• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Roll-Bar

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Boas!

Pegando no assunto do roll-bar, que por acaso está a ser falado num outro tópico, e reconhecendo a importância deste acessório para quem pratica todo-terreno, quer seja ele regular ou apenas aquele passeio mais tranquilo, gostaria de pedir a quem tem roll-bar montado o favor de tirar umas fotos para mostrar aqui como é feito.

Penso que a segurança em TT é um pouco descurada por quem a pratica, e durante quase um ano que já passou desde do regresso do meu UMM, tenho assistido a certos episódios (também já passei por um ou dois) que levam-me a pensar seriamente em colocar um!

Quem esteve no passeio do Sardoal com certeza que se lembra de um pequeno incidente que houve, num simples caminho a direito aconteceu o inesperado a um ummista bem conhecido entre nós. Felizmente os danos foram só materiais, mas...
Eu próprio nesse passeio fiquei com o pendura sentado no meu colo, foi só o susto, mas...

Bem, já tenho umas ideias de como vai ficar, mas queria que se parecesse o mais possível com o original (é uma mania minha...), portanto as fotos dos roll-bar dos Troféus são muito bem vindas.



-Para acabar gostava de deixar um aparte para aquela malta do "..vou tirar e depois mando..." e depois já se sabe que nunca mais.

Por favor deixem-se disso, não comentem só para dizer que vão tirar fotos para pôr, o mais certo é correr alguma coisa mal e as fotos nunca aparecerem.

Eu estou a espera de umas fotos do berço de origem do guincho, prometidas por 2 ou 3 pessoas e até hoje nada! Já passaram 5 meses!!

Abraço a todos

JonesCatarino
UMM AlterII 1989, O Vil.
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
Eu posso tirar ao meu... mas é só para bikinis!!!! E passa por dentro do tablier! ;)


UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

Jones..tu sabes como puxar :)..eu andava a ver se evitava de mostrar fotos do estado como ficou o meu..depois de umas "pekenas" combalhotas por uma serra algarvia abaixo..mas até pode ser didático

e posso adiantar ke sei de mais acidentes de UMMs na estrada ke no Monte..por isso Rollbar faz falta a todos...nao eskeçer ke estamos a conduzir um veiculo ke tem em regra 1700kg..e ao contrario ke muitos pensarao..os hard-tops rigidos sao tao fracos ou mais ke os dos Defender..por exemplo..nao eskeçer ke nao foi a U.M.M. ke os fez..e por experiencia sei ke a unica franquesa na chapa .inferior sao as "quinas" trazeiras..basta um pek toke dado a 45 Graus ke akilo vai pra dentro..de resto temos na parte debaixo um chassis ke é monobloko...e pra dobrar e presiso muito..mas como nós (passageiros) vamos a parte de cima disso tudo..o rollbar é importantissimo...e nos de lona..Uiiii

mas deixemos de "treta" e vamos ás fotos e pra começar mostro o aspoecto do meu rollbar..embora ja tenha sido testado no limites acho ke na altura podia ter sido feito "melhor"..princilpamente na travessas superiores das portas




na proxima vesse bem como a cahapa se moldou ao rollbar..ficou como uma lona nao esticada e mais comprida :)




na proxima vesse bem como todo o hard-top..nao cedeu mais pork lá estava o Rollbar a segurar



e na proxima vesse o estado onde o Rollbar nao abrange..por aki se ve bem a diferença




como ja disse o meu tem algumas imprefecçoes no designer..por exemplo nao tem as "Traves" interiores como tem os Trofeus..se tivesse nao tinha ficado "torto" como ficou e está...embora tenha sido por minha opçao na altura..tal como aconteçe agora a kem os tem e presisa de espaço trazeiro pra levar penduras e essas traves atrapalham

a unica coisa ke o meu tem melhor ke os Trofeu é ser soldado todo como se um Monobloko se tratasse...mas pra kem um dia kiser trocar de Jipe nao é bom...pork como está nos trofeus..facilmente se desmonta e se mete noutro

UMM abraço
madeira

PS. Sardinha essa do Jones de promessa de fotos..era pra ti :)
PS: Jones ..isso de teres o Pendura ao colo :)..foi pork tiveste ouvido Duro!!! e olhos trocados!!!....pareçes uma pessoa ke eu cá sei :)))))
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
Para mim???? penso que não!

