Bom como sabem, para além do trabalho que tenho na Engenharia Civil e no "restauro" do BelChior ainda me ponho a fazer conversões para um amigo.
Desta feita é a conversão para um Alter 1.5 de tambores a discos atrás com as famosas pinças do BX, mas isso será âmbito de outro Post já que há muita coisa a saber.
Bom como o material não era novo e deve ter estado exposto às intempéries um tempo considerável vinha com uma camada simpática de ferrugem.
Ora aqui temos uma questão.
Ou se aproveita o que se tem, se estiver bom ou coloca-se novo.
No caso dos discos estes estavam praticamente novos, tirando a camada de ferrugem e como tal foi aproveitar e daí o post da ferrugem.
Ora como se procede nesta situação??
Simples, no caso comprei 3lt de vinagre do continente, porque era o mais barato que vi (0,59/lt) e coloquei os discos de molho.
A ideia era ser sem diluição mas acabou por levar 1lt de água para encher o resto do reservatório (um balde do lixo dos grandes) em que caiba as peças.
Depois de 8h, já se tira bem e passa-se com um esfregão de palha de aço, juntamente com o liquido.
Depois de removida a ferrugem é passar abundantemente por água e passar uma fina camada de proteção para a coisa não oxidar.
Neste caso apliquei vaselina liquida com um pano, sendo este o resultado final, comparando-se com o Antes e o Depois.

Para o 2º disco, como a solução já tinha sido usada aumentou-se o tempo para 24h, sendo o resultado idêntico.
Aquando a montagem a superfície de travagem será obviamente limpa com diluente, mas para a generalidade das peças não é necessário.
Por exemplo em parafusos e outros elementos costumo deixar de molho em óleo de transmissão, só porque foi uma sobra de uma encomenda que veio errada para a Astra (veio 75w90 GL-5 quando deveria ter vindo 75-90 GL-4 e não são compatíveis) e como já tinha aberto a embalagem aproveito para óleo de montagem.
Como tal fica a dica para a comunidade de como remover ferrugem facilmente e de modo relativamente económico.
Desta feita é a conversão para um Alter 1.5 de tambores a discos atrás com as famosas pinças do BX, mas isso será âmbito de outro Post já que há muita coisa a saber.
Bom como o material não era novo e deve ter estado exposto às intempéries um tempo considerável vinha com uma camada simpática de ferrugem.
Ora aqui temos uma questão.
Ou se aproveita o que se tem, se estiver bom ou coloca-se novo.
No caso dos discos estes estavam praticamente novos, tirando a camada de ferrugem e como tal foi aproveitar e daí o post da ferrugem.
Ora como se procede nesta situação??
Simples, no caso comprei 3lt de vinagre do continente, porque era o mais barato que vi (0,59/lt) e coloquei os discos de molho.
A ideia era ser sem diluição mas acabou por levar 1lt de água para encher o resto do reservatório (um balde do lixo dos grandes) em que caiba as peças.
Depois de 8h, já se tira bem e passa-se com um esfregão de palha de aço, juntamente com o liquido.
Depois de removida a ferrugem é passar abundantemente por água e passar uma fina camada de proteção para a coisa não oxidar.
Neste caso apliquei vaselina liquida com um pano, sendo este o resultado final, comparando-se com o Antes e o Depois.

Para o 2º disco, como a solução já tinha sido usada aumentou-se o tempo para 24h, sendo o resultado idêntico.
Aquando a montagem a superfície de travagem será obviamente limpa com diluente, mas para a generalidade das peças não é necessário.
Por exemplo em parafusos e outros elementos costumo deixar de molho em óleo de transmissão, só porque foi uma sobra de uma encomenda que veio errada para a Astra (veio 75w90 GL-5 quando deveria ter vindo 75-90 GL-4 e não são compatíveis) e como já tinha aberto a embalagem aproveito para óleo de montagem.
Como tal fica a dica para a comunidade de como remover ferrugem facilmente e de modo relativamente económico.