Boas!
Depois de ler os tópicos seguintes sou obrigado a responder porque de acústica percebo eu não fosse eu durante anos o test man de muitas variantes. Esta é uma delas que tenho casa feitas por mim (com 1,70 m de altura) à minha maneira ligadas a um sistema Toshiba antigo (tweeters da Philips que já não existem e woofers de cone de borracha)
y)
Qualquer um consegue obter uma média fidelidade de som principalmente nos baixos mas a qualidade ouve-se nos médios e agudos.:astonished:
Ter um carro com um grande subwoofer que parece andar a vender cassetes, é um desejo de muitos apenas para ouvir os sons baixos.:dizzy_face:
Ora, um altifalante montado sem uma caixa acústica é igual a ouvir um rádio portatil e por isso não concordo com a sugestão da montagem nas entradas de ar que por muito desfasadas e inúteis elas sejam a montagem não fica bem por 2 motivos: um é pelo simples facto do quase contacto da chapa à traseira do speaker o que traz inconvenientes dada à força magnética exercida e a segunda é pelo facto de não haver espaço para uma caixa acustica adaptada.
A minha montagem acima na realidade não incomoda nem retira muito espaço dado ter bancos laterais e como disse é só desapertar um parafuso e ela sai do sitio.
Podia ter feito uma à medida dos 2 bancos mas para isso teria apenas um woofer e como disse a caixa foi feita de maneira a aproveitar material obsoleto em stock.
Uma sugestão na utilização de altifalantes de 3 vias por detras dos bancos montados na chapa divisória : existe um espaço amplo atrás que um artista consegue fazer uma caixinha de contraplacado com a inclinação que a chapa tem de forma a fixar a mesma e tapar a traseira do speaker fazendo assim uma caixa acústica de resultados surpreendentes. Pode ser até fixada à chapa por via de fita bi-adesiva. O senão é o facto do banco retirar a perfomance do mesmo mas pelo menos terá uma batida sentida. Caso não se queira fazer buracos para o speaker na chapa, fazer o inverso : fixar o speaker na caixa virado para trás.
Nos bancos transversais a melhor soluçãom e menos trabalhosa : as caixinhas laterais no banco transversal.Pouco resultado mas eficiente a nivel estético.
Não se esqueçam que optando por speakers individuais, um woofer, um médio e um tweeter, de montar sempre um crossover.
Em suma : depende do fim que se procura !
Caixas acústicas : dependendo do tamanho e sonoridade - efectuar sempre furo de escape de ar na traseira. A madeira por dentro deve ficar virgem mas um bom bocado de fibra branca de filtros de aquário (fibras PET) vai dar outra vida e evita o conhecido vibrar do cone.
Para finalizar : não é pelo facto de haver mais espaço mas ninguém coloca um subwoofer na frente do carro ! Porque será ? O efeito sonoro do mesmo na caixa da mala é que lhe dá a vida. Não faz é lá muito bem as borrachas de vedação em todo o carro !!!
Abraço