• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Preparação para capota de lona

rjpires

Iniciado
Registo
9 Nov 2010
Mensagens
43
Localização
Portugal
Boas!!

Sou novato nisto de possuir um UMM, tão novato que apenas daqui a duas semanas é que o vou buscar :D!
Acontece que o UMM é de capota rigída, e no verão como era de esperar gostaria de andar sem capota, mas sei que é necessário arranjar uma roll bar para poder andar dessa forma.
O que precisava de saber era quais as normas que essa roll bar tem que seguir e já agora se desse para utilizar a capota rigida e outra de lona sem remover essa roll bar melhor.

cUMMps!!!
 

sharky boy

UMMzito
Registo
31 Ago 2009
Mensagens
105
Localização
Portugal
procura acima de tudo pelas g3. se fores da zona de lx procura acima de tudo pelo xaimix.

boa sorte com a máquina e vais ter mais povo a opinar, mas aproveita o umm com ou sem capota de lona.
abraços luis


 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

As peças são semelhantes.
O xaimix faz as peças novas.

Portanto são iguais e mais baratinhas €€€.

Abraço
Vitor Rato
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
quote:Originally posted by rjpires

Obrigado, mas já agora quais as diferenças entre as G3 e as xaimix.

cUMMps!!

As G3 é o que precisas para completar o aro das portas ao retirar a capota de chapa...o Xaimix (nick aqui do forumm), pois ele chama-se Fernando, faz G3 iguais às originais e faz também as armações para lona!

Ter lona e chapa ao mesmo tempo sem ser preciso desmontar a armação da lona é complicado...ou melhor, com a capota de lona original, é impossivel ter as duas sem desmontar nada. Para a lona, precisas sempre das G3 e estas têm de ser retiradas quando metes a capota de chapa. O roll-bar e restante armação da lona, assentam e aparafusam no rebordo lateral da caixa de carga do UMM, exactamente o mesmo rebordo onde assenta a capota de chapa, portanto, podes usar as duas, mas o uso de uma, implica a desmontagem a estrutura da outra!

cUMMprimentos
Benjamim
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Boas,

Eu estou neste momento a fazer a transformação para capota de lona, e posso dizer-te que apesar de não ser uma tarefa muito difícil, tem ainda alguns detalhes que convém não esquecer. Dou-te alguns exemplos:
- Colocar grampos para prender a capota (famosos Us): 20 no exterior mais 2 no interior
- Mudar ou alterar a porta traseira para ficar sem vidro e sem respectivos suportes
- G3 (originais ou réplicas). Posso arranjar-te umas originais, embora estejam a precisar de um restaurozito, senão como já referiram aqui fala com o Xaimix para umas réplicas
- Rollbar e armação (O Xaimix também os faz)
- Grampos para prender a capota no pára-brisas (são peças relativamente simples mas ainda caras se comprares novo): 7
- A própria capota de lona, que não fácil de arranjar original, nem barata

Relativamente a usares as duas, é como já disse o Benjamim, pelo menos com as originais é impossível usar uma sem desmontar a estrutura da outra.

Se precisares alguma ajuda diz, pois estou neste momento com a mão na massa...



cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
quote:Originally posted by d1n1s


...
- Colocar grampos para prender a capota (famosos Us): 20 no exterior mais 2 no interior
- Mudar ou alterar a porta traseira para ficar sem vidro e sem respectivos suportes
...
- Grampos para prender a capota no pára-brisas (são peças relativamente simples mas ainda caras se comprares novo): 7
...
cUMMprimentos,
Dinis Magalhães

Atenção que os grampos e U's não são dado adquirido quanto ao número que precisas...depende do tipo de lona e mesmo entre UMM's há muitas diferentes! Sei de um UMM que a lona dele (original) nem sequer leva grampos no parabrisas!
A minha lona por exemplo, leva 3 U's no interior...

