• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

'Restauro' do RL-95-59

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Depois da aquisição e da surpresa (menos boa) que deu à vinda para casa, ei-lo no estaleiro pronto a ser curado!

Não se trata de um restauro propriamente dito, pois não tenciono ir até ao osso...mas sim reparar uns quantos problemas e personalizar o UMM a meu gosto!

Para começar, o meu Muito Obrigado ao ******* por me ter ajudado a fazer um primeiro diagnóstico ao UMM e ter identificado uns quantos problemas por onde devo começar!

As fotos colocarei mais tarde, pois esta tarde ainda o vou rebocar até ao barracão onde vai estar sobre tecto e com espaço e material à mão para trabalhar nele!

Por agora, o alternador já seguiu para o electricista...tudo o que são correias e filtros vão ser trocados, oleos repostos, drenar o sistema de refrigeração para sair a àgua porcalhona, tratar da bomba do gasoleo que tem uma fuga e mete ar no circuito, lubrificar cubos e restantes pontos que requerem massa 'pra cima' e trocar as rotulas M8 (já não me lembro se são M8 ou M80...acho que M80 é a radio...lol)

Vou dando noticias! Até lá, estarei no estaleiro a tratar do bicho! ;)

cUMMprimentos
Benjamim

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Como a malta gosta é de bonecos e como o ******* diz no tópico dele dos diferenciais, que a quantidade de amigos faz-se com a quantidade de fotos, aqui ficam umas do dia de hoje.

Estas ainda pouco têm de restauro...servem para ficarem a conhecer a máquina no ANTES :D

Já agora, para tirar a capota existe algum 'truque' ou aquilo está preso em algum lado que não seja de imediato visivel? Já andei a desaparafusar uma serie de parafusos e ela nem mexe! :
*******, aqueles fios todos, tenciono dar uma volta a tudo...ver quem está a mais e quem é necessário, coloca-los todos dentro de protecções porque não gosto dos fios assim desprotegidos e têm efectivamente de ser melhor arrumados...amanhã vou ver se meto o escape no sitio, vou retirar as rotulas M8 para ir comprar novas e retirar também as correias e filtro do ar para trocar.

A bomba de gasoleo tem uma fuga que faz entrar ar quando se 'dá à bomba'...o fole da mesma é substituivel? Ou requer trocar toda a bomba toda?

Por hoje é tudo! Devo dizer que estou a ficar viciado nisto! Este fim de semana até cancelei o que tinha a fazer para andar de roda do UMM!(y) Vicio malvado!

cUMMprimentos
Benjamim

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Boas!

No fim de desapertados todos os parafusos, o "truque" é pegar num macaco hidráulico, num "prumo", e numa tábua (para distribuir a carga) e vai-se levantando devagar, aplicando a força na zona reforçada do tejadilho, logo atrás dos bancos dianteiros.

Cumps,

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
André, obrigado pela dica...um barrote de madeira e o macaco e a capota 'descolou' do resto da carroceria! :)

Agora tenho é de arranjar umas roldanas presas às vigas do tecto para içar aquilo...que é pesado pa burro!

Progressos desta manhã:
Com o objectivo de endireitar os suportes do escape vi que este era facil de remover e assim foi...está cá fora e estou a pensar retirar a ferrugem e pinta-lo com qq coisa que o proteja mais da oxidação.

A porta traseira também já saiu...mas o suporte da roda nem por isso...estão lá dois parafusos que nem com WD40 os sacanas querem sair!

Passando à parte da frente, o filtro do ar era este o estado em que se encontrava:

O filtro é para trocar e a caixa do mesmo para lixar e pintar também com algo anti-oxidante...os tubos também são para trocar pois aqueles tipo 'acordeão' além de estarem montados 'à martelo', parece que não são o tipo de tubos mais indicados.

Queria ainda retirar as correias para as substituir, mas essa parte é que está complicado...como vou desapertar as correias?! Andei para lá a cuscar mas não encontrei nada que me parecesse servir para folgar as correias e as retirar.Isto é, sem contar com a alternativa de desmontar as rodas / ventoinhas às quais estas estão ligadas...

Ficam algumas fotos das ditas, para se alguém identificar algum ponto para as conseguir retirar me indicar...este motor é um XD3T de uma peugeot 505...

