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Fio derretido

Aldeia

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31 Jul 2006
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Boas a todos

No outro dia fiquei apeado. O mecânico que me arranjou o UMM disse-me que o problema foi do fio que vai à bomba injectora que fez um mau contacto. E assim foi reparado.

Logo após notei que o temporizador do pré-aquecimento da velas tinha um problema, pois a luz de pré-aquecimento apagava logo ao fim de meio segundo. Pouco andei entretanto (3 km se tanto). No outro dia, vou pegar no UMM e este fez fumo, mas não pelo escape:D.

Aqui está o resultado (fio vermelho da ignição)



Este fusivel está derretido



A caixa azul não parece ter danos (não tirei a tampa ainda).



O fio está derretido desde a ignição até à bomba injectora.

Sei perfeitamente que tenho de substituir o fio, contudo gostava de saber o que poderá ter ocasionado este "desastre"...

Posso ligar um fio directamente da bomba injectora à ignição para testar?

Poderá ter havido outras consequências para a bomba injectora?

Não percebo nada de electricidade auto, nem os conceitos básicos, daí estas perguntas tão.....:blush:

Obrigado.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

eunema

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22 Mai 2008
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Boas

Já tive o mesmo problema no meu UMM.
Esse fio ardeu.....assim sem mais nem menos:astonished::astonished:, felizmente estava ao lado do UMM e a coisa ficou por ali.
à semelhança do teu, apenas este fio ficou danificado (desde a bomba até a ignição) mas não fiquei com nenhum fusivel danificado.

Fiz uma ligação nova, utilizei um fio mais grosso (2 ou 2,5 mm).
O fio, está directo da bomba injectora à ignição mas pelo meio meti um fusivel 7,5A.
 
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19 Jan 2012
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O que aconteceu foi que tinhas alguma coisa a dar passagem ou algum defeito na instalacao... O mais provavel foi teres o fio mal apertado o que faz provocar esse sobreaquecimento. Outra coisa importante e ter os fusiveis com a amperagem correcta para a secçao de cabo da instalaçao pois ao podemos ter num fio de 1mm um fusivel de 15 amperes... E foi o que aconteceu deves ter um fusivel com mais amperes do que a instalaçao aguenta e dai ter queimado o fio e nao o fusivel.. Mas voltando a questao quando substituires o fio rectifica bem os apertos pois em 90% de avarias desse tipo sao por falta de aperto nos parafusos dos terminais.

Espero ter ajudado

cUMMps
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Por acaso comprei fio igual, de 1 mm. Achas que devo usar mais grosso? Está sub-dimensionado?

A dica do fusivel é boa. Como chegaste à conclusão que 7,5 amperes são suficientes?

Já agora, faltou agradecer ao Benjamim pelo seu trabalho aquando tratou do esquema electrico de duas caixas. Foi bastante util para este assunto.
 

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Boas Aldeia

O melhor é mesmo tirar as dúvidas com um electricista auto, no entanto vou explicar a razao porque fiz desta forma (nao sei se é a mais correcta ou não).

Por alguma razão algo aconteceu na instalação para que o fio queimasse. No meu caso, não afectou qualquer fusível, apenas o fio desde a bomba injectora até a ignição.
O fio que vem da bomba injectora, deriva(se não estou em erro) para o canhao de ignição e para a caixa azul. Como tinha tudo desmotado, foi fácil seguir o fio, verifiquei os fios que estavam em contacto com este e felizmente nada mais ficou afectado.
Na primeira foto, segue o fio queimado para o lado do condutor, deves encontrar a derivação que falo.
Se seguires a instalação para o lado do pendura, o fio irá directo para a bomba injectora (pelo menos no meu caso é assim)

No meu caso,o fio deve ter sofrido um aquecimento, ou por mau aperto ou por falta de ligação à massa (pois na altura não tinha a instalção toda ligada).
Decidi colocar um fio mais grosso pois tem mais capacidade de aguentar aquecimentos (PE, desaperto dos conectores por vibração). Isolei também este novo fio do resto da instalação electrica (não vá ele queimar novamente:D).

Não sei qual o fusível que queimaste mas um fio de 1mm aguenta um pico máximo de 12Amp sem problema.

Para a nova ligação, usei a mesma secção de fio que tinha no meu cournil. Como nao sei quais as potenciais consequências de colocar um fio mais grosso, optei por meter um fusivel fraquinho para testar.
No entanto, julo que com esta adatação posso meter a vontade um fusivel de 10 ou 12Amp (que seria a situação ideal par o fio de 1mm de origem).
Se tiver novamente problemas, será sempre o fusivel a ir à vida e nao o fio.


