• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

UMM com 2 radiadores

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
boas
entao e assim o meu UMM tem um pouco a tendencia de aquecer em esforço e a andar normal anda sempre a meio.
como tenho um radiador de um Fiat Uno 1.3 aqui num canto(e mais pequeno que o de origem do UMM e tem os favos mais estreitos),estava a pençar em montar este em serie com o de origem,visto que tenho la muito espaço desponivel:D.
as minhas duvidas sao:
-se resulta esta aplicaçao,para baixar a temperatura
-se a bomba de agua nao fica em esforço e tem capacidade para circular a agua(axo que sim,mas nao tenho a certeza)
-se os radiadores tem que estar ambos a mesma altura um do outro
-se tenho de eleminar algum deposito,visto que o radiador do fiat tem deposito acuplado.

pronto fico a espera de criticas e\ou ideias etc...:)

Paulo Alves
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Acho que vais estrangular a passagem da agua,e ela nos nossos meninos precisa é de circular,mais vale uma boa manutenção nos nossos radiadores.
Já para não falar que irias criar mais um ponto de possiveis avarias,quanto mais simples melhor;)
Não acho os nossos radiadores com pouca capacidade,o meu tem um motor turbo 2.3 e anda com o radiador de origem do atmosferico e não aquece nada por aí além,e o radiador já não está nada famoso:dizzy_face:.A unica coisa que tenho a mais é o radiador de oleo(y)


Filipe Pinheiro
 

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Mensagens
3.038
Localização
Portugal
boas paulo
talves valha a pena verificares se radiador não anda meio entupido!
o meu tinha o mesmo sintoma mandei limpar o radiador e digo-te ficou espetaculo!!e não foi assim tão caro.
abraços
 

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Mensagens
554
Localização
Portugal
Boas! Uma das soluções que me propuseram foi o de rectificar os favos colocando-os maiores. Será que trará vantagens?

cUMMprimentos ao forUMM
UMMALT2T91 - Clube UMM - Sócio Nº 106
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
o meu radiador esta limpo.
secalhar vou e meter uma ventuinha electrica maior que abranja o radiador todo e que tenha boa rotaçao,para fazer uma grade deslocaçao de ar...
tenho la uma mas e pequena e so apanha quase metade do radiador:dizzy_face:

Paulo Alves
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

Paulo..keres um conselho?...nao inventes que isso de ventoinhas tem muito ke se lhe diga!!! e na maioria dos casos até atrapalham!!

mete um ninho maior e o teu problema está resolvido;)

UMM abraço
madeira
 
N

NA-22-83

Guest
Ou então, outro Conselho.

Tira o termostato, não faz falta em Portugal.

A água não congela.

Passas a andar com a temperatura ao nivel mínimo do ideal.

Quando em esforço, no máximo atinge metade do normal.

Toda a água para circula muito rápido, pelos 40 mm de diâmtero dos tubos.

faço isso no meu Cournil e na DAF, esta com motor 2.500 Turbo ( XD3 T ).

Eu uso, e recomendo!!!

Abraço.

José Silva.
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Ola
Falando por mim coloquei uma ventoinha electrica e posso dizer que o resultado não foi o esperado até ficou pior. Agora ando sem o termoestato mas acho que tb não é solução porque o motor não passa dos 40 graus o que parece pouco. Em suma o melhor é mesmo manter de origem.

UMM abraço
Samuel Sousa
 
N

NA-22-83

Guest
Olha, para mim, antes frio que quente.

frio, não estraga nada.

Quente, já deves saber.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Permite-me discordar josé...
NUNCA RETIRAR O TERMOSTATO... Isso é disfarçar um problema, e não resolver.
Se o radiador não refrigera a água, é pq algo está errado, e ao retirar o termostato, a água circula livremente e aparentemente ele fica sem aquecer... mas o problema continua lá e a agravar-se...

O termostato regula a passagem da água entre diversas zonas do motor para manter sempre a temperatura no nível correcto de cerca de 85º.
Se o motor aquece por má refrigeração, e retiramos o termostato a água passa a circular livremente e de facto aquece menos, mas sem ser regulada, ou seja, até pode vir a trabalhar com temperatura baixa, o que dá mais desgaste ao motor do que trabalhar a quente, o que poucas pessoias sabem... "a minha máquina nem aquece..." dizem muitos, mas isso é muito pior que trabalhar quase no limite do quente.

Tudo isto para dizer que essa técnica apenas "mascara" um problema e não o resolve.
A temperatura deve andar sempre a meio, e quando sobe um bocado, o termostato abre e deixa a agua circular noutras zonas e a temperatura baixa para o meio de novo. Isto é o trabalhar correcto.

