• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Alargar vias!

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.155
Localização
Djibouti
Uma maneira facil e rápida de fazer essas ditas bolachas... é num disco de travão velho, mandar cortar a parte onde as pastilhas actuam, e ficar com uma bolacha feita a medida!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
142
Localização
Portugal
Boas Mário,

Há possibilidades de pores aqui as medidas e eventualmente uma foto???



Cumprimentos
Ricardo Marques
 

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
142
Localização
Portugal
Mário,

obrigado pela ajuda

as tuas mandas-te fazer onde???



Cumprimentos
Ricardo Marques
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
Jagoz eu ja fiz essa alteraçao de um discos para bolachas mas nao e tao simples assim.(fiz uma foto reportagem,esta por ai algures no forumm:D)
1-o furo interior do disco nao passa nos cubos da frente
(so alargando o furo interior)
2-para meter nas rodas traseiras tem que se fazer um chanfro no furo interior(ou alargar o furo interios) para nao ficar so a tocar no veio de transmiçao e assentar bem nas polis.

eu no meu so apliquei a tras por isso so as coretei e chanfrei um pouco o furo interior,parece que naom mas ainda deu um bucado trabalho:astonished:

Paulo Alves
 
Registo
2 Mai 2007
Mensagens
349
Localização
Portugal
Boas...
Tambem segui a ideia do mario e ficou 5*
Amanha tiro a roda fora e ponho fotos...

Abraço

Curnil 2.5Turbinado...
Helder Marques
 

JPaulo

UMMzito
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
122
Localização
Portugal
Mario,

Vi agora este teu post e estou com ideias de fazer umas bolachas para o meu.
Podes mandar-me as medias ?

Agradeço-te mais uma vez.


UMM Abraço
Jorge Paulo

 

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Mensagens
178
Localização
Portugal
Boas

Uma boa opcção é fazer o mesmo que eu fiz, mandei dessoldar as jantes e soldalas ao contrario, acho que é a maneira mais eficaz de ganhar alargamento de vias sem alterar a segurança.




AbraçUMM
Ricardo Ribeiro

Se queres ser feliz compra um UMM
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.480
Localização
United Kingdom
Na tentativa de enriquecer o topico. so queria acrescentar um pequeno "GRANDE" pormenor.
Alguns poderao ler ate meio este "post" e "chamar palha"...outros sem duvida concordarao com o ponto de vista.

No mercado existem as Bolachas Maria da Triunfo da Nacional, da Cuetara e muitas outras mais e claro as bolachas que se falam neste topico e noutros topicos tambem.

Queria somente lembrar que por vezes os revendedores de acessorios para Todo o Terreno em Portugal sujeitam o cliente final (NOS) a comprar o que eles la tem. e ate podem dizer todo o tipo de maravilha e que ate sao baratos...normalmente isso ja e' mau sinal. (concordo que o barato por vezes sai caro mas tambem concordo que nem tudo o que e' caro ou barato e' bom)

Eu sugiro sempre que se faca investigacao, e quanto mais, melhor, pois para eles "NOS" representamos na maior parte das vezes so mais um numero e mais uma venda, o que na verdade pode nao ser a melhor solucao para o nosso caso.

Como disse ficamos dependentes dos "fornecedores dos nossos fornecedores" entao eu sugiro que isso seja quebrado e informacao seja facultada muito mais directa ao cliente final "NOS"...e segredos "profissionais" ou de fornecimento sejam ultrapassados.
como diriam alguns "brasileiros" estou a "por a boca no trombone". e suporto a ideia que mais gente o faca.

Para tal dou um exemplo:
- o pessoal em geral adapta ou compra ou mandar fazer "discos ou bolachas" de aumento para toda e qualquer aplicacao, no meu ver eu recomendo que se verifique se nao existem no mercado em geral outra oferta, ou entao se respeitam normas de construcao ou foram submetidos a testes e reconhecidos e devidamente patenteados - pois dizer que e' uma roda "redonda" nao basta como se faz notar aqui no topico e noutros, porque senao ainda andavamos a brincar aos "homens das cavernas" - altura quando a roda foi inventada...e ja passaram alguns anitos apos isso e homologacoes e melhoria da qualidade tambem sofreu evolucao.

