Boas Paulo,
Realmente é uma grande descoberta este veículo, pois foram muito poucos os UMM climatizados.
É sempre salutar descobrirem-se estes pequenos marcos da história UMM ainda a circularem em boas condições e acima de tudo mantendo a originalidade, dentro do ceio desta nossa comunidade.
Sem ter 100% de certezas, penso que os primeiros UMMs com o sistema de climatização começaram a ser idealizados e testados após a produção do 1º Papamóvel, pois essa viatura já trazia um sistema de ventilação própria e que segundo algumas pessoas envolvidas diretamente nesse projeto, o mesmo funcionava em pleno, conseguindo climatizar toda a viatura.
E devem ter sido produzidos muito poucos UMMs com estas caracteristicas, mas não tenho dados concretos para dizer com aproximação quantos terão saído assim de fábrica.
Contudo, nem tudo era simples, e a montagem do ar condicionado nos UMMs traziam algumas dificuldades e problemas de montagem, como por exemplo:
- montagem do compressor no cofre do motor dos "turbo" pois não havia onde o colocar até que os espanhóis que estavam a desenvolver este sistema desenvolveram um apoio que finalmente se podia utilizar e não ficava por baixo do motor, onde estaria exposto a levar pancadas.
Esta mesma solução ainda foi utilizada num UMM prototipo longo com cabine dupla station wagon, penso que a matricula desse carro era a TX-09-03, e esta solução ainda foi utilizada nos 2 carros do papa de Angola em 1992.
- montagem do evaporador e respectiva ligação às condutas de ar do carro, este problema nunca ficou solucionado.
No protótipo longo (TX-09-03) montaram um Ar condicionado, julgo que da marca Sutrak no tejadilho, e julgo que, tirando todos os carros do papa, foi o único UMM realmente climatizado.
- montagem do condensador no cofre do motor sempre foi problemático por haver falta de espaço para ser também ventilado pela ventoinha do motor.
No TX-09-03, esta situação não era problemática, pois o Ar condicionado estava montado no tejadilho e ventilado por ventoinhas eléctricas. Julgo que na altura este carro terá ido para França e por lá acabou por se perder o rasto do mesmo.
Não sei se se recordam, mas quando fomos à 2ª venda de peças UMM, no armazém de baixo, ainda me recordo de ter visto uma ou duas condutas parecidas com estas (daquelas que ficam em cima no tejadilho) e fiquei curioso com isso, mas sinceramente acabei por não dar muita atenção a isso na altura.
Ficamos a aguardar por mais desenvolvimentos desta viatura tão especial.