• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

QUEM ME ACODE

Manuel Almeida

UMMzito
Registo
16 Set 2008
Olá Malta,

Ontem depois de andar cerca de 60 km com o meu alter td, no para arranca, liga e desliga sem qualquer problema, eis que quando me preparo para regressar à base, nada, nem sinal, a bateria apesar de fraca é nova, tem 2 meses, as luzes estão todas a funcionar, incluindo as do tablier.
O unico barulho que ouço quando dou à chave e um tach na zona da caixa azul.
O que será?

Cumprimentos
Manuel Almeida

Olá a todos.
Estou muito feliz, comprei o carro carro dos meus sonhos umm UMM TD Intercooler.
dentro de alguns dias colocarei fotos para vossa apreciação assim como perguntas de caracter técnico.
Um forte abraço
Manuel Almeida

RLima

UMM
Registo
14 Abr 2006
Aposto 70% na bateria e 30% no motor de arranque:cool:

Mais a sério, quase de certeza que deve ser bateria, tente arrancar o carro com cabos, se ele pegar (é o mais certo) está na altura de comprar uma nova.

Pode tb. ser do motor de arranque (escovas), mas inclino-me mais para a bateria.

Nota: ligue à sua bateria apenas o cabo positivo, ligando o negativo ao chassis.

Cumprimentos

Rui Lima

UMM Alter II Turbo 92
UMM Alter II Pick up 93

RLima

UMM
Registo
14 Abr 2006
Mais uma coisa, em carros que andam pouco convém instalar um corta corrente

Rui Lima

UMM Alter II Turbo 92
UMM Alter II Pick up 93

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O "tach" não será no motor de arranque? Este som é caracteristico da bobine de chamada entregando a alma ao criador.

Coisa pior será água dentro do motor. Ele anda de boa saúde? Não come água nem óleo?

Mas primeiro vê se não será da bateria.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
30 Mar 2006
Não acredito que seja a bateria....Ou é a bobine de chamada do motor de arranque ou é um relé que existe em algumas versões do Alter II.

Se conseguires fazer a chamada directamente no motor de arranque ficas logo a perceber se a bobine de chamada está em boas condições e partes para a procura do relé que fica por dentro do tablier do lado do condutor.

Pode ainda ser o canhão de ignição, mas não deve ser, inclino-me mais para esse relé que te falei.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
comigo passou-se igual... felizmente no meu caso uma bateria nova e problema resolvido.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu já tive um problema semelhante (acho) e não éra mais do que um mal contacto da massa da bateria. Tens um fio mais fino que liga o polo negativo da bateria ao chassis. Desaperta o parafuso do cabo/chassis e limpa tudo e volta a montar. Dá pouco trabalho e pode ser que te safes.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Manuel, uma vez aconteceu o mesmo à beira-mar!
Tudo bem até lá. Desliguei o Alter II.
Passados 15 minutos vou para arrancar... tach..! e nada!!! luz de tablier e afins, tudo normal!
Tac..tac! e nada!!! peguei na chave das rodas, abri o capot, mandei uma pancada no motor de
aranque, dei à chave e voilá! Pegou à primeira! E porquoi ??? Mon ami !! Coisa de UMMs !!!
Em puto vi o meu pai fzer isto a um carocha que tinha ! heheheheh!!!!

UMM abraço
P Reis

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Isso é motor de arranque.
A tal pancada de que fala o Kingstar é quando ele prende atracado à frente e precisa de umas pancadas para se soltar e voltar atrás para poder ser iniciado de novo.
Experimenta... ou então tb podes resolver o problema com uma limpeza geral no motor de arranque.

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
O tack o meu nao fazia ou pelo menos nao me recordo, mas como a bateria é nova lembrei-me do meu caso, mas comigo foi o alternador que foi a vida. Podes dar uma vista de olhos tambem.

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas!
Concordo com o que aqui já foi dito.
Eu no teu lugar verificava em primeiro a ligação do terminal negativo da bateria à massa e verificava também a ligação do terminal positivo.
No momento do arranque verifica-se um pico de corrente. Se os terminais tiverem uma ligação eléctrica deficiente, o que se houve é apenas o dito "tack". Verifica primeiro os terminais e ligações da bateria. Se não surtir efeito, então aí poderá haver problemas a nível do motor de arranque/bobina de chamada.
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

paulobig

Iniciado
Registo
30 Ago 2006
boas eu tenho reparado alguns motores de arranque e geralmente o problema maior è as escovas isoladas ou mesmo no fim ,a bobine atraca mas o induzido nao ganha rotação .
faz um teste rapido pega nus cabos de bateria e liga o negativo ao motor e o positivo a bobine de chamada mas no terminal que liga ao corpo do motor de arranque e supostamente ele deve so rodar o bendix nao chega a ir a frente,se nao rodar é escovas se rodar podes por uma bobine de chamada nova

Paulobig

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Eh! Eh!
Até o meu velhinho corsa GT tem essa paranóia. Já tive que pedir a alguns transeuntes para darem com uma barrinha metálica de emergência no motor de arranque. O metal vibra, as escovas fazem contacto e o motor arranca. Aprendi isso há muitos anos com um velho mecãnico. Disse que as escovas isolam ou ficam numa posição menos própria, mas nada que não vá com pancada. Acho que o carro em que me acontecia isso era uma Diane que tive quando era muito novinho. Para todos os efeitos á melhor mandar ver... não vá o diabo tece-las..