O melhor mesmo é comprar a lona + G3 + armação e depois a parte das fixações, pois só com a lona que se vai aplicar é que se sabe o que é preciso.
Se já tiveres furação para os U's e grampos no UMM, tapados com rebites (o meu tinha), não quer dizer que a lona vá bater certo com essa furação para os U's...no meu tive de tapar os furos todos e fazer novos pois não bateram certo com a lona que tinha (e é original UMM também).

Quanto à porta traseira, o vidro convém ser retirado mas os suportes podem ficar! Como medida de segurança podes tapar as extremidades do suportes com umas borrachas para evitar alg aleijar-se nelas...mas até há malta por aí que os deixou e eu tb deixei os meus.

cUMMprimentos
Benjamim
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Correcto, cada UMM é diferente.
Tens que ver no teu caso, dependendo da lona. Existem inclusivamente as de torniquetes que não levam os grampos em U, e também não costumam levar os grampos nos pára-brisas.

cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 

rjpires

Iniciado
Registo
9 Nov 2010
Mensagens
43
Localização
Portugal
Boas,

Obrigado pelas dicas, mas talvez o melhor mesmo seja arranjar a lona + G3 + armação, como dito pelo Benjamim. Tenho que procurar a ver se encontro usado, porque novo ... €€€.

cUMMps
 

rjpires

Iniciado
Registo
9 Nov 2010
Mensagens
43
Localização
Portugal
Boas pessoal,

Hoje comprei a lona + G3 + armação tudo de origem de um UMM troféu.
A minha dúvida agora reside nas adaptações que são necessárias fazer para colocar a capota, nomeadamente aos grampos (em U) necessários para prender as fitas à carroçaria (uma vez que a capota é de fitas), bem como os grampos que são necessários para colocar no pára-brisas (estes não sei se os tenho que colocar uma vez que há quem diga que não é necessário).

Resumindo as dúvidas são:
- Grampos em U onde comprar e como meter na chapa.
- Grampos do pára-brisas são mesmo necessários.
- É necessária mais alguma alteração.

cUMMps!!!
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
quote:Originally posted by rjpires

Boas pessoal,

Hoje comprei a lona + G3 + armação tudo de origem de um UMM troféu.
A minha dúvida agora reside nas adaptações que são necessárias fazer para colocar a capota, nomeadamente aos grampos (em U) necessários para prender as fitas à carroçaria (uma vez que a capota é de fitas), bem como os grampos que são necessários para colocar no pára-brisas (estes não sei se os tenho que colocar uma vez que há quem diga que não é necessário).

Resumindo as dúvidas são:
- Grampos em U onde comprar e como meter na chapa.
- Grampos do pára-brisas são mesmo necessários.
- É necessária mais alguma alteração.

cUMMps!!!

Se a capota estiver original, tem 5 esticadores, 3 por cima do para-brisas e mais 2 ao lado(1 de cada lado) da porta traseira, precisas portanto de no máximo 5 u's no interior para uso da capota.



Free2UMM
 

rjpires

Iniciado
Registo
9 Nov 2010
Mensagens
43
Localização
Portugal
Boas,

obrigado Pedro, já agora consegues, ou alguém, me consegue dizer se os grampos a colocar no exterior do pára-brisas são mesmo necessários? E já agora onde posso comprar os U's para prender as fitas da capota e como são aplicados, se são rebitados ou soldados?

cUMMps!
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
quote:Originally posted by rjpires

Boas,

obrigado Pedro, já agora consegues, ou alguém, me consegue dizer se os grampos a colocar no exterior do pára-brisas são mesmo necessários? E já agora onde posso comprar os U's para prender as fitas da capota e como são aplicados, se são rebitados ou soldados?

cUMMps!

Boas!

Dá para colocares uma foto da parte da frente da lona? A que vai assentar no para-brisas? Pois existiram várias versões de lonas, umas com torniquetes e outras que apenhas tinham uma espécie de barra de ferro que segurava no parabrisas (exterior). Se houve mais tipos, não me lembro de os ver mas provavelmente deve ter havido algum com cintas, logo U's...só sabendo como é a tua lona te podemos ajudar correctamente.