Rever o radiador, limpar bem o sistema todo, aumentar o ninho, favos maiores... tudo isto será o mais indicado.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Frio estraga MUITO mais... acredita... ferro com ferro se estiver frio, parte... se estiver quente molda-se...

Samuel... com um motor a trabalhar a essa temperatura, dás cabo disso num instante.
Isso é o mesmo que puxar por um motor a frio... porque é que pensam que não aconselham a puxar por carro com o motor a frio??? Eles tem que trabalhar a quente, nunca a frio.
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

Nuno..tens razao em parte..mas o ke aconteçe a malta ke tira o termotasto..nao anula(tapa) o Buraco ke tem no interior da bomda

pra que a fria nao se misture com a quente e sem anulaçao desta entrada fica um turbilhao do Camano dentro da bomba!!!

eu nao uso termotasto há anos..so tenho de ter atençao aos primeiros 10 a 15 minutos iniciais..depois anda sempre nos paramentros normais

mas claro ..eu uso uma valvula pra acionar as ventoinhas no Radiador..alem da valvula que tenho na Bomba de agua

agora o perigo de um termotasto velho ou em muito mau estado...cola/nao abre e em 2 a 3 minutos acende a luz vermelha!!!
isto já me aconteçeu a mim e a varios ke conheço

se ha coisa ke me preocupa no UMM é a temperatura da agua

por isso tenho 3 valvulas em diferentes sitios :)..pra medir a mesma

UMM abraço
madeira

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Não leves a mal José, mas não tem a ver com opinião de um ou de outro mas sim com os factos acerca do funcionamento do motor...
Mas o melhor é perguntar a um mecânico como trabalha o termostato e se se deve fazer isso ou não. Depois decidam.
Por mim tive esse problema de o carro aquecer, e como tinha ouvido falar disso perguntei ao meu mecânico e ele disse NUNCA... em vez disso mandei rever o radiador e tinha os canais entupidos... ninho novo e nunca mais aqueceu.
E lembrem-se sempre doutra coisa... uma coisa é carro para o dia a dia, outra é competição... se for para uma prova e ele começar a aquecer o mais rápido é retirar termostato e por a máquina a rolar a fundo, e ele n aquece... mas o problema está lá na mesma, como já referi.
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

Paulo já viste se nao há ar dentro do circuito?!!

se há akeçe muito mais!!...sangra o Ar pelo sangrador da sofagem

eu tive esse problema..e como nao tinha o sangrador da sofagem..pork esta nem existe no meu xaruto..arranjei uma bomba de agua que auto.se sangra

ou seja em vez de um tubo ao reservatorio ao Radiador como temos normalmente..tenho dois o segundo vai directamente á bomba

UMM abraço
madeira
 
N

NA-22-83

Guest
Olá Nuno, claro que não levo a mal qualquer conversa pela internet.

Mas olha, eu, tirei o Termostato desde que recosntrui o 2.3 que comprei duma 504.

Todo de novo, nunca levou.

E já fez, desde 1995 na Tuper, até hoje, mais de 300.000 km's.

Só falo quando sei o que digo.

Mas, aceito a tua opinião.

Foi como disse, são opiniões.

Sabes que trabalhei numa Equipa do Troféu AX em 90 e 91 ?

Não havia 2 Preparadores iguais entre 20 Equipas.

cada um, tinha a sua opinião. Simplesmente.

Um grande Abraço, Nuno.

Zé Luís
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Pois e verdade so tens o problema durante os 1ºs 10/15 minutos porque não tens ventoinha a rodar em conjunto com o motor.
Aproveitando o topico que termoestato comprar (temperatura) para o meu UMM lembro que o meu e dos que ficam dentro do tubo de borracha.

UMM abraço
Samuel Sousa
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Pois é Zé... assim sendo, tens mais experiência que eu... MUITO mais... mas olha que competição não é o mesmo que o carro normal.
Mas a chamada de atenção principal é que fazendo essa alteração, é preciso muito mais atenção ao trabalhar do motor...
Por mim prefiro mandar rever o radiador se ele aquecer inadvertidamente...

E Zé... Em relação à armação com porta bagagem superior, já lhe dei uso... 5 estrelas... depois vou pôr aqui umas fotos para o pessoal ver.
 

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Mensagens
575
Localização
Portugal
Boas

Não se esqueçam que o motor para ter o rendimento e economia referido pelo construtor
necesita de uma temperatura minima de 81ºC!
Quando comprei o meu UMM não trazia e de inverno o motor não passava dos 50ºc.
Comecei depois a tira-lo no verão mas cheguei á conclusão que não vale a pena.
Já vi um UMM com um radiador de 4l em paralelo mas não sei se resulta!

CUMMprimentos
 
Top Inferior