(a correia que se vê já solta é a do alternador que de momento está em reparação)

É tudo!

cUMMprimentos
Benjamim

xanumm

UMM
Registo
29 Fev 2008
Benjamim, para tirares as correias é simples, não tens que desmanchar nada!
A da bomba de hidraulico da direção assistida, folgas os parafusos da regua de afinação da bomba hidraulica que é essa que se vê na primeira foto do lado direito. A da bomba de água folgas os parafusos do esticador que fica na segunda foto no topo, do lado esquerdo. E a outra da bomba de vácuo (ultima foto)também alargas os parafusos dos apoios da bomba (cogumelo)!

Pronto e depois pegas nas correias e vais comprar umas novas do mesmo tamanho dessas!

cUMMps, e bom restauro!

Alexandre

"O que é nacional... é bom!"

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Obrigado Alexandre! Vou tentar retira-las durante a semana para no próximo fim de semana já ter material novo para montar!(y)

Ainda antes de terminar o fim de semana houve tempo para sacar fora o banco do pendura e as pálas das rodas traseiras.

Preciso de mais uns quantos conselhos/sugestões:
tenho chapa amolgada (zona traseira onde fixam as palas - 2ª foto) provavelmente de uma falta de angulo de saida e amassou a chapa. Como é que costumam reparar estas mazelas? Não é para ficar nada xpto ou 100% perfeito...quero apenas que a chapa retome a forma inicial. Já tentei usar um barrote de madeira e um maço, mas é mentira...aquilo nem mexeu! Se não encontrar nenhuma sugestão mais eficiente, acho que primeiro vou tentar com a força do macaco e se não der, puxar a chapa ao sitio com o tractor! :D
outra coisa...parafusos calcinados!Há mais alguma coisa a fazer além de WD40?! até agora tudo o que é parafuso de pequena dimensão tem saido melhor ou pior com WD40...mas agora virei-me para o parachoques e além do acesso aos parafusos ser bastante dificil, estes são enormes (chave 20 para os desapertar)...e estão lá presos que parecem uma parede de betão armado! :dizzy_face:

Se houverem sugestões de quem já certamente passou por estes detalhes, que partilhe conhecimento!

E agora vamos a mais uma semana de trabalho!

cUMMprimentos
Benjamim

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Para trocares as correias,e se nunca trocaste de nenhum UMM atmosferico aconselho-te a tirar o radiador fora!!Ficas logo com uma melhor prespectiva da coisa,e aproveitas e poupas trabalho...sim porque o mais certo é teres um trabalho do catano a trocar as correias com o radiador do sitio e daqui a pouco tempo teres que trocar o rolamento do tensor da correia da bomba de agua.
Com o carro nesse estado e já que estas com a mão na massa tira o radiador,troca o rolamento do tensor da correia da bomba de agua,inspecciona bem o estado do suporte da bomba de direcção assistida,vês se a bomba de agua já tem alguma folga ou mesmo fuga,inspeccionas todos os tubos de agua e se tiveres duvidas mandas dar uma inspecção no radiador,inspeccionas tambem o apoio da caixa de direcção.
Estás a ver que a simples remoção do radiador tens logo uma grande parte importante do UMM para inspeccionar e que é vital para o seu bom funcionamento;);)

Registo
26 Out 2007
Ola
Olha antes de tudo a chave do parachoques e a 22mm usa uma chave boca anel e nunca a de bocas se tiver muito calcinado e que depois escapa meia duzia de vezes e a cabeça fica redonda entao e que e biscate tirar depois usa W-40 com fartura para os tirares e se for preciso um tubo na chave para auxiliar desde que a chave nao seja dos chineses tiras na boa
Pedro Marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Boas!

Depois de uma semana fora, voltei hoje à carga, numa meia tarde que não se mostrou muito produtiva...

Andei a estudar a coisa para tirar fora as correias e com base no que me disseram por aqui, saquei fora o radiador e toca de sacar fora as ditas...

Ainda voltei a atacar os parafusos do parachoques dianteiro e do suporte da roda na traseira mas continuam sem ceder...

Uma questão, à cerca de uma semana e meia enchi o deposito de agua (por cima do radiador). Hoje abri-o e estava seco...abri depois o radiador e este estava cheio de agua. Andei lá de volta mas não consegui identificar a origem da fuga. Alguém tem alguma sugestão de como identificar o problema? Já agora, isto não é normal, certo?

cUMMprimentos
Benjamim

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mais um pouco de tempo durante a tarde e mãos à obra!

