• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Soluções colunas

Registo
11 Mai 2012
Mensagens
280
Localização
Portugal
Boas tive a pesquisar mas não enontrei tópico pelo que abri este,

Estou com um problema que é vou adquirir um radio e não tenho sítio para pôr as colunas, não queria nas portas pois no verão ando sem elas....

Alguem tem outra solução?

Obrigado
Granhão
 

d350usa

UMM
Registo
10 Mai 2012
Mensagens
260
Localização
United Kingdom
Ja vi pessoas a porem em lugares diversos mas uns talvez melhor que outros para a tua situacao...

Na capota de chapa, fazer um compartimento por cima do vidro onde encaixam radio/colunas/luzes/arrumacao mas que se andas sem portas tambem deves andar sem capota nao e o melhor.

Montar colunas na separacao por tras dos bancos da frente.

Ja vi colunas na chapa de inspecao/onde esta a sofagem mas nao me parece que seja uma boa area se nao for selado por tras...

Ou talvez acho a melhor situacao para andar sem porta/capota era de ter uma caixa no meio dos bancos da frente que tambem serve para arrumacao/suporte de bebidas e podes sempre fazer removivel caso nao aches seguro no verao...

Mas sao so sugestoes e pode ser que alguem tenha uma mais em conta do que precisas...

_____________________________________________

nUMMca mais chega a hora... :disappointed_relieved:
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
é umas das aplicações menos práticas e menos versáteis do UMM. no meu optei por furar as forras das portas e apliquei-as lá. no teu caso, uma vez que pretendes abdicar das portas no verão, a única hipótese que vejo é furares as chapas por trás dos bancos dianteiros e aplicar lá. acho que perder a qualidade acústica com essa solução, pois os bancos vão criar uma barreira que não vai permitir uma correcta propagação do som. atenção ás portas fora do sítio, a gnr já me chateou por andar assim, o umm só tem jurisdição para andar sem capota, não portas.. boa sorte

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Uma sugestão: depende do que queres obter a nivel de som.
Se pretendes um som de radio qualquer aplicação simples até na chapa por detras dos bancos serve.
Se pretendes ouvir qualidade, depois de muitos ensaios na experiência, nada melhor que uma caixa construida por ti com uns bons speakers (nada de woofers pesadotes).
Fica aberto o convite para ouvires a minha instalação que aproveitando alguns speakers que por cá
tinha fiz adaptação ao meu UD. Quando a quizer tirar é um parafuso que se tira.
Tb tive a sorte que todos os elementos que liguei é tudo da marca Blaukpunkt e entre radio, caixa de CDs e amplificador, as fichas de série dão uma óptima ajuda.
Podes ver aqui o resultado:


Abraço
 
Registo
11 Mai 2012
Mensagens
280
Localização
Portugal
Obrigado pelas respostas....
De facto as colunas são um pesadelo no UMM, arranjei umas de caixa tipo as dos comp***dores e servem no radio vou ver se não rebento nada e as consigo prender a algum lado...

D350USA, a caixa no meio só me chateia por depois não me facilitar a transição frente/trás...

Kingstar, a tua solução é a que mais me prende, tirando o facto de não só me restringir movimento dentro do Monstro, mas também depois de férias não poder dormir dento do carro mas é uma solução a ter em conta pois acredito que faça toda a diferença, no entanto agora como só quero ouvir qualquer coisa que não o motor, vou tentar esta solução das colunas de PC e depois ponho aqui....

Passarinho, opá é um mal necessário mas está nos planos ums ferros do género do Rollbar para as portas.... assim tecnicamente tinha portas...

Abraço e obrigado
Granhão

 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
A solução do kingstar é talvez a mais qualitativa, só não optei por ela devido ao mesmos factos apresentados pelo Alex: A versatilidade. Como tenho bancos transversais, o acesso aos mesmos pela frente fica muuuuuito condicionado. Por outro lado, aquelas noites dormidas no monte deixam de poder ter materialização....

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
Boas eu fiz um teste com uma caixa de vinho furada para as colunas e colocada entre os bancos como o Kingstar, mas com bastante fio para a poder deslocar do local, no caso de ter que levar coisas de maior volume, tirar para fora para momentos de convivio no bosque ou até mesmo bater uma sesta la dentro.