Não sei se a ajuda vale de alguma coisa, eu fiz desta forma.
Vamos lá ver o que os entendidos dizem.
 
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18 Jul 2010
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viva.
estamos aqui a falar de 3 coisas completamente diferentes .
não é a bitola do fio que determina o fuzivel mas sim oque vai alimentar.
a bomba igectora podera ser 7.5 pois só vai ter uma descarga por volta de 5a.presostato
agora a caixa azul tens que ver quanto gasta cada vela multiplicar por 4 e por ai teras o valor do fuzivel.
mas amigo joão essas situaçoes não acontecem por acaso.
estiveste a reparar o carro?
ficou algum fio trilhado.
e e façil ver onde começou o curto segue o fio.
abraço moreira
se tiveres alguma duvida apita.
 
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29 Abr 2012
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Boas , na qualidade de tecnico de electronica não concordo com parte da opinião do Zezimoreira.A bitola do condutor determina o calibre do fusível pois é este que impede que aconteça o sobreaquecimento do mesmo , limitando a corrente que o percorre.Agora , o que determina o calibre do condutor (fio)é a corrente que se preve alimentar na pior das hipoteses , a partir desse valor escolhe-se o condutor apropriado e depois o fusível mais adequado.Se a instalação vem de origem com 1mm2 , alguem perdeu tempo a fazer esse cálculo, embora o envelhecimento da instalação tenda a aumentar os consumos , devidoa degradação do isolamento de alguns componentes associados tambem às resistencias de contacto provocadas por falta de aperto de condutores,terminais mal cravados , ligadores inadequados , etc. Podes sempre aumentar o calibre do condutor sem risco mantendo a proteção fusivel adequada e assegurando que a origem (sitio onde alimentas o condutor)do mesmo suporta a corrente que vais consumir.Qualquer das formas o fusivel que protegia esse condutor estava mal aplicado pois caso contrario teria fundido antes do isolamento derreter.
De resto concordo com o Zezimoreira.Ou tens invenções mal feitas nesse circuito ou o fio encostou-se onde não devia e esta trilhado ou controlador das velas está a consumir por aí ou a bobine de corte de gasoleo tem um defeito de isolamento e quer reforma .
Conselho:mede a corrente que passa nesse fio (quando ligas a chave e as velas estão a aquecer) com um amperimetro e se passar continuamente mais de 10A (corrente no limite maximo para esta secção ) nesse condutor , tens aí defeito.
Se o valor estiver até 6, 7 A protege com um fusivel de 7,5 A como disse o camarada e não tens aquecimentos nesse fio.
Quando um fusivel queima com frequencia nunca se troca por valor superior sem antes medir a corrente e verificar se as secções dos condutores suportam esses valores e se esse consumo é normal para o circuito que alimenta.
Desculpem o testamento mas estava distraído.
 

Galloper

UMMzito
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18 Abr 2011
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Bem uma coisa posso garantir, a corrente da valvula de corte de combustivel não gasta nem 1A quanto mais 7.5A pois não é mais que uma electrovalvula. O fio de 1mm chega e sobra mesmo que fossem 7.5A tambem servia o que deve ter acontecido ou o fio ficou trilhado e fez curto circuito ou devido a uma mau contacto a corrente deixou de passar pelo "caminho" normal por exemplo para as resistencias e passou por esse fio. Esse sintoma de a luz apagar é quando chega sinal á caixa azul do fio de START.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
 
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18 Jul 2010
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viva.
joão depois de ter lido com mais atenção,e estando de acordo com o que foi escrito.
não ponho duvidas que como o pedro diz nunca queima um so fio pode não haver negativo por perto. e não passa mais nada a não ser umas luzes fora de contesto o que pelos vistos não aconteceu.
joão se não tens tempo eu posso ajudar por esses fios visiveis e tudo se resolve.
abraço moreira
 

eunema

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22 Mai 2008
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Boas

Eu segui o fio desde a bomba injectora até a ignição e, na minha instalação, não existe nenhum fusível entre estes 2 pontos, eles estão ligados directamente. Julgo que deste fio existe uma derivação para a caixa azul (já não me lembro lá mt bem pois já fiz esta aplicação a cerca de meio ano:dizzy_face:)
A mim não queimou nenhum fusivel, apenas o fio ficou danificado.

