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Restauro UMM Alter II Turbo - BX-90-72

zerui

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22 Abr 2010
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Boa tarde,

Tal como titulo indica, serve este tópico para dar a conhecer a história de um UMM Alter II Turbo Intercooler de matricula BX-90-72.

Tudo começou com a procura de um UMM para mim de modo a juntar a um Alter I que já existia cá em casa.
Sempre tive a mania dos Turbo e no dia 22 de Junho de 2003 o meu pai apareceu em casa a dizer que tinha encontrado um Turbo à venda por 2500€ (que era mais ou menos o orçamento que se tinha idealizado).
Sendo eu de Braga, dia 24 de Junho é feriado, São João. Por isso, ok, dia 24 vamos ver o carro.
Como é natural em alguém com 20 e poucos anos, no dia 23 lá fui eu para a festa de São João tendo chegado a casa praticamente de manha. Passagem pela cama para dizer olá aos lençóis e seguida para dentro do jipe em direcção a Alverca.
Chegando ao destino, o carro estava em pior estado do que as fotos que tinha visto.
Podres nos cantos da capota, por baixo dos tapetes, pintura toda queimada, etc... Pelo menos andava e parecia puxar bem. Nada de folgas nem babadelas de óleo.
Depois de muito matutar, eis que o meu pai repara que o jipe têm matricula do dia e mês em que eu faço anos. Dito e feito, é este e mais nenhum!
Assinar papeis, fazer seguro e siga para Braga com ele a rolar.
Viagem 5 estrelas... nada de avarias ou comportamentos esquisitos.

Vinha era neste estado pouco apresentável:





Tenho fotos dele depois de desmontado mas não sei delas... mais tarde coloco.

Ao analisar melhor o carro, realmente os podres eram bastantes.
Toca a arranjar um chapeiro que remendasse o carro onde estava podre.
Depois de remendado, começou a saga!

Com tudo desmontado e visto a ferrugem que ele tinha, começaram as ideias de decapar o carro totalmente.
E depois de decapado? Primário e tinta? Não... Isso apodrece outra vez. O ideal era um banho por submersão em zinco ou algo do género.
À falta de tinas com dimensões para meter o chassi, arranjou-se quem zincasse o carro a quente. Foi todo decapado a jacto de areia e "pintado" com uma metalização à base de zinco a quente. O mesmo tratamento que se dá aos pavilhões de metal e às vigas de estruturas ao ar livre.
E surge o primeiro "grande" problema! Ao decapar e metalizar, a força da pistola e a temperatura são tais que uma boa parte dos painéis amassaram! Diz o pintor, isso com massa fico como novo. E digo eu logo de seguida, nem pensar! A massa estala com o calor e lá vai o trabalho todo!

Depois de muito conversar lá convenci o pintor a desamolgar o carro sem estragar a metalização e sem usar massa. Depois de pintado, nota-se um ligeiro ondular do painéis mas pelo menos sei que se não bater com ele, o carro nunca mais enferruja!

Passo seguinte. Forrar a zona do motor, túnel da caixa de velocidades e escape com cortiça e alumínio.
Dependendo da zona, levou 1 a 3 camadas de cortiça de 3 ou 4mm de espessura e posteriormente uma chapa de alumínio por cima com 1 a 2mm de espessura. Com isto isolou-se o interior do carro a nível acústico e térmico.

Mecânica toda ao sitio com a respectiva revisão, troca de óleos, vedantes que estivessem com mau aspecto, e montagem de um Detroit Truetrac no eixo de trás.

E volta para casa. Agora vamos para o interior.
Como o carro nesta fase ainda era para ser veículo de monte, forrou-se uma boa parte do interior com chapa de alumínio anti-derrapante e protegeu-se o exterior (na parte de baixo dos painéis da carroceria) com cantoneira de Inox.
Ou seja, o interior foi parcialmente forrado a chapa anti-derrapante colada com "mastik". Não apenas nas pontas das chapas mas por todo para evitar a criação de espaços vazios entre a chapa do carro e estas chapas. Desde modo evita-se a condensação de água e posterior apodrecimento da chapa do carro. Para além disso, ao ser colada com "mastik", evita-se abrir furos no carro sendo possível descolar a chapa anti-derrapante posteriormente e colocar o carro original de novo.
Para as laterais, usou-se os furos dos plásticos para prender com parafusos e novamente "mastik" uma catoneira de Inox a toda a volta do carro. Com isto, pode-se aplicar um high-lift directamente ao carro sem estragar nada. Para além de que se o carro cair a algum buraco, nunca amolga a chapa.

