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Rodas da frente malucas

FerreiraJMC

UMMzito
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7 Jul 2008
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Ola a todos!
Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda. Desta vez é para um amigo meu que adquiriu recentemente um Cournil, mas ainda nao teve tempo de se registar aqui no forUMM, mas rápidamente irá fazê-lo!

O que acontece é o seguinte:
- O bicho dele tem os diferenciais do Patrol (está muito largo)e uns pneus 33. Não sei se é bom ou mau, já o adquiriu assim! Numa priemira impressão, tem uma grande vantagem: é a brecagem! Parece um mercedes a virar (não tem problema com as rodas tocarem nas molas, porque os eixos são muito largos).

- A uma velocidade reduzida, o carro não apresenta qualquer problema, rola normalmente e nao faz barulhos. Quando anda no asfalto, a partir dos 60km/h (mais ao menos), as rodas da frente começam a ficar com uma trepidação tal(como se estivessem empenadas, parece que o carro vai virar), que se não se abrandar de imediato, penso que as rodas saem. Isto nem sempre acontece, ou seja, apenas se houver uma pequena cova.

- Já experimentamos mexer com as rodas lateralmente e verticalmente, quando o gipe está parados e não se notou nenhuma folga.

- Já pensamos na transmissão trazeira que está bastante descentrada da caixa de transferências, mas tiramos a transmissão fora, andamos só com a da frente e faz isto de igual forma.

- Será que é do amortecedor da direcção?
- Será que os penaus são largos de mais?
- Será folga no semi-eixo?
- Será....?

A máquina é esta:



Será que alguém pode ajudar?

 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Terá haver com a barra de direcção? Podem ser folgas nas ponteiras ou a arra mal posicionada.
Se precisares de ajuda, avisa.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas !
Fácil de resolver : calibrar as rodas! Não é alinhar mas sim CALIBRAR.
No meu alter fazia isso a chegar aos 70/80. Nunca mais o fêz !
Outra coisa: não é a largura dos pneus a sair da carroçaria que vai
fazer melhor subidas!
Vai sim piorar o esforço da direcção e necessitar de estar constantemente a ALINHAR a mesma .

UMM abraço
Pedro Reis
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

Não sei o que o teu amigo pretende fazer com o carro ???
Está um exagero essa largura de pneus, nunca será um carro cómodo. Os consumos serão na ordem dos 40% ou mais do que estando de origem, as caixas de direcção serão trocadas sucessivamente...

Isso é um UMM Cournil, não é um daqueles carros americanos dos shows que amaçam outros carros.

Não leves a mal o meu comentário, mas essa alteração realmente está extremamente exagerada.

Cumps
VR
 
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26 Out 2007
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ola tive tambem esse problema e era folgas na direçao terminais e meti uns amortecedores novos procomp e resolvi a 90% o problema pedro marques
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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olha vê com urgençia o amortecedor de direcçao... é tipico isso nos patrois e é o amortecedor de direcçao nas couves... aposto 90% no amortecedor de direcçao...

e gosto do aspecto desse cournil!

ja agora que motor tem o bixo?

abraço
 

FerreiraJMC

UMMzito
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7 Jul 2008
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Obrigado á todos pelas ajudas!
Todo o tipo de opiniões são bem recebidas da nossa parte, quer as que digam boas coisas, quer as que digam coisas menos boas, pois isto é um forum em que cada um dá a sua opinião livremente e estamos cá para as receber!
O bicho tem um motor 2500Turbo, bomba bosch, caixa de velocidades e transferências do cournil (4velocidades, apenas está a necessitar de umas afinações (um pouco mais de fogo)!
A ver se amanhã vejo as sugestões que me foram dadas e depois coloco aqui o que concluí!

Contudo se houver mais alguém que queira dar a sua sugestão ou parecer, agradeço, porque os mecânicos andam careiros... lol

cUMMps
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Para mim isso é um conjunto de factores,pois isso foi uma alteração e há muitos pequenos pormenores a ter em conta aquando de uma aplicação desse tipo.Foram respeitados os angulos de castor do diferencial?Será que o alinhamento dos 2 eixos estará correcto?Etc...
Mas claro que agora é um pouco tarde e dispendioso desfazer o que está feito e voltar a fazer tudo novamente "como deve de ser".
Mas para minimizar esse efeito que ele se queixa,1º é experimentar umas rodas com uns pneus 205r16 com o offset original do Patrol,quase de certeza que irá ficar bom ou perto...se quiserem manter essas jantes com esse offset o melhor é pensar adaptar um amortecedor de direcção mas bom(normalmente caro:dizzy_face:)

Em relação ao motor precisar de mais fogo...ou pneus mais estreitos ou principalmente relação dos diferenciais alterada...
 