O meu berço de guincho não tem nada de origem, tal como o roll bar e quase tudo o resto naquele "xaruto" e tu sabes bem!

Mas se quiserem umas fotos posso tirar, tenho de la ir por uma capota que emprestei a um "xarutão" vermelho ;)


UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Mensagens
554
Localização
Portugal
Boas! O roll que eu tenho no bichUMM tem-me dado algumas voltas à cabeça. O meu roll é aparafusado e faltam-me aqueles três ferros que apoiam na zona do banco traseiro. Olhando para o roll bar do Madeira parece-me que é todo soldado. Madeira achas que se eu fizer os apoios traseiros como os teus aumentarei a segurança? Soldo-os directamente ao roll ou faço uma adaptação aparafusada? Existe alguma medida +/- estabelecidada na distancia entre ao roll bar e o apoio no carro? Obrigado pela ajuda que puderem dar!
Neste fim de semana estive a substituir o motor do limpa-parabrisas e foi um trabalhão! O roll bar dificultou um pouco os movimentos. Mas foram quase três horas com muita galhofa à mistura ( e duas ponchas para aquecer).
Amanhã vou tirar fotos pormenorizadas ao roll bar do meu carro e ponho cá para a malta ver!

PS: Madeira tenho novidades sobre o meu carro! Este trofeu nunca correu! O 1º dono contactou-me e vou me encontar com ele no sabado. Disse-me que tinha ainda documentos originais da UMM. Tem ainda as jantes e o mata-vacas. Depois informo sobre o encontro.
 

UMMario

UMM
Registo
31 Out 2006
Mensagens
407
Localização
Portugal
Espero que consigas ficar com todo o material que era da tua maquina:)

Uma Maravilha do Monte!!!

Clube UMM - Sócio Nº 113
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Madeira, ora até que enfim vejo essas fotos e tu estás cá para contar como foi;), afinal percebeste o "toque"!!

Obrigado por partilhares isso connosco, acho que essas fotos demostram bem o que um roll-bar pode fazer, ou melhor evitar.

Agora mais do que nunca estou decidido a montar um.
Estive a espreitar o do João Olaio no tópico do PD-27-80, mas não dá para ver todos os pormenores.

Fico a aguardar mais desenvolvimentos:D


P.S. O Sardinha não tem nada haver com promesas de fotos.

Falo é de quem tem o berço do guincho de origem e ficou de tirar fotos para enviar, isto já foi a 5 meses!
Mas está tudo bem, assim sabemos com quem contar!

JonesCatarino
UMM AlterII 1989, O Vil.
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

Greg..ainda bem ke ja sabes o Historial do Teu trofeu...assim ja posso parar com a peskisa...é ke o Carlos Sousa só teve uma vez na Madeira (com UMM) e foi com o XZ....
e bem me pareçeu ke esse matavacas nao podia ser pra "correr" pela dimensao..peso..e aerodinamica

sobre o ke me perguntas...

se keres manter os lugares dos passageiros trazeiros..nao deves por nem as traves de origem ..nem como o meu
eu sugiro o seguinte

metes um tipo de Rolbar ke eu ja tive..kuando tive lona

ke é perlongas os ferros laterais á altura da estrutura da lona mas por baixo (logo abaixo..nao mais ke 3 cms de folga entre estruturas) e corres o Rollbar trazeiro..tal como a estrutura da lona "trabalha" ouseja tera´s de por um arco apoiado nos cantos trazeiros e com dois ferros laterais a vir ligar ao teu rollbar

na ligaçao desse "acrecento" e nas bases (cantos) onde apoioa o arco trazeiro (por cima da porta trazeira..mas ao mesmo tempo por baixo do ke lá tens a segurar a lona) metes aparafussado..nos ferros laterais ke ligam a esse arco Extra..soldas....

