SuperPilot
UMM
Ora cá está mais uma reparação feita por mim e documentada com fotos para quem estiver com os mesmos problemas, poder fazer as coisas e poupar uns aérios no mecânico.
Quantos de nós já não tiveram as rodas neste estado????
A minha até já roçava com o disco na pinça o que não é nada bom como é óbvio. Depois de algum tempo parado inclusivé, à procura das ditas peças lá chegou aquele dia em que vamos à garagem e pensamos "é hoje..." onde é que eu já escrevi isto?????
Para começar a desmontagem retiram-se aqueles polémicos parafusos dos cubos cujas medidas em polegadas e cabeças cónicas dão problemas, mas não são as cabeças que dão problemas, são as nossas chaves, ou melhor, a teimosia de as querer-mos continuar a usar. Porque aquela cabeça não é para desapertar com uma sextavada qualquer, mas sim com uma sextavada em estrela mais conhecida por chave "torque", ou lá como se escreve isto, que é esta...
Eu sempre usei esta chave e nunca tive problemas com as cabeças dos parafusos, tive foi com uma chave que deu o berro, mas era por ser made in lidl, não há milagres rsrsrsrsrsrsrsss...
Depois de tirado o topo do cubo tira-se o freio e desaperta-se a base da engrenagem do cubo...
Desdobra-se a chapa de freio das porcas dos rolamentos e retira-se tudo...
Desaperta-se e retira-se a pinça...
O disco agora já salta fora...
A manga d'eixo pode estar um pouco pró colada, com uma chave a fazer de alavanca e um maço dão-se umas pancadinhs carinhosas, tudo com muito jeitinho...
Depois de tudo desmontado o aspecto da coisa é este
Agora vem a parte em que nos assustamos e começamos a pensar naquilo que poderia ter acontecido caso tivéssemos deixado andar...
Passando para a bancada para preparar a nova manga d'eixo para entrar no seu lugar, cá está ela tão bonita
O rolamento que está por dentro da manga é o que lá estava antes pois foi limpo e inspecçionado e não tinha marcas nenhumas de qualquer espécie e rolava bem, portanto não há razão para o matar já, vamos deixá-lo viver
, pondo-o no sítio...
Mais uma vez com umas pancadinhas leves e carinhosas, vamos por o rolamento no devido lugar...
Para que ele continue com mais alguns bons anos de serviço a lubrificação é importante...
Depois vem o retentor que também covém lubrificar e até encher um pouco de massa...
Aliás, eu até besuntei toda a manga com uma fina camada de massa consistente para evitar um pouco as humidades, porque não quero que volte a acontecer isto...
Retentor no sítio e umas pancadinhas...
Et voilá, o trabalho de bancada está, por agora, terminado...
Coloca-se a manga no devido lugar...
E aperta-se o suporte da pinça...
Voltando à bancada vamos trabalhar "na casa dos rolamentos", começamos por limpar a pista do rolamento interior e lubrificá-la...
O rolamento que lá estava estava neste estado, com marcas e alguma ferrugem e não me inspirou confiança, portanto só voltará a rolar apenas em carrinhos de rolamentos e mesmo assim não sei, como é cónico não deve dar muito jeito
Aplica-se massa na grade e rolos do novo...
Provavelmente vão achar que é massa a mais, mas quando o coloquei no sítio rodei-o um pouco à mão e se havia massa em excesso saiu para onde não estorva, e depois com o andamento ainda deve sair mais...
Aqui também vai entrar um retentor que leva o mesmo tratamento que o da manga, lubrificação, pancadinhas carinhosas e prontos...
Tapa-se esta abertura para não entrar poeiras e outras porcarias que tais, vira-se o conjunto ao contrário e vamos limpar e lubrificar a pista do outro lado...
Este rolamento leva o o mesmo tratamento que o outro, mas tirei-lhe uma foto só porque fiquei maluco com o óptimo estado em que estava isto porque era o mesmo que já lá estava, no entanto rolava e brilhava que era uma maravilha, acho que quem fazia a manutenção ao bicho trocava este rolamento exterior e esquecia-se do outro, ou então não queria ter trabalho a desmontar o conjunto todo
Aqui está o gajo todo lindinho...
Voltando à manga já no sítio, vamos pôr massa onde os rolamentos vão encostar, não é suposto eles rodarem aqui, mas pelo sim pelo não...
Coloca-se o conjunto anterior no sítio...