FerreiraJMC

UMMzito
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7 Jul 2008
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Ola Filipe!
Já experimentamos com pneus 205r16 no dif. da frente e continua a fazer!
O que é isso do angulo de castor?

Para alterar a relação dos diferenciais tem de ser no dif. da frente e de tráz? Tem de ser o pihão e a coroa? Quanto deve custar? Quantos tipos de relações existe?

cUMMps



cUMMps
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
Mais uma vez digo: CALIBRAR as rodas da frente!

Não querem acreditar no que eu passei com isso tb!

UMM abraço

 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Isto é-me familiar, pois tenho um amigo que tem um patrol, e faz exactamente o mesmo, as rodas da frente começam a rodar descentradas de uma maneira tal que torna-se impossível controlar o veiculo. A minha aposta é na direcção, folgas ou "casquilhos" muito danificados pois o meu colega experimentou com várias rodas e com todas faziam o mesmo, mas também há a hipótese de todas elas estarem descalibradas, portanto essa seria uma opção a ter em conta, se bem que para andar no monte, passado um dia ou dois, uma roda calibrada deixa de o estar!

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
Registo
30 Mar 2006
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Boas
Eu tive um Patrol GR e aconteceu-me exactamente o mesmo.
Remédio...
Amortecedor de direcção, e de preferência bom, é que um mau amortecedor não vai resolver a 100%. E atenção às fixações, o amortecedor tem que ter o ângulo correcto para funcionar bem.

De qualquer forma essa transformação tem muito que se lhe diga, esse desalinhamento da transmissão também não é saudável para as cruzetas, tambem pode provocar vibrações.


cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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quote:Originally posted by MiguelGomes

Boas
Eu tive um Patrol GR e aconteceu-me exactamente o mesmo.
Remédio...
Amortecedor de direcção, e de preferência bom, é que um mau amortecedor não vai resolver a 100%. E atenção às fixações, o amortecedor tem que ter o ângulo correcto para funcionar bem.

De qualquer forma essa transformação tem muito que se lhe diga, esse desalinhamento da transmissão também não é saudável para as cruzetas, tambem pode provocar vibrações.


cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

atençao que eu mais acima ja disse isso... portanto se estivermos certos a mini é pra mim... :D:D:D

abraço
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
O Cournil tem um óptimo aspecto!!
Verifica a barra de direcção. Se estiver muito ao alto não funciona correctamente.
Qualquer coisa, apita.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Viva Ferreira.

Ainda bem que levas as opiniões na boa, sejam boas ou más.:cool:

Eu acho que está com um aspecto brutal. Talvez um pouco exagerado, mas bonito à mesma.
Às vezes parecemos os treinadores de bancada cada um com o seu bitaite mas isso é fixe :D

O meu palpite também já foi dito, podem ser as ponteiras todas nas lonas.

É que com essas rodas e offset são das primeiras coisas a "berrar".

Seja como for o teu amigo que se prepare para andar sempre a meter dinheiro nessas coisas e alinhamentos.

Com esses eixos, não era necessário um offset das jantes tão largo...

Boa sorte com isso.
E não te esqueças de depois dizer qual era o problema quando ele for resolvido.

cUMMprimentos!

Orgulhosamente Português !

 

FerreiraJMC

UMMzito
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7 Jul 2008
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Claro que quando o prblema for resolvido irei colocar aqui a solução!

Até lá podem ir opiniando, pois todas as opiniões são bem-vindas!

cUMMps
 

markilhas

UMM
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29 Abr 2006
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pra quem se lembra do meu jipe nas deslocaçoes do rainforest mais de 30km/h parecia que se ia desfazer, pensei no camber em muitas coisas ate ter visto no sit dos petroleiros falarem nos pneus...bem os meus siverston extreme 35 10,5 16 nao estavam a ajudar troquei as rodas e engraçado acabaram se as vibrassoes e tudo mais os pneus devem ter arames partidos, agora nesse caso aposto no camber o ideal seria comparar com um 260...abraço

Mais vale um UMM artilhado que um UMM no meio das silvas
 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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O meu palpite vai para o que se verificou no patrol de um amigo meu, com spoa e barra da direcção bastante desnivelada, o dele a 30km/h também faz o mesmo e hoje com um jipe á fente a olhar para trás descobriu-se de onde vinha a folga que provoca essas oscilações. É uma folga na ponteira da barra da direcção, mais concretamente a ponteira da barra que liga o veio que vem da caixa, a uma das rodas. Outro facto que também se nota, é quando o jipe está parado, se se virar a direcção para 1 lado e para o outro a frente do jipe levanta e baixa.. Os peneus que ele tem são uns silverstone mt117..

Não sei se a folga será no mesmo sítio, mas vale a pena verificar!!!

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
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