• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

umm alter turbo com ar condicionado

Registo
6 Nov 2009
Mensagens
416
Localização
Portugal
boas
apresento aqui um alter turbo de um colega com ar condicionado de origem de 1993 mas com tablier de 1992
seguem as fotos do carro no estado actual











Paulo Abreu -962596372
[email protected]
Amares - Braga
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Olá.Obrigado pela partilha , pois nunca tinha visto nenhUMM com ar condicinado. Cummprimentos.

jsilva
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Afinal esse não foi mito, existiu mesmo!

Onde fica o botão de acionamento do AC no tablier? não me pareceu vê-lo.. A proposito, aquele UMM amarelo com publicidade da TUDOR é um trofeu que está na minha familia, em Cinfães

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
[email protected]
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Aqui perto em Azeitão houve um desses mas à coisa de 8 ou 9 anos perdeu-se o rasto do carro.
Não quero teimar mas a unidade de AC tb estava montada no cofre por trás do pendura mas era elétrico, o mecânico que assistia esse carro dizia que aquilo quase não fazia frio nenhum.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058


Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Obrigado pela partilha, curiosamente já tinha visto um UMM com ar condicionado mas como estava numa sucata e já meio despido fiquei com a ideia que teria sido trabalho feito por algum ablidoso.
O jipe que vi tambem tinha um tablier de 1992.
Abraço.
 

RLima

UMM
Registo
14 Abr 2006
Mensagens
370
Localização
Portugal
O tablier é anterior a 92. O de 92 tem as saídas de ar quadradas.

Rui Lima

UMM Alter II Turbo 92
UMM Alter II Pick up 93
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Por acaso era uma daquelas coisas que um dia mais tarde gostava de ter no meu UMM:D:D:D
Tenho cá um compressor para aplicar mas nunca vi um sítio porreiro para o fixar. Esta solução está muito boa. Se puderes mostrar os suportes de fixação do compressor de AC em pormenor agradeço.

A instalação dentro do habitáculo acho que está bem conseguida.

O teu amigo é um gajo de sorte:D:D:D
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
quote:Originally posted by RLima

O tablier é anterior a 92. O de 92 tem as saídas de ar quadradas.

Rui Lima

UMM Alter II Turbo 92
UMM Alter II Pick up 93

Este tablier é um híbrido, tem as saidas de ar do modelo de 1990, mas já tem coluna de direcçaõ regulavel, encaixe do auto radio e manetes electricas do modelo de 1992.

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
[email protected]
 
Registo
6 Nov 2009
Mensagens
416
Localização
Portugal
boas!
o ar condicionado liga no botão redondo ao lado dos botões dos farois de nevoeiro...
quanto as saidas de ar da sofagem serem de tablier antes 92 é relativo tenho cá uma campina de 1992 e é igual...
tenho tambem uma pessoa que tem um ALTER alvor de 1993 e tem este tablier ,tambem vou colocar aqui fotos do carro:)
quanto as fotos mais premonorizadas da instalaçao do motor depois coloco aqui


Paulo Abreu -962596372
[email protected]
Amares - Braga
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
O meu é de Maio de 91, tem saidas redondas tal como esse e coluna de direção regulavél!

André Santos
Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
a aplicacao do ar condiPIPIdo não é por si só complicada, penso que a parte mais complexa será mesmo o encaixe do radiador do ar condicionado e a criação de condutas específicas para o tablier, pois o sistema de origem teria muitas perdas de ar..

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
[email protected]
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Obrigado pela partilha.
Nunca tinha visto um UMM com ar condicionado.
Apenas se ouviam rumores.... hoje tive a prova.

Parece tudo de origem, pelo menos aparentemente, não há corte e costura, quanto ao tablier, na UMM já estamos habituados à mistura de componentes...

Este exemplar merecia um restauro à altura.

Abraço
Vitor Rato
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Outro com ar condicionado e esteve na FIL (no stand da UMM na altura):
(se conseguirem fazer zoom diz no para-prisas com AR CONDICIONADO)
















 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Pormenores do interior:















Tablier dos "Alteres de 93 e nao so" ...acabou por ser desmantelado...
pois e' ...e' pena.



 

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.474
Localização
Portugal
Boas Paulo,
Realmente é uma grande descoberta este veículo, pois foram muito poucos os UMM climatizados.
É sempre salutar descobrirem-se estes pequenos marcos da história UMM ainda a circularem em boas condições e acima de tudo mantendo a originalidade, dentro do ceio desta nossa comunidade.

Sem ter 100% de certezas, penso que os primeiros UMMs com o sistema de climatização começaram a ser idealizados e testados após a produção do 1º Papamóvel, pois essa viatura já trazia um sistema de ventilação própria e que segundo algumas pessoas envolvidas diretamente nesse projeto, o mesmo funcionava em pleno, conseguindo climatizar toda a viatura.
E devem ter sido produzidos muito poucos UMMs com estas caracteristicas, mas não tenho dados concretos para dizer com aproximação quantos terão saído assim de fábrica.

Contudo, nem tudo era simples, e a montagem do ar condicionado nos UMMs traziam algumas dificuldades e problemas de montagem, como por exemplo:

- montagem do compressor no cofre do motor dos "turbo" pois não havia onde o colocar até que os espanhóis que estavam a desenvolver este sistema desenvolveram um apoio que finalmente se podia utilizar e não ficava por baixo do motor, onde estaria exposto a levar pancadas.
Esta mesma solução ainda foi utilizada num UMM prototipo longo com cabine dupla station wagon, penso que a matricula desse carro era a TX-09-03, e esta solução ainda foi utilizada nos 2 carros do papa de Angola em 1992.

- montagem do evaporador e respectiva ligação às condutas de ar do carro, este problema nunca ficou solucionado.
No protótipo longo (TX-09-03) montaram um Ar condicionado, julgo que da marca Sutrak no tejadilho, e julgo que, tirando todos os carros do papa, foi o único UMM realmente climatizado.

- montagem do condensador no cofre do motor sempre foi problemático por haver falta de espaço para ser também ventilado pela ventoinha do motor.
No TX-09-03, esta situação não era problemática, pois o Ar condicionado estava montado no tejadilho e ventilado por ventoinhas eléctricas. Julgo que na altura este carro terá ido para França e por lá acabou por se perder o rasto do mesmo.

Não sei se se recordam, mas quando fomos à 2ª venda de peças UMM, no armazém de baixo, ainda me recordo de ter visto uma ou duas condutas parecidas com estas (daquelas que ficam em cima no tejadilho) e fiquei curioso com isso, mas sinceramente acabei por não dar muita atenção a isso na altura.

Ficamos a aguardar por mais desenvolvimentos desta viatura tão especial.


 

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.474
Localização
Portugal
Em frança, cheguei a deparar-me com esta solução de Ar Condicionado num UMM, numa viatura de um companheiro francês que costumava fazer muitos raids.
E até não funcionava mal, aquilo.





 
Top Inferior