A anilha de encosto e a porca de afinação...
A chapa de freio endireitada ao calor para se evitar um pouco o fenómeno de encruamento, igual ao que acontece quando dobramos e desdobramos um arame algumas vezes, assim ainda podemos usar a mesma...
Dobra-se depois de se apertar a segunda porca...
Ah, o aperto das porcas, a primeira porca aperta-se à mão e um bocadinho de nada com a chave, só até o disco deixar de abanar, a segunda já se aperta um bocado mais.
Eu como não tenho chave de tubo, desenrasco-me com esta...
Agora por fim vem a engrenagem do cubo. O meu não tinha juntas, mas como aquilo tava cheio de pó, lama, e porcarias em geral resolvi fazer uma mesmo em papel grosso/papelão/cartolina, mais especificamente, o cartão da parte de trás dos blocos A4 das folhas pautadas da escola lol, para não se desfazer com água empregnei bem com massa consistente...
Coloca-se no sítio...
Põe-se o freio e aperta-se...
Para a última peça do cubo fiz também uma junta, mas aqui é preciso mais cuidado nos recortes para quando o mecanismo avança e recua não roçar no papel e não o desfazer, a junta está lá para evitar que entrem porcarias, não para se tornar também ela numa porcaria
Para acabar, apertam-se os últimos parafusos põe-se a roda no chão e mato com ele
Já testei e bem, em caminhos com calhaus dos bons e onde já levou alguma paulada e até agora não se queixou.
Apesar disso relembro que fiz isto no meu e partilho aqui a minha experiência convosco mas não sou nenhum profissional nem nada que se pareça, por isso, se forem fazer o mesmo e der buraco não venham dizer que a culpa é minha porque fizeram como eu, há sempre pormenores que me escapam às fotos, outros até que nem em fotos se conseguem ver, é uma questão de se ter cuidado e bom senso quando estamos a fazer estas coisas, e perguntar a quem sabe quando temos dúvidas, o mecânico meu vizinho coitado tá sempre a levar comigo, o senhor tem uma paciência de santo
.
Espero que não tenham adormecido a meio, é extenso mas o mais completo e o mais bem explicado que consegui.
Não percam os próximos episódios, porque nós também não. brevemente, mais uma reparação num qualquer tópico perto de si. eheheheh
UMM abraço
Nuno André
O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
Quantos de nós já não tiveram as rodas neste estado????
A minha até já roçava com o disco na pinça o que não é nada bom como é óbvio. Depois de algum tempo parado inclusivé, à procura das ditas peças lá chegou aquele dia em que vamos à garagem e pensamos "é hoje..." onde é que eu já escrevi isto?????
Para começar a desmontagem retiram-se aqueles polémicos parafusos dos cubos cujas medidas em polegadas e cabeças cónicas dão problemas, mas não são as cabeças que dão problemas, são as nossas chaves, ou melhor, a teimosia de as querer-mos continuar a usar. Porque aquela cabeça não é para desapertar com uma sextavada qualquer, mas sim com uma sextavada em estrela mais conhecida por chave "torque", ou lá como se escreve isto, que é esta...
Eu sempre usei esta chave e nunca tive problemas com as cabeças dos parafusos, tive foi com uma chave que deu o berro, mas era por ser made in lidl, não há milagres rsrsrsrsrsrsrsss...
Depois de tirado o topo do cubo tira-se o freio e desaperta-se a base da engrenagem do cubo...
Desdobra-se a chapa de freio das porcas dos rolamentos e retira-se tudo...
Desaperta-se e retira-se a pinça...
O disco agora já salta fora...
A manga d'eixo pode estar um pouco pró colada, com uma chave a fazer de alavanca e um maço dão-se umas pancadinhs carinhosas, tudo com muito jeitinho...
Depois de tudo desmontado o aspecto da coisa é este
Agora vem a parte em que nos assustamos e começamos a pensar naquilo que poderia ter acontecido caso tivéssemos deixado andar...
Passando para a bancada para preparar a nova manga d'eixo para entrar no seu lugar, cá está ela tão bonita
O rolamento que está por dentro da manga é o que lá estava antes pois foi limpo e inspecçionado e não tinha marcas nenhumas de qualquer espécie e rolava bem, portanto não há razão para o matar já, vamos deixá-lo viver
Mais uma vez com umas pancadinhas leves e carinhosas, vamos por o rolamento no devido lugar...
