• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Remover Ferrugem Peças

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Bom como sabem, para além do trabalho que tenho na Engenharia Civil e no "restauro" do BelChior ainda me ponho a fazer conversões para um amigo.
Desta feita é a conversão para um Alter 1.5 de tambores a discos atrás com as famosas pinças do BX, mas isso será âmbito de outro Post já que há muita coisa a saber.
Bom como o material não era novo e deve ter estado exposto às intempéries um tempo considerável vinha com uma camada simpática de ferrugem.
Ora aqui temos uma questão.
Ou se aproveita o que se tem, se estiver bom ou coloca-se novo.
No caso dos discos estes estavam praticamente novos, tirando a camada de ferrugem e como tal foi aproveitar e daí o post da ferrugem.
Ora como se procede nesta situação??
Simples, no caso comprei 3lt de vinagre do continente, porque era o mais barato que vi (0,59/lt) e coloquei os discos de molho.
A ideia era ser sem diluição mas acabou por levar 1lt de água para encher o resto do reservatório (um balde do lixo dos grandes) em que caiba as peças.
Depois de 8h, já se tira bem e passa-se com um esfregão de palha de aço, juntamente com o liquido.

Depois de removida a ferrugem é passar abundantemente por água e passar uma fina camada de proteção para a coisa não oxidar.
Neste caso apliquei vaselina liquida com um pano, sendo este o resultado final, comparando-se com o Antes e o Depois.
20230415_173043.jpg
Para o 2º disco, como a solução já tinha sido usada aumentou-se o tempo para 24h, sendo o resultado idêntico.

Aquando a montagem a superfície de travagem será obviamente limpa com diluente, mas para a generalidade das peças não é necessário.
Por exemplo em parafusos e outros elementos costumo deixar de molho em óleo de transmissão, só porque foi uma sobra de uma encomenda que veio errada para a Astra (veio 75w90 GL-5 quando deveria ter vindo 75-90 GL-4 e não são compatíveis) e como já tinha aberto a embalagem aproveito para óleo de montagem.

Como tal fica a dica para a comunidade de como remover ferrugem facilmente e de modo relativamente económico.

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
(fala um tipo que n percebe nada de pintura, a não ser que é espalhar tinha com pincel)
Para o caso de ser chapa para pintura, pode-se utilizar o mesmo método e depois o tal conversor de ferrugem, primário e tinta?
Ou passamos logo para a rebarbadora e esquecemos o vinagre?

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Se tiver pintura tem de ser decapado/lixado.
Isto aplica-se a todas as peças com ferrugem, o problema é sempre o tamanho da cuba e quantidade de vinagre necessário e não esquecer o tempo de molho.
Isto não é espalhar é mesmo por de molho, como se faz com o bacalhau 🤣.
É por isso legitimo fazer a questão "então posso colocar o carro todo em vinagre"?
Claro que sim, haja uma cuba suficientemente grande e vinagre suficiente.
Se é viável?? Se calhar não.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas.
estava a ver este porst e lembrei de comentar uma opção que para mim fica mais barata, resulta muito melhor e é prática.
Já toda a gente deve saber o que é a eletrólise . Para peças pequenas e exemplo disso é os discos acima nada melhor que um banho
de eletrólise e lá vai a ferrugem toda. Eu faço-a com 12V e uso sal daquele grosso agricola. O mais xato é arranjar um ferro ladrão para que a ferrugem que queremos tirar passe toda para ele. Dependendo do tamanho da peça e ferrugem 2 dias a moer a 12v e lá vai a ferrugem toda.
O mais complicado depois da peça esfregada e limpa é que mal seque deve ser passado primário no caso de ser pintada ou massa consistente caso contrário vai criar uma leve oxidação rápida. Se a peça for bem limpa com escova de arame fica 5 estrelas. Tenho feito isto em candeeiros antigos em ferro, artigos com mais de 100 anos, e ao sol e à chuva ainda lá estão ao fim de não sei quantos anos. A eletrólise é um dos melhores métodos de expulsar a ferrugem mesmo até o o podre do ferro e é feito pelos melhores profissionais nesta área. Experimentem um dia quem nunca testou. Só precisa de um velho transformador de 12V 2 fios de cobre grossos e sal grosso (sempre podem ir ao mar buscar água e colocam
menos lol). As ligações (o positivo no ferro ladrão e o negativo na peça que queremos tirar a ferrugem. Não encostar as 2 dentro da água)peça quem quiser que eu explico. Mal comece a fazer bolhas na água está a trabalhar bem !
Abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Depois de ler algns posts daqui : pintura , tem de ser decapado !
Amigos, com o método que expuz a tinta sai toda às camadas !!!
Falamos de peças pequenas que podemos tratar em casa caramba !!! Se têm tempo e € para ir à decapagem força ! Encorajo a decisão !
Peças pequenas que cabem num balde ou numa bacia e não pelas a caber em tinas de 1000 lts !!!
E falamos de 12v ! Numa casa de decapagem acham que fazem a eletrólise a 12V ? Não ganhavam para o caldo !
Usar pessoalmente 220V é assinar um atestado de óbito porque podemos nºao ser só nós a mexermos no processo !
Eu tenho mulher e netos a rondar pelos cantos da quinta e é claro que não vou usar 220V nem devemos e RECOMENDO NUNCA USAR.
Demora 48 horas em vez de 8 ? Paciência !!!
Voltando à tinta : por tudo aquilo que tenho feito e processado em electrólise doméstica todas as peças com tinta ficaram completamente
limpas da mesma ! É claro que uma parte dela só sai apos a passagem da escova de aço na limpeza final !!
Eu acho que tenho lá umas lanternas antigas pintadas de branco que ainda não tratei delas mas posso mostrar o resultado de iguais depois
de feito em, outras.

