Na tentativa de enriquecer o topico. so queria acrescentar um pequeno "GRANDE" pormenor.
Alguns poderao ler ate meio este "post" e "chamar palha"...outros sem duvida concordarao com o ponto de vista.
No mercado existem as Bolachas Maria da Triunfo da Nacional, da Cuetara e muitas outras mais e claro as bolachas que se falam neste topico e noutros topicos tambem.
Queria somente lembrar que por vezes os revendedores de acessorios para Todo o Terreno em Portugal sujeitam o cliente final (NOS) a comprar o que eles la tem. e ate podem dizer todo o tipo de maravilha e que ate sao baratos...normalmente isso ja e' mau sinal. (concordo que o barato por vezes sai caro mas tambem concordo que nem tudo o que e' caro ou barato e' bom)
Eu sugiro sempre que se faca investigacao, e quanto mais, melhor, pois para eles "NOS" representamos na maior parte das vezes so mais um numero e mais uma venda, o que na verdade pode nao ser a melhor solucao para o nosso caso.
Como disse ficamos dependentes dos "fornecedores dos nossos fornecedores" entao eu sugiro que isso seja quebrado e informacao seja facultada muito mais directa ao cliente final "NOS"...e segredos "profissionais" ou de fornecimento sejam ultrapassados.
como diriam alguns "brasileiros" estou a "por a boca no trombone". e suporto a ideia que mais gente o faca.
Para tal dou um exemplo:
- o pessoal em geral adapta ou compra ou mandar fazer "discos ou bolachas" de aumento para toda e qualquer aplicacao, no meu ver eu recomendo que se verifique se nao existem no mercado em geral outra oferta, ou entao se respeitam normas de construcao ou foram submetidos a testes e reconhecidos e devidamente patenteados - pois dizer que e' uma roda "redonda" nao basta como se faz notar aqui no topico e noutros, porque senao ainda andavamos a brincar aos "homens das cavernas" - altura quando a roda foi inventada...e ja passaram alguns anitos apos isso e homologacoes e melhoria da qualidade tambem sofreu evolucao.
(o mercado portugues - tem imensas limitacoes de escoamento de acessorios vai dai a mesma variedade nao e' a mesma que se ve "noutros paises" e claro os distribuidores portugueses nao se vao encher de stock para depois nao vender ou nao ter aceitacao devido aos precos que acabam por ser exorbitantes para o "Ze povinho", falo das limitacoes economicas por parte dos clientes finais "NOS")
Vai dai os distribuidores adoptam a filosofia "m-e-r-d-a"...que mais valiam estar quietos pois as tantas andavam a vender "rolhas" e la lancaram uma lojita de material 4x4 e quem sai a perder?...sim "NOS"
Cautela e' a atitude e so nos fica bem estarmos documentados e por dentro das coisas como deve de ser.
Para ja simplesmente mostro a diferenca entre "bolachas" e discos espacadores ...pois estamos a falar de aplicacoes
nas jantes versus vias versus a vossa seguranca. Tenho a certeza que vao entender qual sera a melhor solucao para o caso falado neste topico.
As bolachas de seguida:
O que se DEVE EVITAR a todo os custo...mesmo DADAS nao aceitar!!!
E o que se recomenda oriundo de muitos fabricantes dado:
- Reduz a o angulo da amplitude da curvatura do veiculo
- Mantem o carro com uma curvatura constante quando usado com pneus mais largos (mais toque de estrada)
- Reduz o risco de capotamento (por razoes obvias - mais largura de vias)
- Um curvar melhor e mais preciso a maior velocidade.
- Sai mais barato que comprar pneus mais largos.
- Componentes mais duradouros dado uso de componentes de liga "Billet".
- Facil instalacao em minutos
(mas atencao aos apertos pois muita gente nao segue a pressao a exercer neste material e depois empena e consecutivamente andar com as jantes em mau estado sem saberem porque...etc...etc. e todas as consequencias relacionadas com tal erro)
- Sao testados e aprovados T.U.V. (homologacao internacional)
Desnecessario sera adicionar o comentario que esta peca nada tem a ver com os discos de aumento que se fala e por experiencia pratica penso da Estrunphyna e companheiro ...ou uma outra mecoila ca do forum ela mesmo relatou o que se passou com o carro dela dado ter usado os tais discos (bolachas)...se pensarem um pouco esses discos-bolacha "giram" que "como se estivessem" soltos...em contrapartida os homologados ficam apertados "DE VEZ" e geram novos "pernos" para aperto das vossas jantes.
Pois o fabricante fornece manual de montagem com quantos Kilo Newton's ou outras unidades se deve apertar esta peca ou outras, tudo tem o seu trato!
Nao vao exercer esforco ou carga em demasia na ponta dos pernos originais dos vossos eixos como os discos-bolacha fazem e para nao falar que ficam "que como soltos" ....
OUTRO PONTO - Valvulas!!!
E em relacao a virar as jantes somente para ter as valvulas mais protegidas recomendo o seguinte:
-Valvulas Extreme Flat especialmente construidas com design que previne perdas de pressao e evita a
que valvula se separe da jante.
- Em contrapartida a valvula escondida tambem melhora o aspecto da jante.
- Adaptavel a todas as jantes que tenham montadas a valvula de borracha TR414 seja em estrada ou todo terreno.
- Produto de qualidade feito em determinada liga e depois cromado - usado em muitissimas equipas de competicao.
Espero ter ilucidado alguns, esclarecido outros...mas acima de tudo trazer a informacao como deve de ser para o topico.
Pois por vezes ate nao sabemos de determinadas coisas e ate pensamos que temos a melhor solucao existente....nunca, pois tudo esta constantemente em evolucao e aperfeicoamento. - remendos nao, sucatice nao, se nao podem comprar, poupem e depois facam bem, e' o meu conselho.
Disponham
Carlos Pires