• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

SNORKEL

Registo
7 Set 2007
Boas! Quando comprei o UMM, já vinha com o buraco para o snorkel, não sei que tipo de snorkel já teve aplicado!! E agora gostaria de mandar fazer um! Alguém sabe quem faça na zona Norte? E o snorkel mais adequado?

Abaço

Registo
8 Jun 2006
Amigo Hélder

Nem lhe interessará o que esteve lá montado:blush:, uma vez que terá que fazer sempre um novo de raiz.:)

O snorkel apenas tem que deixar entrar ar:cool: e impedir a entrada de água:devilish:. Poderá também ser nele que se irão ligar os "respiros" das cx., dos diferenciais e do motor. O tubo de aço (redondo) deverá ter no mínimo o diâmetro da entrada do filtro de ar. Deverá ter no máximo a altura do carro e levar no topo um capuz (impossibilitando a entrada de água da chuva ou outra)

Todas as suas curvas deverão ser suavemente apertadas, ajudando assim a fluidez da circulação de ar, à estética e o espaço disponível.

Para quem não se preocupa muito em alterar e tiver facilidade nisso, uma das soluções para o snorkel é a sua colocação para o interior da viatura. Posição que terá que ser maduramente pensada.

Qualquer(?) metalomecânica lhe dobrará o tubo. Agora aí terá um problema que é o seguinte:angry:; as máquinas de dobragem necessitam de um comprimento de tubo direito (em ambos os extremos da cuva a ser feita) para a dobra ser realizada pela máquina:astonished:. Ao fazer uma determinada dobra, poderá não ficar com espaço para que a seguinte seja realizada!(n)

A solução a seguir:p consistirá em mandar fazer as dobras com os ângulos julgados necessários em diversos pedaços de tubo igual e posteriormente cortar conforme tudo se ajuste:cool: e soldar com perfeição.:cool::cool:

Será que temos snorkel???

UMM abraço

João

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Já me tinha lembrado nessa hipótese de colocar o snorkel dentro do carro, mas pergunto-me qual será o motivo para ninguém o fazer?

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Registo
8 Jun 2006
Amigo Aldeia
O sistema é muito usado "lá fora", cá não faço a menor ideia. Raramente se fala nele, talvez por ser menos "profissionalmente" visivel;).
É extremamente prático e talvez mais fácil de concretizar, já vi até sistemas que davam para (manualmente) dirigir a tomada de ar do seu sitio natural, para o interior do tablier. Tendo em conta de que a sua utilização será pontual (se alguma vez for utilizado!), está ali quietinho e não incomoda ninguém.
A sua aplicação, como cada carro será um caso, dependerá da habilidade do descernimento e das posses de cada um.
UMM abraço
João

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
João a do capuz e que nao me convence...nao gosto de ver nem axo assim muito seguro.ora vejamos...se o carro estiver a patinar ou a passar por agua muito rapido a agua e lancada para cima e o capuz serve de tabelinha :Dpara a agua e lama, bater e entrar direitinho pelo tubo a dentro
axo que o melhor e uma saida virada para a traseira do carro ligeiramente inclinada para o chao e com uma rede na ponta, assim nao entra lama nem chuva etc
anda ai muita gente com snorkels com a entrada virada para a frente, bem axo isso uma ganda burrice:dizzy_face::dizzy_face: basta imaginar o jeep a entra dentro de agua um bucado apressado e ja se esta a ver o que acontece...sope pelo vidro e shulllup..parece um aspirador:D:D

quanto a ter snorkel para dentro da viatura isso ja e usado a muito tempo nas Toyota Dyna (vem de origem) aquilo la dentro tem um botao que se puxa e vai cortar a admiçao pelo exterior e abrir uma no interior do abitaculo.
mas este sistema so resulta se o carro for estanque nao deixando entrar agua para o abitaculo...se for deixando entrar(caso dos UMM´s entao pelas alavancas das caixas ui ui parece um chafariz:D:D o snorkel e temporario...;)

Paulo Alves

Registo
8 Jun 2006
Amigo Paulo

Uma coisa é um submarino, outra um UMM:astonished:. Ambas têm as suas funções naturais, que são de respeitar.:rolleyes:

Duvido que haja alguém no seu perfeito juízo:p que goste de ver o seu estimado carro a ir por água abaixo. Ou ri-se por fora e chora lpor dentro, para não dar parte de fraco, ou a viatura está de tal maneira "afanada" que só servirá para aquilo. Poderá ainda ser muito rico e estar-se nas tintas, mas bem que podia fazer aquilo num Suzuki;). Duvido que alguém, não enquadrado nas situações anteriores, goste de abrir a porta do seu Alter/Cournil para saírem 200Lt de água castanha. Penso que o mesmo se passará na tripulação de um submarino!

