• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Placa de circuitos do quadrante UMM Alter

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas, malta !
Ando com uns problemas nas pistas de contactos das lâmpadas na zona da luz dos piscas. Já tentei de tudo mas tá difícil.
Pergunto se não anda ninguém com uma placa a mais ou então saber qual a pista que liga à luz dos piscas. O ponto negativo que é comum a outras luzes é fácil.
Outra questão sabendo que aqui não é o lugar certo para ela mas não há fechos novos da porta do condutor ? A que tenho tem uma folga desgraçada e balança na porta. Quando fecha é um trunk de ferro com ferro.
Falo da peça lateral da porta que roda quando se fecha.

Grato.

UMM abraço

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas, malta !
Ando com uns problemas nas pistas de contactos das lâmpadas na zona da luz dos piscas. Já tentei de tudo mas tá difícil.
Pergunto se não anda ninguém com uma placa a mais ou então saber qual a pista que liga à luz dos piscas. O ponto negativo que é comum a outras luzes é fácil.
Outra questão sabendo que aqui não é o lugar certo para ela mas não há fechos novos da porta do condutor ? A que tenho tem uma folga desgraçada e balança na porta. Quando fecha é um trunk de ferro com ferro.

Grato.

UMM abraço
Olá Pedro.
As pistas dos quadrantes com a idade é normal acabarem por ficar com alguma fragilidade e em alguns casos acabam por se romperem e deixam de dar passagem!
Se foi esse o caso, só tens de fazer um bypass com um pouco de fio.
Se quiseres posso te explicar como fazeres isso, para ti é algo muito simples de executar...
Quanto á folga da fechadura o Eduardo Filipe teve o mesmo problema e conseguiu arranjar uma solução para resolver essa folga.
Se tiveres o número dele liga, na altura ele fez uma foto reportagem por isso é só partilhar as fotos para perceberes o que foi feito.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Tens fotos da parte que tem folga?
O que precisas mesmo?

Abracumm

Boas, malta !

Grato.

UMM abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas,

Mário, isso de fazer bypass é comigo e nem preciso de soldar nada porque tenho fita adesiva de cobre condutora.
O problema está em saber qual a pista danificada. Se tivesse uma foto impecável que mostrasse essa zona ajudava.
Os piscas trabalham só não não pisca no quadrante,

Abraço

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas,

Mário, isso de fazer bypass é comigo e nem preciso de soldar nada porque tenho fita adesiva de cobre condutora.
O problema está em saber qual a pista danificada. Se tivesse uma foto impecável que mostrasse essa zona ajudava.
Os piscas trabalham só não não pisca no quadrante,

Abraço
Queres que te empreste um quadrante para exprimentares?
Às tantas andas a matar a cabeça com o quadrante e o problema está noutro lado!
Se vieres cá a casa no UMM vemos isso num instante Padro.

Última edição:

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Não é preciso mas em ultimo recurso ...!!! Obrigado..
Arranjei uma foto na net da placa e já da para ver as pistas.
Ainda tenho de ir levar o que combinamos mas agora ando às voltas com a saúde,

Abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006

Abraço
Saúde? Isso é que é mau.

As melhoras Pedro, um abraço!

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018

Abraço
@kingstar se tiveres um busca polos auto, vais conseguir facilmente perceber o problema, 1⁰ identificas se chega sinal á ficha do quadrante, 2⁰ se o sinal estiver a chegar á ficha, liga a ficha ao quadrante e coloca o buscar polos na pista que vai á luz do pisca e vê se tens sinal. Muitas vezes o problema está no casquilho da luz. Caso não recebas logo sinal na ficha, deves ter um fio partido na derivação do sinal.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas! Resolvido ! Encontrei a pista danificada e fiz um bypass.
Já agora : todas as lampadas que tenho vejo-me danado para que liguem porque as abas de contacto não chegam às pistas.
As lampadas do quadrante à excepção daquela grande abaixo são todas T4 ou ouytro modelo ?
Em algumas tive que dar um pingo de solda para aumentar lateralmente o contacto.

Abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas, malta,
Um breve update : sempre tive que optar por uma nova placa de circuitos e ficou resolvido.
Tem placa para mais 50 anos !!lol
Queria aproveitar para vos aconselhar uma alternativa a nível de lâmpadas do quadrante.
Sempre usei as T5 de lâmpada fixa mas as mesmas tem sempre o problema de contacto na placa e ao mesmo tempo dá menos
luz que as de led.
Após ter comprado uma dúzia de lâmpadas habituais vi mesmo assim o problema e pus-me as compras.
Descobri que comprando casquilhos adaptáveis podemos dispor de muitas opções de lâmpadas.
Assim comprei estes casquilhos :

as lâmpadas :

ou podem optar por estas que tb comprei em set :

Depois tiro uma foto ao meu painel e verão que assim tá bem e nada daquela falta de luz em algumas.
Acho que pode ser uma boa opção.