assim a kualer momento tiras fora e ao mesmo tempo esta´s a proteger todos os ocupantes e estes nao tem nada atrapalhar os movimentos

e pork só 3 cms de folga entre estruturas!?...para nao se agarrarem aos ferros..ke em caso de capotanço pode ser muito mau!!!




Mais ou menos como eu tinha aki..so ke o ke segurava a lona era essa estrutura ke fiz..e nao a estrutura de origem..com tb ja tive

UMM abraço
madeira
 

Paulo Alves

UMMzito
Registo
3 Abr 2006
Mensagens
96
Localização
Portugal
Boas pessoal
Não sei se será muito util mas vou deixar aqui umas foros do roll bar do meu maquinão.
Como podem ver esta a passar por dentro do tablier, que foi recortado nos cantos tem umas barras em cima e uma chapa de aluninio de 3mm aparafusada, algo que creio fazer muita falta em caso de caporanço quando se tem uma lona. Na frente tem umas sapatas com mais ou menos 150mm X 150mm soldadas na carroçaria e o roll bar soldado nessas sapatas , na parte posterior tambem tem essas sapatas mas é aparafusado, tambem possui as barras de travamento na zona frontal que passam paralelamente ás portas,para lá de dificultar um pouco a entrada, fica um pouco inestético mas são bastante uteis.








Não sei se estas imagens podem ser uteis a alguem mas ...
Pelo menios tentei... :D

UMM ABRAÇO
Paulo Alves 43-13-AA
 

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Mensagens
554
Localização
Portugal
Boas Madeira! Antes de mais obrigado pela ajuda!
A solução de que falas é a estrutura que sinalizei a verde, certo?
A minha ideia inicial era colocar um ferro como o teu (que sinalizei a vermelho), mas depois de pensar melhor a protecção das pessoas deixa de ser eficaz.
A segunda era fazer uma coisa do genero que representei a azul. Penso que teria duas vantagens: A protecção atrás seria maior (pois o transversal passaria por cima da costa do banco e cabeças) e ao descapotar o carro no verão ficaria mais agradavel à vista.
O meu roll é semelhante ao do paulo, também com corte no tablier mas não tenho os dois ferros centrais que vêm do parabrisas para o central. Se calhar não me custava nada coloca-los. Não acham?.
A minha grande preocupação com o reforço do roll é devido ao transporte dos miudos, alias enquanto não o faço não levo miudagem para a terra.




cUMMprimentos ao forUMM
Clube UMM - Sócio Nº 106
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Boas

É isso mesmo Paulo:)
Thank you very nice!!! (esta foi a Zézé Camarinha, hehehe)

Deixando as brincadeiras.

Paulo a ideia é mesmo essa, e já agora era também muito interessante umas fotos dos promenores das uniões dos tubos e das fixações a carroçaria.

Espero não estar a abusar da sorte:D mas a minha ideia aqui era, criar um tipo de "manual para fazer roll-bar´s em UMM´s", com vários tipos de roll-bar já feitos, com os originais, fotos, promenores, melhoramantos, e claro as dimensões dos tubos, diâmetros, espessuras, etc...

Entretanto ficam aqui algumas fotos do roll-bar do João Olaio retiradas do seu excelente tópico do Restauro do PD-27-80 https://for-umm.pt/oldthreads/503.
(João espero que não te importes!)