Retirei o fio danificado, aumentei a secção do mesmo e coloquei neste novo fio um fusivel a proteger (7,5Amp); optei por esta amperagem pois o fio original é de 1mm.

Depois disso o UMM já trabalhou e nada a apontar, pelo menos até já:D.



Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Obrigado pela ajuda.

Estive a desmontar a instalação, e verifiquei que realmente o fio tem uma derivação à caixa azul. O curioso é que essa derivação não aparenta ter recebido o curto, pois não se encontra com o revestimento derretido. Contudo também vou substituir esse fio.

Começo a pensar que o problema está entre a ficha que faz a união entre o exterior e interior do circuito e a válvula. Como disse tive um problema que o mecânico supostamente resolveu (mas pelo visto criou outro). Amanhã vou perder mais algum tempo com aquilo.

Mas acho que o fio descarnou em algum lado e encostou, daí a causa da avaria.

Para terminar, devo colocar o fusível entre a válvula e a derivação para a caixa azul, ou entre a derivação e a ignição?

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

eunema

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22 Mai 2008
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Boas

Bem me parecia que derivava para a caixa azul:D:D

Eu coloquei o fusível na secção que vai da ignição para a BI.


Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 
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29 Abr 2012
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Boas . verifica se o fio não anda para aí roçar-se com o cabo do acelerador e depois começam-lhe a subir os calores ...
 
Registo
18 Jul 2010
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viva.
mario,o cheiro a queimado não devia vir dai.
a boia trabalha com negativo ao roçar na corroceria provoca alteração
na leitura mas como não há positivos por esses lados tal não deveria acontecer.
abraço moreira
 

toz

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31 Mar 2006
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Boas!
Normalmente é quando o fio fica danificado ao longo do percurso e encosta na chapa. Aquece e derrete. Acontece pois a instalação anda por vezes "pendurada" na coluna de direcção e outros furos e com o tempo danifica o isolamento. Solução, fio novo e proteger a instalação.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 

Benjamim

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28 Ago 2006
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O meu aconteceu exactamente o mesmo, mas provavelmente deixou-me mais pistas do que a ti...o meu estava mesmo solto da BI, o que me levou a concluir que se soltou, tocou no chassis (massa) e fez curto circuito. Não diria que o teu saltou fora e voltou a entrar...seria um bocado dificil, mas pode ter sido algo do genero, estando o fio talhado/descarnado nalgum ponto e tocou na chapa. A ver pelo estado final dele, dificilmente consegues diagnosticar se foi essa a causa mas será o mais provavel. Não me parece que seja pela pouca espessura do fio. Da experiência que tenho tido com a parte electrica, encontro constantemente fios meio trilhados ou desgastados da idade e acabam por deixar à vista o cobre.

cUMMprimentos
Benjamim


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Aldeia

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31 Jul 2006
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Refiz a instalação, meti um fusivel e algumas fichas novas. Fiz tudo com cuidado e calma. O temporizador das velas ficou normal MAS.... agora não me chega sinal ao motor de arranque. Seguem as desmontagens para ver se algum fio saltou fora ou se o M.A. tem algum problema. Alguma sugestão?

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

eunema

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22 Mai 2008
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Boas

Tens que ver se tens saída de corrente no canhão de ignição, pode ser que este tenha ficado danificado.

Experimenta verificar os fusivies, julgo que tens um fusivel para a ligação do motor de arranque.


Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 

ToMiX

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17 Mai 2008
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Aldeia, o componente alimentado pelo condutor derretido está em condições?

Não quero passar atestados, mas será que ao fazeres as novas ligações, as mesmas foram bem cravadas?

O ideal seria ver primeiro o componente suspeito e depois medir a continuidade dos cabos

Existem 1001 mnaneiras de medir a continuidade dos cabos, mas a mais utilizada passa pelo uso de um Multimetro (ou Ohmimetro) na escala de Ohm, em que ligando o cabo aos terminais do aparelho tem de dar um valor muito proximo do 0 Ohm. Atenção que estes testes de continuidade tem de ser feitos sem tensão a passar aos terminais do condutor em teste.

E em jeito de OFF-TOPIC: existem aparelhos que trabalham com tensões bem superiores a 230Volt para se medir a resistencia de qualquer material ou mesmo condutor (MegaOhmimetro), mas isso não é para aqui chamado, é apenas para partilhar conhecimento.

Boa Sorte e se precisares manda PM.

 
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