Bom então cá vai...
Sardinha infelizmente nem tudo o que está na wikipédia está correcto, e aqui está um dos casos.
O que faz a transformação do movimento linear e alternado dos êmbolos, no movimento circular da cambota, são as bielas, basta verificar que são elas que fazem a ligação entre os dois componentes.
Também é errado dizer que o volante do motor serve para transferir energia mecânica para a caixa de velocidades, o correcto é dizer que transfere movimento.
Isto porque a função do volante do motor é a de acumular energia aquando das acelerações e liberta-la quando em movimento constante, para fazer o que o Sardinha já disse, compensar as vibrações resultantes do movimento alternativo dos êmbolos.
Agora vou tentar a parte chata da coisa, mas é onde vais perceber e decidir o que deves fazer.
A energia armazenada no volante do motor é energia cinética, e no caso específico de movimento rotativo, a fórmula é:
Ec=1/2(I.w^2) onde "I" é o momento inércia do volante e "w" é a sua velocidade angular
O momento de inércia, para um volante de inércia como o volante de motor tem a seguinte fórmula:
I=1/2(m.r^2) onde "m" é a massa(vulgar, popular mas erradamente conhecida por peso) e "r" é o raio do volante, ou o diâmetro/2, como queiram.
O binário como é sabido é a força exercida pelo motor, medida precisamente no volante do motor, com um freio dinamométrico durante a aceleração do motor ao máximo de rotações. Num corpo qualquer, o binário determina a variação do momento angular do mesmo. Assim é fácil perceber que o binário está logicamente associado a acelerações e desacelerações.
Esse momento angular tem a fómula:
L=I.w onde "L" é o momento angular, "I" o momento de inércia e "w" a velocidade angular
Ora então se, Binário(T)="variação de "L" e a única coisa que varia no "L" é a "w" e a variação de uma velocidade é uma aceleração, então o binário vai ter a seguinte fórmula:
T=I."alpha" onde o "alpha" é a aceleração angular
Se formos lá atrás buscar a fómula do "I" então é fácil perceber que a massa e o diâmetro são duas características muito importantes do volante do motor.
E pronto, é isto.
Resumindo e baralhando, se queres ir com o UMM para a Vasco da Gama competir com os cups, reduz o peso do volante, se queres fazer ultrapassagens em que precises de resposta, reduz o peso do volante.
Como já disse o Sardinha, as vantagens em aligeirar o volante são aquelas. As desvantagens é que não são só aquelas...
Vais perder Binário, vais perder equilíbrio no trabalhar do motor, vais perder fiabilidade e até num caso extremo, danificar o próprio motor.
Claro que agora também não se vai começar para aí a aumentar o peso do volante para ganhar binário, claro que não porque não é assim tão linear, pois chega a uma altura e depois nem rodar o motor se consegue. Há que encontrar um equilíbrio, tendo em conta a finalidade do motor.
Dou um exemplo. Já aqui conhecem o motor do BMW 525 TDS, que apareceu nalguns UMM's também.
Esse motor no BMW 525 TDS tem 260 N.m de binário, o mesmo motor equipa também o Range Rover 2.5 TD, mas aqui tem 270 N.m de binário. Adivinhem onde está a diferença?
E é tudo, não vos chateio mais.
UMM abraço
Nuno André, o piloto do Raio Azul
O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's