• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

UMM do Cavalo Turbo Vermelho Ferrari

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Viva UMMistas,

Apresento-vos o Futuro UMM do Cavalo Turbo Vermelho Ferrari.
Será este o meu novo projecto, talvez demorado, não será perfeito certamenta, mas será a meu gosto e dentro das minha possibilidades.

Pretendo que seja relativamente próximo da originalidade de um UMM turbo em capota de lona e em vermelho. Terá apenas algumas ligeiras alterações mas nada especial.

Pretendo um carro a meu gosto que servirá para uso de segundo carro e passeios familiares com alguns passeios TT e eventos UMM, à imagem daquilo que tenho vindo a fazer.

Este é um UMM Alter II Turbo de 1991, 6 lugares, capota rígida, e encontra-se todo original, mas em muito mau estado. É Algarvio de "nascença" até à data que o registei em meu nome e o trouxe para Trás-os-Montes.

1604587884265.png

Depois da compra há que metê-lo na estrada, eram 12h30 quando me preparava para a longa viagem

1604587893100.png

Aqui eu mais a minha mulher. A minha aventureira a qual agradeço imenso o apoio que me deu por participar nesta aventura.

O Carro está num estado lamentável, mete medo ao susto por fotos, quanto mais ao vivo, os interiores estão piores que muitos carros abandonados durante anos e anos, a mecânica tem uma aparência terrível com fugas de óleo. Acreditar que isto faz 700 km no mesmo dia é dose.

Levei uma mala cheia de ferramenta, óleo motor, óleo travões, lanternas, panos, e um fato de macaco, só sobrou espaço para mais uma cuecas e a escova de dentes . :D

Depois de confirmar números de chassi (incluindo o que está no topo da longarina de trás do para-choques) ver o estado geral dele, foi hora de o pagar e regista-lo.

Primeiras medidas, encher o deposito, e comecei logo abrir a mala da ferramenta para emendar o cabo do acelerador que estava quase partido, segunda ir a uma recauchutagem comprar um pneu velho ao preço de um furo, pois o suplente já estava a ser usado e outro estava rebentado na lateral.

1604587900168.png

1604587909643.png

Pelo menos que tiver um furo a coisa desenrrasca, de qualquer forma trazia um pneu de cada nação e todos nos limites legais. :D

Rever níveis de fluídos, inspeccionar transmissões e bota para a nacional 2.

Chegamos a Évora ainda de dia, fiz umas 10 paragens para rever todos os níveis, e maravilha, nada de consumos de água, de óleo havia perda, mas não pelo consumo no motor, mas sim por marcação de território. :D

A noite chegou, e aquelas longas rectas no escuro começavam a criar desconforto, havendo uma avaria no meio do nada de noite escuro em plena nacional ia doer muito, tinha sempre o reboque do seguro para chamar, mas não era isso que me interessava.

GNR-BT, manda encostar, e nem os piscas para a direita tinha!!! Carta verde só tinha no e-mail, e claro um carro com mil e uma multas. Correu bem o agente percebeu que eu era gente seria, as questões documentais não havia falhas (nem eu quero de outra forma). Boa Viagem desejou ele, siga para bingo...

Em Arraiolos há que procurar combustível, os telemóveis começam a ficar sem bateria, engano-me num cruzamento e sou obrigado a fazer uns 30 km a mais do que o planeado para o combustivel que tinha, e o ponteiro estava apontar para as botas!!!!
150m foi a distancia a que fiquei das bombas quando o motor de desligou!!!

Porra, estas bombas manuais são uma m£#&@ para puxar gasóleo, pensei eu logo de imediato, no meu da escuridão!
Garrafão de água passou de imediato a ser garrafão de gasóleo, 150 metros a pé até que nem é mau de todo (o tuga tem sempre sorte).
A bomba manual claro está, não puxava gasóleo nenhum, bota xupadela, à terceira cuspide-la a bomba ferrou. :D

Rodar a chave, motor a trabalhar e gás na tábua até à bomba.

Próxima etapa, inventar uns fios para ligar o carregador do telemóvel, um condutor num parafuso da chapa, outro nos stops, funciona, está bom, siga...

Em Abrantes, ao perceber que não havia aquecimentos anormais, níveis de fluidos estabilizados, arrisquei a Auto-estrada até ao IP3 em Coimbra, foi sempre a 80km/h o IP3 todo e a A24 também, não queria acelerar muito, pois notava que existia uma fuga na admissão cada vez que o turbo fazia pressão.

Sai do Algarve por volta das 13h, cheguei a Vila Real às 3h30.

1604587918300.png

Deitei-me na cama, e disse... Que put@ de panca que eu tenho pela bricolage!!!! ;););) E a minha mulher respondeu: e eu é que te aturo!!

Que comece a TELENOVELA...