A nível de sonoridade fica bastante aceitavél, assim, vou fazer uma caixa mais robusta com uns furos no meio para colocar as minis e uns arrumos. Mas vou ter em atenção em colocar umas fichas para poder desligar com facilidade e poder levar para casa a caixa, assim o amigo do alheio não ficar tentado a leva-la já que lhe facilito muito o trabalho, numa caixa leva tudo sem grande trabalho, como já me aconteceu.

PATIFE SE ME ESTAS A OUVIR ESPERO QUE A CAIXA DO VINHO DE TENHA DADO BOM PROVEITO, TÁS A OUVIR????? dasss



Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...
 
Registo
11 Mai 2012
Mensagens
280
Localização
Portugal
Lol , a minha mae tambem já me tinha dito para usar uma caiza de vinho mas a ver vamos por agora tudo esta em aberto....

Abraço
Granhão
 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
Ainda por cima aquela, que carinhosamente trouxe do bairro alto e me acompanhou durante uma par de horas até me vir embora, depois de estar 10min a olhar para ela a pensar se a levava ou não com esse propósito!



Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...
 

RLima

UMM
Registo
14 Abr 2006
Mensagens
370
Localização
Portugal
"PATIFE SE ME ESTAS A OUVIR ESPERO QUE A CAIXA DO VINHO DE TENHA DADO BOM PROVEITO, TÁS A OUVIR????? dasss"

:D:D:D:D:D:D:D

Daqui se conclui que não se devem deixar caixas de vinho à mostra no UMM

Rui Lima

UMM Alter II Turbo 92
UMM Alter II Pick up 93
 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
quote:Originally posted by RLima

"PATIFE SE ME ESTAS A OUVIR ESPERO QUE A CAIXA DO VINHO DE TENHA DADO BOM PROVEITO, TÁS A OUVIR????? dasss"

:D:D:D:D:D:D:D

Daqui se conclui que não se devem deixar caixas de vinho à mostra no UMM

Rui Lima

UMM Alter II Turbo 92
UMM Alter II Pick up 93

Muito menos com 2 colunas de musica la metidas



Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Retiras os ventiladores do tablier e aplicas lá as colunas. Tem é que ser das boas e pequenas, mas no mercado tens muita escolha. E não tenhas pena dos ventiladores, acho que são dos elementos mais inuteis que temos no UMM. Nos meus não fazem falta nenhuma, o ar tem muito por onde entrar, mesmo que eu não queira:D.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Depois de ler os tópicos seguintes sou obrigado a responder porque de acústica percebo eu não fosse eu durante anos o test man de muitas variantes. Esta é uma delas que tenho casa feitas por mim (com 1,70 m de altura) à minha maneira ligadas a um sistema Toshiba antigo (tweeters da Philips que já não existem e woofers de cone de borracha):(y)

