• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Ventilador/Heater/Chauffage CAD

Gloios91

Iniciado
Registo
7 Jan 2020
Mensagens
8
Localização
Southampton
Boas,

Tenho andando entretido a modelar algumas peças em CAD, constituintes do ventilador que monta em alguns UMM e que é equivalente ao existente nas Renault 4L.
Ventilador semelhante ao da seguinte imagem.
Climatizador.PNG

Para os interessados, posso disponibilizar via email os ficheiros que possuo em extensão .STEP, é um ficheiro padrão que provavelmente qualquer software de modelação poderá ler.
Infelizmente apenas tenho acesso a um paquímetro e a outros instrumentos básicos de medição, por isso as peças plásticas não serão o suprassumo da precisão talvez consiga na pior das dimensões +- 2mm.
Com o andar da carruagem tenciono adicionar mais ficheiros à seguinte lista.
  1. - Turbina feita em plástico por injecção que monta no motor de 12V, será a turbina do conjunto 4 na primeira imagem.
  2. - Veio em aço zincado do regulador de caudal de ar inferior.

Veio Regulador Saida Ar.JPGTurbina Climatizador.JPG

Cumprimentos,
Gonçalo
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Bom trabalho Gonçalo :)
já estive para fazer o manípulo de regular frio/quente mas não tenho nenhum para copiar.
 

Gloios91

Iniciado
Registo
7 Jan 2020
Mensagens
8
Localização
Southampton
Muito obrigado StreetGT :)

Já vi o teu excelente trabalho que fizeste com a moldura do trinco da fechadura para impressão 3D a filamento, muito bom.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Muito obrigado StreetGT :)

Já vi o teu excelente trabalho que fizeste com a moldura do trinco da fechadura para impressão 3D a filamento, muito bom.

Eu reparei, as peças pequenas que der para se fazer e imprimir na impressora é de se aproveitar.
 

Gloios91

Iniciado
Registo
7 Jan 2020
Mensagens
8
Localização
Southampton
Eu reparei, as peças pequenas que der para se fazer e imprimir na impressora é de se aproveitar.

Mesmo, hoje em dia com multi jet fusion da HP já se consegue acabamentos superficiais em peças nylon PA12 pretas quase igual às peças originais. Penso ter o manipulo que te referes na lista de trabalhos, assim que o acabar envio te.
 

Gloios91

Iniciado
Registo
7 Jan 2020
Mensagens
8
Localização
Southampton
Ainda me vão convencer a comprar uma impressora 3d
Herrdoctor, com as impressoras caseiras já dá para fazer algumas peças que não tenham de ficar bonitas. Para melhores acabamentos vale sempre mais encomendar a empresas que tenham maquinas próprias para produtos finais. Cumprimentos
 

Gloios91

Iniciado
Registo
7 Jan 2020
Mensagens
8
Localização
Southampton
Bom trabalho Gonçalo :)
já estive para fazer o manípulo de regular frio/quente mas não tenho nenhum para copiar.

Penso ter modelado o manípulo a que te referes, usei as dimensões nominais para o encaixe onde veio metálico vai montar mas não modelei no entanto a reentrância onde fica uma placa metálica, que faz de mola contra o veio para o fixar. Talvez seja preciso remover depois material ou colar dependendo da impressão que fizeres.

Adicionei os ficheiro .step e .stl,

Cumprimentos

Manipulo Ventilador.JPG
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Penso ter modelado o manípulo a que te referes, usei as dimensões nominais para o encaixe onde veio metálico vai montar mas não modelei no entanto a reentrância onde fica uma placa metálica, que faz de mola contra o veio para o fixar. Talvez seja preciso remover depois material ou colar dependendo da impressão que fizeres.

Adicionei os ficheiro .step e .stl,

Cumprimentos

Visualizar anexo 2886
Esse parece ser o de abrir e fechar a circulação de ar.

o que me refiro é aquele que abre a torneira do radiador. A torneira na ponta do veio leva um parafuso, esse parafuso é colocado no manipulo e faz aperto a esse veio.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
existem 2 tipos de manípulos, embora acho que tanto um como o outro funciona.

na figura é o 10.
12E22220-16C6-46E0-81BA-4C4581361CEA.jpeg
 
Top Inferior