Os grampos em U metes com rebites! Fazes os furos na chapa com um berbequin e uma broca pequena (tamanho do furo do grampo) e depois dois rebites por cada grampo em U e está feito!

cUMMprimentos
Benjamim

 

rjpires

Iniciado
Registo
9 Nov 2010
Mensagens
43
Localização
Portugal
Boas,

A minha capota é dessas que tem uma barra que ao que estive a ver prende na base das escovas.
Em relação ao grampos em U, o jipe já tem o sítio para rebitar os U's feitos por isso deve ser só tirar aqueles rebites e rebitar os U's!

E esses grampos em U onde é que posso comprar? (De preferência a um preço agradável :D)

cUMMps!
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Então são 7 as peças que precisas para o parabrisas. Deixa-me tentar saber alguma coisa, pode ser que te consiga arranjar as peças, caso contrário a Europeças tem em stock.



Free2UMM
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Pires, estive a ler este tópico e fico surpreendido com a ideia fácil que tens da montagem da capota de lona.
Nem tudo o que parece fácil é realizável e a minha chamada de atenção é para isso mesmo.
Em primeiro lugar e embora acho que tenhas lido demasiado superficalmente as informações que têm colocado aqui, não te deves precipitar.
Relembro o que acima foi dito : embora possa ter a furação e a mesma estar tapada com rebites não significa que esteja tudo no sitio certo.
Antes de começares a tirar rebites monta a capota e com ela caida para baixo é que vês o que tens a fazer.
Nem todas as capotas de lona são à certinha de um determinado UMM. A mim foi o que aconteceu e com uma militar de origem !
Há uns tempos atrás coloquei num tópico o catalogo da Luzocril onde encontras os Us e os batentes da frente que não bem iguais mas dão para a tarefa.
Eis aqui o catalogo : http://www.luzacril.pt/~docs/outros_acessorios.pdf
Procurar na pag 17 pelos Us e na 20 pelos ganchos.
Pode tb comprar na origem na Europeças. Fala com o Sr Victor.
Começas pela parte da frente introduzindo a barra metalica na frente qye fica segura nos ganchos e depois pelas das G3.
É da frente para trás. Aconselho a meteres um tubo de espuma fino nos ferros de cima de forma a que a lona não fique assente directamente no ferro e vai dar uma outra elasticidade.
Só depois ddela toda montada na estrutura é que vais então ver a situação dos Us.
Eu por exemplo, tenho Us na porta traseira (3)! Já lá estavam e por isso não os tirei mas complicam bastante quando se tem de abrir a porta. Podes não querer !
Qualquer coisa, e coisa que tenhas dúvidas, não faças e posta aqui que a malta orienta-te!



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!
 

rjpires

Iniciado
Registo
9 Nov 2010
Mensagens
43
Localização
Portugal
Desde já obrigado pela explicação! De certa maneira penso que não será muito complicado, mas certamente estou a facilitar! O único senão para mim são mesmo as furações que já estão feitas não baterem certo, mas no que diz respeito a isso não me assusta muito ter de fazer novos furos, e tapar os que já estão feitos, uma vez que estou a pensar pintar o jipe depois de colocar a capota.
Mas mais uma vez agradeço a todos a ajuda que me têm dado pois a colocação da estrutura e capota serão feitas por mim (acho que se formos nós a fazer o trabalho tem outro valor já para não falar que se poupam uns €€ :D), toda a ajuda será bem vinda e certamente e virei colocar dúvidas que vão surgindo!

cUMMps!
 

rjpires

Iniciado
Registo
9 Nov 2010
Mensagens
43
Localização
Portugal
Boas pessoal,
Desde que comprei a capota e estrutura o tempo parece que desapareceu e nunca mais consegui fazer a alteração.
Mas em Dezembro em principio vou conseguir uns dias para fazer a alteração, dessa maneira venho aqui pedir uma orientações :D
Seria possível darem-me uma explicação de como desmanchar a capota rígida? E já agora para fixar a rolbar e g3 vou ter que fazer furações certo, elas ainda não estão feitas?

Desde já obrigado pessoal,

cUMMps!
 
Top Inferior