• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Intercooler

Manuel Almeida

UMMzito
Registo
16 Set 2008
Mensagens
79
Localização
Portugal
Bom dia a todos,

Fui aconselhado por um amigo a retirar o intercooler do sitio em que esta e monta-lo à fente ao lado do radiador de oleo.
Alguem já fez esta alteração, quias a vantagens e desvantagens?
Se esta altração for viavel sera melhor usar o intercoler de origem ou colocar outro, qual?
A nivel de tubagens boracha ou inox?

Um abraço
Manuel Almeida

Olá a todos.
Estou muito feliz, comprei o carro carro dos meus sonhos umm UMM TD Intercooler.
dentro de alguns dias colocarei fotos para vossa apreciação assim como perguntas de caracter técnico.
Um forte abraço
Manuel Almeida
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Boas amigo Manuel, dar os conselhos é fácil, difícil é perceber se na prática certas sugestões podem ou não ser viáveis.
Olha já muitos pensaram colocar o intercooler da parte da frente do radiador, o problema é que isso obriga a uma alteração muito grande e ao gasto de muitos euros.
Eu próprio pensei em fazer isso, mas acabei por fazer algo muito mais fácil, rápido, bastante eficiente, e sem gastar muito dinheiro.
Coloquei uma ventoinha eléctrica do lado de baixo do intercooler...
Mais simples não há , e os resultados são surpreendentes!!
Aqui no forumm há muitos que fizeram o mesmo.
Pensa nisso!!
 

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Mensagens
1.007
Localização
Portugal
Existem radiadores que já possuem essa ventoinha acoplada, não é o caso dos Intercoolers dos UMMs, sendo assim terás de procurar na sucata uma que dê para adaptar no intercooler. Será certamente melhor opção do que mudar o intercooler de sitio.

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espirito aventura
www.gallumms.blogspot.com
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
Se fizerem um search aqui no Forumm, o assunto da ventoinha ja foi debatido! É uma ventoinha da SPAL!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
De facto já existe alguma matéria por aqui no forumm.
Aos interessados em saber mais é so dar uma olhadela neste tópico:


https://for-umm.pt/oldthreads/2673

Eu no meu caso coloquei o motor e a ventoinha de um nissan micra, só tive que tirar 7mm ao diametro das pás porque ficavam a rossar nos tubos do intercooler.
Ficou um espetáculo!!! e a ventoinha é à prova de água!!
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
a minha opinião é a seguinte:

por ex, eu ando a trabalhar para montar um motor turbo..vou meter intercooler..onde?
em princípio vai ser á frente do daiador da água, bem arajado, e se necessário com uma pequena ventoínha extra!

isto porque?
não tenho a caixa do intercooler original nem o mesmo, logo vou optar por um outro intercooler..

importante é que as tubagens de condução do ar sejam o menos rogosas possiveis e com as curvas o mais "disfarçado" que se consiga!

acho que vou optar por tubo inox sempre que der, e tubo de "gel" nas uniões e curvas mais acentuadas!

o intercooler não sei ainda ao certo qual vai ser, mas se calhar vai ser duma toy 280, alterado, para a entrada e saída ficarem do mesmo lado!!

Alter II de 92.... uma máquina toda da pinta!!!
 

Manuel Almeida

UMMzito
Registo
16 Set 2008
Mensagens
79
Localização
Portugal
Olá Mario Machado,
Quando dizes surpreendente a que te referes, consumos, velocidade, força etc?

O motor e ventoinha de qualquer micra serve ou tem de ser se um carro de determinado ano?

que tipo de alterações é necesario fazer?

Cumprimentos
Manuel Almeid

Olá a todos.
Estou muito feliz, comprei o carro carro dos meus sonhos umm UMM TD Intercooler.
dentro de alguns dias colocarei fotos para vossa apreciação assim como perguntas de caracter técnico.
Um forte abraço
Manuel Almeida
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
quote:Originally posted by Manuel Almeida

Olá Mario Machado,
Quando dizes surpreendente a que te referes, consumos, velocidade, força etc?

O motor e ventoinha de qualquer micra serve ou tem de ser se um carro de determinado ano?

que tipo de alterações é necesario fazer?

Cumprimentos
Manuel Almeid

Olá a todos.
Estou muito feliz, comprei o carro carro dos meus sonhos umm UMM TD Intercooler.
dentro de alguns dias colocarei fotos para vossa apreciação assim como perguntas de caracter técnico.
Um forte abraço
Manuel Almeida

Olá amigo Almeida.
Olha quando digo surpreendente estou-me e referir à quantidade de massa de ar que esta ventoinha faz deslocar através do intercooler, quanto a alterações de consumo ou de potência não faço a menor ideia, visto que ando com alguns problemas nos travões e evito andar com o UMM até ter isso devidamente resolvido.
Quanto à identificação do ventilador sei que é de um micra mas desconheço qual o modelo, aliás o modelo ou marca pouco importa, tens que ter em conta o diâmetro das pás, por causa da falta de espaço que há na parte inferior do intercooler.
Quanto a alterações, não tens que alterar quase nada no teu UMM, tive apenas que desviar o tubo de admissão que vem do filtro de ar ao turbo e fazer um suporte que permita acoplar o ventilador ao intercooler, e isso não é nada complicado.
Entretanto mando-te uma PM para limar algumas arestas, senão tenho que escrever aqui um testamento!!he he he he
Cumprimentos

 
Registo
2 Mai 2007
Mensagens
349
Localização
Portugal
Boas
Voltamos sempre ao habitual...
com ele no sitio de origem puxa bem pk mudar se nada vai alterar a nivel de rendimento??'
agora a ventilaçao no sitio original e uma ideia
Eu tenho no meu e ficom 5*

Abraço

Alter II Turbo Intercooler + ARB :)
Helder Marques
 

Bernardo Potier

UMMzito
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
82
Localização
Portugal
o meu apenas ficou assim porque eu não tenho soufagem e tinha um 2,5 atmosferico, depois é que comprei um td de uma peugeot 505 e por isso tivemos de adaptar alguns componentes, o intercoler foi um deles
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
O meu UMM tem o intercooler á frente. Não sei as diferenças para o antes e depois pois já estava assim quando o comprei.

Os tubos são metálicos (a azul) e as uniões em tubo de silicone próprio para intercooler.



O intercooler é o original mas as saídas (a magenta) tiveram que ser alteradas, pelo menos a que está mais em cima acho que foi cortada, rodada 90 graus e soldada de novo.



Sabes quando noto bastante diferença? Nas noites frias de inverno!!!

Contudo lembra-te que o interccoler só funciona estado em movimento pois só assim se cria um fluxo de ar que arrefece o ar do intercooler. Realmente acho que é mais simples e talvez até mais vantajoso colocar a ventoinha no sítio original. A baixa velocidade eu não tenho ganhos nenhuns de jeito e se agora se quiser aplicar uma ventoinha o sitio que tenho não é lá grande coisa.

Por isso é que no UMM branco vou aplicar a ventoinha e já está!



UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!



http://www.youtube.com/watch?v=YxWLVRlGa10&feature=related
 

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
Mensagens
348
Localização
Portugal
Caro João Carlos Grande Amigo
atão a ventoinha do radiador num te faz nada a esse intercooler?
ai que andas a nanar o fluxo constante debitado pela ventoinha do radiador arrefece te sempre o intercooler até porque pra chegar ao radiador o fluxo de ar passa primeiro pelo dito cujo
UMM grande abraço
Nuno
 
Top Inferior