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Decapagem e Metalização (Norte)

egas84

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15 Nov 2009
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Boas. Como sabem o meu menino vai levar um restauro profundo. Procuro um local onde se faça Decapagem e Metalização no Norte. cUMMps

cUMMps,
Edgar Faria
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21 Set 2009
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boas camarada.... tenta falar com alguem que trabalhe numa fabrica de transfrmação de pedra, porque eles tem jacto de areia, e melhor do que isso não ha, depois para metalizar eu conheço uma empresa que faz isso, mas é em valença...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

kingstar

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18 Jun 2008
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Boas!
Tens em Aveiro a PINTOAÇO e a Pintoaio-Decapagem. Pintura E Metalização
Tens na Santa Cruz do Bispo a Anticor-Soc. de Anti-Corrosão Lda
Tens em SANTA EULALIA ARNOSO a empresa Arnometil-Decapagem Metalizaçao de Arnoso
Tens em Cesar - Carregosa uma empresa grande onde os mec mandam lá tudo )não sei o nome)
E podes falar com o CT1CJJ (já que és o CT5KCC)que pode saber de mais algumas.

Não faltam empresas no Norte a fazer este tipo de trabalhos.

Abraço
Pedro R
 

Bruno

UMM
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20 Nov 2007
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Boas

Pelo relação qualidade preço Norfer em Vale de Cambra.


Abraço
Bruno
 
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11 Out 2007
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-
Boas Edgar

Liga para a Metalização do Vez em Arcos de Valdevez. Fica pertinho e os preços praticados são bons.

UMM abraço

 

egas84

UMM
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15 Nov 2009
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Bom dia. Obrigados a todos. agora é só ligar. cUMMps

cUMMps,
Edgar Faria
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aloevera

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quote:Originally posted by PEDRO MIGUEL

Boas Edgar

Liga para a Metalização do Vez em Arcos de Valdevez. Fica pertinho e os preços praticados são bons.


Nao tenho aqui os detalhes exactos, mas o UMM de Londres e' aqui que foi decapar a "primeira fase"....e ira decapar numa segunda fase e de seguida metalizar.

Atencao ao "projectil" que a empresa de decapagem usa...

Carlos Pires

 

egas84

UMM
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Boas. Nunca tinha ouvido falar em 2as fazes na decapagem.porque será? cUMMps

quote:Originally posted by aloevera

quote:Originally posted by PEDRO MIGUEL

Boas Edgar

Liga para a Metalização do Vez em Arcos de Valdevez. Fica pertinho e os preços praticados são bons.


Nao tenho aqui os detalhes exactos, mas o UMM de Londres e' aqui que foi decapar a "primeira fase"....e ira decapar numa segunda fase e de seguida metalizar.

Atencao ao "projectil" que a empresa de decapagem usa...

Carlos Pires



cUMMps,
Edgar Faria
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raul rodrigues

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6 Jul 2009
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Boa noite,
Amigo Faria em relação às 2 fazes de decapagem é feita uma primeira decapagem depois é arranjado soldado tudo o que é necessario fazer na chapa e volta à decapagem final para ficar tudo direitinho. Em relação à metalização é um processo distinto, se o teu processo de restauro nao for demorado não tens necessidade de metalizares, a chapa tem é ser tratada logo seguir à decapagem e poupas vastantes euros... ummabraço
 

egas84

UMM
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15 Nov 2009
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Olá. Quando se refere "logo a seguir" tamos a falar de quanto tempo? cUMMps

quote:Originally posted by raul rodrigues

Boa noite,
Amigo Faria em relação às 2 fazes de decapagem é feita uma primeira decapagem depois é arranjado soldado tudo o que é necessario fazer na chapa e volta à decapagem final para ficar tudo direitinho. Em relação à metalização é um processo distinto, se o teu processo de restauro nao for demorado não tens necessidade de metalizares, a chapa tem é ser tratada logo seguir à decapagem e poupas vastantes euros... ummabraço

cUMMps,
Edgar Faria
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raul rodrigues

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6 Jul 2009
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Edgar,
O problema é que a chapa não tratada ganha ferrugem tens que dar um primario de preferencia anticorrosivo. Dou-te um exemplo meu, estou a restaurar 3 carros como não consigo restaurar tudo ao mesmo tempo, decapei e zinquei o ford que está desde o ano paasado à espera para ser arranjado de chapa o mg vai agora para a decapagem para começar o chapeiro a trabalhar nele e o Umm como tinha poucos podres nem á decapagem foi. Outra coisa, se zincares cuidado que não podes aplicar qualquer tinta sem dares um aparelho especifico para o zinco a pintura começa a descascar. Ummabraço
 

zerui

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22 Abr 2010
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Se ainda interessar, este: https://for-umm.pt/oldthreads/11186.asphttps://for-umm.pt/oldthreads/11186 foi decapado entre Barcelos e Viana do Castelo.
Já não recordo do preço que paguei nem sei se ainda existe mas se interessar falo com um amigo serralheiro e ele volta a arranjar-me o contacto.

