• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Que material usar para o corta fogo e capo

Ribeiro_UMM

Iniciado
Registo
5 Jun 2009
Mensagens
48
Localização
Portugal
Que material recomendam e facil de aplicar ao pé do motor e caixa de velocidades para o umm tornar-se num carro electrico?:)
 

Ribeiro_UMM

Iniciado
Registo
5 Jun 2009
Mensagens
48
Localização
Portugal
Passo a explicar quero que o meu Turbo pareça um carro electrico a andar!!:cool:, que material devo aplicar para lhe abafar o barulho de motor e caixa e que seja facil de aplicar na chapa??

Abraçumm
Ricardo Ribeiro BX-06-22
 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
pois, eu também já ando há algum tempo a tentar descobrir o que é o melhor, já andei por tópicos intermináveis aqui pelo forum mas não cinsegui chegar a uma decisão conclusiava... já agora, quem souber a resposta a isto adicione também o local onde adquirir Sff.

Cuumps

The Flying UMM
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Vou contar-te o que tive que fazer para resolver esse PROBLEMA!

Quando comprei o meu UMM ainda andei uns dias todo entusiasmado com a compra, nem me apercebia do excesso de barulho nem da falta de conforto!... mas com o passar dos dias desanimei e fiquei farto de tanto barulho, vai dai que tive de intervir para resolver o problema do excesso de ruído no interior!

Depois de ter feito uma pesquisa exaustiva na busca de material para isolar interior do jipe acabei por aplicar cortiça de 5mm na parte que fica para o interior do habitáculo, para o lado do motor e das caixas de velocidades coloquei uma alcatifa especial que é usada no isolamento acústico das régies e estúdios de som…Esta alcatifa é super densa, tem uma espessura de mais ou menos uns 5mm e pesa como um raio!

A aplicação foi bastante morosa e deu muito mais trabalho do que possa parecer, o UMM é aparentemente uma máquina de linhas direitas mas mesmo assim tem inúmeros cantos, recantos curvas e curvinhas que me testaram a paciência quase ao limite!... Mas o resultado final valeu bem a pena, mas nem tudo são rosas! o jipe infelizmente ganhou uns bons quilos a mais, mas quando o fui experimentar, nem queria acreditar!

...Fiquei com muito mais conforto e finalmente posso conversar sem ter que estar aos gritos e ouvir musica sem ter que colocar o volume do rádio quase no máximo!

Com esta intervenção ainda tive direito a um bónus de melhoria que nem estava a contar! …Trata-se de também ter resolvido o problema do aquecimento na zona dos pés provocado pelo calor do motor! Sabe bem no inverno, mas no verão era quase insuportável principalmente para quem faz viagens longas, como é o meu caso.

Na altura que apliquei a cortiça e a tal alcatifa fiquei com algumas duvidas em relação à durabilidade e resistência destes materiais, no entanto, já o fiz há mais de 10 anos e ainda não me apercebi de nenhum tipo de degradação ou perda de qualidade do material aplicado!

Sei que na altura acabei por gastar uma pipa de massa, mas se hoje o tivesse que voltar a fazer, fazia-o sem hesitar!

Fica o relato na primeira pessoa para quem queira fazer o mesmo, como já referi, estou (muito) satisfeito e recomendo!

Cumprimentos.

 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
A conclusão que cheguei, foi que o mesmo é impossível de fazer.

soluções:
Trocar de motor para outro mais silencioso, (só mesmo um eléctrico)
na farmácia comprar tampões para os ouvidos,
Numa loja de EPI´S comprar também uns auscultadores.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
quote:Originally posted by MarioMachado


Vou contar-te o que tive que fazer para resolver esse PROBLEMA!

Quando comprei o meu UMM ainda andei uns dias todo entusiasmado com a compra, nem me apercebia do excesso de barulho nem da falta de conforto!... mas com o passar dos dias desanimei e fiquei farto de tanto barulho, vai dai que tive de intervir para resolver o problema do excesso de ruído no interior!

