• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Que fazer com o suplente?

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Mensagens
241
Localização
Portugal
Malta, o meu pneu suplente está a causar muito peso nas dobradiças da porta de trás o que já começa a afectar o fechar da mesma por estar a afectar a chapa :disappointed_relieved:... Já pensei em por mais uma dobradiça na porta para aguentar melhor o peso e distribui-lo mais, outra opção era tirar de lá o suplente... Mas como o meu Bálu é um 6 lugares de livrete (banco transversal) a solução imediata de por o pneu no interior não me parece viável :angry:...
Alguém tem sugestões para este problema?? Já vi malta com o suplente no capô ou no tejadilho, mas não afectará a estabilidade, distribuição de peso, etc do bixumm??

Vá pronunciem-se por favor...

UMM Abraço
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
No capot, o maior incoveniente será mesmo teres de comer 3 bifes antes de o teres de abrir! :p

No tejadilho, é mais um factor de resistência ao vento...mas não me parece que isso seja grande problema para um UMM, já que viagens longas ou a altas velocidades não devem ser muito comuns! :D Outra desvantagem é quando o queres tirar (ou mesmo colocar) o pneu no sitio...ou tens uma armação com escada de acesso ou trepas pelo UMM acima...e depois se tens o azar de levar com o pneu em cima...nem é bom pensar!

Outra solução é abdicares de lugares no interior e mete-lo na zona da 'bagageira'...

Pontos negativos já referi, agora que venha alguém referir pontos positivos...não posso ser eu a fazer tudo! :)

cUMMprimentos
Benjamim
 

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
Mensagens
117
Localização
Portugal
tambem podes optar por nao andar com ele , à imagem de todos os carros novos que estao a ser produzidos .

Abraço aos UMMistas

Miguel Coelho

RJ-24-30
 

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Mensagens
1.007
Localização
Portugal
Isso dá multa Miguel, para além de poder vir a fazer falta.

No capot para além de teres de comer os 3 bifes, tens de ter visão de lince porque aquilo vai-te obstruir o campo de visão.

No tejadilho não vejo qualquer problema, é certo que tiras aerodinâmica mas o UMM não é muito aerodinâmico ehehe

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espirito aventura
www.gallumms.blogspot.com
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiro

Pneu no capot não aconselho de acordo com o que disse o Benjamim e o Ricardo.. na hora de levantar o capot é obra e limita o angulo de visão!!! :p

Pneu no tejadilho não aconselho (embora eu tenha no Cournil) porque fica de dificil acesso e altera significativamente o centro de gravidade do jipe.
Nas inclinações laterais em TT e a curvar em estrada, nota-se bem o efeito do pneu no tejadilho.

Sem ele é que nunca!!!
Alguns carros modernos realmente não têm pneu supletente, mas vêm equipados com um sistema (que eu não confio muito) que permite resolver a situação por momentos.

Solução: Reforçar a parte interior onde apertam as dobradiças e manter o pneu no lugar dele ou então colá-lo debaixo do banco de trás devidamente fixo com 2 cintas em X e roquete(s).

Pessoalmente gosto de ver o pneu no suporte original.

cUMMprimenTTos
M Marques
"Vamos pintar um sorriso no Haiti" :)
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
vitorproa,

tira uma ou duas fotos e o pessoal pode aconselhar melhor...
Se andas com as dobradicas mal "afinadas" talvez isso nao ajude e va danificando a porta
ou entao andas com um peso brutal...que nao acho.

Em situacoes normais a porta + suporte + pneu trabalham perfeitamente.
Agora tem e' que estar tudo "nos conformes".

mostra la ao pessoal o que se passa...

Ficamos a espera
Carlos Pires


 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Desconheço a lesgilação que obriga os veículos de serviço particular a andarem com um pneu suplente ou em alternativa um sistema de enchimento.
Agradeço a quem souber onde isso está que me indique.

O que eu sei, e posso dizer onde se encontra escrito, é que os veículos de serviço público (Autocarros, Táxis) têm obrigatoriamente de ter um pneu suplente em devidas condições de utilização.

Ao tópico, Vítor se tens um banco transversal atrás nada mais simples e nem vais dar pelo pneu. So tens de elaborar uma sistema de fixação do pneu. Eu aconselho um suporte semelhante aos dos trofeus mas bem mais curto obviamente. Fica bem mais seguro e não tens de passar cintas.