O trabalho foi bem feito e metalizaram tudo em todo o lado... até do interior das longarinas não se vê resíduos de ferrugem a sair que antes surgiam... pena que nesse processo tudo o que seja paineis fica amolgado... :disappointed_relieved:
 

aloevera

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2 Mai 2008
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zerui,

por vezes quem decapa para lhe facilitar usa projectil a base de metal, e nao de areia.
Usando o material a ser projectado a base de metal torna o trabalho mais facil para quem o faz mas e' muito mais agressivo e "destrutivo" que a areia.

Metal = mais "duro"
Areia - menos duro

O metal em contacto com a area a decapar nao se desintegra e vai claro "ferir" a chapa e criar relevo.
A areia em contacto com a area a decapar "parte" e normalmente desintegra-se e nao fere tanto a chapa.

Nas partes "mais duras" do UMM longarinas / chassie ainda se pode "permitir" o uso de "metal"
Agora paineis, portas etc....areia ou outras tecnicas de decapagem.

Abraco
Carlos Pires

P.S. zerui o teu carro ficou porreiro, gostos sao gostos mas muita dedicacao ali e tempo dispensado em muitos pormenores.

 

zerui

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22 Abr 2010
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Mas o processo usado no meu foi mesmo areia que eu assisti.
Só que a força da máquina era tal que nas zonas menos reforçadas, empenou a chapa. Por exemplo a parte do meio do capot, portas e laterais da capota.

Cumprimentos,
José Rui Martins
 

egas84

UMM
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15 Nov 2009
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boas. zerui, para a semana o sr da Metalização do Vez (obrigado Pedro Miguel) vem ver o bolide.se correr "mal" solicito o contacto.
 

El Baru

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10 Mai 2009
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Olá a todos.:cool:
Nos nossos restauros as decapagens a jacto de areia são realmente o processo mais eficaz de limpar o carro até ao osso, porem por vezes surgem dúvidas neste processo:

1º As decapagens para não ficar com empenos nos painéis são feitas com pouca pressão, e com um tipo de areia muito fina, própria para restauro de automóveis, o que leva muito mais tempo a realizar o trabalho e por vezes é quase impossível tirar algumas massas ou betumes mais resistentes. Ao contrario, muita pressão ou areias mais grossas limpam tudo e é mais rápido na hora, mas depois faz nos ter de procurar um bom chapeiro para ter de desempenar os paineis do carro, problema que normalmente fica resolvido com uns kilitos de massa o que e péssimo para o carro e também para a carteira:angry:.

2º Como se conclui as decapagens devem ser feitas por gente muito responsável, sem pressas e com muita paciência. Normalmente as casas que tenham estas características são oficinas pequenas que não fazem posteriormente a Metalização, processo este que é muito industrial e que é característico de grandes oficinas de decapagens que utilizam pressões mais elevadas e que por vezes em vez de areia menos fina, decapam com granalha, e de seguida fazem as metalizações das peças que normalmente são de espessuras mais resistentes onde o risco de empeno é quase inexistente.

3º Chama se Metalização ao processo que depois da decapagem e logo de seguida projecta se o zinco + fogo com maçarico e o zinco fica agarrado a superfície. Este processo produz temperaturas elevadas, havendo risco de empenos nos painéis de menor espessura, embora já existam empresas que no processo, não utilizam o fogo do maçarico, mas sim, um sistema semi-automático a base positivo negativo, este sistema não produz temperaturas tão elevadas, minimizando o risco dos empenos. Um trabalho desta natureza com as duas fases custa a volta de 900 a1100 euros nos nossos carros. Também há quem de o nome de Zincagem a esta processo.

4º Outro sistema que por vezes é aqui mencionado chamado de Galvanização, e um processo que funciona a base de imersão em tanques químicos por processos de electrólise que embora sendo dos mais eficazes na prevenção da corrosão não se adequam aos nossos restauros. Neste sistema, há tanques em as peças entram e atingem temperaturas na ordem dos 400 a600graus quando são mergulhadas, caso do tanque do zinco, o que provocaria grandes empenos no nosso material, também poucos seriam os tanques em que os nossos chassis mergulhassem por inteiro. No ramo automóvel este processo e utilizado na chapa em fases primarias da operação fabril.

5º Como se observa frequentemente aqui no forumm, nos restauros que fazemos, depois da decapagem realizada nas tais oficinas mais pequenas do tipo das que mencionei nos pontos anteriores, estás, de seguida, para não haver oxidação, aplicam um primário a base de zinco de 1 ou 2 componentes conforme a carteira do cliente:p. Está situação é a que mais se adequa nos nossos restauros em termos de logística e carteira, tendo um custo na ordem de 300 a500 euros.