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

Registo
17 Nov 2007
Boas

Atenção a isso ! Pode não ser da Bobine !!
Com o meu nem com pancadas !
O meu fazia de tempos a tempos exactamente o mesmo depois voltava ao
normal após alguma insistência
Há umas semanas fez e não mais pegou

Fazia exactamente o mesmo ou seja o clique que ouves da caixa azul e tudo !

Estive a ver e pensei isto só pode ser da bobine de chamada
Após cerca de 2 horas a tirar o bicho cá para fora
Ligo o motor de arranque no chão com uns cabos e ... funcionou à primeira.
Bem já que estava cá fora limpei e verifiquei as escovas, pareciam-me bem.

Quando voltei a montar reparei que o terminal negativo da bobine de de chamada não é ligado a massa, mas sim ao positivo do motor de arranque, este como tem uma resistência baixa acaba por funcionar como uma ligação à massa, mas quando o motor de arranque começa a rodar, a bobine desliga automaticamente e apenas o bendix o mantém atracado!
ISTO NUM MOTOR DE ARRANQUE DE DOS GRANDES (paris-rhone)

Ou seja se o motor de arranque não der passagem a bobine também não vai funcionar.

Portanto o que parece ser da bobine pode não ser.

Resumindo voltei a montar o motor de arranque e depois disto apenas me falhou uma vez.

Estou portanto sem conclusão do assunto :(

Dicas para tirar/por o MA

Tirei o Motor de arranque por cima sem desmanchar o interior do carro
e com a ajuda de uma amigo em 2 horas!

Mas antes de o montar outra vez soltei um pedaço de verginha (com 5 cm +/-) nas cabeças dos parafusos que o seguram (vês logo quais são)
Isto facilita imenso o trabalho de os tirar e de por pois não é necessário segurar os parafusos pois a verginha encosta-se ao motor e não os deixa rodar(dão apenas meia-volta e param).

Se retirares o tubo (metálico) de ligação da bomba ao 3º injector
torna-se muito mais fácil tirar e por o motor de arranque, uma vez que o dito tubo impede o MA de manobrar, acreditam que vale a pena tira-lo (5 min) não se esqueçam de tapar as ligações para não entrar lixo

Com estas duas técnicas penso ser capaz de retirar ou por o MA em menos de uma hora e sem ajuda !!

Atenção que isto é num atmosférico , num turbo a bomba é diferente

Espero que ajude

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
quote:Originally posted by kingstar

Manuel, uma vez aconteceu o mesmo à beira-mar!
Tudo bem até lá. Desliguei o Alter II.
Passados 15 minutos vou para arrancar... tach..! e nada!!! luz de tablier e afins, tudo normal!
Tac..tac! e nada!!! peguei na chave das rodas, abri o capot, mandei uma pancada no motor de
aranque, dei à chave e voilá! Pegou à primeira! E porquoi ??? Mon ami !! Coisa de UMMs !!!
Em puto vi o meu pai fzer isto a um carocha que tinha ! heheheheh!!!!

UMM abraço
P Reis

engraçado o teu caso fez-me lembrar o meu carro de aprendizagem, o renault 5. Aprendi a conduzir e a nomorar... Também tinha umas manias de não pegar. andava sempre com um martelo e um ferro enorme dentro do carro e quando isso acontecia lá ia eu, com o amartelo e o ferro a martelar no motor de arranque. o problemas eram as escovas, resolução, reparação do motor de arranque. O tal clack, tambem pode ser mau contacto nos bornes da bateria. O meu sogro tem um ford v8 de 1938 e de vez em quando temos que lixar os contactos pois faz o tal clack e nada de arranque.

Carripana on the way ...

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Num destes dias durante o teste ao novo motor do whiteducatumm fazia o mesmo com o motor de arranque dos grandes, tack e mais nada. Só demos pela falha quando começou a deitar fumo pelo cabo do acelerador, resultado falta de massa ao motor.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

Manuel Almeida

UMMzito
Registo
16 Set 2008
Boas noites pessoal,
Muito obrigado pelas dicas ,mas, o pior aconteceu, o motor de arranque estava todo queimado sem possibilidade de concerto.
Comprei um reconstruido por 168€ já com iva, os tipos da europeças queriam 1020€ por um novo de origem.

Cumprimentos
Manuel Almeida

Olá a todos.
Estou muito feliz, comprei o carro carro dos meus sonhos umm UMM TD Intercooler.
dentro de alguns dias colocarei fotos para vossa apreciação assim como perguntas de caracter técnico.
Um forte abraço
Manuel Almeida

Top Inferior