• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Travões de disco

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá resolvi finalmente montar discos atrás no meu UMM
Suportes made in António Marques (ajoaovm)
Passo a explicar resumidamente o processo de montagem:
1605312262784.png

1º foi necessário desmontar as polies e os pratos até se conseguir retirar o semi-eixo.
1605312266179.png

Substituí todos os parafusos pelos enviados pelo António. De seguida limpa-se a massa antiga (eu usei petróleo) e coloca-se a anilha que vai fazer a vez do prato das polies.

1605312270100.png

Depois coloca-se o semi-eixo no lugar lubrificando o rolamento com massa (usei massa de alta temperatura Repsol) e coloca-se o suporte da bomba:
1605312275930.png

Para terminar coloca-se os discos, a bomba e o cabo do travão de mão.

E aqui estão os discos a travar!
1605312280240.png

Material necessário:
Suportes de bombas traseiras 75€ (António Marques)
Discos Samurai 1300 10€ (Darmis)
Bombas de travão BX 25€ (Sucata em Guerreiros)
Tubos de travão flexíveis 10€ (borrachas Berna)
1/4 de lt de óleo de travões Delphi
Massa de alta temperatura Repsol

UMM abraço
Samuel Sousa

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Boas Samuel! Excelente reportagem! Quero fazer isso ao meu mas ainda não sabia bem como! Podes me enviar o contacto do António Marques? Obrigado!

cUMMprimentos ao forUMM
UMMALT2T91 - Clube UMM - Sócio Nº 106

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas samuel,está ai uma exelente solução para os nossos pessados meninos!acabando de vez com os indesejaveis problm.de bombitos,calcos a prenderem a roda etc...
realmente aprende-se muito neste forumm.parabens! já agora boa pascoa para todos.
abraçosjoaquim santana

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Até que enfim uma demonstração como deve ser de uma das mais procuradas modificações dos nossos UMM´s.
Samuel estás lá!;)

Só uma questão que me parece importante referir, como foi resolvido o travão de mão?

Abraço

JonesCatarino
Ummista 64 do ClubeUMM

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
As bombas do BX têm o local para ligar o travão de mão se reparares na ultima foto ves o sitio onde entra o cabo.

UMM abraço
Samuel Sousa

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by Samuel

As bombas do BX têm o local para ligar o travão de mão se reparares na ultima foto ves o sitio onde entra o cabo.
As bombas do BX para ter o local para ligar o travão de mão tem que ser do eixo da frente, se bem me lembro o travão de mão do BX trava as da frente... Ou mandei uma alta calinada?

cUMMprimenTTos,

Alexandre Madeira

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by alex

As bombas do BX para ter o local para ligar o travão de mão tem que ser do eixo da frente, se bem me lembro o travão de mão do BX trava as da frente... Ou mandei uma alta calinada?

cUMMprimenTTos,

Alexandre Madeira

E isso mesmo são as bombas da frente.

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas

ora so falam em bombas do BX, sera ke as bombas do XM ou ZX Xantia nao dao, por uns discos ventilados dos nossos bichos mas atras e umas bombas do XM e temos travoes ventilados nas 4 rodas.
e nao e preciso de alargar os furos dos discos do samurai (acho eu) eu ja vi bombas do XM com os discos ventilados e pensei pork nao nos nossos bichos (ventilados atras tb)

cUMMprimenTTos

O que e nacional e bom. UMM sempre.
Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

é uma alteraçao ke heide fazer no xaruto..mas kero alertar pro seguinte

já 2 ou 3 UMMs com este tipo de disco...foi encontrado aos "abraços" a outro Carro ou em pozes menos sexys:D

e aconteçeu pork?..pork o disco akeçe com as travagens necessarias ke tem de fazer..e kuando o UMMista..aparquei-a o UMM com o travao de mao..ele simplesmente ao arrefeçer vai "encolher" e deixar de travar

por isso kem tiver este sistema..nada melhor ke travar á moda antiga..com a 1ª ou marcha atráz metida..e mesmo assim virado pra um lancil..por exemplo;)

kuando fizer no meu..a ver se ponho discos ventilados e de preferencia maiores

UMM abraço
madeira

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Samuel,boa explicação;)
Só um reparo a fazer,porque é que montaste o suporte das pinças com a abertura para cima?Andas com falta de peso atrás e aproveitas enches essas covas com lama:D
1605312317117.png

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by miguel mauricio

boas

ora so falam em bombas do BX, sera ke as bombas do XM ou ZX Xantia nao dao, por uns discos ventilados dos nossos bichos mas atras e umas bombas do XM e temos travoes ventilados nas 4 rodas.
e nao e preciso de alargar os furos dos discos do samurai (acho eu) eu ja vi bombas do XM com os discos ventilados e pensei pork nao nos nossos bichos (ventilados atras tb)

cUMMprimenTTos

Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo

Isso é uma óptima ideia. Podes procurar as bombas do BX GTI, que têm 2 êmbolos e dão para os discos duplos do samurai.