Dediquei-me apenas à parte da frente...finalmente o parachoques saiu! Devo dizer que ao desaperta-lo parecia que estava a desapertar os parafusos que sustentavam toda a carroçaria do UMM...tal foi a força que fiz e tal era o guinchar que eles faziam...parecia que algo se ía desfazer! (y)

Entretanto ainda houve tempo para ir às compras:
as correias todas para trocar:

e um fole novo para a bomba do gasoleo, porque a que lá estava era este o estado dela:

Ao tirar a bomba para lhe retirar o fole roto, retirei do seu interior um liquido amarelado que não me parecia gasoleo (pelo menos no seu estado natural...) Deveria te-lo feito ou nem por isso? É que agora, colocada a bomba no sitio já com o novo fole, aquilo nunca mais forra a bomba! Tou para ali a bombar feito doido e nem sinal do liquido! Reparei que existe uma ficha electrica a ligar à bomba e estou sem bateria de momento...poderá isso ser o motivo de o gasoleo nunca mais chegar à bomba? É normal demorar tanto? Há algum truque para forrar a bomba depois de a retirar?! HELP! (desculpem algumas perguntas idiotas, mas não percebo nada de mecanica e estou a aventurar-me neste mundo)

Mais uma questão que reescrevo do meu ultimo post:
À cerca de uma semana e meia enchi o deposito de agua (por cima do radiador). Hoje abri-o e estava seco...abri depois o radiador e este estava cheio de agua. Andei lá de volta mas não consegui identificar a origem da fuga. Alguém tem alguma sugestão de como identificar o problema? Já agora, isto não é normal, certo?

E ainda, há por aí à venda farolins para os UMM? Ou isso já não existe? Ao retirar um dos piscas, o estado dele era este:

Ainda sobre material a adquirir, fui todo contente à Ribapeças em Alenquer e na lista de compras íam também as rotulas M8...as quais eles não vendem! (n) Alguém sabe onde posso aqui na zona (Arruda dos Vinhos, Vila Franca, Alverca, Alenquer, Lisboa) arranjar as rotulas M8?

Se alguém souber assim de cabeça, podem ainda indicar-me as referencias, marcas ou tipos de oleos usados para manutenção? Oleo de travões e oleo de motor. (onde fica o filtro do oleo?...)

Por agora é tudo e já é muita coisa a pedir-vos! :blush:

Fica uma foto do estado actual do bicharoco:

cUMMprimentos
Benjamim

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Benjamin, em último recurso tenta a Europeças para as rótulas.
Quanto aos óleos :
15w40 para o motor
dot4 para o circuito dos travões
80w90 transmissões
LS90 para diferenciais c/ blocante
Falta o da cx de velocidades que agora não me lembro.
Posso estar errado neste 2 últimos porque agora não tenho a cábula aqui mas se estiver a dizer
asneiras alguém virá aí corrigir-me.

UMM abraço
Pedro Reis

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
na caixa velovidades utilizar sempre oleo do motor.
A caixa é peugeut, e neste tipo de caixa a peugeut recomendou sempre oleo 30, há quem ponha valvulina, depois quixam-se que fez pummmmm.:):)

UMM abraço

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mais uma tarde e mais uns avaços!

Hoje pela primeira vez inverti o processo e em vez de desmontar comecei a montar! (y)

Já tem correias novas e filtro do oleo. O filtro do ar também já está pronto mas só o coloco no final porque aquele monstro ocupa espaço que dá jeito ainda para manobrar no motor.

A bomba de gasoleo parece já ter gasoleo dentro...se ontem o meu problema era falta de gasoleo, hoje começou a verter...acho que ficou mal fechada, apesar dos esforços em tentar fechar a 'tampa' da bomba o mais vedado possivel...alguma sugestão como fecha-la de forma a não haver fugas de ar? É que se a abri para resolver uma fuga de ar e agora deixo-a na mesma com uma fuga, apesar de em sitio diferente, é o chamado trabalho de m€rd@! :dizzy_face:

Finalmente a capota saltou fora...já estava desaparafusada e solta, mas faltava-me logistica para a tirar fora...

Já tenho também o oleo dos travões e do motor.

Agora as novas duvidas:
Para trocar os oleos (motor, caixa velocidades e caixa transferencias) é necessário tirar o que lá está primeiro...onde estão os 'bujões' para estes três sitios? O do motor deverá ser facil de encontrar, ainda não fui à procura dele mas não deve ser dificil...os outros dois é que não faço ideia onde possam estar! E depois, por onde meto o oleo para as caixas (de transferencia e de velocidades)?

Para retirar o banco do condutor, digam-me que não tenho de retirar o deposito do combustivel (acho que é isso que está por baixo do banco)...mas se o tiver de fazer, é necessário algum cuidado? é preciso despejar o gasoleo antes de o tirar?