Registo
1 Out 2008
Parabéns, por mais um Umm , esse é da fornada do meu Vitesses…!. Já não chegava Umma carga de problemas , e fostes buscar outra...!. Isso é que é Coragem …!?. Força nisso , pelo outro ,á sabemos que daqui a uns meses tens outro Umm , este Turbo de Origem...! e so tu lhe sabes dar …!? , e Parabéns também, a tua esposa , por ter de andar a 80 km's Hora numma viagem tão longa …! é de Louvar , pois esposas dessas são raras , estima-a , assim como sabes e deves estimar Umm´s . Força Coragem …! e Forte Abraçumm…! , se Fosses Sportinguista …!? , diria Esforço , dedicação e Gloriaumm.

Registo
1 Out 2008
Parabéns, por mais um Umm , esse é da fornada do meu Vitesses…!. Já não chegava Umma carga de problemas , e fostes buscar outra...!. Isso é que é Coragem …!?. Força nisso , pelo outro ,á sabemos que daqui a uns meses tens outro Umm , este Turbo de Origem...! e so tu lhe sabes dar …!? , e Parabéns também, a tua esposa , por ter de andar a 80 km's Hora numma viagem tão longa …! é de Louvar , pois esposas dessas são raras , estima-a , assim como sabes e deves estimar Umm´s . Força Coragem …! e Forte Abraçumm…! , se Fosses Sportinguista …!? , diria Esforço , dedicação Devoção e Gloria Umm…!.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
quote:Originally posted by viriato

Bom dia caro amigo,

São aventuras dessas que nos criam uma empatia com o UMM dificilmente inabalável. Quase que aposto que apesar do ar menos 'bonito' do UMM, já trocaram ADN, o dono e o UMM.

Já agora, julgo que o amigo que lhe vendeu o UMM também tem ou tinha um longo a recuperar para venda. Cheguei a trocar umas mensagens com ele pelo OLX sobre umas questões, e o senhor pareceu-me um complicado do caraças. Curiosamente cada parafuso que colocava no restauro do UMM, lá subia o preço do mesmo.

Li no facebook que está meio preocupado com a cilindrada do motor, é pá não se preocupe, eu fui buscar o meu atual UMM a um amigo que está à muitos anos dentro do assunto dos UMM's e garantiu-me que o UMM era um 2500 td, mas afinal o bloco é um 2300 td com todos os periféricos do 2500. Conclusão, não me incomoda nada, grande motor, o andamento para o que eu quero é o mesmo e ainda à umas semanas fez 600 kms no fim de semana em passeio sem chatice nenhuma.

Grande abraço e boa sorte com a máquina.

-joão pereira-

Obrigado pelo comentário.
A preocupação ou interesse em saber qual o motor que tenho é apenas para saber melhor como programar a troca deste motor. A ideia inicial passa por instalar este motor que já tem teste drive desde o Algarve no meu UMM atmosférico, utilizando os colectores, turbo k14, BI Bosch, e linha de escape que já tinha investido aquando da adaptação do motor atmosférico para turbo. Assim garanto para já que o meu UMM atmosférico fica com um motor TD sem invenções (pois já inventei de mais) podendo usufruir dele normalmente enquanto faço o restauro a meu gosto no UMM Turbo, depois na fase final do restauro decido se uso este mesmo motor ou se refaço de novo o 152b que trouxe na mala.

O Sr. Pires tem realmente um ou 2 longos (também não percebi muito bem), realmente estão a um preço pouco amigável, mas isso é com ele, a viatura é dele. Este veio pelo preço mais ou menos próximo do que precisava, quando percebi que trazia outro motor mesmo em mau estado, resolvi fechar os olhos ao custo da viagem e trazê-lo comigo.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
quote:Originally posted by joao silva

Parabéns, por mais um Umm , esse é da fornada do meu Vitesses!. Já não chegava Umma carga de problemas , e fostes buscar outra...!. Isso é que é Coragem !?. Força nisso , pelo outro ,á sabemos que daqui a uns meses tens outro Umm , este Turbo de Origem...! e so tu lhe sabes dar !? , e Parabéns também, a tua esposa , por ter de andar a 80 km's Hora numma viagem tão longa ! é de Louvar , pois esposas dessas são raras , estima-a , assim como sabes e deves estimar Umm´s . Força Coragem ! e Forte Abraçumm! , se Fosses Sportinguista !? , diria Esforço , dedicação Devoção e Gloria Umm!.

Cumprimentos J.Silva

Vamos ver se de 2 consigo fazer 3. lololol Para já vou manter os 2, no final do restauro do Turbo avalio se abdico dele ou se é devolvido aos meus pais. Só sei adiantar que o Turbo original será vermelho e lona, eternamente lona.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Este vicio é tramado... Boa sorte nesse restauro!

Andes de montar o motor turbo, convém dar uma revisão. Muda os vedantes para não ficares a marcar o território (pelo menos durante uns meses).

Força nisso e não te esqueças do que te falei acerca do vaso de expansão.

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Boa aquisição e se fez esses quilómetros todos é pq esse motor está bom. O que vem na mala é bom para refazer!!

Porque será que os UMM,s do Algarve vêem sempre péssimos??O meu Ferragudo tb veio de lá cheio de ferrugem e com a embraiagem na ultima...o motor vinha acabado de reparar em rodagem, vá lá vá lá!!

Isso quer é trabalho e fotos aqui no fórum dos avanços!!