Nesta opção por vezes entre a decapagem e o primário cometem-se pequenos erros que vão ser fatais para o reaparecimento da ferrugem, tais como: elevado tempo entre as duas fases; humidades do ar; contaminação de gorduras, até pelo toque das nossas mãos; qualidade do primário duvidoso; enfim, onde houver falhas ou vestígios ferrosos mal eliminados a oxidação volta e a ferrugem reaparece, se estes paços falharem, até podemos de seguida cobri-los com ouro, será sempre no futuro uma luta perdida(n).


El Barumm...
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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El Baru...VIVA OS POSTS LOOOOONGOS!
:)
e' assim mesmo! ...
quem tem interesse verdadeiro em algum assunto tem que passar tempo a ler e queimar as pestanas!

Va ai vao agora umas quantas linhas minhas pois o teu post nao esta mal, mas entre o teu ponto 3 e 4 ha ali umas pequenas diferencas e espero que o teu post fique seguido deste que vou postar ate para as pessoas entenderem AINDA MAIS os processos.

Para ja sentem-se e vejam o video que mais abaixo esta feita a traducao a letra do mesmo:

<<< Como o chassie e' construido em seccoes independentes e' importante que sejam feitos orificios em ambos os extremos de cada seccao. Para permitir a circulacao e extraccao de ar.
Tambem quer dizer que a imersao tem que acontecer muito devagar para que nao haja risco de "explosao" = criacao de bolhas de ar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1a fase - Do processo ve o chassis ser mergulhado num tanque de acido, isto limpo e remove todas as ferrugens e gorduras essencial para o processo de galvanizacao. Aditivos sao adicionados ao acido para evitar causar danos ao aco, uma vez que a ferrugem e' removida. Apos 2 horas no acido de hidrocloreto o chassis e' removido/elevado em angulo inclinado para permitir um escoamento perfeito do acido evitando o risco de "explosao" = criacao de bolhas de ar + acido.

2a fase - Depois de ter deixado a secar e' colocado num banho/tanque de agua para limpar.

3a fase - Depois da limpeza a agua o chassis e' mergulhado cuidadosamente em cloreto de amonio "em circulacao/agitacao/movimento" mantido a uma temperatura estavel de 60graus - O Cloreto de amonio ajuda o Zinco a aderir ao metal durante o banho/imersao no zinco.

4a fase - Finalmente o chassis e' lentamente mergulhado num banho/tanque de "ZINCO MALTES" que esta a uma temperatura de 450graus, uma vez toltamente submergido o chassis e' agitado para remover algum ar acumulado dentro dos compartimentos do chassis, para assegurar que um revestimento eficaz de zinco e' feito tanto no exterior como no interior do chassis, apos 3 a 4 minutos o chassis e' elevado lentamente do banho de imersao e o processo esta completo.
Impurezas na superficie do banho de zinco sao constantemente removidas para assegurar um trabalho/acabamento de PRIMEIRA CLASSE.
E' um trabalho que toma tempo e perigoso, portanto nao sai barato. Esperem pagar cerca de 500 a 600 libras para uma galvanizacao de um chassie do tamanho do meu (Range Rover)>>>

Espero que o pessoal fique ainda mais elucidado e que nao hajam confusoes com os termos, pois sem querer o pessoal mistura o termos.

P.S. se o pessoal chegou ate aqui abaixo e leu tudo so queria informar que o UMM de Londres vai sofrer este tratamento.

Dentro desta semana que vai entrar no maximo na proxima terei fotos e videos do processo ate a data unico num UMM, olhem que e' um caminho a seguir para o verdadeiro proprietario UMM que quer preservar alguns euros e o proprio veiculo.

Informacao sera postada no topico Alter Turbo de 1993 - Jornal do Zeca e se nao me falhar a memoria venho tambem actualizar este topico.

Abraco
Carlos Pires


 

ajoaovm

UMM
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30 Abr 2006
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Após ver este topico do Carlos Pires, so tenho a comentar o seguinte:
Como serralheiro mecanico tenho usado a galvanizaçao como tratamento para peças que ficam ao ar livre ou a pedido do cliente, existe uma empresa em Albergaria que faz este trabalho (Galvaza). No material a galvanizar não poderá existir restos de tinta ou outro tipo de material aderente, o acido não remove. Tem de exitir furos para escoamento mas não só pelo ar mas para que não existam restos de acido, provocam depois uns escorridos amarelados. A diferença na composição dos materiais leva a acabamentos diferentes, no caso das soldaduras ficam com maior deposição de material. Temos de ter em conta que os furos vão ficam com material, tenho casos em que enche 0.5mm no diametro. Vão ficar escorridos por todas as extremidades, afinal esta a sair de um liquido que relativamente rapido solidifica. O primario terá de ser o mais correcto senão toda a pintura poderá escamar.
Resumindo na minha opinião apesar de um optimo tratamento não é o mais "facil" para prolongar a vida dos nossos meninos.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 
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