Amigo Paulo
Uma coisa é um submarino, outra um UMM:astonished:. Ambas têm as suas funções naturais, que são de respeitar.
Duvido que haja alguém no seu perfeito juízo

que goste de ver o seu estimado carro a ir por água abaixo. Ou ri-se por fora e chora lpor dentro, para não dar parte de fraco, ou a viatura está de tal maneira "afanada" que só servirá para aquilo. Poderá ainda ser muito rico e estar-se nas tintas, mas bem que podia fazer aquilo num Suzuki

. Duvido que alguém, não enquadrado nas situações anteriores, goste de abrir a porta do seu Alter/Cournil para saírem 200Lt de água castanha. Penso que o mesmo se passará na tripulação de um submarino!
Quando andamos à procura do Tejo para o atravessar a vau, direitos a Cacilhas, andamos à procura de lenha para nos queimarmos

. Já aqui foi dito que os UMM estão concebidos para uma passagem eventual de uma certa altura de água, não estão destinados a serem submarinos. No entanto, cada um é livre de se divertir da maneira que lhe aprouver, pena é que no fim quem mais se diverte realmente é quem está a seco na margem a ver, enquanto quem irá pagar a conta do mecânico é o dono do carro. O espectáculo é sempre de borla.
Eu também o faço, embora de forma não militante, portanto escusam de me mandar com semieixos besuntados

, porque tenho uma capota de vidro!
Paulo, a Dyna não será caso único, mas referia-me a adaptar o que não está previsto, a melhorar um pouco o que nos é oferecido pelo UMM.
Como a minha vida me levou a ver o estado:dizzy_face: em que fica um motor de arranque, de um alternador, ou de qualquer parte mecânica que absorveu água, custa-me

, se não souber que o meu carro está nas melhores condições de estanquidade

, metê-lo dentro dela.
Mandam as elementares regras de transposição de água

, que esse abordar seja feito devagar:astonished:, as razões são muitas

. Algumas delas prendem-se com os problemas que indicou

. A principal baseia-se no simples facto de que se desconhece o que está por debaixo da superfície.
Quanto à boina no topo do tubo (veja-se o caso da experiente Land-Rover e de outras com muitos anos de tarimba), a mim não me causa problemas nem estéticos nem práticos de monta, desde que a moderação se imponha. E mesmo que apanhem com água, se forem de qualidade o seu desenho interno impede quase totalmente a entrada de água!
Os nossos carros, assim como todos os 4x4, passam muita coisa

, mas não passarão tudo

, nem que roemos as unhas até ao cotovelo. Tentar fazer deles submarinos será muito difícil porque a capota não aguenta com o peso de 1.500kl de um periscópio.:angry:
UMM abraço
João