• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Varetas de óleo

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Então vamos lá a mais uma dica:
Diferença de comprimento das varetas de óleo e respectivos tubos de encaixe de Atmosférico/Turbo/Cournil, de diferentes motorizações...!!!

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
O tubo da vareta do óleo do Alter é mais curto que o tubo do turbo, não sei quanto.

Registo
14 Dez 2011
Seja turbo ou atmosferico tem o mesmo comprimento na parte interior pois as capacidades são iguais. Diferem na parte exterior um mais comprido o do turbo por causa de todos os acessórios que tem a mais.
As varetas dos cournis e dos alter 1 são as mais compridas e ficam situadas atras do filtro de oleo e vêm ate meio da tampa das valvulas.
Em tempos fiz uma vareta a partir de uma de um renault megane 1.4 de 98 que ainda está para ser testada mas encaixa perfeitamente e mede o oleo. Na minha opiniao se colocarem uma vareta e tubo de um alter 2 atmosferico num turbo vai funcionar.

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
Eu quis referir-me à parte que fica para o exterior, a parte que fica para o exterior no tubo do Alter 2 é mais curta que a do turbo.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eu estou desejando ajudar, mas não me peça para te dizer como trocar um motor, mas tanto quanto medir uma vareta, eu já sei fazer.
Trocar de motor não preciso, tirei o "bacharelado" disso ao longo da minha vida...!!!
A questão aqui não é saber ou não medir varetas, mas sim saber se a que está no seu UMM é ou não a original ou uma invenção como muitas que tenho visto em UMMs e não são tão poucas como isso..., pois os artistas são muitos e a saber/perceber muito pouco ou nada do assunto "mecânica"...!!! ;) :alien:

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
A vareta do P152B original, são 370mm!

As varetas do Turbo e Atmosfericas são diferentes, a do Turbo tem mais 33mm ;)
Assim como as varetas são diferentes, os tubos de guia também são diferentes.

Aqui fica a do Turbo (replica amarela), e uma alterada para a medida correta por mim (julgo ser de um Punto ou algo do genero)

1678282648880.png

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
A vareta do P152B original, são 370mm!

As varetas do Turbo e Atmosfericas são diferentes, a do Turbo tem mais 33mm ;)
Assim como as varetas são diferentes, os tubos de guia também são diferentes.

Aqui fica a do Turbo (replica amarela), e uma alterada para a medida correta por mim (julgo ser de um Punto ou algo do genero)

Visualizar anexo 30744
Ora aí está mais um comentário que estava à espera, e como manda a "puuuta da sapatilha", fácil, barato e que dá "milhões"...!!!;):alien:

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Ora aí está mais um comentário que estava à espera, e como manda a "puuuta da sapatilha", fácil, barato e que dá "milhões"...!!!;):alien:
Eduardo, a ultima vez que fui comprar um UMM levei uma vareta para chegar lá e ver a quantidade de oleo... "curiosamente", os 2 que comprei andavam com a vareta errada.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eduardo, a ultima vez que fui comprar um UMM levei uma vareta para chegar lá e ver a quantidade de oleo... "curiosamente", os 2 que comprei andavam com a vareta errada.
Tiago, precisamente por isso é que coloquei este post, porque anda por aí muito "artista" que pensa que tem a vareta correcta no seu carro, mas que mesmo assim não vai verificar e borrifa se para o assunto...enfim "gente inteligente"...!!! ;) :alien:

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
Também seria importante saber qual o comprimento do tubo que fica para o exterior. Digo isto porque, sendo o tubo do mesmo diâmetro, diferindo apenas no comprimento, poderá ter sido montado um tubo mais curto no motor turbo, o que obriga à utilização da vareta mais curta.

Há tempos abri um tópico, onde procurava um tubo da vareta para o motor turbo, porque o meu partiu junto ao bloco, nunca o consegui encontrar, a solução passou por alterar um tubo do motor atmosférico, foi acrescentado na parte exterior para ficar com o mesmo comprimento que o anterior, esse acrescento foi executado pelo Bruno. De momento não consigo verificar o comprimento exterior, mas certamente que o irei fazer.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Também seria importante saber qual o comprimento do tubo que fica para o exterior. Digo isto porque, sendo o tubo do mesmo diâmetro, diferindo apenas no comprimento, poderá ter sido montado um tubo mais curto no motor turbo, o que obriga à utilização da vareta mais curta.

Há tempos abri um tópico, onde procurava um tubo da vareta para o motor turbo, porque o meu partiu junto ao bloco, nunca o consegui encontrar, a solução passou por alterar um tubo do motor atmosférico, foi acrescentado na parte exterior para ficar com o mesmo comprimento que o anterior, esse acrescento foi executado pelo Bruno. De momento não consigo verificar o comprimento exterior, mas certamente que o irei fazer.
Deixa me acabar de almoçar e já te respondo...!!!😉👽

Registo
26 Mar 2020
Cada vez aprendo mais....
Ao que cheguei pesquisar a minha vareta...
A minha mulher bem diz que estou a ficar louco com o UMM..🤣🤣
33 milímetros

Anexos

• IMG_20230308_144919.jpg
    IMG_20230308_144919.jpg
    56,3 KB · Visualizações: 69
Registo
26 Mar 2020
Não sejas bruto...
Sabes bem que nem metade tem...🤣🤣
Penso que a minha será original ...
Dada as medidas que falaram...