• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fechaduras todas desconchavadas. (o que fazer?)

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Mensagens
386
Localização
Portugal
Caros amigos.

O meu novo UMM está finalmente impecável. Mecanicamente e interiores. Falta ver uma pinturazita, mas a seu tempo verei isso.

A ajuda que preciso é o seguinte. As fechaduras estão todas desconchavadas. Não é por fora, nem o botão ao carregar para abrir. É o interior, o "gancho" ou "ferrolho". A fechadura está bem presa e não mexe mas o dito "ferrolho" está com tanta folga que a maior parte das vezes bate ferro com ferro no "engate" da carroçaria.
O que faço é encostar suavemente para não bater, encostar à borracha e o encosto final é uma joelhada suave para fechar bem a porta.:devilish:

Não tem muito jeito pois não?
Alguém me dá uma ajuda no que poderei fazer sem gastar muito dinheiro? É que em coisas que não contava já vou no dobro da despesa que estava a contar no início...:anger:

Mas fora isso agora está impecável!!!:cool:

UMM abraço e obrigado desde já.


Já fui contaminado!!!
 

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
688
Localização
Portugal
tenta limpar bem. e lubrificar bem a zona.

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
Boas!

Nao percebi muito bem mas tanto as fechaduras como as portas têm afinação, ja tentaste afinar isso?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
O que o Palu tem é o que nos UMMs ao fim de uns anos acontece.
O ferrolho como ele lhe chama, é a meia lua que na fechadura na porta que tem muita folga.
As peças na fechadura na porta estão todas cravadas.
Aconselho a tirar a fechadura da porta e levar a um ferreiro para ele ajustar ou então verificar, se bate ferro com ferro, se a peça está demasiado baixa e ao fechar bate no ferro
da estrutura. De certeza tb pode ser isso.
Recomendo colocar sempre um pouco de massa ou vaselina liquida.
Se a porta bate ou fica solta então é o perno na estrutura junto ao banco que está fino e nada melhor que lhe meter uma chapinha à sua volta. Para remediar, meter fita isoladora para encher mas não é solução.

Abraço
 

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Mensagens
386
Localização
Portugal
Viva.

Obrigado a todos pelas tentativas de ajuda.
É como o amigo Pedro Reis "kingstar" diz. Não é a fechadura que está solta ou desafinada, nem o "engate" que está preso à carroçaria. É mesmo aquela peça tipo gancho que está na porta e pertence à fechadura que está com muita, mas mesmo muita folga. É como se estivesse presa por um arame lá por dentro.

O que acontece é que ao esse "gancho" estar muito solto, por vezes ao bater a porta esse tal "gancho" bate (ferro com ferro) na base da peça que está na carroçaria e na qual a fechadura "agarra" ou fecha.

Bem..., já estou a ficar maluco com esta tentativa tosca de tentar explicar... O que queria saber é se alguém já passou por isso e o que fez.

Vou tentar então ver como se desmancha uma fechadura. Rais parta que nunca mais tenho o UMM como quero.

cUMMprimentos a todos.




Já fui contaminado!!!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Boas amigo Paulo.
Tudo tem um princípio e o que eu costumo 1º fazer nesse caso é retirar a fechadura da porta lavá-la bem com gasolina e soprá-la bem com a pistola de ar.
Depois inspeccionar bem a dita cuja e ver qual é o verdadeiro problema dela.
Se for folga em algum mecanismo tentar ver se consegue reparar, se não ir ter com alguém melhor entendido no assunto.
Boa Sorte.

 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas Paulo

No meu Cournil acontecia o mesmo, tenta dar uma afinação ás portas, começando pelas dobradiças.

1º retira o batente/tranca do chassi (peça onde a fechadura tranca)

2º faz um pequeno desaperto dos parafusos das dobradiças de forma a que possas sentir essa folga( aliviar na porta e chassi).
3º começa por calcular a possição correcta da porta, nem que para isso coloque um pequeno calço no fundo da porta junto á borracha, começar por dar aperto nas dobradiças, esta operação pode demorar (eu demorei cerca de 20 minutos para cada porta).
4º por fim colocar o batente/tranca no chassi e afiná-lo em conjunto com a porta.

Caso não pretenda retirar o batente pode mante-lo no chassi que servirá de apoio da porta na zona da fechadura, mas depois de afinar a porta deve ajustar o batente de forma que a porta trabalhe livremente sem ouvir o roçar de ferro com ferro (fechadura /batente).

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal





www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

 

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Mensagens
386
Localização
Portugal
Amigos, obrigado a todos pelas respostas.
Para já apareceu uma coisa que essa tem de se arranjar primeiro que é uma fuga de ar algures nos sistema de travões.

Mas depois volto à carga e coloco aqui fotos e a informação que conseguir para gente vindoura. Isto se conseguir ser eu a resolver o problema.

Abraços.


Já fui contaminado!!!
 
Top Inferior