Parabéns aos Foristas
Hoje dia 26 de Março de 2011 é um dia de grande importância para nós foristas, para a comunidade UMM que aqui encontrou um espaço de encontro virtual com implicações na vida real, para a comunidade do Todo-o-terreno em Portugal cuja história seria inegavelmente diferente e mais pobre sem a própria história da UMM e como não deixar de o referir neste dia, hoje faria a bela idade de 69 anos o Homem que nos deixou como legado este nosso hobby e que guindou o nome de Portugal e da UMM para um lugar na história do TT: denominado pelos seus pares como o "Pai do TT em Portugal", Eng. José Megre.
Coincidência de datas ditada pela sorte ou determinada por algum dos mentores deste Fórum, não deixa de ser uma colagem que traz responsabilidade acrescida a toda a pequena equipa que com sacrifício do seu tempo pessoal, garante o normal funcionamento deste nosso espaço. E não é tarefa menor. Não é fácil moderar, decidir em nome de uma comunidade, definir quanta da nossa liberdade não choca com a liberdade do todo e mais difícil ainda dando o supremo exemplo que é o de moderarem-se a si mesmos. Porque acreditem caros amigos foristas: a nós se (quase) tudo é permitido, aos moderadores/administradores a sua própria função dita que sejam mais prudentes. Quantas vezes não terão engolido em seco para moderarem a sua própria liberdade de opinião a bem do todo ? seguramente mais do que alguns deles pensavam quando avançaram para este projecto.
Uma palavra ainda para o meu amigo Manuel Madeira, a quem as inevitáveis opções da vida têm afastado do meu do nosso convívio frequente: Manel, sempre foste um gajo chato e resmungão mas ninguém pode negar a tua dedicação à causa UMM, o valor da tua e das tuas experiências na preparação, na manutenção na condução enfim no lidar com esta nossa nobre máquina lusitana. No trial, contra ventos, marés e seguramente contra muitos milhares de euros investidos pelos teus adversários tu opuseste a simplicidade do puro e duro. E quantos sucessos. Estejas onde estiveres neste dia um abraço para ti e obrigado em meu nome e creio que no desta comunidade também.
Voltando ao fórum, nesta época de tecnologias de ponta, tudo é transitório, a melhor solução de hoje é o obsoleto de amanhã.
Esta plataforma em que à cinco anos nasceu o fórum teve o mérito de ser "democrática" nos custos de saber evoluir minimamente para se manter operacional e portanto revela ainda hoje o acerto de quem a escolheu na altura e mantém a sua validade ainda hoje.
Para resumir gostaria apenas de acrescentar que os parabéns são devidos a todos nós que alimentamos e vivemos este espaço. Sem contributos este seria um projecto estéril limitados à opinião dos administradores/moderadores. Um espécie de monólogo a várias vozes. É a diversidade de experiências, cultura, objectivos que fazem este fórum ser rico. São as novas ideias (umas bem sucedidas outras não), são a nossa capacidade de sonhar que fazem este espaço inovador.
E oportunistas e penetras ? Sim claro, mas vejam isso como um elogio. Este tipo de pessoas só se interessam por espaços que tenham vida e conteúdo.
Por último dizer que todos os espaços comunitários têm os seus "enfant-terribles" e este não é excepção. Eles sabem de quem falo. E ainda bem que existem. Por vezes irritam, outras roçam a ofensa, mas noutras fazem-nos rir ou melhor ainda fazem-nos questionar sobre assuntos que nunca nos passavam pela cabeça. Com conta peso e medida, são parte do sucesso deste fórum.
A coisa já vai longa (já pareço o Carlos Pires - Aloevera). Espero daqui a um ano comemorar esta data num qualquer evento, num qualquer recanto deste nosso Portugal, em comunidade, para poder erguer com todos vocês o meu copo numa saudação ao fórum e à memória do grande Zé Megre.
AbraçUMM para TTodos e Parabéns mais uma vez
"tente sempre passar pela Natureza sem que se perceba que por lá passou"
Unico, Maravilhoso, Meu