• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

reduzir peso Volante Motor

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Comparando o volante do motor do Alter 1 e do Alter 2, vê-se que estes têm dimensões mt diferentes.

A minha questão é se alguém já experimentou reduzir ao peso do volante do motor?

Comparação entre volantes

A minha ideia seria fazer algo como isto (esta alteração julgo que não causaria grandes problemas pois também existe no volante do alter 2):

Esta alteração seria um pouco mais arrojada, mas julgo que será factível:blush:

Os volantes "alterados" são um trabalho que um amigo fez no frontera dele. até agora nada a apontar.

Eu tenho o volante do alter 1.
Qual o vossa opinião?
Cuidados a ter?
Problemas que podem advir?
Será que compensa?
Prós-contras?

Registo
30 Mar 2006
Para saberes se é bom ou mau, tens de saber o que é e para que serve um volante de motor, a partir daí já compreenderás saberás decidir.

Antes de dizer mais alguma coisa pergunto, sabes o que é e para que serve um volante de motor?

Espero que não me leves a mal, não é nada descabido e eu também não sabia nem compreendia.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Nuno

Nao levo nada a mal, pois é a trocar ideias que se aprende.

Em termos técnicos não faço a mais pequena ideia:dizzy_face::rolleyes:.
Tenho uma "ideia teórica" do que é e para o que serve mas da teoria à prática vai uma grande diferença.

Em termos práticos não sei avaliar estas alterações, já vi diversas opiniões na net, prós e contras.

Se o volante tem estas dimensões, por alguma razão é, o pessoal de o desenvolveu não é tolo.
A minha ideia seria "transformar" o volante do alter 1 "mais parecido" com o do alter 2.

Queria saber saber se alguém já experimentou?
Onde fizeram?
Quais as expectativas e reultados práticos?

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Boas

Vou tentar baralhar mais as coisas...

A cambota (vermelho), pistões (cinzento) e os cilindros (azul) encontram-se acopladas ao volante do motor que irá transferir a energia mecânica para a caixa de velocidades. O volante do motor transforma o movimento linear dos pistões em movimento circular.

Trata-se de uma peça de material pesado, unido à cambota do motor, ajudando a manter o equilíbrio e contribuindo para a redução das vibrações e os esticões provocados pela explosão do combustível.

(By wikipéwdia)

Agora um pouco de pensamento, corrijam-me os entendidos...

Um volante de motor mais leve vai trazer-te todos os benefícios de um menor peso inercial, bem como as suas desvantagens.

Vantagens:
Aceleração mais rápida;
Melhores reprises;

Desvantagens:
Consumos mais elevados devido devido a sua menor massa inercial (necessitas de mais combustível para manter a velocidade, já que o UMM perde velocidade mais depressa);
Em subidas perde ainda mais velocidade;
Pode haver problemas em baixa rotação;
Se o trabalho for mal feito, aí podes ter problemas de vibração execessiva, e até mesmo partir qualquer coisa;

Espero ter baralhado mais um pouco heheheh

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Jagoz

O esquema e mt bom, já tinha visto.

Dado o esforço circular, julgo que não existe problema em retirar material ao volante. Desde que seja realizado com os devido cuidados.

Como referiste, acho que a grande vantagem está na maior aceleração que se consegue atingir devido ao menor peso.

Em termos de perda de inércia, podes perder velocidade mais rapidamente mas também a recuperas mais rápido....acho eu:rolleyes::rolleyes:

Uma vez que tenho o meu volante desmontado, queria aproveitar e rectifica-lo para a semana antes de o montar. Decidi levantar o tópico para ver se avanço ou não com a remoção de material.

As dúvidas põe-se mais com os aspectos práticos que levantaste.

Já agora lançando mais confusão:thinking::thinking::thinking:.
Uma vez que a fixação é idêntica, por que não colocar o motor do alter 2 e usar um motor de arranque mais pequeno:thinking:

Registo
30 Mar 2006
Bom então cá vai...

Sardinha infelizmente nem tudo o que está na wikipédia está correcto, e aqui está um dos casos.

