• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Roda traseira Bloqueada

evmeneses

Iniciado
Registo
15 Jun 2015
Boas

Ontem tentei sair de casa com o meu UMM, saiu normalmente do quintal, estacionei-o na rua por uns minutos e quando vou para arrancar definitivamente com ele não consegui.... tenho a roda esquerda traseira bloqueada! (n)

Hoje desmontei a roda e o tambor e parece-me tudo ok, alias fiz uma revisão completa aos travões ha 2 semanas onde levou tubos flexíveis novos. Inclusive passou na inspeção :cool:!

em marcha atras até anda mas para a frente nada...

alguém consegue ajudar a perceber o que poderá ser e por onde posso começar?

Obrigado

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Podes ter o ponto de mola partido. O eixo desliza sobre a mola e estica o travão de mão, por isso é que ele não anda.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

evmeneses

Iniciado
Registo
15 Jun 2015
quote:Originally posted by alex

Podes ter o ponto de mola partido. O eixo desliza sobre a mola e estica o travão de mão, por isso é que ele não anda.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

Boas Alex

Os travoes estao ok, ao tirar o Tambor nao ha anomalias, se tivesse partido teria dificuldades em retirar o tambor.

Obrigado

Registo
14 Dez 2011
Pode ser o travão de mão que não esteja a destravar

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by evmeneses

Boas Alex

Os travoes estao ok, ao tirar o Tambor nao ha anomalias, se tivesse partido teria dificuldades em retirar o tambor.

Obrigado

Não leves a mal, mas eu mantenho: ao recuar o eixo voltou para o sítio destrancando a roda. Pelo menos a mim já aconteceu...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Já tive esse problema e era um bombito. Se lá enfiares a chave de fendas e ele não regressar bem deverá ser disso.

The things you own end up owning you

evmeneses

Iniciado
Registo
15 Jun 2015
Ola a todos.

desde ja obrigado pelas dicas.

retirei a roda e o tambor, tentei rodar o eixo e ele nao mexe, apenas consigo rodar para tras e com dificuldade...

esão excluidos os travoes... :anger:

Registo
29 Abr 2012
Tenta com as duas rodas no ar , se tiveres o autoblocante a funcionar não consegues rodar os semieixos à mão se uma das rodas estiver em contacto com o solo.Esse problema conforme descreves normalmente acontece por má afinação dos calços mas pode ser outra coisa mais grave como por exemplo um rolamento do diferencial ou do semieixo gripado ,dentes partidos no grupo cónico que tenha ficado entalados , etc. Começa por levantar as duas rodas de trás em simultâneo e tentar rodar.Se não der, parte para a transmissão. Eu aposto na afinação dos calços, se não estiver bem equilibrada ,o atrito do tambor sobre uma das pontas do calço provoca um movimento de "alavanca" fazendo abrir o calço e travar a roda apenas num dos sentidos de rotação.Depois diz o resultado para o pessoal poder dar mais umas dicas

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Quando é cinta encavalitada, normalmente encrava para trás.
Podem ser satélites e/ou planetários.

Boa sorte.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Registo
14 Dez 2011
Tens de ver o diferencial não vá ter nada metido entre os dentes

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!

evmeneses

Iniciado
Registo
15 Jun 2015
ola a todos

desde já obrigado pelas dicas.

no próximo domingo vou verificar todos os pontos que me indicaram.
já arranjei duas preguiças, vou levantar a traseira e tirar as teimas.

dou novidades no Domingo

Obrigadp

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Isso se ligares ao sistema de diagnóstico da UMM,
Tenho a certeza que vai aparecer a luz de aviso amarela RT

Está no manual de oficina também!
Não tenho dúvidas.

RT - roda teimosa
Sintoma muito comum em UMM's de 1991.

Entretanto também pode ser um de vários sintomas já sugeridos.
A inspecção visual no local conta muito e se possível usa um amigo que perceba da poda e não de força bruta.

E tira fotos e vem ca partilhar este episódio.
Boa sorte!

evmeneses

Iniciado
Registo
15 Jun 2015
Ola a todos!

pedi um sistema de diagnostico a um mecânico e quando liguei de facto apareceu logo RT (roda teimosa) conforme indicado pelo aloevera.

metia as preguiças rodei a roda e.... MAGIA!!! já rodava bem outra vez... nao lhe fiz absolutamente nada! :D

Em suma tudo indica, apesar do meu cepticismo inicial, que tenho um potencial problema de travões, apesar de ter revisto o sistema todo poderei ter um bombito a dar as ultimas ou algum resíduo nos tubos que poderá estar a entupir o sistema.

obrigado a todos pela ajuda, o facto de terem salientado desde o inicio o tema dos travões foi uma ajuda determinante.

abraço

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas,

Engraçado que este fds aconteceu-me exactamente o mesmo num Alter II! :D
Para trás andava, para a frente prendia a roda traseira direita.
Levantei a roda, tirei o tambor e tudo funcionava na perfeição.
Montei e fui andar, e desapareceu a avaria! Há cada uma...

cUMMps,

Delgado

Top Inferior