PS: o ter colocado os links de compra tem apenas a finalidade de verem os itens e não o de influenciar a compra no site,

Abraço

Registo
7 Ago 2021
Boas, malta,
Um breve update : sempre tive que optar por uma nova placa de circuitos e ficou resolvido.
Tem placa para mais 50 anos !!lol
Queria aproveitar para vos aconselhar uma alternativa a nível de lâmpadas do quadrante.
Sempre usei as T5 de lâmpada fixa mas as mesmas tem sempre o problema de contacto na placa e ao mesmo tempo dá menos
luz que as de led.
Após ter comprado uma dúzia de lâmpadas habituais vi mesmo assim o problema e pus-me as compras.
Descobri que comprando casquilhos adaptáveis podemos dispor de muitas opções de lâmpadas.
Assim comprei estes casquilhos :

as lâmpadas :

ou podem optar por estas que tb comprei em set :

Depois tiro uma foto ao meu painel e verão que assim tá bem e nada daquela falta de luz em algumas.
Acho que pode ser uma boa opção.

PS: o ter colocado os links de compra tem apenas a finalidade de verem os itens e não o de influenciar a compra no site,

Abraço
Também ando de volta disto no meu. Já as colocaste na placa? Ambos os modelos?
Estou a perguntar por que comprei umas t5 de led na Amazon e vi-me aflito para as colocar. Acabei por colocar só duas. São um pincel para colocar porque são demasiado justas e acabaram por me danificar as pistas.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Sim já as coloquei. Fiz um mix de ambas mas é fácil resolver o aperto com uma pequena chave fenda abrindo mais o espaço da patilha do contacto. Posso afirmar uma coisa que é: tudo o que comprei ficou mais barato e com melhor resultado que a dúzia comprada numa casa de conceituada. Amanhã posto a foto.

Registo
7 Ago 2021
Sim já as coloquei. Fiz um mix de ambas mas é fácil resolver o aperto com uma pequena chave fenda abrindo mais o espaço da patilha do contacto. Posso afirmar uma coisa que é: tudo o que comprei ficou mais barato e com melhor resultado que a dúzia comprada numa casa de conceituada. Amanhã posto a foto.
Obrigado! Vou experimentar essas. As que comprei ainda tentei alarga-las com a chave de fendas mas partiam logo.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas,

aqui vai uma foto do painel e pode-se ver o quão visível as coisas ficaram.
O ponteiro conta KM há uns anos ficou como a minha g#### mas dá para o que se pretende !
Acima é uma tela LCD via GPS com conta KM e outras mer##### | Apliquei o mesmo há anos quando de noite não via a que velocidade ia (muito pouca luz no painel).
Dash.png

Última edição:

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
No mesmo site podem encontrar os casquilhos T5 com fios (preto e vermelho) para o caso de querem colocar lampadas mais altas ou mais fortes nas 2 cavidades que iluminam o conta km. Foi o que fiz e liguei os mesmos aos fins do isqueiro.
No entanto os casquilhos T5 dão para lá mas é usar estas lampadas que project luz para cima e lados:
Dash1.png

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas. Esqueci de dizer que a dificuldade muitas vezes na colocação das lâmpadas está na posição que se tenta meter. Cuidado que as lâmpadas têm um um polo positivo e negativo e se a meterem de qualquer maneira vai dar o não ligar ou forçam a pista. As abas de contacto do casquilho tem uma inclinação descendente de um lado de cada e aí que tem de ser roscada. Eu dei cabo das pistas da placa antiga exatamente por forçar os casquilhos. Eu depois mostro em pormenor.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Eis o que queria dizer acima no existirem casquilhos cujas abas são idênticas nos 2 lados e outros que tem em cada aba uma parte
levantada que é indicador do sentido de rodar a mesma. Esta evita o riscar na placa.
No caso de ser rodada no sentido oposto é mais difícil de a colocar. É notar que os contactos da corrente não são nas abas mas sim
nas patilhas inferiores e como digo acima (pelo menos com as que comprei ligadas a 12v externamente) cada patilha é um polo diferente
pelo que por vezes vemos que não dá luz mas se a viramos já dá.
Passar uma lixa fina nas patilhas tb vai ajudar eliminando rebarbas existentes no metal derivado do corte e assim não danifica as pistas.t5.png

Top Inferior