Abraço
Bruno
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
A melhor solução que já vi até hoje é a do Mr Bones. Pesquisa o topico do Brutus que vem lá umas fotos do suporte.


"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros

Não sei qual é a legislação vigente para a obrigatoriedade de pneu suplente em viaturas particulares, mas existe, pois já fui advertido pelas autoridades por trazer um pneu suplente que não estava regulamentar.

O pneu suplente ou kit de enchimento/reparação rápido é obrigatório e tem que estar em perfeitas condições.

Circular com pneu suplente não regulamentar (mau estado, medida não averbada, etc) ou a falta deste, dá multa e não é pequena e se houver paragem na auto estrada com furo sem pneu suplente, incorre em infração que não aconselho a ninguém.

cUMMprimenTTos
M Marques
"Vamos pintar um sorriso no Haiti" :)
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
olá vitor proa.dantes quando tinha os 750x16 (fedima maxima), e ia para os passeios, so nos passeios,´tirava o pneu supelente,da mesma medida,e como era mais estreito, metia-o debaixo do banco tipo entalado, e dali não saia,com um pneu mais largo podes optar por mete-lo a mesma debaixo do banco, arranjas uns parafusos, mais compridos,com umas anilhas tipo casquilhos, e esses parafusos que fixam o banco ao chassi, vão segura-lo á mesma, o unico contra é o banco fica com uma inclinação,com a altura do pneu por baixo,e no caso de levares, passageiros,irem tambem um pouco inclinados, mas não sera nada de especial.cummprimentos.

jsilva
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Depois de alguma pesquisa, confesso que não exaustiva, não consegui mesmo assim encontrar legislação que obrigue os veículos de serviço particular a transitarem com pneu suplente ou qualquer outro sistema de reparação de pneumáticos.

Posto isto, vou partilhar convosco o que diz a Lei:
Regulamento do Código da Estrada
Artigo 30º
Disposições especiais aplicáveis a automóveis utilizados em transportes públicos de passageiros:
1– Os automóveis ligeiros e pesados utilizados em transportes públicos de passageiros devem ter:
a) Pelo menos uma roda completa de reserva em condições de imediata utilização; (1.34.030.01.01) – Leve
b)...

Assim e se a legislação assume o caracter especial ou excepcional apenas e só para veículos de serviço público podemos concluir que até alguma disposição em contrário o pneu suplente em viaturas de serviço particular NÃO É OBRIGATÓRIO.

Isto é reforçado por força do Decreto Regulamentar 7/98 no qual podemos encontrar o seguinte:
Artigo 6º
1 — Os automóveis ligeiros e os reboques de peso
bruto não superior a 3500 kg não podem transitar na
via pública sem que o piso de todos os seus pneus,
incluindo o de reserva, quando obrigatório, apresente
em toda a circunferência da zona de rolagem desenhos
com uma altura de, pelo menos, 1,6 mm nos relevos
principais.
2 — Os motociclos, bem como os automóveis e os
reboques não abrangidos pelo disposto no número anterior,
não podem transitar na via pública sem que o piso
de todos os seus pneus, incluindo o de reserva, quando
obrigatório, apresente em toda a circunferência da zona
de rolagem desenhos com uma altura de, pelo menos,
1 mm nos relevos principais.

Se fosse obrigatório sempre, não seriam efectuadas estas ressalvas...
Mas volto a solicitar que caso saibam da existência de mais legislação sobre esta matéria me indiquem.

Amigo Marcelo a advertência que lhe podia ter sido feita era, apenas e só, no sentido da utilização do pneu suplente que transportava ser considerada uma infracção pois como referiu o mesmo não era regulamentar.

Como em todas as profissões existem bons e maus profissionais, nos agentes reguladores e fiscalizadores de trânsito não é excepção, apenas têm uma maior visibilidade e quando cometem um erro do tipo de darem informações erradas, esse erro pode assumir uma grande repurcusão.