Para que ele continue com mais alguns bons anos de serviço a lubrificação é importante...
Depois vem o retentor que também covém lubrificar e até encher um pouco de massa...
Aliás, eu até besuntei toda a manga com uma fina camada de massa consistente para evitar um pouco as humidades, porque não quero que volte a acontecer isto...
Retentor no sítio e umas pancadinhas...
Et voilá, o trabalho de bancada está, por agora, terminado...
Coloca-se a manga no devido lugar...
E aperta-se o suporte da pinça...
Voltando à bancada vamos trabalhar "na casa dos rolamentos", começamos por limpar a pista do rolamento interior e lubrificá-la...
O rolamento que lá estava estava neste estado, com marcas e alguma ferrugem e não me inspirou confiança, portanto só voltará a rolar apenas em carrinhos de rolamentos e mesmo assim não sei, como é cónico não deve dar muito jeito
Aplica-se massa na grade e rolos do novo...
Provavelmente vão achar que é massa a mais, mas quando o coloquei no sítio rodei-o um pouco à mão e se havia massa em excesso saiu para onde não estorva, e depois com o andamento ainda deve sair mais...
Aqui também vai entrar um retentor que leva o mesmo tratamento que o da manga, lubrificação, pancadinhas carinhosas e prontos...
Tapa-se esta abertura para não entrar poeiras e outras porcarias que tais, vira-se o conjunto ao contrário e vamos limpar e lubrificar a pista do outro lado...
Este rolamento leva o o mesmo tratamento que o outro, mas tirei-lhe uma foto só porque fiquei maluco com o óptimo estado em que estava isto porque era o mesmo que já lá estava, no entanto rolava e brilhava que era uma maravilha, acho que quem fazia a manutenção ao bicho trocava este rolamento exterior e esquecia-se do outro, ou então não queria ter trabalho a desmontar o conjunto todo
Aqui está o gajo todo lindinho...
Voltando à manga já no sítio, vamos pôr massa onde os rolamentos vão encostar, não é suposto eles rodarem aqui, mas pelo sim pelo não...
Coloca-se o conjunto anterior no sítio...
A anilha de encosto e a porca de afinação...
A chapa de freio endireitada ao calor para se evitar um pouco o fenómeno de encruamento, igual ao que acontece quando dobramos e desdobramos um arame algumas vezes, assim ainda podemos usar a mesma...
Dobra-se depois de se apertar a segunda porca...
Ah, o aperto das porcas, a primeira porca aperta-se à mão e um bocadinho de nada com a chave, só até o disco deixar de abanar, a segunda já se aperta um bocado mais.
Eu como não tenho chave de tubo, desenrasco-me com esta...
Agora por fim vem a engrenagem do cubo. O meu não tinha juntas, mas como aquilo tava cheio de pó, lama, e porcarias em geral resolvi fazer uma mesmo em papel grosso/papelão/cartolina, mais especificamente, o cartão da parte de trás dos blocos A4 das folhas pautadas da escola lol, para não se desfazer com água empregnei bem com massa consistente...
Coloca-se no sítio...
Põe-se o freio e aperta-se...
Para a última peça do cubo fiz também uma junta, mas aqui é preciso mais cuidado nos recortes para quando o mecanismo avança e recua não roçar no papel e não o desfazer, a junta está lá para evitar que entrem porcarias, não para se tornar também ela numa porcaria
Para acabar, apertam-se os últimos parafusos põe-se a roda no chão e mato com ele
Já testei e bem, em caminhos com calhaus dos bons e onde já levou alguma paulada e até agora não se queixou.
Apesar disso relembro que fiz isto no meu e partilho aqui a minha experiência convosco mas não sou nenhum profissional nem nada que se pareça, por isso, se forem fazer o mesmo e der buraco não venham dizer que a culpa é minha porque fizeram como eu, há sempre pormenores que me escapam às fotos, outros até que nem em fotos se conseguem ver, é uma questão de se ter cuidado e bom senso quando estamos a fazer estas coisas, e perguntar a quem sabe quando temos dúvidas, o mecânico meu vizinho coitado tá sempre a levar comigo, o senhor tem uma paciência de santo
Espero que não tenham adormecido a meio, é extenso mas o mais completo e o mais bem explicado que consegui.
Não percam os próximos episódios, porque nós também não. brevemente, mais uma reparação num qualquer tópico perto de si. eheheheh
UMM abraço
Nuno André
O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's