O que faz a transformação do movimento linear e alternado dos êmbolos, no movimento circular da cambota, são as bielas, basta verificar que são elas que fazem a ligação entre os dois componentes.

Também é errado dizer que o volante do motor serve para transferir energia mecânica para a caixa de velocidades, o correcto é dizer que transfere movimento.
Isto porque a função do volante do motor é a de acumular energia aquando das acelerações e liberta-la quando em movimento constante, para fazer o que o Sardinha já disse, compensar as vibrações resultantes do movimento alternativo dos êmbolos.

Agora vou tentar a parte chata da coisa, mas é onde vais perceber e decidir o que deves fazer.

A energia armazenada no volante do motor é energia cinética, e no caso específico de movimento rotativo, a fórmula é:

Ec=1/2(I.w^2) onde "I" é o momento inércia do volante e "w" é a sua velocidade angular

O momento de inércia, para um volante de inércia como o volante de motor tem a seguinte fórmula:

I=1/2(m.r^2) onde "m" é a massa(vulgar, popular mas erradamente conhecida por peso) e "r" é o raio do volante, ou o diâmetro/2, como queiram.

O binário como é sabido é a força exercida pelo motor, medida precisamente no volante do motor, com um freio dinamométrico durante a aceleração do motor ao máximo de rotações. Num corpo qualquer, o binário determina a variação do momento angular do mesmo. Assim é fácil perceber que o binário está logicamente associado a acelerações e desacelerações.
Esse momento angular tem a fómula:

L=I.w onde "L" é o momento angular, "I" o momento de inércia e "w" a velocidade angular

Ora então se, Binário(T)="variação de "L" e a única coisa que varia no "L" é a "w" e a variação de uma velocidade é uma aceleração, então o binário vai ter a seguinte fórmula:

T=I."alpha" onde o "alpha" é a aceleração angular

Se formos lá atrás buscar a fómula do "I" então é fácil perceber que a massa e o diâmetro são duas características muito importantes do volante do motor.

E pronto, é isto.

Resumindo e baralhando, se queres ir com o UMM para a Vasco da Gama competir com os cups, reduz o peso do volante, se queres fazer ultrapassagens em que precises de resposta, reduz o peso do volante.

Como já disse o Sardinha, as vantagens em aligeirar o volante são aquelas. As desvantagens é que não são só aquelas...
Vais perder Binário, vais perder equilíbrio no trabalhar do motor, vais perder fiabilidade e até num caso extremo, danificar o próprio motor.

Claro que agora também não se vai começar para aí a aumentar o peso do volante para ganhar binário, claro que não porque não é assim tão linear, pois chega a uma altura e depois nem rodar o motor se consegue. Há que encontrar um equilíbrio, tendo em conta a finalidade do motor.

Dou um exemplo. Já aqui conhecem o motor do BMW 525 TDS, que apareceu nalguns UMM's também.
Esse motor no BMW 525 TDS tem 260 N.m de binário, o mesmo motor equipa também o Range Rover 2.5 TD, mas aqui tem 270 N.m de binário. Adivinhem onde está a diferença? :D

E é tudo, não vos chateio mais. :p

UMM abraço

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
E' sempre bom aprender coisas, o saber nao ocupa espaco.

Mas eunemas e companhia (nao levem a mal como diz o Super Pilot)...quando eu comeco a ver gente a querer desmontar turbos, a mexer em volantes de montar....etc..etc..etc...eu digo "santissima trindade" o pessoal esta louco?

Digo sempre desmanchar o que e' nosso ...partir estragar etc...o que e' nosso nao e' mau, mas sera que nao vai sair mais caro do que levar a uma pessoa VERDADEIRAMENTE entendida e fazer o trabalho?

Como diz o SuperPilot muita coisa que se le "na net" nem sempre esta correcta = a muitos "tecnicos" nao sao assim tao tecnicos como parecem.

Mas olhem estes dois posts to Super Pilot vai por muita gente a pensar.
Quem sabe sabe...quem nao sabe deixe quem sabe fazer - nao e' vergonha nenhuma.

