• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Preciso de ajuda e saber as vossas opiniões.

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Mensagens
386
Localização
Portugal
Companheiros de armas. Perdão, máquinas...

Espero que não se importem que escreva muito. Aqui vai...:
O UMMonstro tem a fuga de água. Não se consegue ver de onde é, mas desconfio que esteja a ir para o colector de escape ou coisa do género. O oleo continua preto. O carro tem força e é suave..., apenas ás vezes custa a pegar (com duas ejectadelas pega normalmente) a deita muito fumo branco apenas nos primeiros 3/4 segundos a seguir a ligar.

Travões..., antes de parar estes 3 anos levou um servo freio e uma bomba central novos. A bomba é igual por fora mas parece-me ser bem melhor que a bendix de origem. É uma bosh. Se quiserem meto foto. O que se passa é que o carro retira oleo de um dos depósitos e manda para o outro. Como é um oleo muito corrosivo a ideia que tenho é que pode ter danificado as borrachas durante os 3 anos que esteve parado. Apesar de ser uma bomba nova...
Um vizinho vai colocar estes circuitos independentes. Embraiagem num depósito e travões para o outro. O inconveniente diz ele é que se falhar travões falha mesmo em vez de ser uma perda gradual de um eixo para o outro.
Digam-me se realmente posso fazer isto ou o que acham...

Agora outra coisa. Daqui a uns dias um amigo vai-me dar um motor de um UMM Turbo para brincar. Ele é Eng Mecânico. Além de amigo é um génio.
O que queria saber de voçês, é ouvir opiniões sobre o que posso fazer neste motor. Vai ser aberto, rectificar a cabeça, segmentos novos, ver as válvulas, etc, etc, etc.
Mas e a nível de injectores por exemplo. Existem alternativas aos de origem? O que se pode fazer para melhorar o motor? É que a fazer a altura certa é esta com o motor cá fora e todas as condições para mexer. Já sei que um intercooler em condições seria optimo...
Devo dizer que não sou "pica de semáforo". Não pretendo aumentar a potência de forma desenfreada. Eu gosto dele assim como é. Mas se der para melhorar qualquer coisa e até baixar ou manter o consumo seria bom.

Bem..., obrigado pela vossa atenção e desculpem estas muitas palavras.

Abraços.

Paulo Guimarães.

Orgulhosamente Português !

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas Paulo

como colocas imensas kestoes..por ora vou tentar so reponder a uma ( e com certeza outro PLL ha-de te ajudar e discordar :)

dizes ke o mecanico disse se separares o circuito do oleo...se te faltar travoes por exemplo numa rptura..nao trava gradualmente
Bemmm..nao e bem assim!!!
a tarvagem fica igual..(enkuanto o servo.freio tenha pressao) ker esteja separada ou nao...o ke melhora sao dois aspectos

-esse ke dizes..de vazar pelo outro "vazo" do oleo...pois isso aconteçe por uma simples razao...a diferença de vacuo das duas bombas e tb pork o vaso do oleo da embraigem está mais baixo--logo sai por ..esse

-outro..o mais importante pra mim...(tive ke ter um acidente grave (ker dizer ..depende se 10 ou mais cambalhotas e grave..hhehehhe) pra se um dia me voltasse ( e voltou) a falhar os travoes poder travar com "reduçao de caixa" e se ha uma perda no circuito..logo as mudanças nao entram tao facilmente..como é logico

foi das alteraçoes ke fiz..ke mais confiança tive e tenho

podes ver como se faz essa alteraçao ..num dos UMMjornal ..está lá tudo explicado

so uma pekena nota sobre o teu problema do desaparecimento da água...
o motor nao perde força.só pork a junta de colaça esteja estalada..se esta ainda for pek..kuando é muita a "estaladela"...descansa ke nota logo..espero este meu palpite esteja errado..pra teu bem :)

n conheço bombas injecçao da Bendix ?..conheço é as Lucas..rotodisel ou bosch..e as bosch..sao muito direntes (formato) das ditas de Origem....mas 3 anos parada..eu veria o estadao da membranas e injectores..tubagens ..etc...

um dos sintomas de uma pekena rputura da junta da colaça...é simples de ver...ao relentie..ve se pelo escape sai fumo aos bocheços???

UMM abraço
madeira
 

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Mensagens
386
Localização
Portugal
Viva Madeira.

Essa tua resposta valeu ouro... :D

Muito obrigado pelas preciosas dicas. Então depois de dez cambalhotas!!!! ( deves benzer o teu UMM, porque pelos viste saiste para contar a história...), aconselhas a separar os circuitos...
Ok. Vou tratar disso...
Sobre a bomba que falei que meti da bosch, não me estava a referir a injectores, mas antes à bomba central de travões. A de origem era bendix...

Sobre sobre o motor (além do meu) que vou ter para trabalhar, gostava de com calma e dedicação tentar melhorar aquilo. Mas sempre a preveligiar a suavidade e equilibrio. Meter potência por meter~, não deve ser nada do outro mundo, mas os consumos disparam e o desgaste é muito superior. Isso não me interessa.
Falei nos injectores, porque desde 1992 que devem ter aperfeiçoado alguma coisa e gostava de saber se é possível encontrar algum compatível e mais eficiente.

Bem..., obrigado novamente e vamo-nos vendo por aqui.

UMM outro abraço,
Paulo Guimarães







Orgulhosamente Português !

