 5 meses no estaleiro!!!

André Santos
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Dr_Lion

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18 Jan 2008
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Mário, essa purga do bombite que falas está mesmo no bombite e é preciso retirar a roda e o tambor, ou é uma purga que tem um parafuso do lado de fora do prato do travão?

Fiquei na dúvida se seria por fora ou por dentro.

E já agora se se pode fazer isto com a chave rodada, mas o motor desligado, ou o motor tem que estar a trabalhar?



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alex

UMMzão
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A purga é por fora, junto ao tubo do óleo.
Não precisas de de ter a chave ligada.
Bombeia, ou manda bombear, 3 ou 4 vezes antes de carregar definitivamente e abrir a purga. Deverás sentir o pedal cada vezes mais rijo enquanto bombeia. Quando abrires a purga, é normal o pedal ir para baixo. Só levantar o pé quando a purga estiver fechada.
Já agora cuidado com óleo em contacto com os ólhos....

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
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Dr_Lion

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18 Jan 2008
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Obrigado pela ajuda alex.

já estive de volta do jipe mas surgiu-me um problema, não consegui desapertar a purga do travão de trás do lado do pendura. Dá-me ideia que aquilo tem um tamanho manhoso, confirma-se?

É que a chave 10mm tem alguma folga e parece que se passa, a de 9mm não entra. Será alguma medida em polgadas (tal como os parafusos do veio de trasmissão)?

Outra dúvida que me surgiu quando os estava a sangrar, devo, primeiro calcar o travão, de seguida abrir e fechar a purga, e largar o travão voltando a repetir o processo; ou devo primeiro abrir a purga, depois calcar o travão, de seguida fechar a purga e largar o travão. Se bem que pelo que ao alex disse-me parece-me que é mais a segunda hipótese.

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ajoaovm

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30 Abr 2006
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Boas, o mais certo é a medida ser em polegadas 3/8 = 9,525mm.
Tive durante uns anos o mesmo problema no meu Alter1, a bomba é igual ao cournil, o mais certo são as borrachas da bomba a deixar passar pressão dum lado para o outro. Pede a alguem para acionar o pedal e vê se a pressão da bomba vai para os reservatorios, no meu caso fazia esguicho dentro do reservatorio. O kit reparação autofren D1197 trás todas as borrachas e as valvulas anti-retorno que ficam nas saidas da bomba.

cUMMprimenTTos
António João

Serralhariaajoao4x4team
 

Dr_Lion

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18 Jan 2008
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Boas, já estive a sangrar a roda que faltava e nada, o jipe não ficou a travar. Presumo então que seja mesmo da bomba.

Por acaso esqueci-me de verificar se a pressão ia para os reservatórios, se bem que não me parece porque eles não estavam salpicados nem sujos de óleo por fora. De qualquer forma ainda eide confirmar. Mesmo assim é possível que seja a bomba na mesma sem a pressão passar para os recipientes?

Estou tentado a tirar a bomba, mas não se é fácil de tirar ou como se tira a bomba, não há cuidados a ter ao tirar a bomba? ou será que pode saltar alguma peça? Alguma dica para tirar a bomba sem fazer asneira?

E por fim, onde arranjas esses kits ajoavm??

Desde já agradeço a ajuda prestada.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Sim, a minha bomba é exatamente igual a essa.

Agora preciso de saber os truques para a desmontar a ver o estado dela e para decidir o que fazer depois.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
Registo
18 Jul 2010
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viva
desaperta os dois parafusos que prendem a bomba ao servofreio, desapertas os tubos dos travões e esta a bomba fora.
feito isso a parte que estava encostada ao servofreio no interior tem uma mola de aço que serve para segurar todo interior,com uma chave de fendas tiras essa mola atenção para não saltar, depois disso mais ao menos a meio da bomba pelo exterior tem um parafuso 10 tira-o, agora bate com a bomba num taco de madeira até sairem os dois embolus e esta feito podes tirar tambem os copos para isso usa uma chave para desapertar a porca que esta no interior de cada um
abraço
 
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