vergonha de pais...
descoordenacao TOTAL...temos razao para ESBANJAR ate somos uma economia "rica"...nao tarda estamos na "liga da Grecia"...ou na mesma liga...
Aqui em inglaterra eu fazia assim:
Ia junto do veiculo tirava o numero de chassie + matricula, preenchia o formulario V62 mandava por correio para a "DGV" daqui....com os meus detalhes morada etc e pagava uma determinada quantia...em cheque
passados 15 dias a 30 dias MAXIMO ..o livrete vinha em meu nome.
NOTA IMPORTANTE:na data que criei este post nao expliquei que internamente a "DGV" inglesa durante o periodo da "minha espera" manda uma carta com o seguinte conteudo para o "ultimo proprietario conhecido"...deixo aqui um extracto de uma das cartas que tenho em minha posse:
Matricula: XXXXXXX Marca XXXX Modelo XXX etc..etc..
De acordo com os nossos registos voce e' o proprietatio do veiculo supra citado. Portanto estamos a escrever-lhe esta carta para lhe dizer que alguem submeteu o formulario para para ser registado e emitido como novo proprietario e ver emitido o livrete em seu nome (V5C)= nome do livrete ingles
Se ainda possui o veiculo ou o veiculo foi furtado e nao ha razao aparente o porque de alguem ter emitido o V5C em seu nome, por favor telefone par ao numero supra citado ou escreva usando o endereco supra citado
IMPORTANTE - Voce podera ter recebido uma carta semelhante, no entanto devera responder a esta.
Se vendeu o veiculo ou existe uma disp*** acerca da sua propriedade/pertenca por favor veja as notas no verso desta carta. Por favor nao nos telefone se forem estas as circunstancias.
O VERSO DA CARTA:
Se deu o carro para abate
Se ainda possui o Documento de registo/certificado e nao seguiu o precedimento correcto.
- SE e' um certificao de Registo (V5C), voce e a pessoa a quem vendeu ou transferiu o veiculo AMBOS tem que assegurar que a seccao 6 (verde) do certificado de Registo e' completado para nos informar de quem e' agora responsavel pelo veiculo. Ambos comprador e vendedor tem que assinar a seccao de declaracao (vermelha).
Se e' um documento de registo tripartido (com tres partes involvidas), voce tem que assegurar que a seccao B (azul) e' completada e a declaracao assinada por ambos o comprador e vendedor. Se ainda tem o documento de registo "estilo antigo - de duas partes" voce deveria de nos ter enviado a seccao que se destaca pelo picotado (V5/1) e fornecido o topo ao novo proprietario.
- SE transferiu o seu veiculo para um comerciante de automoveis (ver nota*) e ainda esta na posse do Certificado de Registo V5C voce deveria de nos ter enviado a seccao amarela V5C/3 e entregue ao comerciante o restante do documento.
Ou se ainda esta na posse do documento de registo tripartido V5 voce deveria de nos ter enviado a seccao V5/3 (vermelha) e entregue o resto ao comerciante. Se esta na posse do documento de registo de duas partes voce deveria de nos ter enviado o talao de abate V5/1 e entregue o restante ao comerciante.
E' a SUA responsabilidade informar a Agencia (DGV inglesa) das alteracoes. Por favor devolva o documento dentro dos 7 dias devidamente completada. Se perdeu o documento de registo/certificado voce tera que nos notificar por escrito citando os detalhes do abate, exemplo date e / ou novo proprietario.
Falhando com o aviso para com a "DGV ingelsa" em relacao a alteracao dos detalhes de proprietario ou abate de um veiculo (incluindo desmantelamento) incorre uma ofensa punivel por lei.
* para este proposito comerciante automovel quer dizer:
- concessionario - um leiloeiro automovel - uma seguradora automovel com quem possa ter feito acertes acerca de uma perda total - entidade reconhecida que desmantela veiculos (sucatas) - uma companhia financeira com interesse financeiro no veiculo.
SE EXISTE UMA DISp*** DE PROPRIEDADE
Mesmo que nos contacte poderao existir circunstancias em que nos teremos que emitir o documento de registo ao aplicante. O Registo automovel detem os detalhes daqueles que sao responsaveis pelo uso dos veiculos em vias publicas exemplo "os proprietarios". Proprietarios sao aqueles a quem nos detemos como responsaveis por licenciar veiculos e normalmente possui-los.
O REGISTO e' usado pela policia e outras agencias para localizar aqueles que cometem ofencas. Se voce se mantem como proprietario de um veiculo que nao esta a ser usado por si, voce sera contactado como sendo responsavel por qualquer ofensa cometidas envolvendo esse veiculo. Se nao esta nao posse desse veiculo, logo nao responsavel pelo veiculo em modo algum, e' importante que nos removamos os seus detalhes como proprietario.
O Registo Automovel nao tenta registar o titulo legal de propriedade
dos veiculos e a "DGV -inglesa" nao se preocupa com assuntos de propriedade.
NOTA AOS LEITORES....o sistema nao e' cara chapada como o sistema em Portugal...
mas que diariamente transferencias de veiculos sao feitas com muito menos "stress e burocracia" que em Portugal sao!
Como o "documento unico" ingles...nao tem nada a ver com o "livrete ampliado" portugues...um desperdicio de papel...
um V5/c sim...e' um documento unico onde funcionam 10 seccoes num documento SO!
Seccao 1 - detalhes do proprietario
Seccao 2 - Anterior proprietario
Seccao 3 - Notas especiais
Seccao 4 - Detalhes do veiculo (em azul)
Seccao 5 - o proprietario (em verde)
Seccao 6 - o novo propietario (a preencher) (em verde)
Seccao 7 - alteracoes ao veiculo (chassi, motor etc..etc..) (em azul)
Seccao 8 - declaracao de comprador / vendedor (em vermelho)
Seccao 9 - notificacao de transferencia p/ comerciante auto (amarelo)
Seccao 10- Suplemento do novo proprietario (em verde)
Seccao 11- Notificacao de exportacao permanente (roxo)
todas estas seccoes sao inter relacionadas e claro podem ser destacadas... mas um documento unico ingles e' UNICO pois cada V5/C tem um numero estilo codigo de barras gerido para CADA V5/C emitido...portanto fraude ...reduz significativamente...
Simples!
Carlos Pires
P.S. para mim este UMM esta novo a sair do STAND...quando e' que vamos (comunidade UMM) ter representatividade perante situacoes destas.