Depois de ter feito uma pesquisa exaustiva na busca de material para isolar interior do jipe acabei por aplicar cortiça de 5mm na parte que fica para o interior do habitáculo, para o lado do motor e das caixas de velocidades coloquei uma alcatifa especial que é usada no isolamento acústico das régies e estúdios de som…Esta alcatifa é super densa, tem uma espessura de mais ou menos uns 5mm e pesa como um raio!

A aplicação foi bastante morosa e deu muito mais trabalho do que possa parecer, o UMM é aparentemente uma máquina de linhas direitas mas mesmo assim tem inúmeros cantos, recantos curvas e curvinhas que me testaram a paciência quase ao limite!... Mas o resultado final valeu bem a pena, mas nem tudo são rosas! o jipe infelizmente ganhou uns bons quilos a mais, mas quando o fui experimentar, nem queria acreditar!

...Fiquei com muito mais conforto e finalmente posso conversar sem ter que estar aos gritos e ouvir musica sem ter que colocar o volume do rádio quase no máximo!

Com esta intervenção ainda tive direito a um bónus de melhoria que nem estava a contar! …Trata-se de também ter resolvido o problema do aquecimento na zona dos pés provocado pelo calor do motor! Sabe bem no inverno, mas no verão era quase insuportável principalmente para quem faz viagens longas, como é o meu caso.

Na altura que apliquei a cortiça e a tal alcatifa fiquei com algumas duvidas em relação à durabilidade e resistência destes materiais, no entanto, já o fiz há mais de 10 anos e ainda não me apercebi de nenhum tipo de degradação ou perda de qualidade do material aplicado!

Sei que na altura acabei por gastar uma pipa de massa, mas se hoje o tivesse que voltar a fazer, fazia-o sem hesitar!

Fica o relato na primeira pessoa para quem queira fazer o mesmo, como já referi, estou (muito) satisfeito e recomendo!

Cumprimentos.




Boas Mário,

tou a ver que há pessoas que não desistem com facilidade =)

Já agora, colocaste também alguma coisa por baixo do capô? ou só no interior do carro?

e já agora, onde compraste essa alcatifa acústica?

Cummps

The Flying UMM
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Mario, essa alcatifa, tens algumas referências de como se possa chamar, o tipo concreto de material ou onde se pode encontrar (ou onde tu encontraste na altura...)

Já agora, como colaste o material na chapa?! É outra duvida/questão que costumo ter...como colar sem que com o calor e trepidação o trabalho não vá por agua abaixo!

cUMMprimentos
Benjamim
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
O UMM de "londres" esta a montar todas as telas que a NoiseKiller comercializa.
Resultados?....infelizmente ainda nao se pegou na "makineta" dos decibeis...mas vai chegar a altura.

E sim em telas ja se gastou na casa dos 500 a 600 euros...em KILOGRAMAS hmmm cerca de 30kgs.
Telas para o capot
Telas para as portas
Telas para as paredes da carrocaria
Telas para o chao
"Cobertor" para o motor e caixa de velocidades.

(tudo insonorizante)

Informacao esta muita no topico "Alter Turbo 1993 - Jornal do Zeca"
Ou entao em videos no youtube

Oucam bem algumas recomendacoes que "aparecem soltas" no meio da conversa
como NAO colar nenhuma material ao "chao" do UMM entre outras...





Lamento estar a falar somente da NoiseKiler mas foi a marca que me cativou a atencao por varias razoes.
Solucos "baratinhas" por vezes e em certos casos nao existem....o uso da corticite parece-me ser algo na relacao preco qualidade ser algo razoavel...mas lembrem-se que e' material "natural" e "reage" a e com humidades.
Portanto nao mergulhem o UMM em agua...

Espero que os videos contribuam para alguns esclarecimentos e percam tempo a pesquisar e a ler e a ouvir...quem ganham sao os UMM's.

Os productos da NoiseKiller estao a ser distribuidos em Portugal pela Integra Support. (Trofa)

Boa sorte
Carlos Pires


 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Só para completar a informação que dei, quero acrescentar que a alcatifa que pus no carro foi-me doada pelo Centro de ciências do Europarque "visionarium", local onde trabalhava na altura!

