• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Peço a vossa opinião

fred machado

Iniciado
Registo
5 Mar 2012
Caros amigos.

Já alguém tentou trocar o motor 2.5 por um de um BMW 525 tds?
Se sim, a questão da caixa é fácil de resolver?

Nunca coloquei fotos porque de restauro muito pouca coisa fiz quando o adquiri. Apostei em pequenas coisas. Mudei a transmissão toda e meti uma nova. Não cheguei a tirar fotos disso também.
Infelizmente ainda não juntei o suficiente para restaurar como pretendo. Para já vou aos poucos restaurando a parte mecânica. Quando houver dinheiro (se o Gasparzinho deixar) aí sim pretendo fazer tal como vocês fazem. Fotos detalhadas de todo o processo.

De momento estou emigrado. Pelos vistos o meu pai decidiu dar umas voltas e o motor original acho que foi à vida. Ou pelo menos o conserto não vai ser barato.

O UMM é um Alter II atmosférico. Ex-GNR que vai com 300 e muitos mil Km, que até podem ser mais pois quando o adquiri estava com a bicha avariada.

Assim sendo surge a questão. Valerá a pena reparar um motor com tantos kilómetros ou será que me compensa o famoso 525tds? Apareceu-me uma boa oportunidade de adquirir um com cerca de 130 mil km com preço bastante razoável.

P.S. Após escrever estas linhas, e para que não me "batam" vou actualizar a minha introdução com um vídeo. Custa estar longe do meu menino, mas tem de ser.

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Boas, a questao da caixa podes facilmente resolver se arranjares uma caixa do 325ix que facilita muito a adaptaçao!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92

fred machado

Iniciado
Registo
5 Mar 2012
Obrigado.
Vou procurar isso.

Mas a questão é se valerá a pena. O meu maior receio é o desgaste do motor original. Sendo que já tem tantos kilómetros não sei até que ponto me compensará mantê-lo....
Quando o adquiri tinha aquela ideia de o manter o mais original possível.

ricardo082

Iniciado
Registo
5 Nov 2012
Um Umm com motor de uma 525TDS ? Parece-me bem. E já agora um Umm com motor de um Patrol 2.8, é possivel ? Eu gostava de meter a mecânica de um Alter II Turbo mas não encontro nenhuma :(

Cumprimentos,
Ricardo Silva

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

O motor do patrol e andar para trás. O do 525 e uma aposta boa se perceberes do que estas a fazer ou então se tiveres euros para gastar em mão de obra.

Podes meter um motor turbo e já fica muito bom.

fred machado

Iniciado
Registo
5 Mar 2012
Show_time:
Quando me fala de motor turbo, refere-se a quê concretamente? O que equipa os Alter Turbo?

Eu quando mencionei o motor 525tds é por saber que existem uns 4 ou 5 que foram feitos de fábrica com esse motor.
Ando a estudar hipóteses. A ideia de consertar o motor também não está de fora.
Decidi perguntar porque há gente aqui bem mais experiente e que me poderia dar soluções.

Obrigado pela vossa ajuda. Nada está decidido.

cUMMprimentos a todos.

henriques

UMM
Registo
31 Out 2009
Eu apostava no motor do patrol 2800 turbo, isso sim vale o esforço e um motor com um ronco 5 estrelas e se tiverem duvidas eu não tenho.;)

ricardo082

Iniciado
Registo
5 Nov 2012
Perguntei o do Patrol, só por mera curiosidade. Mas já agora porque seria andar para trás ?

Cumprimentos,
Ricardo Silva

ACardoso

UMM
Registo
6 Nov 2011
Tanto a solução do motor BMW ou a do Patrol é sinonimo de chumbo na inspecção, a não ser que tenhas uma grande disponibilidade de tempo, financeira e paciência para legalizares tudo, vais andar sempre com receio de ter o carro aprendido... A opção do motor "UMM" 2,5 TD passará mais discreta na inspecção, e ficas com um carro equilibrado mas também não vais andar legal...

https://for-umm.pt/oldthreads/18188
http://portugal.portalclassicos.com/topic/12687-mehari-plage/

fred machado

Iniciado
Registo
5 Mar 2012
Tem toda a razão.
Ainda não tinha pensado nisso da legalização.
Se calhar vou apostar mesmo em tirar o motor original, limpar aquilo muito bem, reparar o que tiver de reparar e talvez meter um turbo.