Quando andamos à procura do Tejo para o atravessar a vau, direitos a Cacilhas, andamos à procura de lenha para nos queimarmos:devilish:. Já aqui foi dito que os UMM estão concebidos para uma passagem eventual de uma certa altura de água, não estão destinados a serem submarinos. No entanto, cada um é livre de se divertir da maneira que lhe aprouver, pena é que no fim quem mais se diverte realmente é quem está a seco na margem a ver, enquanto quem irá pagar a conta do mecânico é o dono do carro. O espectáculo é sempre de borla.:cool:

Eu também o faço, embora de forma não militante, portanto escusam de me mandar com semieixos besuntados:), porque tenho uma capota de vidro!:D

Paulo, a Dyna não será caso único, mas referia-me a adaptar o que não está previsto, a melhorar um pouco o que nos é oferecido pelo UMM.

Como a minha vida me levou a ver o estado:dizzy_face: em que fica um motor de arranque, de um alternador, ou de qualquer parte mecânica que absorveu água, custa-me(n), se não souber que o meu carro está nas melhores condições de estanquidade:p, metê-lo dentro dela.

Mandam as elementares regras de transposição de água:p, que esse abordar seja feito devagar:astonished:, as razões são muitas(y). Algumas delas prendem-se com os problemas que indicou;). A principal baseia-se no simples facto de que se desconhece o que está por debaixo da superfície.

Quanto à “boina” no topo do tubo (veja-se o caso da experiente Land-Rover e de outras com muitos anos de tarimba), a mim não me causa problemas nem estéticos nem práticos de monta, desde que a moderação se imponha. E mesmo que apanhem com água, se forem de qualidade o seu desenho interno impede quase totalmente a entrada de água!

Os nossos carros, assim como todos os 4x4, passam muita coisa:p, mas não passarão tudo(n), nem que roemos as unhas até ao cotovelo. Tentar fazer deles submarinos será muito difícil porque a capota não aguenta com o peso de 1.500kl de um periscópio.:angry:

UMM abraço

João

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Um amigo que tem um Alter Turbo preparado para competição colocou o próprio filtro de ar dentro do habitaculo entre os bancos da frente e o 2 pneus suplentes. Assim é que nunca entra água...

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Gostava de ver umas fotos dessa alteração. O filtro de ar na traseira do UMM nunca vi, já vi radiadores agora o filtro mesmo é novidade para mim...

Quanto a alguns snorkles com o capuz para a frente chamo só a atenção para alguns que usam o "capuz" com possibilidade de rotação (caso dos Safari Snorkel) isto porque como já foi explicado a admissão do Ar não é uma coisa simples, tens as suas matemáticas... logo se por um lado numa utilização off-road o capuz virado para a traseira e ligeiramente rebatido parece ser o mais aconselhado já em estrada com necessidades de admissão de ar por vezes mais elevadas e sem a ausência de "inimigos" para a admissão parece-me lógico que o rodar do capuz para a dianteira irá ajudar o motor a respirar melhor. Para os mais cautelosos em dias de chuva podem sempre roda-lo como se estivessem a utiliza-lo fora de estrada. Ao fazer um Snorkel do zero, um capuz rotativo, parece-me uma opção a ter em conta sem grande aumento de custos.

O UMM de facto não é um anfibio pela sua natureza embora quem quiser e tiver T€mpo pode sempre alterar alguns pontos menos bons.

Abraço

Registo
8 Jun 2006
Amigo Bruno

Ainda voltando às chaminés de lareira:). A não ser que venham de fábrica, ou sejam um acessório preconizado e aceite por ela, portanto estudadas em rigor de modo a não prejudicar o andamento, nada obriga quando aplicada artesanalmente no nosso carro ela esteja sempre ligada. Num passeio de tt nem sempre(?) se anda dentro de água permanentemente:dizzy_face:.

O ideal seria, tendo o tubo sempre lá montado, um sistema que facilmente se podesse conectar e desconectar, por exemplo com um bocado de tubo de borracha flexível e braçadeiras à boca do filtro. Assim, só pontualmente usaremos o snorkel exterior ou interior quando virmos que vamos atravessar da Trafaria para Belém sem irmos pela ponte:D, anulando os problemas apontados anteriormente.

Porque "os olhos também comem" será boa política estética que essa ligação seja feita dentro do compartimento motor.

Reparo que ainda ninguém falou do isolamento à água dos depósitos de "sensível":kissing: óleo hidráulico para os travões e embraiagem!