Qualquer um consegue obter uma média fidelidade de som principalmente nos baixos mas a qualidade ouve-se nos médios e agudos.:astonished:
Ter um carro com um grande subwoofer que parece andar a vender cassetes, é um desejo de muitos apenas para ouvir os sons baixos.:dizzy_face:
Ora, um altifalante montado sem uma caixa acústica é igual a ouvir um rádio portatil e por isso não concordo com a sugestão da montagem nas entradas de ar que por muito desfasadas e inúteis elas sejam a montagem não fica bem por 2 motivos: um é pelo simples facto do quase contacto da chapa à traseira do speaker o que traz inconvenientes dada à força magnética exercida e a segunda é pelo facto de não haver espaço para uma caixa acustica adaptada.
A minha montagem acima na realidade não incomoda nem retira muito espaço dado ter bancos laterais e como disse é só desapertar um parafuso e ela sai do sitio.
Podia ter feito uma à medida dos 2 bancos mas para isso teria apenas um woofer e como disse a caixa foi feita de maneira a aproveitar material obsoleto em stock.
Uma sugestão na utilização de altifalantes de 3 vias por detras dos bancos montados na chapa divisória : existe um espaço amplo atrás que um artista consegue fazer uma caixinha de contraplacado com a inclinação que a chapa tem de forma a fixar a mesma e tapar a traseira do speaker fazendo assim uma caixa acústica de resultados surpreendentes. Pode ser até fixada à chapa por via de fita bi-adesiva. O senão é o facto do banco retirar a perfomance do mesmo mas pelo menos terá uma batida sentida. Caso não se queira fazer buracos para o speaker na chapa, fazer o inverso : fixar o speaker na caixa virado para trás.:rolleyes:
Nos bancos transversais a melhor soluçãom e menos trabalhosa : as caixinhas laterais no banco transversal.Pouco resultado mas eficiente a nivel estético.:)
Não se esqueçam que optando por speakers individuais, um woofer, um médio e um tweeter, de montar sempre um crossover.
Em suma : depende do fim que se procura !;)
Caixas acústicas : dependendo do tamanho e sonoridade - efectuar sempre furo de escape de ar na traseira. A madeira por dentro deve ficar virgem mas um bom bocado de fibra branca de filtros de aquário (fibras PET) vai dar outra vida e evita o conhecido vibrar do cone.
Para finalizar : não é pelo facto de haver mais espaço mas ninguém coloca um subwoofer na frente do carro ! Porque será ? O efeito sonoro do mesmo na caixa da mala é que lhe dá a vida. Não faz é lá muito bem as borrachas de vedação em todo o carro !!!
Abraço
 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
Ola a todos, já fiz a minha caixa para as colunas.

Materiais:
- um painel de aglomerado (http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=2045&productid=12682&sid=0)
- Parafusos autobrocantes tb do AKI
- uma alcatifa (infelizmente não da cor dos interiores mas a cavalo dado...)
- uma pistola de agrafos e cola
- 2 fichas de colunas (1,5€ cada)
- 2 dobradiças
- 2 Iman's de armário
- um pouco de esponja
-

O resultado foi este:






planos:


Além disto ainda lhe acrescentei uns iman's grandes por baixo para se "agarrar" à chapa e não fugir, cabe à medida entre o banco do pendura e o travão de mão e serve muito bem para encostar o braço.
Foram 3 tardes de trabalho e isso porque a habilidade do carpinteiro não é muita, como dá para ver pelas fichas que após meia hora a alinha-las, ficaram tortas.

A caixa tem colunas redondas mas tem espaço para ovais. O circulo cinzento é um furo que já está feito e onde falta montar o cilindro para escape do som. Falta-me apenas saber o que vou colocar entre os furos para a bebida e na placa frontal, vai levar uma rede.





Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
CAmponês, ora aí está uma boa caixa ! A alcatifa ajuda bastante a sonoridade.
Se não fizeste faz um furo para o vacuo do cone sair. Vai melhorar em muito os graves.
Para o caso de uma caixa enttre os bancos como eu tenho e para evitar o comer espaço e entrada das pessoas para trás, eu lembrei-me de uma outra solução que era fazer a cx na mesma mas suspensa presa numa barra de um lado.
Funcionaria como uma cancela de levantar de um lado para cima ficando ao alto libertando o espaço.
Uma coisa é certa : se eu tivesse banco transversal eu fazia uma caixa por debaixo dos bancos onde metade da mesma serviria para o som e o resto para arrumos.
Como fica debaixo do banco não estorva. Apenas para quem faz uso é um problema.
Mesmo para quem tenha um pneu por baixo (nem sei se cabe) com a caixa ainda ficava lateralmente espaço para os speakers.
Sobre as caixas laterais de origem : pergun to-me porque não esquecem as malfadadas caixas mal feitas de chapa e constroiem umas em MDF mais compridas uns bons 10 a 15 cm. Aí sim, o som seria
muito melhor e acabaria com as incertezas.

Abraços
Pedro R
 
Registo
11 Mai 2012
Mensagens
280
Localização
Portugal
Boas... eu meti uma coluna debaixo do tablier do lado do pendura... Virá outra para debaixo do tablier do condutor mas tenho que estudar muito bem a coisa que ainda não encontrei sitio que não estorvasse... e vão 2 para o tecto/chapa traseira... com caizas penduradas... e uma experimentação... no entanto anda com uma coluna... serve para o dia dia

Abraço
Granhão
 
Top Inferior