Eunema...nao inventes o que ja foi inventado....se nao "muda de motor"
:))))

Abraco
Carlos Pires

Registo
30 Mar 2006
Carlos até tens alguma razão, mas não concordo em 100 % porque não vejo mal nenhum em sermos nós próprios a fazer as coisas, desde que saibamos o que estamos a fazer, e se quem sabe sabe, quem não sabe, vai aprender. Eu também não sabia e fui aprender, e o que ainda não sei, vou aprender.

Inventar não, porque já tá tudo inventado, pode-se é melhorar, sempre :D

UMM abraço

Registo
29 Abr 2010
Quem sabe sabe e o SuperPilot demonstrou as coisas como elas devem ser demonstradas!
Pelo que já li em diversos locais, os motores dos TROFEUS eram equipados com cambotas e volantes de motor aligeirados, o que lhes permitia ganharem mais alguma agilidade nas prestações.

Abraço a todos
Pedro SB

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mister Super Pilot!
:)

la esta...estamos a escrever nao estamos frente a frente e a "conversar".
O pessoal fica muito "afinado" com certas palavras que nao passam disso mesmo...palavras.

Eu gostva so de saber quem ca pelo forum UMM sabe ou ja pela sua propria mao ja "trabalhou" volantes de motor. (tirando TEBI's e pessoal das oficinas que andam ca pelo forum UMM)

Isto nao quer dizer que aprender 'e pecado...

So que e' um pouco complicado para quem tirou engenharia mecanica e demorou os anos todos queimou as pestanas e assim de um dia para o outro se "aprende" a mexer em volantes de motor e mecanismos "principais" dos motores.

Nao estou a "repreender" ninguem...mas acho que se deva de deixar para quem sabe.
E' uma area muito "nao clara" isto de "aprender"...a boa vontade por vezes pode ser um obstaculo e complicar quem quer trabalhar.

E' optimo ficarmos por dentro de como as coisas sao e funcionam.
Mas nao confundir.

(estamos a conversar nao estamos)?
:)

Abraco
Carlos Pires

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Nuno e carlos

Em termos práticos não sei avaliar esta situação. Nem os ganhos efectivos.
Em termos teóricos tenho algumas dúvias que aproveita para colocar aqui.

Não sei se o que vou dizer a seguir está correcto, por isso agradeço que esclareçam...:rolleyes:

Na fórmula do momento de Inércia as variáveis mais importantes são a massa e o raio.

Agora Imagina o volante do alter 2 com massa inferior e raio menor. A variação do raio tem uma proporção exponencial. Logo a inércia sera muito mais reduzida. Por esta razão os motores de arranque do alter 2 e Alter 1 são diferentes (motor de arranque grande e pequeno).

Com o motor em movimento "próprio", a inercia do volante terá que ser superada pelo próprio movimento do motor.
A formula da inercia aplica-se de igual forma (inércia para corpo cilindrico) ie, qt maior for o movimento linerar do pistão, maior será o movimento radial das bielas e consequente aumenta-se o raio do corpo. Esta maior ou menor amplitude de movimentos é que indica o binário disponivel à saída do motor (julgo eu:rolleyes:).

Partindo do principio que todos os elementos são mantidos constantes, a unica forma de melhorar a performance será mesmo a redução da massa do conjunto.
Julgo trazer vantagens, agora até forma são significativas......

Já agora se alguém puder colocar aqui as especificações técnicas dos elementos dos motores de alter 1 e 2 seria interessante a comparação.

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Pessoalmente não levo a mal.
Ideias trocam-se e conhecimentos adquirem-se.

Na teoria é tudo muito bonito, mas na prática a realidade é um pouco diferente. Tive um professor que dizia "o papel aceita tudo, até temos o papel da renova". Curiosamente era o professor de orgãos de máquinas;)

Em termos práticos os meus conhecimentos são pouco mais que zero mas devagar se vai ao longe.
Além de que gosto de fazer as coisas por mim e pela minha cabeça.

Relativamente ao volante do motor, vou rectificar esta semana e ainda estou com dúvidas se retiro peso ou não.