Eu tempo até tenho, a questão financeira é que...enfim. Estava mesmo entusiasmado.

ACardoso

UMM
Registo
6 Nov 2011
quote:Originally posted by fred machado

Tem toda a razão.
Ainda não tinha pensado nisso da legalização.
Se calhar vou apostar mesmo em tirar o motor original, limpar aquilo muito bem, reparar o que tiver de reparar e talvez meter um turbo.

Eu tempo até tenho, a questão financeira é que...enfim. Estava mesmo entusiasmado.

Não deves meter um turbo, podes é meter um motor turbo, não é bem a mesma coisa.

https://for-umm.pt/oldthreads/18188
http://portugal.portalclassicos.com/topic/12687-mehari-plage/

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
A troca de motor é algo que fica sempre muito dispendioso principalmente se optares por algo que terá de ser totalmente adaptado aos nossos UMMs.

O que poderás fazer de forma a ficares bem servido e sem sofreres um grande rombo na carteira será optares pela aquisição de um motor de origem de um alter 2 turbo.

Ou então arranja um motor igual ao que tens, só tens que procurar isso com calma, já vi por aqui à venda motores desses ao preço da chuva.

Já agora acrescento mais uma opinião, se quizeres trocar de motor vai para o motor peugeot 2.1 de 12 valvulas, na minha opinião será melhor solução do que as anterioremente faladas.

Abraço

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Boas

Qual 2.8 da nissan... esse motor é pesado, bebado e só trabalha em altas. Não é assim nada do outro mundo... Mais vale o 1-KZT da Toyota... Esse sim é um motor BOM. Por alguma razão os patroleiros trocam o de origem por este ou pelo da cabstar!

Fred, primeira pergunta, para que é queres o UMM? passeios soft, TT mais difícil, "ir a missa" ou de tudo um pouco? Só justifica tamanho investimento na troca de um motor se fores para competir no trial ou semelhante! Para brincar acho que não vale a pena, ainda para mais dizes que tens orçamento com a opção "gasparzinho" ligada!

O motor 2.5 turbo bem afinado, é bastante bom e chega para muita coisa!

O do 525tds vais gastar uma pipa de massa em mão de obra especializada para o colocar no local! principalmente por causa da electrónica do motor!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

fred machado

Iniciado
Registo
5 Mar 2012
Todas as vossas opiniões serão tomadas em conta.

Muito obrigado a todos. Quando tiver notícias, informar-vos-ei.

É bom contar com opiniões mais experientes. Fizeram-me reflectir sobre aspectos que ainda não tinha pensado.
De qualquer forma, no Verão regresso e vou ver o meu menino.

cUMMprimentos a todos e um bom natal!

ricardo082

Iniciado
Registo
5 Nov 2012
Tenho usado o meu Atmosférico como carro de dia a dia, e tenho achado um bom jipe. Pena mesmo a falta de direcção assistida :disappointed_relieved: Mas o Atmosférico já chega bem para uns pequenos passeios, agora se quiseres também fazer como eu (ir para uns trilhos mais complexos), então aplica um turbo que é fácil de arranjar! :D

Cumprimentos,
Ricardo Silva

Registo
18 Jul 2010
viva.
mas afinal o que se passou com o teu motor?
dizes que era um ex gnr com trezentos mil.
para um atemosferico não são muitos km.
as viaturas da gnr não tem seguro o que obriga a um maior cuidado na condução.
quanto a não saberes os km por ter a bicha partida se a viatura era da gnr parou no dia em que partiu pois as mesmas não podem abastecer sem fazer km e não podem sair do quartel sem abrir o livro com a respetiva klmgem.
tudo isto para dizer 1º que poderemos estar a falar de uma reparação sem grandes custos.
2º mudar para outra marca tem os inconvenientes que todos sabemos apoios,coloches para acopular as caixas alterar veios de transmição etc.
3º ainda aparecem motores muito boms tanto atemosfericos como turbos.

abraço moreira

Registo
23 Jan 2009
Boas,
Cuidado com a aplicaçãoi de turbos nos motores atmosfericos.
Os motores atmosfericos são optimos andam o suficiente e em termos de consumo não sao exagerados.
O meu anda bem e serve perfeitamente para o que quero, se faço mais estrada ponho uns pneus pequenos e sem carda e logo outra coisa.

cUMMps
Miguel

Top Inferior