• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Caixa Alter 2000

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.653
Localização
Portugal
Olá a todos.

Acerca das caixas de velocidades do Alter 2000, já ouvi muitas coisas. Aproveitando a oportunidade do Alter 2000 do Costa meio desmontado, vimos a referência inscrita na mesma.


7941102280


Um pesquisa rápida no google, dá este resultado:


Screenshot_20241020_221156_Google.jpg

Fica para conhecimento. Entretanto teremos que comparar com a do Alter2, a ver se é a mesma. Se alguém tiver uma à mão, pode partilhar.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
3.228
Localização
Porto
Segundo umas pesquisas que andei a fazer e sabendo as relações de ambas as caixas, aqui ficam as diferenças.

1ª 2ª 3ª 4ª 5ª
BA10/5 Alter: 3.39, 2.33, 1.44, 1.00, 0.79 - MA: 3.39
BA10/5 Alter 2000: 4.03, 2.39, 1.52, 1.00, 0.72 - MA: 3.76

Se procurarmos no Google as caixas BA10/5 com o mesmo rapor das do 2000, facilmente encontramos a proviniencia da mesma.
1747938003335.png
1747938100822.png

Concluido que, esta caixa esta disponivel por exemplo nos Jeep Wrangler YJ.
1747938956539.png


⚙️ BA10/5 (UMM Alter)

Relações:
  • 1ª: 3.39
  • 2ª: 2.33
  • 3ª: 1.44
  • 4ª: 1.00
  • 5ª: 0.79
  • Marcha-atrás: 3.39

📝 Características:​

  • Caixa originalmente usada nos Alter (XD3/XD3TE).
  • Tem relações mais curtas nas mudanças mais altas, especialmente na 5ª.
  • É uma caixa mais "curta" no geral, ideal para uso misto com foco em força.

✅ Vantagens:​

  • Melhor para trilhos, subidas, reboque e condução mais controlada a baixa velocidade.
  • Mais força disponível em 1ª e 2ª (útil em TT técnico ou com carga).

❌ Desvantagens:​

  • Mais rotações em 5ª: mais ruído e consumo em estrada.
  • Menor conforto em longas viagens em autoestrada.



⚙️ BA10/5 Alter 2000


Relações:
  • 1ª: 4.03
  • 2ª: 2.39
  • 3ª: 1.52
  • 4ª: 1.00
  • 5ª: 0.72
  • Marcha-atrás: 3.76

📝 Características:​

  • Versão revista da mesma caixa usada nos Alter 2000 (XUD11BTE).
  • 1ª mais curta, melhor para arranque e manobras com carga.
  • 5ª mais longa, ideal para melhorar conforto e eficiência em autoestrada.

✅ Vantagens:​

  • Menores rotações do motor em 5ª → menos ruído e consumo a 90–110 km/h.
  • Melhor aproveitamento do binário do motor Turbo.
  • Mais conforto em estrada.

❌ Desvantagens:​

  • Saltos maiores entre relações (ex: de 3ª para 4ª).
  • Pode exigir mais mudanças em estrada de montanha ou com reboque.



📊 Comparação lado a lado Alter 2000 vs Alter:​


MudançaBA10/5 AlterBA10/5 Alter 2000Diferença
3.394.03+18.8% mais curta
2.332.39ligeiramente +
1.441.52ligeiramente +
1.001.00igual
0.790.72+9.7% mais longa
Marcha trás3.393.76mais curta




🧭 Qual é melhor?​

Depende da utilização:
  • 🛠️ Todo-o-terreno / carga Alter
  • 🚙 Viagens / estrada / confortoAlter 2000

Se quiseres, posso fazer uma simulação com pneus e relação de eixos específicos para te mostrar as rotações reais a várias velocidades.
 

Anexos

  • 1994_05.pdf
    589,2 KB · Visualizações: 1
  • Jeep component service manual Transmission_BA10 (1).pdf
    5 MB · Visualizações: 2
Última edição:
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
548
Localização
Estarreja-Aveiro
não sei concordo com analise... a BA10/5 alter2000 tendo as 3 primeiras mais curtas, será melhor para 4x4 pois acho que nem em baixas uso mais que essas 3 no 4x4...
sendo a 5ª mais longa... essa caixa na minha opinião era o melhor de 2 mundos, melhor em 4x4, melhor em estrada\viagem ;)
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.653
Localização
Portugal
não sei concordo com analise... a BA10/5 alter2000 tendo as 3 primeiras mais curtas, será melhor para 4x4 pois acho que nem em baixas uso mais que essas 3 no 4x4...
sendo a 5ª mais longa... essa caixa na minha opinião era o melhor de 2 mundos, melhor em 4x4, melhor em estrada\viagem ;)


Eu estou de acordo. Também preferia essas caixas. No caso de ser motores atm, até podem ser as originais, mas nos turbos estas ficavam muito melhor.
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.599
Localização
Portugal
Boas,

Já verificaste qual o número de estrias da caixa do wrangler vs alter 2000?

Abracumm
 

hpedro33

UMMzito
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
117
Localização
Portugal
so por curiosidade, alguem reparou que o oleo lubrificante recomendado no caso Jeep é 75w90, será que nao deveriamos usar o mesmo?
Isto porque sempre usei oleo de motor segundo a recomendação da marca para os UMM
repostei a imagem do @StreetGT
1748078117449.png
 
Top Inferior