• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Válvula arranque a frio

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Viva,

O meu UMM padecia até esta semana do mesmo problema já reportado por vários, o arranque a frio, que se veio notando agora nesta altura do ano, com a respectiva fumaça branca e um trabalhar inicial muito turbulento, durante uns segundos. A quente, o problema desaparecia.
Depois de alguma leitura a este respeito pelo forUMM, fui verificar o estado do cabo e afinação da válvula de arranque a frio. Com o motor frio, foi encostar ao máximo a patilha e deixar o cabo esticadinho. Parece que resolveu o problema do arranque a frio (não está perfeito mas noto melhoras), mas o problema é que devo ter a válvula avariada, pois aquilo não mexe de sitio nem com o motor quente, deixando o carro algo acelerado permanentemente.

Pergunta - Onde se pode arranjar esta válvula de marca branca ou referência de algum carro que tenha uma compatível (sei que também são manhosas de substituir pois costumam partir...)? Ideias de preços?

Todas as ajudas são bem vindas!!!

cUMMprimentos,

David Correia

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Obrigado ao Kingstar e ACardoso pelas resposta.
Pelo que sei, quando aquece, a válvula vai folgando cabo. A regulação está bem feita. A frio é encostar o até chegar ao batente e apertar o cabo nessa posição.

Mario, já percebi que esta válvula é problemática, mas e soluções? Folga-se o cabo para deixar de fazer efeito? E a frio, um toque ligeiro de acelerador?

cUMMprimentos,

David Correia

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by dcorreia1

Obrigado ao Kingstar e ACardoso pelas resposta.
Pelo que sei, quando aquece, a válvula vai folgando cabo. A regulação está bem feita. A frio é encostar o até chegar ao batente e apertar o cabo nessa posição.

Mario, já percebi que esta válvula é problemática, mas e soluções? Folga-se o cabo para deixar de fazer efeito? E a frio, um toque ligeiro de acelerador?

cUMMprimentos,

David Correia

Podes sempre fazer um arranque a frio manual com um manipulo de bicicleta e para anular a peça do arranque a frio a Pug tinha um parafuso especifico para o efeito.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Essa válvula não deve fazer mais que em frio retrair puxando o cabo na BI de forma a efectuar uma pequena aceleração e vai folgando de acordo com o aquecimento.
Se assim fôr, porque não fazes como o Aldeia fez numa das suas máquinas e metes um acelerador manual como tem nos Cournil ? Resolves o problema !
Se te aventurares a tirar a mesma, provencia uma boa dose de WD40 em banho na valvula durante uns 3 dias.
Estou de acordo com o que o ******* diz sobre a Indenor mas não creio que essas valvulas durem um Inverno. O meu UD já está nas minhas mãos desde meados de 2009 e continua operacional nesse aspecto.

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Boas,

Válvula mudada, aplicando a dica do Kingstar (WD40 uns dias antes), e saiu sem problemas. Agora já faz a função que devia, já foi testado a frio, e recolhe a patilha da BI como deve ser, e assim que aquece, volta à sua posição normal! (usei uma compatível do Saxo a diesel, como indicado pelo amigo Kawasaki). Vamos ver quantos invernos dura...

Agora como ainda se queixa do seu problema inicial, cerca de 2 a 3 segundos a trabalhar meio descompassado e a largar fumaça branca, tenho de arranjar quem me possa avançar ligeiramente a BI (já vários me disseram que está ligeiramente atrasada).

Obrigado pelas dicas!

cUMMprimentos,

David Correia

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
viva

Na zona industrial da estrada Vale Mulatas existe uma casa que mexe em BombasInjetoras. Nunca lá fui, nem conheço quem tenha lá ido.
O que é facto é que sempre que la passo tem lá montes de carros, o que pode ser um bom sinal indicador Preço/Qualidade.

Registo
1 Out 2008
Olá David. A Bomba do meu Vitesses , foi adiantada acerca de 4 anos + - , mas foi aqui na Zona da Lourinhã, num Bosch Car Center , e ficou bem melhor , foi o sr. Silvino que mo aconselhou a fazer , mas indicou para ser num mecãnico que soubesse , os que o Tomix referem , devem ser os indicados para o Fazer, tive que la deixar o UMM de um dia para o outro para o serviço ser feito a Frio. Cummmprimentos.

jsilva

Andre2019

UMMzito
Registo
31 Jan 2011
Boas eu tambem tenho este problema :( onde se citua a valvula de arrnque a friu ?
o meu depois de pegar uma vez pega sempre bem mas a primeira vez custa até cheguei a pensar que era a bateria,
se alguem me puder dizer onde se situa mais ou menos, o meu é um alter I 1987.
Cumprimentos.

fleky1978

Iniciado
Registo
27 Set 2014
Boas. Tbm ja troquei a minha valvula de arranque a frio. E apanhei um cagaço.. moeu a rosca.. tive de passar um macho.. a válvula ate se arranja bem... a muitos carros e carrinhas disel que a usam..
Clio 1.9d, fiat scud, saxo 1.5d, citroen ax e zx. Etc.. algumas delas tem o cabo maos curto mas dá para aplicar.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Boa tarde, a minha também moeu a Rosca, penso que aquilo seja m21 mas que tipo de rosca é? vou ter que arranjar um "Macho" para ver se consigo endireitar aquilo : /

Quando alguém precisar afinal é um macho M22 - rosca métrica 1.5

Última edição:
Registo
7 Ago 2021
Tenho exactamente o problema aqui descrito. Queria verificar a afinação do cabo da valvula de arranque a frio mas não a consegui localizar. É acessível sem ter que se desmontar alguma coisa?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Tenho exactamente o problema aqui descrito. Queria verificar a afinação do cabo da valvula de arranque a frio mas não a consegui localizar. É acessível sem ter que se desmontar alguma coisa?
A válvula fica na cabeça logo atrás do 4 injetor...
Não te preocupes com a afinação dela porque nos UMMs essa válvula só é necessária se eles andarem em países cujas temperaturas mínimas sejam muito inferiores a 0 graus!

Registo
7 Ago 2021
A válvula fica na cabeça logo atrás do 4 injetor...
Não te preocupes com a afinação dela porque nos UMMs essa válvula só é necessária se eles andarem em países cujas temperaturas mínimas sejam muito inferiores a 0 graus!
Então qual será a causa do trabalhar barulhento quando o carro está frio? Parece que está com menos um cilindro. Passado um minuto ou menos fica impecável.

• Like
Reações: bjc

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Então qual será a causa do trabalhar barulhento quando o carro está frio? Parece que está com menos um cilindro. Passado um minuto ou menos fica impecável.
Se reparares no tópico mais acima ele diz que o problema se manteve apesar de trocar a válvula e da mesma funcionar.
A segunda hipótese indicada é o avanço da bomba.

Tenho um problema semelhante, estava inclinado para que fosse o avanço mas no meu caso o problema será (? Sem certezas ainda) o carreto da BI. Tenho cá um para substituir mas ainda não houve tempo 😔 também ainda só cá está à duas semanas 😁

A tua BI é Bosch?

Ps: no meu caso, para ele pegar tenho que dar acelerador.

Top Inferior