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas Paulo

keres por o motor a andar mais..mas nao keres ke consuma ..mais tb!!!

bem ..eu diria ke isso é kuase impossivel :)

mas podes melhorar aspectos ke muita malta nao liga e ke tem bons resultados

ke é a admissao e o escape de gazes

na admissao do Ar (cx de filtro) deves colocar o tubo o mais directo possivel..e apanhar ar fresco e manteres o filtro sempre bem limpo

no turbo se nao puderes arranajar um Garret...nao ponhas o KKK mais ke 0.9 no maximo e deves ter tb uma boa admissao de ar do exterior pro intercoler e este deve ser bem lavado de vez em kuando (tou a falar do radiador)...kuanto mais limpo o radiador estiver..mais proveito tiras
e por fim..a saida de gazes...se conseguires um colector com a 4 saidas independentes..e colocares o tubo de escape mais directo possivel e com uma boa panela

e ja ke vao mexer no motor..nao se eskeçam dos bronzes nem das capas (mesmo ke estes pareçam novos) essas peças gastam-se como os sgmentos
tb podes por uns segmentos de melhor kualidade..levam mais tempo a fazer a rodagem..mas duram mais
as afinaçao das valvulas é das coisas mais importantes..pra o bom funcionamento do motor
atençao se a cabeça ja tiver sido rectificada e for novamente ..tem de escolher bem a junta..com as "moscas" necessarias

eu tb concordo contigo..pork meter o motor no piko..se dura pouco..mas isso de meter "piko" em motores..é pra poucos...a aumenta de pontencia passa muito pela "arvore de canes"
vejam tb a molas das valvulas (2 em cada) algumas ja perderam a "força"

injectores..da nova geraçao e compativeis ..n conheço ..mas se
rectifares esses com a bomba ke tens ficas bem servido

Atençao!!! ke eu n sou mecanico..nem perto(simplesmente falo com eles:)nem me atrevia a montar um motor..uma coisa é saber o ke lá esta dentro..outra coisas é saber mete-las e como metelas :))
mas sempre achei ke pra tirarmos o maximo proveito de um Veiculo..nada melhor ke saber o ke "estamos a fazer mover"

e essa agua já descobriste por onde "anda" :)
dou-te mais uma pista...ás vezes perde agua pelo tubo ke vai da saida do motor (atraz) á torneira da sofagaem..!??
esta por vezes nao cai directamente pro chao pork corre pela parte de baixo da carroçaria e vai caindo aos poucos (pingos) pela carroçaria toda
ás vezes ate ensopa a parte de baixo das alcatifas..espero lke seja esse o problema..é bom sinal pra tua carteira :)

UMM abraço
madeira

PS:pois só depois de pssarmos por elas e ke aprendemos....e esse acidente fez-me pensar muito..pork nao consegui seguar o o UMM numa descida com 300 metros..mesmo tendo as baixas..mesmo tendo rompido um tubo de uma das bombas de disco.....com os circuitos separados tinha-o segurado por certo..como já o fiz em outra oacsioes
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Nos travões se separares os circuitos mete 2 depositos para os travões,porque na IPO podem chatear!Ou então mete um deposito bipartido como eu fiz,de um Punto com ABS que com jeito trazes os tubos e tudo para ligares directamente á nossa bomba de travões.


Filipe Pinheiro
 

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Mensagens
386
Localização
Portugal
Obrigado Madeira (novamente) e Filipe.

Achei tão preciosa a vossa ajuda que já a imprimi... :D
Ainda não comecei a mexer no motor. Mas sem dúvida que vou levar bem em conta as tuas palavras. Não quero meter o UMM a andar mais.
Na realidade até prefiro o aumento do binário do que a potencia e essa filosofia do "dar gás".
Prefiro fazer uma viagem descansado sempre em 5ª ou saber que se meter uns pneus 7.50 ele não se vai arrastar nas reprises.

Ainda não vi que raio de coisa se passa com o meu motor. Essa da chaufagem eu já estava avisado. Por isso comprei uma torneirinha nova. (onde se regula o quente e frio).
Sangrei o circuito de áqua e está tudo bem. Por isso das duas uma, ou é bomba de água ou mesmo uma fugazita para o motor, mas que não é para o oleo.
Como não quero gastar dinheiro nisto parei o UMMonstro e vou tratar do motor novo e depois é só trocar um pelo outro.

Obrigado e abraços.

Paulo Guimarães



Orgulhosamente Português !

 

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Mensagens
339
Localização
Portugal
Olá Palu!
Se possivel podes-me dizer onde é q compraste e quanto é q custou a torneirinha de regulação para quente e frio da chauffage. A mim deram-me a sugestão de a pedir à Renault, uma vez q era a mesma utilizada nas Renault 4 (segundo me disseram), mas eu ainda não fui lá.

Obrigado
Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com
 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.881
Localização
Portugal
Boas!
Dizias que tinhas uma fuga de água. Como sabes? Ela desaparece?
Quanto a fumos brancos. Pode ser a bomba injectora um bocadinho atrasada.
Verifica o radiador depois de quente. Ve se encontras vestigios de humidade. Verifica também a bomba de água, por aí costuma haver algumas fugas.

Quanto ao circuito do oleo de travões, fazes bem em separar, pelo menos esse problema deixas de ter. A bomba de travões Bendix ou Bosh é igual, o fabricante é o mesmo. Ou seja, são ambas bombas com muita qualidade.

Quanto ao menos consumo. Aconcelho-lhe melhorar a injecção, aumentando a pressão no sistema. Quanto mais pressão, melhor a pulverização, melhor o rendimento e/ou consumo. Pra isso tens que modificar a bomba injectora e reparar e afinar os injectores. Só depois é que escolhes se queres ter maior desempenho, aumentando o débito de gasoleo ou se queres que reduza o consumo, mantendo a bomba em "STD", de origem.

Qualquer questão, faz o favor de perguntar.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 
Top Inferior