Como é que aconselham a retirar os cubos das rodas? A unica coisa que me cabe lá é uma chave de bocas...e estando aquilo calcinado, com a chave de bocas ela vai fugir...outra chave não entra ali...

Tablier...queria tira-lo para organizar o ninho de cucos que para ali vai de cabos electricos...mas deparei-me com o problema das manetes de piscas e escovas...não deixam o tablier passar e sair...como o consigo retirar?! Já agora, a consola central da chovagem por saltar fora sem problema? Ou h´alguma coisa a que deva tomar especial atençao?

Alguém tem sugestão de onde se podem comprar os espelhados para os nossos farois? Mais uma vez não os consegui no local onde costumo ir comprar o material (Ribapeças em alenquer).

Por hoje é tudo.

Obrigado a todos os que têm dado as suas opiniões, sugestões e dicas para me ir safando e a obra seguir a bom ritmo!

cUMMprimentos
Benjamim

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Benjamin, onde tu te foste meter !lol
Já não encontras os bujões !!!
Decora isto: todos os bujões são de chave quadrada por isso não te vai dificil descobrir em cada
componente o mesmo.
No motor é claro que o óleo sai por baixo e metes por cima tirando a tampa com um tubo que tem
por cima da tampa das valvulas. Nada que saber!
Ah!Não te esqueças de depois de tirar o oleo do motor apertar o bujão no carter outra vez antes de colocares óleo novo.
Em ambas as cxs já não lembro onde se situam os bujões mas alguém mais to dirá aqui.
Queres tirar o tablier mas primeiro tens de tirar a tampa que está por debaixo do guiador.
É por ali que depois poderás trabalhar as manetes.
Não te esqueças do guiador que tb tem de sair.
A sofagem é fácil : desapertas todos os parafusos que vires com excepção dos 3 que estão no centro que seguram o motor. Puxas as abas debaixo para desencaixar e est+a cá fora.
O banco desde que não tenciones tirar a estrutura por debaixo é só desapertares as porcas que estão nos tubos do banco por debaixo do assento. Se quiseres tirar tudo tens de tirar o dep. e claro se possível tirar o combustível para um trabalho mais limpo e seguro.
Os cubos das rodas : falas dos cubos da frente ? Se sim tens de desapertares primeiro os 6 ou 8
parafusinhos que tem à volta.
Ópticas : compras mas é os farois completos porque não vais conseguir arranjar só os espelhos.
Na PPT Peças é a ref 430. Vê aqui no catalogo deles: http://www.pptpecas.com/images/stories/ppt/catalogos/038ppt.pdf
Acho que não me esqueci de nada excepto a ajuda extra que aí vem.

UMM abraço
Pedro Reis

Registo
15 Fev 2009
ao tirares o tablier, tem em atenção que vais ter de tirar o quadrante que sai muito facilmente, mas cuidado ao retirares a bicha do conta quilometros para não a danificares.

tira fotos, MUITAS fotos, vais ver que não te vais arrepender.

Tens de desapertar as manetes e o volante para tirar o tablier, senão ele não sai. depois de desapertadas fazes um movimento de rotação no sentido ascendente tendo como fulcro a linha do parabrisas.

Há por ai alguns modelos de tabliers diferentes, no meu a tal tampa que o Pedro fala só sai se aliviares o tablier completo de modo a descobrires os buracos dos parafusos... Posso mesmo dizer-te que desmontei e montei o meu quatro vezes sucessivas e vou ter de desmontar a quinta porque para quem não connhece os truques, dá um bocado de luta...

boa sorte :)

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by Benjamim

Para trocar os oleos (motor, caixa velocidades e caixa transferencias) é necessário tirar o que lá está primeiro...onde estão os 'bujões' para estes três sitios? O do motor deverá ser facil de encontrar, ainda não fui à procura dele mas não deve ser dificil...os outros dois é que não faço ideia onde possam estar! E depois, por onde meto o oleo para as caixas (de transferencia e de velocidades)?

O bujão do motor está no cárter, é facil ver. Na caixa de velocidades estão localizados na lateral direita (o de entrada) e o de saída está um bocado escondido pela travessa de protecção da caixa de transferência, virado para a trazeira do UMM. Desmonta essa protecção e logo o vês.
Na caixa de transferência tens o de entrada vidado para trás e o de saída virado para baixo, facilmente se encontram.
Dodos os bujões usam uma chave quadrada, habituamente em forma de um "Z". Se não tens nenhuma podes comprar uma numa casa de ferramentas, não é cara e é daquelas ferramentas que vai dar sempre jeito.