Abraço

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
que TOP é destas viagens que nos fazem gostar ainda mais deles ...

abraço e força nesse restauro ;)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Ora bem, vamos lá então mostrar uma fotos do estado da viatura.
Fotos ainda do antigo dono.

Cuidado que isto pode assustar alguns.

1604588515258.png

1604588522334.png

1604588530223.png

1604588537018.png

1604588549548.png

1604588555703.png

1604588562592.png

1604588570032.png

1604588577664.png

1604588586653.png

1604588681212.png

1604588689767.png

1604588698119.png

1604588717854.png

1604588728572.png

1604588744752.png

Primeira inspecção geral, e primeira lavagem esta feita. Agora é começar avaliar e programar trabalhos.
O motor que veio "suplente", está a marinar em óleo, não sei se fará falta ou não, mas óleo não lhe faz mal.

Primeira impressão, e que eu desta não tive duvidas desde inicio, para quem viveu toda a vida no Algarve, está bem bom de ferrugem, podres não encontro nenhuns no chassi, mesmo nas zonas mais criticas, tudo está integro, a pintura do carro é garantidamente a original. A capota de chapa, tem realmente uns podres nos cantos, para já vai manter-se assim, mas a minha ideia final é sempre capota de lona.

O Motor trazia o tubo de saída ao intercooler com a braçadeira metálica encavalitada, e que causava nitidamente fuga de admissão e daí a razão de tanto óleo espalhado por essa zona. Tenho também uma valente fuga no carter e talvez do chouriço da cambota, mas como a ideia é tirar o motor fora, será simples fazer uma revisão.
Periféricos parece-me tudo bem, à excepção da direcção assistida que não funciona, o radiador em optimo estado, alternador, travões, etc etc

Próximo passo, colocar o gajo no "sitio do morto" e preparar ferramentas para desmontar o motor. Este motor vai ser colocado em modo de empréstimo no UMM do cavalo atmosférico, pelo menos enquanto o cavalo turbo fica repousado para restauro.

Registo
25 Mai 2008
Boas, bom restauro, se fosses ti deixava esse motor de vez no cavalinho e restaurava o motor original dele.

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
não está nada mau ... já ví bem pior :)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
quote:Originally posted by aguia_negra

Boas, bom restauro, se fosses ti deixava esse motor de vez no cavalinho e restaurava o motor original dele.

É uma hipótese que mantenho ainda em aberto, restaurar o motor original 152b era o que pretendia, mas para já vou usufruir de um motor turbo, depois logo vejo se este mesmo motor volta para o UMM turbo ou se fica, ainda existem aqui pelo menos 2 "Joãos" adeptos do XUD 2.1 TD que me andam a tentar convencer, mas os cobr€s é que mandam, e o resultado final será sempre UM SÓ UMM com motor Turbo, vermelho e capota de lona.

Alguns meses se passarão, certamente.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by NMoutinho

É uma hipótese que mantenho ainda em aberto, restaurar o motor original 152b era o que pretendia, mas para já vou usufruir de um motor turbo, depois logo vejo se este mesmo motor volta para o UMM turbo ou se fica, ainda existem aqui pelo menos 2 "Joãos" adeptos do XUD 2.1 TD que me andam a tentar convencer, mas os cobr€s é que mandam, e o resultado final será sempre UM SÓ UMM com motor Turbo, vermelho e capota de lona.

Convencido já tu estás, o problema é o r€sto. Mas cuidado, não confies muito nesses "Joãos", não sei se são boa rês...

Força nisso tens muito trabalho pela frente antes de chegar a esse ponto.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
quote:Originally posted by Aldeia

quote:Originally posted by NMoutinho

Convencido já tu estás, o problema é o r€sto. Mas cuidado, não confies muito nesses "Joãos", não sei se são boa rês...

Força nisso tens muito trabalho pela frente antes de chegar a esse ponto.

Olha, e não é que já apareceu um dos "Joãos". A questão do pastel é difícil, até porque ainda continuo com uma 4L em divida, mas acredita que há outro assunto que continuo a ser apreensivo!

Que é o mesmo de sempre, e com a compra deste UMM só resolvi uma cisma, a dos 81kW, a dos 2500cc continua em aberto.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Aqui ficam os trabalhos de fim-de-semana. Desmontar é sempre muito produtivo, o inverso já não será assim.

1604588773704.png

1604588784069.png

1604588794819.png

1604588802855.png

1604588811703.png

1604588820208.png

1604588825951.png

1604588831690.png

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Os que acreditam que um Algarvia de nascença e tão mal tratado que estava cheio de surpresas, que se desengane.
Existe um pequeno podre na frente, lateral direita, ali junto ao pisca, nada que não se resolva. Todo o resto está impecável, não há podres em mais nenhum sitio.

1606685958626.png

1606685968055.png

1606685976390.png

1606685984974.png

1606685995203.png

1606686005256.png

mtavares

UMMzito
Registo
22 Set 2017
Ainda pensei em comprar esse , agora estou arrependido, mas fica em boas mãos.
Que bela compra, NMoutinho.

Top Inferior