(o mercado portugues - tem imensas limitacoes de escoamento de acessorios vai dai a mesma variedade nao e' a mesma que se ve "noutros paises" e claro os distribuidores portugueses nao se vao encher de stock para depois nao vender ou nao ter aceitacao devido aos precos que acabam por ser exorbitantes para o "Ze povinho", falo das limitacoes economicas por parte dos clientes finais "NOS")

Vai dai os distribuidores adoptam a filosofia "m-e-r-d-a"...que mais valiam estar quietos pois as tantas andavam a vender "rolhas" e la lancaram uma lojita de material 4x4 e quem sai a perder?...sim "NOS"

Cautela e' a atitude e so nos fica bem estarmos documentados e por dentro das coisas como deve de ser.
Para ja simplesmente mostro a diferenca entre "bolachas" e discos espacadores ...pois estamos a falar de aplicacoes
nas jantes versus vias versus a vossa seguranca. Tenho a certeza que vao entender qual sera a melhor solucao para o caso falado neste topico.

As bolachas de seguida:


O que se DEVE EVITAR a todo os custo...mesmo DADAS nao aceitar!!!


E o que se recomenda oriundo de muitos fabricantes dado:
- Reduz a o angulo da amplitude da curvatura do veiculo
- Mantem o carro com uma curvatura constante quando usado com pneus mais largos (mais toque de estrada)
- Reduz o risco de capotamento (por razoes obvias - mais largura de vias)
- Um curvar melhor e mais preciso a maior velocidade.
- Sai mais barato que comprar pneus mais largos.
- Componentes mais duradouros dado uso de componentes de liga "Billet".
- Facil instalacao em minutos
(mas atencao aos apertos pois muita gente nao segue a pressao a exercer neste material e depois empena e consecutivamente andar com as jantes em mau estado sem saberem porque...etc...etc. e todas as consequencias relacionadas com tal erro)
- Sao testados e aprovados T.U.V. (homologacao internacional)



Desnecessario sera adicionar o comentario que esta peca nada tem a ver com os discos de aumento que se fala e por experiencia pratica penso da Estrunphyna e companheiro ...ou uma outra mecoila ca do forum ela mesmo relatou o que se passou com o carro dela dado ter usado os tais discos (bolachas)...se pensarem um pouco esses discos-bolacha "giram" que "como se estivessem" soltos...em contrapartida os homologados ficam apertados "DE VEZ" e geram novos "pernos" para aperto das vossas jantes.
Pois o fabricante fornece manual de montagem com quantos Kilo Newton's ou outras unidades se deve apertar esta peca ou outras, tudo tem o seu trato!
Nao vao exercer esforco ou carga em demasia na ponta dos pernos originais dos vossos eixos como os discos-bolacha fazem e para nao falar que ficam "que como soltos" ....

OUTRO PONTO - Valvulas!!!
E em relacao a virar as jantes somente para ter as valvulas mais protegidas recomendo o seguinte:

-Valvulas Extreme Flat especialmente construidas com design que previne perdas de pressao e evita a
que valvula se separe da jante.
- Em contrapartida a valvula escondida tambem melhora o aspecto da jante.
- Adaptavel a todas as jantes que tenham montadas a valvula de borracha TR414 seja em estrada ou todo terreno.
- Produto de qualidade feito em determinada liga e depois cromado - usado em muitissimas equipas de competicao.







Espero ter ilucidado alguns, esclarecido outros...mas acima de tudo trazer a informacao como deve de ser para o topico.
Pois por vezes ate nao sabemos de determinadas coisas e ate pensamos que temos a melhor solucao existente....nunca, pois tudo esta constantemente em evolucao e aperfeicoamento. - remendos nao, sucatice nao, se nao podem comprar, poupem e depois facam bem, e' o meu conselho.

Disponham
Carlos Pires


 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.603
Localização
Portugal
Mario, as cotas marcadas são ao centro ?
Nos furos, marcado com raio de 69,5 mm é ao centro dos 5 furos ?
Na cota 82 abaixo é mais perceptível !
Se os furos ficam ao centro da zona maciça então temos o seguinte :
Interior= 109/2= R 54,5
Dif entre R interior e exterior = 31,50 ((172-109)/2)=31,50
O raio vindo do centro ao centro dos furos seria de : R 54,50+(31,50/2)=R 70,25 e não 69,50 mm

Peço desculpa por colocar as contas em questão mas não me bateram bem.:D
Por favor corrijam-me !

UMM abraço P Reis
 
Top Inferior