• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Samsung ST66

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Recentemente adquiri umas Samsung ST66 ( 16.1|25mm|F2.5|5x )

O gosto pela fotografia apareceu com o nascimento da minha bébé....

Por isso para começar neste mundo da fotografia adquiri uma ST66 por achar uma boa base de aprendizagem devido as suas configurações .( Smart Auto 2.0)

Mas gostava eu de personalizar o modo de Programa (ser eu a editar as definições)

Será que me podem ajudar a personalizar essa opção??

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90
Serralhariaajoao4x4team

Mail:[email protected]

TomHuli

UMM
Registo
2 Jan 2013
Boas Sérgio :D Eu trabalho em fotografia à cerca de um ano e pouco, maquinas compactas não são muito o meu forte,pois trabalho com DSLR's, pelo que vejo nas especificações da maquina ( http://www.samsung.com/pt/consumer/cameras-camcorders/cameras/compact/EC-ST66ZZBPBE1 ) e se percebi bem aquilo que tu queres, que é começar a mexer em valores, como a velocidade do opturador, a abertura da lente ( os valores F ), etc... É uma maquina onde julgo que não podes alterar esses valores, talvez possas alterar o ISO, mas não te sei dar a certeza sem conhecer a máquina, mas deixo-te uma dica que me safou bem ao inicio, que é o livro do fotógrafo Joel Santos, o livro chama-se FOTOGRAFIA, (em baixo deixo-te o link do livro na Fnac), nesse livro o Joel Santos explica muito bem e de uma forma muito clara o que faz cada um desses valores e de que modo eles vão alterar a fotografia, e tem também muitas experiencias feitas por ele onde consegues ver bem as alterações desses mesmos valores, o preço do livro é um bocadinho puxado, mas compensa mesmo muito, foi-me muito útil quando comecei a trabalhar no estúdio onde estou actualmente, para além de que enquanto o vais lendo só da vontade de pegar no UMM e abalar com a maquina para ir por em prática o estivemos a ver e a ler :D

Link do livro: http://www.fnac.pt/Fotografia-Joel-Santos/a326608?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0

Só mais uma coisa, este teu tópico parece uma resposta a um tópico acerca de fotografia, é mesmo? É que não encontrei.

Boas Fotos! :D

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Sim TumHuli uma das minhas questões é qual o melhor valor do ISO (as fotografias serão tiradas na sua maioria no interior de casa noite/dia e exterior) qual será o valor que poderei melhor escolher?

Mas gostaria também de mudar certos aspectos das definições pois gostaria de tirar o máximo partido da máquina, pois muitas fotos que tirou tanto no interior como exterior saem um pouco/muito desfocadas...não sei porque...

Em relação a máquina os parâmetros que poderei alterar são:
-Qualidade
-EV
-ISO
-AWB Equilib.Branco
-Filtro Inteligente
-Detecção de faces
-Ed.Inic em inteligente
-Área de foco
-Medição
-Ajuste imagem
-ACB
-Direcção
-DIS
-Intelli zoom

Se me poderes ajudar em relação as definições acima mencionada agradecia...

Estou inscrito no http://www.forumfotografia.net

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90
Serralhariaajoao4x4team

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Em relação ao livro irei ver agora quando for de férias a Portugal...Obrigado pela Dica....

Off-Topic
Já agora poderia haver um tópico dedicado a fotografia (Off-Topic) que fosse inamovível...já que os UMM´s também dependem das fotos que tiramos....

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90
Serralhariaajoao4x4team

Sifred

UMM
Registo
1 Fev 2011
Essas maquinas sao muito básicas no que toca à manipulação de parâmetros para cada foto... Faz o que se propõe: point and shoot!
A manipulação dos diferentes parâmetros resultam em resultados diferentes, ou diferentes formas de chegar ao mesmo resultado.
Apesar de concordar que os livros do Joel santos sao bons e informativos, há informações online gratuitas que te podem ajudar no queres... O YouTube costuma ter tutoriais de quase tudo!

Para interiores e daquilo que listaste o que deves alterar é a ISO, mas cada situação exigirá uma ISO adequada.
Quanto mais luz menor pode e deve ser a ISO;
Quanto menos luz maior o ISO;
Quanto maior a ISO mais grão ou "ruído" vai aparecer na foto...

Se gostas tanto de fotografia.. Investiga um pouco e investe numa maquina dslr, mesmo que em segunda mão, so para teres o primeiro contacto.

SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka

TomHuli

UMM
Registo
2 Jan 2013
Exacctamente, o ISO é a sensibilidade do sensor à luz, logo, um iso mais elevado, maior sensibilidade, mais luz, e ao mesmo tempo mais grão, esse grão depois apenas se vai notar, ou não, dependendo também da máquina, mas nada melhor do que pegares na máquina e ir sacando umas chapas e ires vendo até onde ela aguenta o ISO e ires fazendo unss testes :D

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?

TomHuli

UMM
Registo
2 Jan 2013
o WB podes por em automático, pois a camara vai assumir o equilibrio de brancos automáticamente sem teres de estar a escolher manualmente a temperatura, que é o que trata o equilibrio de cores, ao aumentares os Kelvins (valores do WB) vais estar a "por" a fotografia com tons mais quentes, a puxar pelos laranjas e vermelhos, pode-te ajudar é por exemplo, se estiveres num clima com luzes quentes, aquelas lampadas mais amareladas ou as vermelhas, podes diminuir os Kelvins de modo a compensares a temperatura, de resto para uma fase inicial julgo que não tens de te preocupar com mais nada por agora, o principal, para o inicio, é perceberes como funciona a velocidade do opturador, a abertura ( os F's), e o ISO :D

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Viva Sérgio.

As máquinas fotográficas funcionam com apenas 3 grandes factores para trabalhar. São eles a velocidade de obturação, a abertura do diafragma e a sensibilidade da "tchapa". (o ISO)
A relação entre os dois primeiros é o que contribui para a variação da profundidade de campo. Aquele focado ou desfocado do objecto ao fundo. Já a sensibilidade (agora dos sensores) e no analógico (da emulsão da película), altera basicamente o grão ou ruído digital. É o preço a pagar pelos altos valores de ISO.
A explicação disto tudo é simples mas levar aos extremos da imaginação é muito mais exigente. É preciso entender a luz e da forma como ela chega ao sensor. Aprende-se mas também é preciso sensibilidade para a coisa. (como tudo na vida...)

NOTA 1 - falas a certa altura que muitas vezes a máquina apresenta fotos desfocadas. É um erro comum muitas vezes chamar fotos desfocadas a fotos com arrastamento e algum
"blur", mas que nada têm de desfocado. Neste caso o que acontece é um movimento de arrasto devido (tremideira) quando por exemplo numa foto de interior sem flash a máquina compensar a falta de luz com uma exposição mais prolongada.

NOTA 2 - (não li tudo o que foi escrito), mas normalmente eu fotografo em modo P nas máquinas compactas. E o que distingue o modo P do A (full-auto), é que podes obrigar a máquina a usar ou não usar o flash. Podes fechar o diafragma que ela compensa no obturador e alterar o ISO.

- "Mas gostava eu de personalizar o modo de Programa". Isto não está muito bem dito. Aqui não personalizas nada como por exemplo se faz nas definições de um plasma ou tv lcd.

Trás a máquina num hot-spot que explico-te a dominares o bixo e como estes conceitos de abertura/velocidade/iso interferem com tudo e uns com os outros. Também é importante perceberes o potencial do flash. Se souberes como o usar e não usar vais ver como fazes fotos como um "PRO".

Queres fazer uma troca?
Eu dou-te um curso de fotografia numa hora e tu dás-me um curso de soldadura de uma hora. Vale? :)

Abraço!

p.s. - Esquece a troca....(estava a brincar) , trás a máquina que te mostro como se usa isso.
P.S.2 - Um tripé é essencial para fotos extraordinárias e dessa forma poderes usar baixas velocidades sem ficar a foto tremida. Um tripé dos baratos serve perfeitamente para uma máquina compacta.

Já fui contaminado!!!

Registo
8 Fev 2012
Palu ofereço-me de muito bom agrado para te dar umas dicas de soldadura.

É capaz de demorar um bocadinho mais que uma hora mas com vontade tudo se aprende e tudo se faz.
Não levo o aparelho para o HotSpot porque não devemos ter corrente eléctrica, mas aparece por aqui um dia ;)

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Humberto..
És do caraças pá. Olha que não vou falar muito aqui porque se a coisa pega, ainda abres uma escolinha...
Umm abraço e até sexta! :)

Já fui contaminado!!!

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Bons dias...

Obrigado pelas dicas que me deram...nada melhor que explorar a máquina...como disse o TomHuli e os demais....

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90
Serralhariaajoao4x4team

Top Inferior