Pedro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas pedro

mete-se as bombas do ZM por exemplo e os discos podem ser os nossos igual os da frente.(os discos ventilados do ZM é igual de espessura aos nossos da frente)

cUMMprimentos

Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo

pumm

UMMzito
Registo
28 Nov 2006
Meus Caros

Que eu saiba o óleos de travão/suspensões dos Citroen não é compatível com o vulgar DOT4 /5 e as borrachas das bombas dos travões não se dão bem com misturas.

Um das razões para os abraços que alguns deste UMM deram também pode residir neste factor.

Gostaria de saber que precauções é que tomaram relativamente a esta matéria

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá
Filipe para te responder as peças foram fabricadas assim.

Em resposta ao PUMM as borrachas das bombas do BX foram trocadas por borrachas para Oleo dot penso que a unica que realmente tem problemas e o oring que fica dentro da bomba e veda a sida do embolo e essa e de um peugeot 3xx não sei bem. em relação a colocar umas bombas com mais força de travagem iria provocar um bloqueio das rodas traseira mais emediato ou então teriasse de trocar a travagem tb á frente mas para isso ja ai vem o Marium que explica melhor essas coisas das travagens.

UMM abraço
Samuel Sousa

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006

Olá
Filipe para te responder as peças foram fabricadas assim.

UMM abraço
Samuel Sousa

Desculpa lá :blush: já nem me lembrava que os furos não estão equidistantes:blush:
Mas está aí um aspecto que podia ser melhorado:thinking:

Filipe Pinheiro

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by pumm

Meus Caros

Que eu saiba o óleos de travão/suspensões dos Citroen não é compatível com o vulgar DOT4 /5 e as borrachas das bombas dos travões não se dão bem com misturas.

Um das razões para os abraços que alguns deste UMM deram também pode residir neste factor.

Gostaria de saber que precauções é que tomaram relativamente a esta matéria

Exato, a Citroen utiliza Oleo Verde e para passar a utilizar DOT as borrachas têm de ser substituidas e para isso existe um kit de reparação à venda nas lojas de peças.

Pedro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Alterações do sistema de travagem são possiveis mas com juizo.
Para complementar essa alteração será sempre possivel montar um repartidor de força de travagem como o que existe nos VW GOLF que é mecanico e esta ligado a suspensão cortando a força de travagem no eixo traseiro quando a traseira do carro levanta.
O sobredimensionamento da travagem atra´s é muito perigoso pois podem por o carro a rabiar.

UMM abraço

Ricardo Serpa

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

Mario permite-me discordar ...

ja no inicio dos anos 90 havia UMMs na Bajas com travoes de disco atráz (iguais aos nossos da frente)

como por exemplo este UMM

o unico senao é ke nao tem travao de mao...embora eu tenha dois discos..2 bombas e 2 supoortes de reserva..nao meti por causa desse aspecto...travao de mao
o Tucha neste momento está desenvolver uns Travoes de Disco atráz ..mas ventilados e com bombas de embulo duplo..mas nao sei ainda ao certo kual as peças?

agora a minha experiencia em carros com travoes de disco atráz
eu andei (em 2000) com o UMM do Victor santos) ke tinha os discos iguais aos da frente e akilo travava lindamende..e lá esta o senao dele..era de vez em quando "abraçar" um Muro:D..o Ilidio monteiro (tb piloto de trial)tb tinha
e ja andei em UMMs com esses discos pekenos(incluindo o teu:D) e nao achei por ali alem essa travagem..embora tenha de concordar ke é mais simples de fazer manutençao..sem duvida

Mas atençao!!! esses discos e bombas foram projectados pra viaturas com metade do peso do UMM!!! e nao tenhas duvidas se anadres um dia na cidade no para-arranke..esse discos mudam de cor:D..tal nao é a dilataçao..ke ao se dislatar..podem ficar empenados

sobre o ke falas..com outros discos maiores fica a travar mais atráz ke a frente???onde tiraste a base de comparaçao..nao te eskeças ke os nossos UMMs tem o peso distribuido..o ke poderá aconteçer é kem tem pick-ups isso possa aconteçer..mas o victor tinha e nao acontecia!!...pork esse UMMs "cortados" ficam com mais peso a frente..ke felismente nao é o meu caso

eu nao kero de maneira alguma ser um desmancha prazeres...mas é a "discutir" entre todas as ideias ke se caminha pra melhor opçao

opçao essa ke estou a espera de encontrar

UMM abraço
madeira

Top Inferior