• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Transformação de veículos

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Depois de mais um comp***dor, monitor e impressora queimados graças á falta de protecção antiraios dos sistemas da PT andoo com outra neura:

Código de Estrada
"Artº 115º- Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais."

Alguém sabe interpretar isto?
Já liguei para todo o lado; Gnr (comando geral) Imtt Coimbra, IMTT Guarda, etc.
Todas as opiniões são mais ou menos diferentes.

Ou seja:
1-Forrar uma carrinha comercial (ford transit por ex.) com forras de tecido laterais como fazem os feirantes, é uma alteração?

2-Fixar prateleiras laterais em madeira ( com abraçadeiras, e não aparafusadas) é transformação?

Por este andar o cãozinho de barro que abana a cabeça, é um acessório ilegal!!!

Transportar uma cama ou um sofá, é uma alteração funcional?

UM func do IMTT com quem falei diz que é proibido transportar camas ou colchões ou sofás montados!!! Só desmontados ou de "pernas para o ar"!!!
A Gnr (sensatamente) diz que isso é tontice, bastando verificar que o veículo não é uma caravana ou autovivenda havendo apenas que ter o cuidade de o arrumar também de forma que o não pareça!
Enfim:
Pretendo ter o veículo para "actividade artistica e artesanal itinerante" mas não existe essa classificação !

O melhor é comprar um chapéu preto, uma camisa preta, deixar a barba crescer um pouco, cobrir-me com uns fios de orina, e falar á lello!
Alguém já teve experiência nestas coisas?

Outro provérbio da minha avózinha:

" Quem come fiado c"#a novelos ...."

Cumprimentos
PFK
Brummble

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Alteração construtiva, entende-se alterações à sua construção, ou seja, alterar a forma (chassis, carroceria, etc)...se pegares da rectificadora para fazer uns desbastes na carroceria, abrir um tecto e tal, deve contar como alteração construtiva!

Alteração funcional...bom...a função dele é circular...mudar essa função é complicado! :devilish: Mas aqui entram, creio eu, as alterações de pneumaticos, motorização, luzes, etc...digo eu!

Isto é só a minha interpretação! Transportar o que quer que seja, não altera a função do veiculo! Fixar prateleiras, se for na zona de carga nao reservada também a passageiros, não vejo problema! Agora se tiveres um UMM de 8 lugares e meteres prateleiras na traseira, vão-te chatear porque não tens condições para transportar as 8 pessoas com as prateleiras lá!

Esta coisa de IPO já vi que é uma coisa com muita neblina pelo meio...uns chumbam, outros passam...uns vêem umas coisas, outros não...começo a ver a IPO como um evento de sorte! Vais lá, se tiveres sorte, não te chateiam...senão, pegam por tudo e por nada e cartão vermelho (literalmente!).

cUMMprimentos
Benjamim

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Brumble, para efectuar qualquer alteração estética ou funcional, interior ou exterior, obedece a uma série de critérios.
Qualquer carro pode ser objecto de transformação desde que, tenha um projecto estruturalmente delineado por um engenheiro responsável e empresa certificada e habilitada a tais transformações. Tendo isso,apresentando a respectiva documentação na inspecçao tipo B passa tudo.
Conto a história do meu Cournil de 82 que quando o comprei vinha como misto de 2 lugares porque o antigo dono tinha-o numa quinta e assim usufruia do gasoleo agricola.
É de salientar que tinha montados os 2 bancos laterais corridos mas apenas estavam levantados para cima encostados aos encostos.
Resumindo: um carro de 2 lugares de livrete com bancos para 8 de origem.
Para conseguir passar para 8 lugares tive de piratar o esquema pedindo e pagando a uma empresa certificada em transformações declarando que tinha sido ela a montar os bancos de acordo com a Norma xpto e Dec Ley yzebra. Que grande lata: um carro com bancos de fabrica e obrigam um gajo a passar por isto. Se não fosse por esta via e vez do velhos 30 contos que paguei tinha que fazer o projecto, engenheiro e companhia e ficava pelos 400 contos. Este país é assim!

Mas como vês, se quizeres fazer um caravana do UMM podes fazer desde que o seja elaborado, acompanhado e executado por empresas certificadas em transformação de veículos.

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Caros Benjamim e Kingstar:
Não pretendo ter autocaravana alguma. Pretendo usar o veículo com oveículo de transporte das minhas coidas pessoais independentemente daquilo que elas sejam. As prateleiras que tenho montadas, estão seguras com abraçadeiras de plástico. O pessoal da canoagem põe uma estrutura nas carrinhas para segurar os barcos e os kayaks. O pessoal do alpinismo e da escalada transporta o seu material em prateleiras. Montam ainda tendas sobre as barras do tejadilho.(que o senhor considera ilegais também) Ora o tipo do IMTT com quem falei, parece considerar que até o GPS ou um portátil são acessórios ilegais. Da mesma forma que cortinas nas janelas ou forros de tecido no interior da carroceria!
Tanto quanto sei, acessórios são o colete, o triângulo, os sistemas de engate, e outros do género. As capas dos assentos, esteiras, etc, só um retardado pode considerar como acessórios do veículo.
Gostaria portanto de saber o que são acessórios.

Outro provérbio da minha avózinha:

" Quem come fiado c"#a novelos ...."

Cumprimentos
PFK
Brummble

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Brumble, falei na caravana como exemplo !lol
O sujeito do IMTT é parvo porque não mede as palavras.
Se me tivesse dito isso a mim eu perguntava se era assim então um telemóvel, um bluetooth, um autorádio não original e inúmeras coisas tb seriam proibidas assim.
Sobre tendas ou camas desmontaveis é burro quem disser tb porque são itens montados com o veiculo parado e fora da via pública.
Já agora, proibam os pesados de ter o seu beliche para dormir.
Este Portugal se ninguém mete mão vai transformando-se mesmo na república das bananas e a culpa é da mentalidade tacanha de gajos que nós colocamos no poder.
Enfim !!!!

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!

Top Inferior