Abraço


JonesCatarino
UMM AlterII 1989, O Vil.
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Claro que não, estas a vontade, tu e todos, desde que sirva de ajuda para alguem podem sempre contar comigo!
E já sabes quando passares por Leiria diz qualquer coisa!
Abraço

Cumprimentos
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas outra vez..Greg :)


A solução de que falas é a estrutura que sinalizei a verde, certo?
sim..certo

A minha ideia inicial era colocar um ferro como o teu (que sinalizei a vermelho)mas tu tens esse ferro; faz parte do st.onio de origem?
, mas depois de pensar melhor a protecção das pessoas deixa de ser eficaz.
sim isso pouco ou nada protege os pasageiros trazeiros...serve exencialmente pra ke esse St.antonio tenha estabilidade

A segunda era fazer uma coisa do genero que representei a azul. Penso que teria duas vantagens: A protecção atrás seria maior (pois o transversal passaria por cima da costa do banco e cabeças) e ao descapotar o carro no verão ficaria mais agradavel à vista.
pois Greg..isso mais pareçe uma gaiola :) e certamente iria estorvar os passageiros e bagagem, é como disse eu faria (se kissese mater a estetica original)o restante rollbar acompanhar as estrutura da lona..mas é só uma opiniao

O meu roll é semelhante ao do paulo, também com corte no tablier mas não tenho os dois ferros centrais que vêm do parabrisas para o central. Se calhar não me custava nada coloca-los. Não acham?.
nao eu nao acho..pork esses ferros foram feitos a pensar kem anda em competiçao..e kem anda em competiçao usa capacetes..logo nao te tou a ver fazeres passeios ou andares na estrada com capacete :)..se vires bem nessa ultima foto minha ..por baixo da lona..á frente..existe uma placa...embora nós usamos capacete nas provas..no passeios nao e servia tb pra outra protecçao...ke é evitar ke um "galho" entra-sse pela lona a dentro...ou em caso de capotanço...as pedras (por exemplo)..nao entrarem por ali a dentro

A minha grande preocupação com o reforço do roll é devido ao transporte dos miudos, alias enquanto não o faço não levo miudagem para a terra.

como ja disse..capotanços nao aconteçem so "na terra"..se levas "miudos" o melhor sao as cadeirinhas pro efeito e bem colocadas..seja em estrada ou terra


UMM abraço
madeira

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Upps..cometi mais uma gaffe :)


tu nao podes ter esse ferrro ke vem inclinado pra tráz por uma simples razao...tens um trofeu de origem (embora ja tenha sido averbado mais lugares ke os tradicionais 2)

enkuanto ke o Joao Olaio..nao o é..mas foi no dele e outros ke se inspiraram pra fazer o modelo TROFEU

deves ter o ferro é pra frente e pra baixo (atráz das bakets)

UMM abraço
madeira


 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
... Depois de procurar um pouco já encontrei onde curvar os tubos, agora preciso novamente da vossa ajuda.

Queria saber qual o diâmetro e a espessura aconselhados para o tubo.

Pode ser um tubo igual ao do Sto António da capota de lona?

E a fixação a carroçaria é melhor aparafusada ou soldada?


Até breve!






JonesCatarino
UMM AlterII 1989, O Vil.
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

Jones o meu tem de diametro 45mm (mais ou menos = igual aos dos trofeus"..mas é mais grosso na espessura..o meu tem 5mm..logo por dentro tem 35mm...eu sei ke é um pouco espesso..mas nestas coisas...nao é a "dieta" ke me regula :)

o meu é em ferro galvanizado (de boa kualidade)..os americanos e os australianos usam em titanio !!!...mas é melhor nem dizer kuanto custa em media :)

como ja disse o meu está Todo soldado a semi-automatica...mas se kiseres podes aparrafusar nas junçoes dos arcos...mas nas "sapatas" tens mesmo de soldar..pork em caso de acidente...os parafussos podem nao se aguentar!!!
essa sapata deve ter no minimo 15x15 e 4mm de espessura...

se um dia o kiseres retirar (ke duvido)...é so cortares rente ás bases

UMM abraço
madeira

Ps: se puderes dá um banho previo de zinco aos tubos ..interiormente de preferencia
 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
o meu rolbar tb e feito em tubo galvanizado, mas e apertado no rolbar principal divide em duas partes o principal atras dos bancos e travado e de umas dimensoes bem generosas..


ah e o meu tablie e diferente e como e estofado tive de arrematar de uma maneira simples mas tb nao mt feia..

