Viva Sérgio.
As máquinas fotográficas funcionam com apenas 3 grandes factores para trabalhar. São eles a velocidade de obturação, a abertura do diafragma e a sensibilidade da "tchapa". (o ISO)
A relação entre os dois primeiros é o que contribui para a variação da profundidade de campo. Aquele focado ou desfocado do objecto ao fundo. Já a sensibilidade (agora dos sensores) e no analógico (da emulsão da película), altera basicamente o grão ou ruído digital. É o preço a pagar pelos altos valores de ISO.
A explicação disto tudo é simples mas levar aos extremos da imaginação é muito mais exigente. É preciso entender a luz e da forma como ela chega ao sensor. Aprende-se mas também é preciso sensibilidade para a coisa. (como tudo na vida...)
NOTA 1 - falas a certa altura que muitas vezes a máquina apresenta fotos desfocadas. É um erro comum muitas vezes chamar fotos desfocadas a fotos com arrastamento e algum
"blur", mas que nada têm de desfocado. Neste caso o que acontece é um movimento de arrasto devido (tremideira) quando por exemplo numa foto de interior sem flash a máquina compensar a falta de luz com uma exposição mais prolongada.
NOTA 2 - (não li tudo o que foi escrito), mas normalmente eu fotografo em modo P nas máquinas compactas. E o que distingue o modo P do A (full-auto), é que podes obrigar a máquina a usar ou não usar o flash. Podes fechar o diafragma que ela compensa no obturador e alterar o ISO.
- "Mas gostava eu de personalizar o modo de Programa". Isto não está muito bem dito. Aqui não personalizas nada como por exemplo se faz nas definições de um plasma ou tv lcd.
Trás a máquina num hot-spot que explico-te a dominares o bixo e como estes conceitos de abertura/velocidade/iso interferem com tudo e uns com os outros. Também é importante perceberes o potencial do flash. Se souberes como o usar e não usar vais ver como fazes fotos como um "PRO".
Queres fazer uma troca?
Eu dou-te um curso de fotografia numa hora e tu dás-me um curso de soldadura de uma hora. Vale?
Abraço!
p.s. - Esquece a troca....(estava a brincar) , trás a máquina que te mostro como se usa isso.
P.S.2 - Um tripé é essencial para fotos extraordinárias e dessa forma poderes usar baixas velocidades sem ficar a foto tremida. Um tripé dos baratos serve perfeitamente para uma máquina compacta.
Já fui contaminado!!!