Vou mandar uma PM a quem sabe, ao TEBI.

Registo
30 Mar 2006
Bem eu tentei ajudar, transportando para aqui o que está na origem dos volantes de motor serem como são e não serem como o "pessoal das oficinas" acha que ficam melhor.

Peço desculpa se confundi ainda mais, mas não sei fazer melhor.

Além disso, aqui o engenheiro, que ainda nem acabou o curso, tem de ir acabar de soldar uma porta do Raio Azul que teve de substituir o painel.

Eunema, se precisares de alguma coisa apita, força e boa sorte com o resto do restauro.

UMM abraço

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
quote:Originally posted by SuperPilot

Bem eu tentei ajudar, transportando para aqui o que está na origem dos volantes de motor serem como são e não serem como o "pessoal das oficinas" acha que ficam melhor.

Peço desculpa se confundi ainda mais, mas não sei fazer melhor.

Além disso, aqui o engenheiro, que ainda nem acabou o curso, tem de ir acabar de soldar uma porta do Raio Azul que teve de substituir o painel.

Eunema, se precisares de alguma coisa apita, força e boa sorte com o resto do restauro.

UMM abraço

Boas Nuno

Nada que pedir desculpa, agradeço imenso a tua disponibilidade e opinião que é muito válida.
Claro que quem desenvolve um motor, não é tolo de todo, se o volante tem aquelas dimensões não é por acaso. Tudo foi estudado ao mínimo detalhe.

Como me surgiu esta dúvida, decidi colocar o "post" para tentar obter mais informação e opiniões.

O que vou escrever agora não está directamente ligado à diminuição de peso do volante mas de segurança geral num automóvel.
Sempre que existe um produto novo, faz-se uma análise do tipo e efeito de falha, vulgarmente chamado FMEA (de produto ou processo).Este documento analisa todas as especificações do projecto e classifica as mesmas em termos de severidade, ocorrência e detecção.
Tudo que coloque em causa o segurança do ocupante do veiculo tem uma severidade máxima de 9-10. O site seguinte tem informações sobre as classificações de FMEA
http://www.gepeq.dep.ufscar.br/arquivos/FMEA-APOSTILA.pdf

Se colocar a vida do ocupante em perigo, é tão grave:
Retirar o peso ao volante do motor
Usar backets não homologadas
Usar pneus fora de especificação de medida e fora de prazo
Não aplicar o binário correcto em apertos de colaças
Não aplicar binário correcto nos apertos de motor e caixas
Aplicar o turbo num motor atmosférico
Usar isolamentos não homologados para compartimentos de motor
Soldar diferencial traseiro
SPOA
Falta de palas (visibilidade)
Fala de sistema de soufagem para vidro frontal (visibilidade)
Usar o mesmo parafuso quando este encavalita na rosca
Utilização individa do carro (fora das especificações do angulo de ataque, angulo de inclinação.....)
......

Certamente todos nós temos alguma alteração da lista anterior.

Seja qual for a situação, o não cumprimento de características de regulamentação especificadas pelo fabricante dá direito a responsabilidade civil. No limite dá-se o caso de recolha de carros (como aconteceu recentemente com a Toyota). Por esta razão é que nos manuais técnicos vem tudo devidamente especificado.
Posso-te dizer que tenho um opel frontera e a Opel não me homologa jante 15 no jipe, curiosamente no UMM tenho 8 medidas de pneus.

Na empresa onde trabalho temos algumas características de segurança com que lido diariamente (soldadura, matéria prima processos de transformação, aparafusamentos).
Pode não parecer mas sou consciencioso para as questões de segurança. Obviamente que não vou retirar peso ao volante do motor sem antes saber se alguém já fez esta alteração e qual os resultados.

Agradeço a força para o restauro do meu "chaço". Podes crer que vejo os teus posts com grande apreço e atenção. Acredita que gostaria de fazer o mesmo ao meu UMM, infelizmente não tenho conhecimentos nem tempo.

Pode nao ser agora, mas um dia mais tarde (se tiver oportunidade) vou experimentar esta alteração. nem que seja para tirar as dúvidas.