Registo
26 Mar 2020
Sem dúvida....
Segui o exemplo...e fui ver aqui fica foto ..do inicio do processo....ainda está em banho...passado segundos já se começa a ver logo o resultado de borbulhar e a água a ficar suja IMG_20231215_183701.jpg
Amanha já digo o resultado
P. S era a peça com mais ferrugem ca em casa...

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Também já experimentei esta técnica com as pinças de travão.
No meu caso utilizei água normal e bicarbonato de sódio.
Para peça de sacrifício utilizei um pedaço de ferro.
O ideal é a peça de sacrifício não ter nada (pintura, galvanização, etc).
Isto foi ligado a um carregador de baterias.
Foi um processo lento, que obviamente depende da voltagem aplicada, daí nem ter colocado os resultados.
No meu caso o vinagre foi mais rápido, com melhores resultados, e sem gastar electricidade.
Qualquer um dos métodos serve, depende do que se tem à mão.
Como o título indica isto é para ser um indicativo, e para ajudar quem queira ter opções para por a mão na massa.

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Tenho um usado uma máquina de limpeza ultrasons, que também resulta na remoção de ferrugem, estou é limitado aos 15L de capacidade.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Bom dia, o que se pretende neste tópico não é mostrar que tem a maior, peço desculpa, a melhor solução antiferrugem mas sim juntarmos
conhecimentos e experiencias adquiridas no sentido de nos ajudarmos mutuamente na velha guerra com o inimigo FERRUGEM !!
Todos os processos sejam eles quais forem a nivel doméstico vão ser lentos e tem de ser mesmo se pretendermos retirar toda a ferrugem.
Aqui não há quimicos mas sim uma reacção quimica porque A eletrólise da água é um processo que desencadeia a divisão do líquido em dois elementos importantes, o hidrogênio e oxigênio utilizando a eletricidade. A eletrólise da água acontece por causa dos efeitos que a eletricidade causa no líquido que é transformado em um bom condutor durante a realização do processo.
Uma célula eletrolítica consiste em dois eletrodos imersos em um sal fundido ou uma solução. Uma bateria ou qualquer fonte de corrente elétrica age como bomba de elétrons dentro de um eletrodo e puxando-os do outro eletrodo. Analogamente à célula voltaica, no anodo ocorre a reação de oxidação e no catodo a redução.
Não é à toa que é por este método que obtem o hidrogénio ultimamente muito falado.
Em suma : todos os métodos são bons desde que tire a ferrugem mas se pudermos evitar os quimicos melhor no meu ponto de vista.

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eficaz e sem trabalho, decapado e metalizado e nem me chateio muito, basta abrir a carteira e largar a nota...!!!😉
Já lá vai o tempo em que perdia " tempo" de volta destas coisas, mas tudo bem cada um albarda o burro a seu belo prazer...!!!😉👽

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Eduardo bem visto se a carteira estiver recheada os outros que façam é incontestável mas nao pidemos estar sempre a responder "não faço nada compro já tudo feito" a quem nos pergunta o que fazemos! Eu é que não sou de estar parado !

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eduardo bem visto se a carteira estiver recheada os outros que façam é incontestável mas nao pidemos estar sempre a responder "não faço nada compro já tudo feito" a quem nos pergunta o que fazemos! Eu é que não sou de estar parado !
Claro, como disse atrás cada um albarda o burro à sua vontade, os meus têm uma "albarda" já com muitas alterações feitas à minha "pala"...!!! ;) :alien:

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Uma albarda demasiado cara que se dispensa para um carro que não merece !!!
Já começa a pesar muito nas carteiras menos recheadas que da do Filipe manter os UMMs vivos e penso que vai ter um fim lento mas trágico.
Será que vale a pena fazer contas e chegar à conclusão que os 30 a 50 000 € que se gastou num UMM podiam ter sido melhor aplicados ?
Começa-se a ter a miragem de olhar ao bicho e ver um banco com rodas a fugir com o meu dinheiro ! Mas pronto, cada um sabe de si mas com a experiência que tenho de 2 e com os 62 anos quando este precisar de algo acima do limite vai pra sucata directo.

Top Inferior