Para retirar o banco do condutor, digam-me que não tenho de retirar o deposito do combustivel (acho que é isso que está por baixo do banco)...mas se o tiver de fazer, é necessário algum cuidado? é preciso despejar o gasoleo antes de o tirar?

Para retirar o banco, não necessitas de mexer no depósito, mas se queres retirar as calhas aí sim. Contudo eu aconselho-te a retirares o depósito para dares uma limpeza, aproveitando para substituir os tubos de gásoleo (e claro que tens que vazar o depósito, senão ainda levas com ele na cabeça! Para isso tens um bujão (igual ao das caixas). Uma vez que tenas retirado o depósito aproveita para soldar as porcas dos parafusos que seguram as calhas e nunca mais te chateias com esse "detalhe".

Como é que aconselham a retirar os cubos das rodas? A unica coisa que me cabe lá é uma chave de bocas...e estando aquilo calcinado, com a chave de bocas ela vai fugir...outra chave não entra ali...

Tens tudo aqui muito bem explicado:

https://for-umm.pt/oldthreads/836

Tablier...queria tira-lo para organizar o ninho de cucos que para ali vai de cabos electricos...mas deparei-me com o problema das manetes de piscas e escovas...não deixam o tablier passar e sair...como o consigo retirar?! Já agora, a consola central da chovagem por saltar fora sem problema? Ou h´alguma coisa a que deva tomar especial atençao?

Em 1º lugar sacas o volante, pepois desapertas um parafuso que está por baixo da peça plástica onde estão "embutidas" as manetes (não tentes desmontar nada ainda) e depois desapertas os 2 parafusos de cada manete. Com tudo isso solto, já consegues retirar a peças de plástico e depois desligar os terminais electricos das manetes.

Para desmontar a consola da solfagem tens que (pelo menos) soltar o tablier, ou então desmontá-lo. Só depois consegues retirar a consola.

Alguém tem sugestão de onde se podem comprar os espelhados para os nossos farois? Mais uma vez não os consegui no local onde costumo ir comprar o material (Ribapeças em alenquer).

Houve quem conseguisse arranjar o espelhado completo com vidro e ligações electicas, mas o mais comum é arranjar mesmo o farol completo. Cá em cima até consigo arranjar mas sinceramente tenho medo de te mandar isso pelo correio. Mas em ultimo caso...

UMM abraçUMM

j.aldeia

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Obrigado pela ajuda! :)

Assim que puder irei continuar a tratar do bicho! Por agora vou fazer uma pausa no restauro...desloquei ontem o ombro e estou de braço ao peito...pelo menos umas 3 semanas vou ter de estar parado, no entanto acho que ainda antes meto novamente mãos à obra! Não vou ficar a parasitar 3 semanas com o UMM ali na garagem a olhar para mim e a pedir para ir para a rua!!! :D

Quando voltar à carga, volto a actualizar o topico! ;)

cUMMprimentos
Benjamim

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Estou de volta! Mesmo com um braço ao peito, vou dando uns toques no restauro (se o médico sonha que ando a fazer isto em vez de repouso...:blush:)

Como trabalho mais soft dediquei-me à pintura de alguns plásticos e para choques:

O tablier e consola central já estão fora também:

Agora o próximo trabalho soft (para o fisico, arduo para a mente) será pegar naqueles fios todos e dar um jeito a tudo! Há por ali muita coisa que nem sequer é usada...outras mal ligadas, ligações já desgastadas, outras feitas 'a martelo'...enfim, um entretenimento para umas boas horas!

Já agora, na consola central (aka chofagem), sai mais alguma coisa do que está na foto? já vi por aí em restauros que salta tudo fora, mas aquele filtro parece-me agarrado ao motor e não o quis puxar sem saber o que estava a fazer. Para mim não é imperativo retirar aquela parte, por isso se estiver mesmo agarrado algures ao motor e der trabalho a retirar, vai ficar por ali. Outra questão, posso soprar aquele filtro com um compressor? O pó que vai para o outro lado (lado do motor) não lhe vai fazer mal?

Outra questão que me ocorreu agora mesmo...um mapa/esquema electrico do Alter II, há por aí? Ainda vou procurar à secção electrica, mas se alguém tiver isso por aí, seria porreiro mais que não seja para ter uma noção minima do que estou a mexer.:D

PS: ja tenho o esquema eléctrico do Alter II (y) (agora é maos à obra!)

Top Inferior