Desconheço a origem da alcatifa assim como nome ou referencias da mesma! ...De qualquer maneira vou ligar para lá e falar com algumas pessoas da administração e ver se consigo saber mais alguma coisa! Só não posso garantir nada! visto que depois do meu telefonema terei que aguardar pela resposta de terceiros, quanto a isso já pouco poderei fazer!

Quanto à fixação da dita alcatifa, também teve de ser feito com alguma arte e engenho, para garantir que os resultados não iriam ficar à quem das expectativas.

Como os isolamentos de origem do meu UMM na altura ainda estavam como novos resolvi colar por cima do material de origem!
Isso foi feito com cola de contacto, depois foram colocados alguns parafusos com anilhas bastante largas para garantir que dali não sai nada!
Este foi o trabalho feito do lado que fica virado para o motor e as caixas, a cortiça essa foi colocada pelo lado de dentro e só foi preciso usar a cola de contacto, claro que depois ainda levou as alcatifas de origem!

Em nota de rodapé acrescento que há no mercado muitos tipos de cortiça que servem para o efeito, mas eu optei por usar a cortiça com tratamento de verniz que é usada para fazer pavimentos de habitações.

Esta cortiça não troce nem amola! …Para os mais sépticos quanto à aplicação da mesma posso garantir que não há problema nenhum com água, muito menos com vinho!:p

Só falta dizer que o capon do Jipe acabou por ficar com o isolamento de origem, deixei essa parte para mais tarde e como o ruído no interior do jipe reduziu tanto nem já nem me preocupei em colocar mais nada, claro que desta forma sempre evitei mais uns quilos! …O capon já tem peso que chegue!:dizzy_face:...irra:disappointed_relieved:!!

Só para terem uma ideia do peso, se disser que depois do trabalho concluído o jipe deve ter ficado uns 30 a 40 kg mais pesado talvez não esteja a exagerar!

Cumprimentos
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
E eu estou a "arredondar" e "tentar" ser positivo...pois nao me admiro nadinha que no meu caso ande pelos 50kgs em telas...
So mesmo no final e' que por acaso vou pesar antes de colar todas as pecas.

Mister Machado...nos em Portugal temos melhor acesso a corticite e derivados do material por razoes logicas.
Os camones e outros nao tem essa sorte.

No meu ver materiais "sinteticos" infelizmente sao sempre melhor para certos casos.
Mas acho que da perfeitamente a aplicacao agora informem-se bem qual o tipo de corticite etc..etc...
Nao vao por ai a certos restaurantes comecar a "gamar" as placas que estao no tecto lol...

Mas partilhem ideias ...
como tambem devo de dizer que sem duvida existem muitas solucoes no mercado o UMMVEE (se nao me falha a memoria) tb esta a aplicar algum material interessante no carro dele.

Eu somente por afinidade e por saber que a NoiseKiller tinha ja faz uns 10 anos os moldes exactos para os UMM's me aproximei deles.

P.S. O Benjamim perguntou-me algo acerca deste material e material em geral, eu respondi-lhe e penso que no fundo ate respondo ao topico:
- Devo lembrar que nao existem telas que aguentem os maus tratos do exterior do carro.
- Mais pelas regras basicas da insonorizacao ou "objecto" a insonorizar nenhuma tela anda por "fora".
Nao confundir por exemplo com a tela que o TEBI usa e BEM no restauro do TROFEU Ex Carlos Sousa...era o material da "epoca" e ele fez muito bem em usar...e mesmo nos dias de hoje reduz vibracoes e outros significativamente.

Agora falando das telas "compostas" = tipo "sandwich" e' outra coisa, sao telas com uma engenharia diferente onde materiais sao usados em funcao das areas do carro, para que vao servir etc..etc...

dei um exemplo para ele imaginar...revestir o UMM TODO pelo exterior com as melhores TELAS do mundo...e deixar o interior com a chapa "nua"...ele ainda nao me respondeu mas tenho a certeza que vai perceber o efeito "metalico" que ainda o habitaculo ficara...