Peço Desculpa por ter usurpado o Tópico mas no que eu puder ajudar disponham.
Já agora não aconselho ninguém a andar sem pneu suplente, não por causa das autoridades mas sim pela falta que pode fazer. Já agora andem também com um macaco ou um hi-lift e uma chave de rodas senão o pneu suplente não valerá de muito :D


Abraço
Bruno
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
À relativamente pouco tempo foi-me explicado por um elemento da GNR (ex bt) que só é obrigatorio levar o pneu suplente quando se circula numa AE ou via equiparada, sendo que fora destas vias o uso de pneu suplente não é obrigatorio nem dá direito a coima se não o levares.
Mas se levarem o pneu suplente no carro ele deve estar em bom estado e como mandam as "regras".
Ou seja não é obrigatorio mas se for lá tem de estar em condições e cumprir as regras.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
205
Localização
-
Viva,

Não há obrigatoriedade nem nas AE. Apenas tem de estar em condições quando transportado.

Fernando Ferreira
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Então experimenta ficar parado numa autoestrada com um pneu furado sem teres pneu suplente...
Basicamente foi com uma afirmação deste tipo que o GNR me explicou a questão dos suplentes...

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
a 7 anos quando tirei a carta , foi me ministrado que o pneu suplente nao e obrigatorio, mas quando este se encontra na viatura tem de estara em bom estado, seija o piso como ter ar, coisa que muita gente nao tem, agora o meu jipe foi a inspecçao sem roda e ninguem me disse nada..abraço



vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
 

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
205
Localização
-
Então não explicou, não foi devidamente profissional e quando tal me acontecer, partilharei com o fórum a conclusão da conversa! Um pneu furado é uma avaria como outra qualquer e o facto de ele existir na viatura, não me obriga a saber mudá-lo ou mesmo a efectuá-lo no local. E garantidamente, por questões de segurança, com ou sem pneu suplente não se deve mudar pneus furados na AE, isso seria o ideal de informação por parte de qualquer agente de autoridade em que a real preocupação seja a segurança do cidadão. Claro que se pode mudar mas o filho do meu pai não se vai colocar de rabo para o ar agarrado a um pneu podendo levar uma panada de um indivíduo mais distraído ou pelo simples facto do piso estar em possível mau estado naquele local e "desviar" uma outra viatura contra a minha. Na minha opinião coloca-se sinalização adequada, chama-se a assistência em viagem e coloca-se a viatura em local seguro para efectuar a devida reparação!

Fernando Ferreira

 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Estou a ver que temos aqui uma "autoridade" no assunto.
Esclarece-me só uma coisa tirando de parte a questão da segurança se um veiculo ficar imobilizado numa AE devido a um furo a autoridade tem ou não legitimidade para passar um "multa", é que o guarda que me disse isso tb me disse que na altura dele, que não foi à muito tempo, pela BT isso era encarado como se ficasses sem combustivel parado em plena autoestrada e o resultado era uma "multa".
Mas tb agora com as greves à multa por parte da GNR devem fazer vista grossa a estas situações...
Desde já o meu obrigado adiantado pelo esclarecimento.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Valter tal como a legislação que eu desconheço que supostamente obriga um veículo de serviço particular a transportar um pneu suplente desconheço de igual forma a coima de ficar sem combustivel numa auto-estrada.

Se me referires que o peço por 5 lts de carburante vendido pelo concessionário da auto-estrada através das carrinhas de assistência é um roubo e que esse valor te parece o do valor do carburante + o de uma coima eu até concordo contigo. Agora que exista uma coima para essa situação especifica eu mais uma vez desconheço, mas vou tentar averiguar.

Para já suscitam-me muitas duvidas que assim seja, senão vejamos, em que se pode basear o agente de autoridade para elaborar o auto de contra-ordenação por falta de combustivel? Pela palavra do condutor hmmm ele pode não dizer que foi o combustivel que lhe faltou; pelo manometro?! Certamente não fez parte da sua formação a componente de mecânica e ele não vai ver se está a chegar combustivel à B.I.

Mas eu vou tentar averiguar essa situação e já agora a obrigatoriedade do pneu suplente em Auto-Estrada.


Abraço
Bruno
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
As regras de segurança e não o código da estrada, dizem que em caso de avaria ou outra treta qualquer numa AE se deve(tentar) imobilizar a viatura na berma ou na falta dela o mais à direita possivel e os ocupantes da viatura se devem colocar em segurança, preferencialmente da parte exterior dos raids de protecção. Não devem NUNCA os ocupantes tentar resolver a avaria ou mesmo trocar de pneu sem antes terem a protecção e balizamento de segurança de uma viatura de assistência.




"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"
 
Top Inferior