Não me julguem com caganças:astonished:, mas apenas para quem gosta de meter um carro dentro de água. Já tive um JEEP WILLYS, modelo exclusivamente militar (veio das Lajes) M-38 de 1951 (4 cil. a gasolina, muita!)que de fábrica vinha completamente blindado à água. Bobine dentro do distribuidor, cabos e velas de avião, dinamo blindado, toda a instalação elect. (incl. fichas e instrumentos) blindadas, válvula para anular a descarga de vapores dentro do carter, aumentando a pressão interior para que não entrasse água, e todos, TODOS! os espaços e mais alguns a serem protegidos (cxs, dif, div. filtros) com respiradores em tubo de cobre dirigidos ao filtro de ar. Confortávelmente e em plena segurança mecânica podia ser conduzido apenas com a cabeça de fora e as pontas do snorkel e do escape (acessórios que também o equipavam).

UMM abraço

João

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Amigo João
concordo com o que disseste no teu post.eu referia-me a casos extremos e em casos em que nao se esperava o que se ia encontrar.por exemplo eu no primeiro passeio TT que fiz nao mandei logo o motor para a sucata porque nao calhou...(mandei mais tarde:devilish:),isto porque para seguir o caminho tinha de passar um rio ao qual nao sabia a profundidade...como outros ja tinhao passado...ca vai disto(enexpriencia) metime no meio do riozeko e começa a afundar ate que estabelizou(+/-9 do outro extremo o UMM nao conseguia subir entao foi meter a marxa a tras e voltar a sair, neste tempo decorrido a agua entrava por todo o lado e ja me estava a chegar aos bancos!!! na altura nao tinha snorkel(continuo o frisar enexpriente),e entrou um pouco de agua para a admiçao mas ficou-se pelo molhar do filtro de ar(sorte a minha) e siga....desta safei-me ha outras historias que correram pior e nao era um rio nem que se parecesse era bem mais baixo o nivel de agua ...mas pronto...
depois desta historia de embalar:D:D o que queria dizer e que se tivesse um snorkel baixinho ,como costuma ser o caso dos snokels no interior dos jeeps\carrinhas etc(que fica por de tras do tablie(nivel maximo dos joelhos axo que ate e menos) axo que nao me tinha safo a mesma visto que a agua ja ia a xegar aos bancos....
eu ao prencipio axava muita piada andar dentro de agua (sem saber o estado dos retentores:dizzy_face:)...mas as mazelas forao aparecendo e eu aprendi agua!! so se for mecesario. mas nao deixo de estar precavido com um snorkel ate ao topo!

Amigo Bruno

quanto a de virar ou ligar o snorkel quando for preciso ou ajeitalo comforme a situaçao axo que nao da....pela simples razao.."preguicite do Homem"...e..."falta de memoria"(pois so nos lembramos depois de estar metido nelas):D:D;)

Paulo Alves

Registo
8 Jun 2006
Amigo Paulo

A um motor 2.100cc já empenei as quatro:astonished: (4) bielas:astonished::angry: de uma vez lá, para os lados da Lagoa de Albufeira, isto em 1990. O mais engraçado é que também me ri muito:D:D:D. Fiquei em 2 segundos com um motor de 5.000cc:D

UMM abraço e bom FDS
João

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Amigo João
A solução apontada por si parece-me ser a mais eficaz. Utilizar um snorkel quando é preciso e admissão "normal" quando já não é necessário. Com os meus poucos conhecimentos de mecânica penso não ser muito fácil em termos de estanquicidade ter essa comutação entre as duas fontes de admissão. Mas tomara que esteja enganado pois assim quem quisesse montar um snorkel nessas condições ficaria com um equipamento extra passível de ser activado e desligado conforme a conveniência.
Nesse caso seria talvez possível ter um Snorkel para a utilização fora de estrada e um filtro de admissão directa para a estrada ou já estou a pedir muito?

Amigo Paulo
Estou certo que conhecerá os modelos da Safari... Aquilo fica mesmo a jeito do pendura dar um "toquezinho"! Como todos querem andar de UMM não é dificil andar com um pendura, e ele ta lá pa trabalhar também não é so pa passear ehe O meu já tem comando de farois, buzinas, ventoinhas e limpa-vidros duplicados para o pendura trabalhar. É que isto dos UMM's andarem sempre a 200 KM/H não nos deixa com tempo para fazer tudo. Já pensei em duplicar os piscas loool

Abraço

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Amigo Bruno
eu nao digo que as coisas nao sao faceis ou nao estejao a jeito..um gajo e que se esquece:D:D:D:blush::blush:...

Paulo Alves

Top Inferior