O ruido esta no exterior? entao deixem-no la estar...ha que "caprichar" no interior...no habitaculo do carro.

Na industrial automovel dos dias de hoje e' isso que vemos...a nao ser uma chapa ou outra termica para suportar temperaturas de zonas de escapes e outros...ao mais de resto "tudo dentro de casa"....

O Pedro Reis - kingstar esta a trabalhar no "meio" e pode perfeitamente falar e elaborar acerca disso...ja anda para ai um topico a falar disso mas o pessoal quer a papinha toda...raios partam o SEARCH do forum! ...se virem os gajos que mandam nisto digam que pelo natal vou mandar fazer um "search novo" ...:cool:

Carlos Pires

 
Registo
29 Abr 2010
Mensagens
388
Localização
-
Boas,

Aplicando o que em tempos aprendi nas aulas de arquitectura a que fui, passo a explicar o seguinte:

-Pretendemos dois tipos de isolamento; térmico e acústico, certo?

Falemos então do isolamento acústico que deu origem a este post.
Existem dois tipos de sons acústicos. São eles os sons de percurssão e os sons aéreos. Como será facil de perceber, não há nada a bater (a fazer percurssão) nas chapas que pretendemos isolar. Logo, preocupemo-nos com os sons aéreos provocados pelo ruido do motor. Diz a ciência que quanto maior for a massa e densidade do material, maior é a eficiencia do isolamento aos sons aéreos que pretendemos reduzir.
Assim, é aconselhavel escolhermos um material bastante denso de massa. Uma vez que a cortiça não tem um indice de densidade de massa elevado, é de todo desaconselhavel para o isolamento não só dos nossos carros, como também de edifícios. No entanto, a cortiça é um excelente isolante térmico!
Resumindo; para isolar a entrada do barulho do motor dentro do habitáculo, esqueçam a cortiça e tentem optar por produtos bastante densos de massa. Tal como disse o amigo ALOE VERA, o melhor serão mesmo os produtos sintéticos estudados e fabricados com esse objectivo. Não se esqueçam ainda de escolherem produtos com elevado grau de resistência ao calor para não correrem o risco de verem o carro pegar fogo numa autoestrada num dia quente de Verão.

Abraços
Pedro Santa Bárbara
 

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Mensagens
1.470
Localização
Portugal
boas,

vê em www.grupoder.com
têm o silent coat, é bom material isolante, no site tens os contactos
eles ajudam-te a escolher o mais adequado ao que pretendes fazer.
cUMMpts



 

electrao

UMM
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
628
Localização
Portugal
Ola boas a todos
Eu no meu restauro estou a por na chapa interior no motor um produto que é a base alcatrao com pelicula prata para isolamento de calor de motor.
Comprei a 12€ metro quadrado e esta a fica impecavel.
www.maxcei.com
Av do Brasil 196A

"This is a dream Come true"
Paulo Silva
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Tanta literatura e conversa interessante mas com tanta coisa escrita aqui no forum por mim.
É precisa sapiência !!!
Há soluções felcot, material original que era colocado nos UMMs.
É preciso pesquisar no forum e encontrarão respostas às questões apresentadas.
Agrupem-se e terão material !!!!

UMM Abraço


 

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Mensagens
1.137
Localização
Portugal
Eu vou apostar em cortiça e fugir ao que sem faltar ao respeito ao pedro santabarbara mas não acredito em arquitectos portugueses que nem sabem qual é a diferença entre um tijilo de 12 e um de 15 pois a cortiça não arde e é um excelente material de isolamento acústico com um preço espectacular para nós. (nº 1 em produção e exportação) valorizemos o que temos qwue é bom que é o caso da cortiça.
Não digo que junto de partes sensíveis do motor não se deva colar uma camada de um material qualquer para eviatr óleos e temperaturas incandescentes mas se bem podem ver um sobreiro que tenha 3 anos de casca sobrevive a incêndios.
Viva a arquitectura e a engenharia do papel, vamos meter mas é mão à obra e ensinar como se faz!

Alter II Longo verde Lona- Rio Lizandro
 
Top Inferior