 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Recuscito este tópico que penso ser bastante importante na óptica da segurança.

É coisa que me faz muita confusão ver pessoal investir 300 € numas baquets, 1000 € numa suspensão, 1500 € nuns bloqueios, 1000 € num guincho, mais não sei quanto em chips, bombas injectoras e bollycão's (leia-se Nitros) e depois chega-se à vez de pensar na segurança e num Safety Device como deve de ser e dizem que é caro e não metem... Não sei se sou o único mas não entendo.

Não concordo com quem pensa que um roll-bar é obrigatório apenas para o Off-Road. Não será preciso muito para vermos 4X4 capotados em plena estrada, se pensarmos bem todos já vimos um. Um bom Roll-Bar em caso de capotamento completo (rodinhas para o ar)num 4X4 pode ser a diferença entre a vida e a morte ou entre lesões permanentes e pequenas escoriações/susto. Claro que a isso teriamos de juntar outras condicionantes como os cintos... Pessoalmente não prescindo dos de 4 apoios (pena não serem de 5) e não faço nada de especial. Depois também há a discussão de usar ou não cinto em Off-Road... Se por um lado pode limitar, sobretudo se tiver mais de 3 apoios, por outro pode ajudar e muito.

Na minha opinião quem tem capota de lona apercebe-se mais facilmente do perigo que corre em caso de capotamento, isso deve-se à falsa sensação se segurança que uma capota rigida consegue inspirar aos menos atentos, seja ela do UMM, do Defender ou de qualquer outro modelo 4x4. Sou um defensor incondicional dos Roll-Bar's embora perceba que em alguns casos os mesmos não "casem" muito bem com o veículo.

Tenho um Troféu com Roll-Bar original e sei que não é muito comodo as pessoas entrarem e saírem de um carro quando tem lá um ferro a atravessar a porta, mas como tudo na vida há que pesar os beneficios e os constrangimentos e avaliar o saldo ehe Quando procurei um UMM para comprar tinha umas ideias do equipamento que preferia que viesse já montado, o Roll-Bar sempre foi a principal (mas eu também não exemplo ehe).

Relembro que as coisas não acontecem só aos outros e acontecem quando menos se espera, estou-me aqui a lembrar de um video que vi de um passeio ou encontro UMM em que um branco deu 2 ou 3 cambalhotas assim sem mais nem menos numa descida...

Para terminar (desculpem o testamento) estou ao dispor se alguém precisar de medidas/ideias/fotos de Roll-Bar do Trofeu.

Já agora eu penso (mas não tenho a certeza) que as sapatas do meu Roll-Bar tanto as duas da frente como as duas de tras sao aparafusadas ao chassis, elas sao soldadas ao Roll-Bar conferindo-lhe as tais bases 15 X 15 +- mas depois essas sao aparafusadas... Acham aconselhável que as solde? Saíam assim no Troféu? É que eu pelo que li parece-me que há diferenças...


Abraço
 

luukkas

UMM
Registo
27 Set 2007
Mensagens
168
Localização
Portugal
Aproveitando a bondade do Bruno e visto que estou inspirado a terminar o rollbar que comecei o ano passado, gostaria de ver ao pormenor a parte onde o rollbar entra no tablier e na afixação do lastro. As fotos que existem são apenas da estrutura superior, o que impossibilita ver as formas de afixação ao lastro/chassis.
Peço a quem tenha fotos, Bruno e outros, faça o favor de as partilhar de forma a dar mais utilidade e centralizando este tópico acabando por esclarecer futuros interessados.
cummps
 
Top Inferior