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UMM Alter II - 1990

Fernando_Alves

Iniciado
Registo
2 Jun 2020
Mensagens
4
Boas Pessoal

O meu primeiro contacto com um UMM foi no exército, ainda em criança, visto o meu pai trabalhar no Campo Militar de Santa Margarida.

Desde essa altura sempre me cativou a simplicidade, fiabilidade e eficiência deste veículo que é orgulho nacional.

Posto isto venho apresentar o meu UMM Alter II de abril de 1990 adquirido a janeiro de 2019.

Com o aumentar da frequência com que fazia passeios/viagens na descoberta de Portugal, considerei que seria adequado arranjar um verdadeiro veículo 4x4 e longe de ser um SUV pelo que iniciei a pesquisa de um UMM, preferencialmente Alter II.

Na altura quando o fui ver para possível aquisição fiquei satisfeito com o que vi, não estava em estado de novo nem restaurado mas em condições para circular no imediato compreendendo que se tratava de um veículo com quase 30 anos.

Quando o comprei vinha nestas condições:

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A gata aprovou logo a chegada. :LOL:

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Infelizmente, os sobressaltos começaram logo na viagem até casa, travava bastante mal e não percebia porque razão, quando chego a casa deparo-me com isto:

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Fiquei com a desconfiança que a membrana do depressor era feita de mangueira de rega. :unsure:

Depois procedeu-se a uma revisão geral com a substituição dos seguintes artigos:

➡ Óleo de motor, caixa de velocidades, caixa de transferência, direção assistida e diferenciais;
➡ Filtro de óleo, ar e direção assistida;
➡ Correias do motor;
➡ Bomba de água;
➡ Líquido de refrigeração;
➡ Bateria de 95Ah;
➡ Depressor;
➡ Amortecedores;
➡ Bóia de combustível;
➡ Válvula de indicação de marcha-atrás;
➡ Válvula de indicação de tração;
➡ Tubagens do circuito de refrigeração;
➡ Retentor do diferencial traseiro;
➡ Tirantes do selector da caixa de velocidades;
➡ Casquilhos da barra estabilizadora;
➡ Suportes da panela de escape;
➡ Batentes de capô;
➡ Capas de pedais;
➡ Bancos longitudinais;
➡ Coletor de escape;
➡ Servofreio;
➡ Bomba central de travões;
➡ Kit de reparação de pinças de travão dianteiras;
➡ Pastilhas de travão;
➡ Rótulas da suspensão/direção;
➡ Cruzetas de transmissão;
➡ Retentores do eixo dianteiro;
➡ Matrículas da época (de fundo preto);
➡ 2 Pneus.

Contudo ainda estariam mais surpresas para vir, ao fazer a revisão, apercebi-me que a referência gravada no bloco não coincidia com o comum nos UMM´s visto ser "SH 6754", ficando na esperança de ainda assim ter ali um motor 2.5D.

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Quando tenho o dissabor de descobrir esta placa coberta de lama...

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Como se não bastasse após 6000 quilómetros realizados na minha mão tenho mais uma surpresa, ainda mais desagradável...

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Creio que sendo um motor 2.3D com 66,5cv não compensará o investimento de reparação pelo que atualmente procuro preferencialmente motor 2.5 TD.

Fiquem bem ;)
 

Fernando_Alves

Iniciado
Registo
2 Jun 2020
Mensagens
4
Já agora agradeço quaisquer informações acerca deste UMM, sei que o antigo proprietário se chamava Jorge Freire da zona de Aveiro, mas como comprei a um intermediário não o conheço pessoalmente.

Ainda assim encontrei algumas fotos na internet que provavelmente alguém conhecerá por ter estado presente nos mesmos eventos.

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Anotação3.png

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Fiquem bem ;)
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
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1.094
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Portugal
Meu caro, esses dissabores também os tive quando comprei o meu UMM, supostamente era um 2.5D e quando comecei a aprofundar o assunto pois faltava-lhe alma, descobri que era um 2.1 de 57cv até parecia novo (cabeça) mas de resto é o que se sabe. Fui reparando também quando fui comprando peças e não batia certo, a bomba de agua, o termóstato ... Ainda andei alguns tempos assim mas a descer fazia tanto fumo como um comboio a vapor e a subir, era uma arrastadeira. Agora posso falar assim pois fiz um upgrade para o 2.5td e não tem nada a ver .... os diferencias tinham uma pasta cinzenta ..?!?!??! foi uma caixinha de surpresas ..


Essa foto que está logo no início do tópico é do motor que veio no UMM de 1992, quando o comprei.

O importante meu caro é que tens a base para fazeres uma coisa à tua maneira. Força!
 
Registo
29 Abr 2014
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Portugal
Que enorme melão! É o que dá a malta gostar de maquinas velhas com mais de 30 anos hehe

Uma dica, procura motores por espanha. Lá são menos valorizados...e aproveitas as peças desse para converter para UMM.
 

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
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163
Já agora agradeço quaisquer informações acerca deste UMM, sei que o antigo proprietário se chamava Jorge Freire da zona de Aveiro, mas como comprei a um intermediário não o conheço pessoalmente.

Ainda assim encontrei algumas fotos na internet que provavelmente alguém conhecerá por ter estado presente nos mesmos eventos.

Visualizar anexo 6845

Visualizar anexo 6846

Visualizar anexo 6847

Visualizar anexo 6849

Visualizar anexo 6850

Visualizar anexo 6851

Fiquem bem ;)

Bem esse trabalho no depressor é possivelmente das maiores sapatices que já vi na vida...
Quanto a esse duplo azar no motor não desanimes. Procura um XD3 mesmo cansado e recupera-o parafuso por parafuso. Se queres passar de atmo para turbo aplica todos os periféricos como de origem não inventes muito que os UMM não gostam disso... Em todo o caso boa sorte com a máquina ainda assim aparenta um bom estado geral!

UMM abraço
 
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