Ora bem, agora é pintar tudo o que seja plástico de preto. Opticas, grelhas, guardas-lamas, tablier, etc... tudo lixado e pintado de preto.

Fiarada... um dos defeitos dos UMM's! De origem têm meia duzia de fios e fusiveis. Quando o isqueiro avaria deixa de funcionar as luzes, porque um fio de alimentação dá para mais que uma coisa. Não... assim não pode ser! Isto ainda pega fogo. Tudo novo com circuitos separados para tudo. Assim, quando avariar uma coisa, o resto ainda funciona tudo.
Não sei o tempo exacto, mas julgo que o meu pai andou 1 ano ou mais a passar fios no carro! Fez um esquema eléctrico do carro que mais parece uma bíblia! Fios todos marcados e numerados! Fusíveis, relés e derivados aos montes!

Finalmente está pronto! Agora, estufador. Forrar tudo por dentro, forrar bancos, caixas, etc. Tudo.
Com tudo forrado, vidros ao sitio e finalmente inspecção!

E o resultado final é isto:



 

zerui

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22 Abr 2010
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Ainda faltam alguns detalhes... uma caixa do filtro de ar em condições (aquela parece um chapéu de um pobre!), os para-choques traseiros e um tubo em condições para ligar a óptica ao intercooler.
Ahhh... e um depósito de gasóleo novo que este verte quando passa de meio... :D mas este acho que vou mandar fazer em inox como fiz para o Alter I.

Agora quando encontrar as fotos, coloco aqui os diferentes estados do jipe até chegar a este estado.
Não tenho de todos os estados mas tenho algumas fotos engraçadas.

Com isto tudo, agora tenho pena de levar o jipe para o monte... só anda na estrada o coitadinho!
Sempre que vejo uma poça de àgua ou lama na estrada é sagrado que vai lá para cima mas é mesmo o mais próximo que têm de uso de TT... :D


Com os melhores cumprimentos,
José Rui Martins
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Agora ao ver alguns pormenores dá para perceber porque demorou 4 anos a ficar pronto!

Alem do excelente trabalho feito, nota-se que também ouve bom gosto!

Parabéns ficou melhor que novo... e essa cablagem!... Ficou por quanto fazer esse trabalho?

Cumprimentos
 

Aldeia

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Muito bom (apesar de eu não apreciar as chapas de aluminio no interior). Ao ver a ultima foto só me ocorreu uma coisa: Cum Camandro!

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

zerui

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Obrigado pelos comentários.

Preço não sei dizer... perdi a conta à muito tempo!

Só o jacto de areia, metalizar e pintar ficou pelo valor que muitos umm's que aparecem aí à venda.

O resto é para esquecer... só em parafusos de inox era aos cento e tal euros de cada vez, e não foram poucas.
Mão de obra nem se faz contas porque foi minha e principalmente do meu pai.
A instalação eléctrica não faço ideia de valores porque o meu pai é Eng. Electrotécnico e dedicou-se a fazer isso no Alter I e neste. São muitas bobines de fios, muitos relés, muitos terminais, parafusos e anilhos de cobre, etc... e muitas horas a passar e apertar cabos.

Como é óbvio, já o cravei para fazer o mesmo ao branquinho que vou buscar mas nem lhe perguntei valores... é o que for! O que interessa é ficar direito.

Para além disto tudo, há aqui muito trabalho que eu não descrevi porque já não me recordo de tudo.
Mas como já sei que alguns vão perguntar, os rasgos na chapa anti-derrapante junto aos bancos de trás é porque tenho um conjunto de bancos corridos e ali é onde aperta os apoios de braços.

Para além disso, o estar forrado a chapa anti-derrapante, hoje considero um erro porque não ando com o carro no monte.
Forrou-se este e anteriormente o Alter I por ser mais fácil de lavar quando andam no monte. Assim dá para lavar à mangueira sem ter problemas com ferrugem. Mas se o carro não anda no monte ou o pessoal têm paciência de o limpar de aspirador e pano, não aconselho forrarem com esta chapa. É cara, torna o carro mais pesado e se não for bem colocada, apodrece a chapa por baixo.