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Atenção que os volantes ao serem maquinadas todas as operações são equilibrados, numa equilibradora, daí aqueles furos cegos que se ve na zona oposta à zona de fricção.

Isto deve-se ao facto de estes volantes serem originários de fundição ferrosa o que pode provocar uma distribuição da matéria de forma não homogénea devido à presença por exemplo de porosidades internas, ou seja, pequenas bolhas de gas que não consegue sair durante o vazamento do ferro. Além disso durante todas as operações de maquinação a distribuição da massa no volante não é 1005 homogénea e daí a necessidade de o mesmo ser equilibrado.

Na industria automóvel, o volante é um componente com cujo equilíbrio é uma característica de segurança e regulamentação que pode colocar em causa a segurança dos veículos e ocupantes.

Se o teu motor estiver de tanga, podes rectificar um pouco e ver os efeitos, sempre se aprende algo, mas se o motor estiver bom, não aconselho, vais desequilibrar os esforços todos.

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Abreu

Consegues especificar mais este tema?
Que tipo de ensaios são realizados ao volante do motor?

Tens conhecimento da norma aplicada a estes testes? Consegues-me dizer a referência para tentar arranjar?

Obrigado

Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
continuem a converça que estao a xegar a conclusoes;)
so queroi dizer 2 coisas:
1 eu nao tirava peso ao volante pelo uso que dou ao UMM pois e um jeep e jeep tem de ter alguma força, nao quero que pareca um carro a gasolina.

2 ums posts atras falavas nas diferenças de motores de arranque quase como se fosse directa a relaçao tamanho\força se nao me engano o Alter I e M.A de veio directo e o M.A do ALter II e desmultiplicado ,por isso nao vas pelo tamanho, pelo contrario para mim o do alter II ate tem mais força

penso eu de que...:D

Paulo Alves

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
quote:Originally posted by eunema

Boas Abreu

Consegues especificar mais este tema?
Que tipo de ensaios são realizados ao volante do motor?

Tens conhecimento da norma aplicada a estes testes? Consegues-me dizer a referência para tentar arranjar?

Obrigado

Cumprimentos
Hernani

A equilibragem de volantes e cambotas além de outros componentes é sempre feita depois da ultima operação de maquinação.

Basicamente o processo é muito simples e semelhante á equilibragem das rodas quando trocamos de pneus. É aplicado um movimento rotativo ao volante segundo a sua massa e vários sensores monitorizam vibrações, que indiciam desequilíbrios de massa, o volante é parado e é feito um furo na zona com mais massa, o ensaio recomeça até se atingir o equilíbrio mínimo definido que não me recordo neste momento mas são somente algumas gramas.

Esta operação é indispensável quando se maquina um componente com movimento rotativo; cambotas, volantes, polies, etc.

É o procedimento adoptado pelos preparadores após "aligeirarem" motores.

As normas e mais dados concretos e as normas posso dar-te quando voltar ao activo lá para o final da semana que neste momento e de férias o cérebro não está a carburar informação desse tipo:D:cool:.

Mais uma vez digo, se tens um motor em pré-reforma podes ir em frente neste ensaio, o máximo que te pode acontecer é partir a cambota (que deve tb ser equilibrada quando se mexe no volante).

Vais ficar com o motor mais solto a subir de rotação, mas com uma faixa de utilização mais limitada e maiores dificuldades em altas rotações, consequente perda de binário em altas... agora se é isto que se pretende de um jipe de puro TT... não sei... depende da condução de cada um;)

cUMMprimentos;

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Paulo

Para o motor de arranque estava a fazer a analogia em termos de inércia, nem estava a relacionar com o que disseste agora.

Abreu

Antes de mais boas férias:D:D

Obrigado pela informação, ajudaste-me a perceber um pouco mais e a relacionar a informação que li com a informação que colocaste aqui.
Agradecia se pudesses depois indicar as normas:)

Uma vez que tenho o motor fora, vou colocar no torno e rectificar.

Cumprimentos
Hernani

Top Inferior