Cumprimentos,
José Rui Martins
 

Aldeia

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Gostei dos espelhos. De que carro são? Aguentam bem velocidades estonteantes?:D

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

zerui

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quote:Originally posted by Aldeia

Gostei dos espelhos. De que carro são? Aguentam bem velocidades estonteantes?:D

UMM abraçUMM

j.aldeia


Os espelhos são os que a UMM me vendeu novos... infelizmente são diferentes dos originais mas foi o que eles me venderam como sendo espelhos para UMM Alter II... (n)
Muito sinceramente, não valem nada! E ainda por cima foram super caros!
Não se seguram e só os consegui prender no angulo correcto com cola! A única vantagem é terem a mesma furação para fixar nos furos já existentes na porta.

De resto, quem quiser trocar por uns com o braço em bom estado, eu troco! :cool:

Cumprimentos,
José Rui Martins
 

d1n1s

UMMzito
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Boas,

Bom trabalho! Está muito bom, e a ideia de separares os circuitos eléctricos é boa, mas deve ter dado cá um trabalho...
Quanto às chapas de alumínio ia dizer o mesmo que já referiste, acaba por tornar o carro significativamente mais pesado!
Os espelhos realmente não conhecia, os de 93 também são diferentes desses. Onde é que compraste?

cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 

zerui

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Ora cá está a origem dos espelhos... desconhecia tal criação da UMM. Que eles foram comprados à Peugeot de Braga e vinham numa caixa a dizer UMM, isso é certo. Agora que me levantavam sérias duvidas da sua "originalidade", levantavam!

A instalação eléctrica depois crio um tópico com informação mais detalhada.

O ponto de manilha já foi testado no Alter I que têm um para-choques igual. O para-choques foi totalmente refeito e reforçado. O peso não é muito diferente do original com mata-vacas. Posso dizer que já arranquei o ponto de reboque do chassi ao ser guinchado mas as manilhas deste e do amarelo nunca deram qualquer tipo de chatice.

Esta "criação" deve-se a terem implicado com o Alter I numa inspecção. Tinha para-choques original, mata-vacas original e disseram-me que o mata-vacas era ilegal pois excedia as medidas de homologação do veículo. Como tal, passou-se o mata-vacas para cima do para-choques e fez-se uma protecção das barras na parte inferior. Deste modo, já é legal pois fica dentro das dimensões do carro.
A parte inferior têm dois tubos de 40 ou 50mm que acompanham a chapa sendo no final dobrada em direcção ao motor para quando o carro pousa e se reboca para trás não fazer efeito de ancora.
Aqui na zona norte há um passeio que costumava fazer que têm um degrau com a altura exacta das molas dos UMM's. Com esta protecção, os brincos batem em conjunto com a protecção na pedra e desliza em cima da protecção até as rodas apanharem o dito degrau. Deste modo evita-se o choque a 100% contra os brincos.
Podem ver o que falo aqui:





Aqui é o que dá bater no degrau em cheio com velocidade para conseguir passar sem ter a protecção para deslizar:



De salientar que o jipe está com a frente toda no ar devido a ter batido com as molas na pedra.

Cumprimentos,
José Rui Martins
 

zerui

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22 Abr 2010
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Yap. Com dois motores independentes, consegue-se um melhor espalhar da água.
Esqueci-me de referir que com a alteração eléctrica também houve algumas coisas que foram duplicadas. O caso das bombas da água do limpa vidros, duas baterias, aplicação de ventoinha nas tubagens de arrefecimento do intercooler, etc...

Cumprimentos,
José Rui Martins
 

José Baleiras

UMMzito
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26 Jul 2010
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São comentários fora de prazo, mas somente hoje vi este tópico.
Parabéns está muito bom, principalmente essa instalação eléctrica.
Uma curiosidade o banco do pendura rebate para a frente, se possivel ZERUI uma foto mais pormenorizada se faz favor. Obrigado.

Cumprimentos


José Baleiras
 

El Baru

UMMzito
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10 Mai 2009
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Boas, Rui Martins, como tens conhecimento, eu sem querer mencionei em tempos nos Posts do meu restauro, o teu carro como um exemplo de um trabalho relacionando com uma empresa de decapagem & metalização de Barcelos. Infelizmente levei lá umas peças á poucos dias, e a coisa não correu nada bem… más enfim, faz parte da aprendizagem, Tu também, tiveste os tais empenos que referiste no restauro, situação que o teu chapeiro ultrapassou, ficando sem, duvida, um EXCELENTE Trabalho que vai com certeza durar muito e muito tempo. :p.

EL Barumm...Viana do Castelo Tm: 96 70 24 520
 
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